FAT BOY ou SOFTAIL DELUXE

14 Jun 2008 17:34 #361 por wolfmann
Respondido por wolfmann no tópico FAT BOY ou SOFTAIL DELUXE
Diniz, não existe população mais politicamente incorreta que a americana e o americano é uma apaixonado pelo motor grande e potente, não importando consumo ou liberação de poluente.
O kit existe para melhorar o desempenho, foi desenvolvido pela divisão Screaming Eagle e vem com o aviso de "Race Only" e não com o aviso de "Street Legal", portanto poluentes não são a preocupação dos preparadores.

Quando você troca a ponteira já aumenta a liberação de poluentes, pois a ponteira mais livre aumenta a velocidade da saída dos gases que deixam a câmara de combustão vazia mais rápido para poder queimar a próxima mistura. Um escape mais bloqueado, além de diminuir o ruído, diminuiu a velocidade de saída deixando um resto a ser queimado no próximo ciclo. Isso faz com que o motor trabalhe mais amarrado para queimar a mistura nova e o resto da antiga e diminuiu a liberação de poluentes.
As sondas lambda e os catalizadores funcionam verificando a qualidade dos gases liberados e queimando mais um pouco aqueles gases liberados e diminuindo ainda mais a emissão dos poluentes e amarrando ainda mais o motor porque a injeção lê que ainda existe mistura em quantidade não desprezível no motor e diminui a próxima mistura, diminuindo o consumo. Os fabricantes dizem que isso melhora a eficiência do motor, mas na realidade penaliza o rendimento do motor que não consegue queimar a mistura toda e tem um próximo ciclo com uma mistura pior (parte nova na proporção certa e parte antiga em proporção ar combustível alterada pela queima anterior).

Quando remapeia a injeção para adaptar à nova condição de filtro e ponteira, ela já sabe que a velocidade de saída é maior e que pode mandar mais combustível para ser queimado no ciclo, gastando mais combustível, emitindo mais poluentes e fazendo o motor render melhor (deixa de ficar amarrado).

Não tem jeito de não aumentar a emissão de poluentes com qualquer mudança na injeção. Não só no Kit, mas qualquer mudança.

desculpe o texto longo. Foi mal.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Jun 2008 18:40 #362 por Romulo
Respondido por Romulo no tópico FAT BOY ou SOFTAIL DELUXE
Lobão...

Particularmente acho que estas motos já têm potência/torque/velocidade suficiente para o que eu preciso ao fazer uma viagem. Acho que aumentar só faria coçar a mão para acelerar mais, então, deixa como está. É mais seguro.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Jun 2008 18:50 #363 por wolfmann
Respondido por wolfmann no tópico FAT BOY ou SOFTAIL DELUXE
Romulo, todo mundo fala isso. O Silvestre diz que é perda de dinheiro porque do jeito que ela está hoje já está bom demais, mas não custa sonhar e se informar.

No momento estou desistindo da RK e pensando em trocar o comando de válvulas para o SE 204 (original HD) que modifica o regime máximo de rotação e deixa a moto mais esperta tanto em alta quanto em baixa e estica mais o regime médio e não precisa mexer na parte baixa do motor nem trocar cilindro.

quando for para a segunda HD, vou partir para a Nightster, sem desmerecer a RK

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Jun 2008 19:09 #364 por Romulo
Respondido por Romulo no tópico FAT BOY ou SOFTAIL DELUXE
Você já viu uma Nightster? Ela é bem menor que uma Fat. No seu caso, você vai manter a Fat e ficar com as duas?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Jun 2008 19:20 #365 por wolfmann
Respondido por wolfmann no tópico FAT BOY ou SOFTAIL DELUXE
a idéia da Nightster é ter uma moto mais ágil para uso diário. Se viesse a comprar a RK ia deixar a Fat para uso diário, pois estou muito acostumado com ela. fiz modificações que deixaram ela muito confortável (raiser no guidão e mudança de punhos e manetes).

Como estou desistindo da idéia de comprar uma RK, quero melhorar a Fat para uso na estrada, podendo usá-la na cidade, e comprar uma Nightster para uso na cidade, podendo usá-la na cidade.

Minha esposa gosta mais dessa idéia porque acha que vai conseguir usar a Nightster também.

Só vai levar mais tempo, mas também o carnê da Fat ainda está longe de acabar.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Jun 2008 19:26 #366 por Romulo
Respondido por Romulo no tópico FAT BOY ou SOFTAIL DELUXE
Meu desejo é comprar uma Fat e manter a 883. Como uso no dia-a-dia, ela é muito boa no trânsito, passa pelos corredores com desenvoltura, e ajuda muito o torque quando precisa. Agiliza muito.

A Fat seria usada nos fins de semana.

Um dia chego lá.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Jun 2008 19:28 #367 por EdsonHarley
Respondido por EdsonHarley no tópico FAT BOY ou SOFTAIL DELUXE
hiii carnê , difícil viver sem eles steppenwolf


Abraços aos biduzidos on line.

Romulo deixei um recado lá no teu blog.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Jun 2008 19:33 #368 por wolfmann
Respondido por wolfmann no tópico FAT BOY ou SOFTAIL DELUXE
Romulo, estamos juntos.

O Edson... prefiro o carnê do que ficar chupando dedo olhando a moto enquanto não quita consórcio ou não junta a grana toda... Simplesmente não dá para viver sem o tal do carnê

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Jun 2008 19:55 #369 por Romulo
Respondido por Romulo no tópico FAT BOY ou SOFTAIL DELUXE
Valeu, Edsão. Até poucos dias eu não participava de fórum, não tinha Orkut, tirava fotos e nunca mais olhava, não compartilhava com ninguém o que pensava. Agora, quando passo um dia sem entrar aqui eu fico ansioso. As fotos que tiro eu mostro pra todo mundo. Abri uma conta no Orkut e hoje criei um Blog. Vejam só, nunca imaginei. Nestes poucos dias que estou sem minha motoca tô subindo nas paredes, por isto estou inventando. Comecei a escrever os preparativos para a viagem de janeiro lá no blog.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Jun 2008 18:22 #370 por JF-HD/FAT
Respondido por JF-HD/FAT no tópico FAT BOY ou SOFTAIL DELUXE

wolfmann escreveu: Romulo, todo mundo fala isso. O Silvestre diz que é perda de dinheiro porque do jeito que ela está hoje já está bom demais, mas não custa sonhar e se informar.

No momento estou desistindo da RK e pensando em trocar o comando de válvulas para o SE 204 (original HD) que modifica o regime máximo de rotação e deixa a moto mais esperta tanto em alta quanto em baixa e estica mais o regime médio e não precisa mexer na parte baixa do motor nem trocar cilindro.

quando for para a segunda HD, vou partir para a Nightster, sem desmerecer a RK






Caro Wolf,


Deixa eu te cutucar um pouco.


Sinceramente, um comando que dá mais potêncIa em baixa, em alta e ainda estica as médias é bom demais para ser verdade.


O funcionamento de um motor fabricado em série para veículos com autorização para transitar em via pública é sempre uma solução de compromissos intermediários.


Tecnicamente não há possibilidade de um comando de válvulas melhorar a performance em alta, média e baixa rotação.


Se assim fosse, seria o comando que viria instalado de série, standard.


Os comandos especiais normalmente aumentam a potência em alta rotação, sacrificando o rendimento em baixa e e média.


Usualmente, o que fazem é aumentar o tempo de cruzamento de válvulas, momento em que as de escape e de admissão estão abertas simultaneamente, o que é bom em alta mas muito ruim em baixa e média rotação.


Por causa disso é que motores tecnologicamente mais atualizados possuem comandos de válvulas variáveis, estes sim permitindo teoricamentge uma maior potência tanto em alta quanto em baixa.


Abraço


JF-GI

ABRAÇO

JF-GI

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Jun 2008 19:37 #371 por wolfmann
Respondido por wolfmann no tópico FAT BOY ou SOFTAIL DELUXE
provocações existem para serem aceitas.

A troca do comando de vávulas vai funcionar muito melhor se for instalado o kit 95, isso é pacífico.

Como uma experiência a ser tentada antes desta instalação, a troca do comando de válvulas é alternativa bastante eficaz para a melhora do desempenho da moto. Não sei ao certo se vamos ter um aumento de potência em todos os regimes, mas com certeza a melhora de rendimento é bem perceptível.

Eu troquei e-mails com o Paulo Couto e em uma das respostas ele diz o seguinte: Vale trocar o comando sim: o SE203 é um comando de baixa performance mas com torque em baixa. o SE204 é de alta performance e o torque é tão grande quanto o SE203 mas acontece em 200 ou 300 rpm mais alto apenas. ou seja, é um comando que rende melhor em todas as situações exceto o pico máximo de torque, que fica um pouco mais alto do que o SE203. na minha, a 120km/h estamos a coisa de 3 mil rpm, ou seja, acima do pico maximo do torque do SE204 (que me parece é coisa de 2500 a 2800, enquanto no SE203 é de 2200 a 2500).

JF, o comando SE 203 é o comando vendido no kit 95. Eu procurei saber na oficina aqui do Rio se somente fazendo a troca do comando eu já teria diferença como eu tive com a instalação do estágio I do kit 95 (ponteira, filtro e race tuner) e eles são categóricos em afirmar que vai haver mudança para melhor, mas vai ter que remapear novamente a injeção para aproveitar o novo comando.

O pulo do gato é o remapeamento da injeção que permite fazer o motor render melhor conforme os parametros são mdificados.

Nossas motos tem um regime de rotações bastante apertado e por isso a troca do comando faz tanta diferença.

Agora porque a HD não traz a modificação de série é coisa para perguntar ao Willie G.

Abraço.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Jun 2008 21:12 #372 por usuario1
Respondido por usuario1 no tópico FAT BOY ou SOFTAIL DELUXE

wolfmann escreveu: ... estrada e outra para uso na cidade, prefiro modificar a Fat para melhor desempenho na estrada e esperar a Nightster, que dão o lançamento como certo até o final do ano.


Wolf, tudo beleza...você falou "prefiro modificar a Fat para melhor desempenho na estrada"...minha dúvida => como melhorar o que já é perfeito?..hehehehe...
Na estrada acho a moto ótima...talvez se pegasse uma estrada com uma RK, acho que fatalmente minha opinião sobre a Fat iria mudar, mas....
Abs

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Jun 2008 21:45 #373 por Diniz
Respondido por Diniz no tópico FAT BOY ou SOFTAIL DELUXE
Wolf, muito obrigado pelo comentário. Muito esclarecedor!


Só lamento que o kit polua ainda mais do que uma moto de série polui.


Continuemos que o papo está bom...


Abs.,

São Paulo

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Jun 2008 04:30 #374 por Celestino Gomez
Respondido por Celestino Gomez no tópico FAT BOY ou SOFTAIL DELUXE
Não tenho profundidade acentuada no assunto, mas....

Comando de válvulas para todas as rotações simplesmente NÃO EXISTE.

É tecnicamente impossível fazer um motor render alto torque aliado à alta potencia (baixo giro e alto giro).

Com certeza, trocar o comando por um mais "bravo" deixará a moto/carro mais esperto, mas isso se deve à maior cavalaria/torque que estarão disponíveis, mas uma coisa é certa: só vai andar em baixa se reduzir marcha.

Creio, pelos comentários do dia a dia, que quem reclama de "caloria" vai se escaldar ainda mais. Remapear a injeção é um paliativo, o "problema" sempre vai estar lá, apenas se dará em outros regimes de uso.

Quem usa a moto/carro em estrada, com certeza vai apreciar esse tipo de modificação, quem usa mais urbano vai sofrer.

Abraços,

Celestino e Marcela
883 Custom / EG
andandoeobservando.blogspot.com
motranqueiros2.zip.net
motociclistas2.nafoto.net

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Jun 2008 06:53 #375 por wolfmann
Respondido por wolfmann no tópico FAT BOY ou SOFTAIL DELUXE
Godoy, minha Fat é 1450 e falhava por conta dos bicos. Trocaram e melhorou, mas tinha faixas de utilização que a moto passava em branco. Hoje, depois de trocar filtro, ponteira e remapear a injeção a moto ficou mais redonda, mas sinto que corta a ignição mais cedo quando a gente estica.
Acho que nas 1600 com o cambio de 6 marchas não se deve sentir isso.
Trocar o comando é uma tentativa de melhorar o rendimento em todas as faixas. O JF e o Celestino acham que não vai funcionar e os argumentos deles são válidos e é por isso que ando estudando isso.
A RK na estrada tem um rendimento mais linear, a potência sobe de forma mais uniforme e é isso que estou tentando fazer com a Fat.
De toda a forma eu recomendo o remapeamento da injeção porque a moto fica muito mais redonda.
Dependendo da forma que seja configurada a mistura no segundo cilindro o calor diminui bastante no uso diário. Na configuração que fiz (enriquece a mistura cerca de 10% a mais) a moto consegue dissipar o calor bem mais rápido e acaba incomodando somente quando fico parado mais de cinco minutos com o motor ligado.

JF e Celestino, eu também acho muito improvável que a mágica prometida (o comando de válvulas perfeito) ocorra, mas como sou botafoguense, é preciso ter esperança.. hehehe.... Não se acanhem de me chamarem de doido ou coisa parecida. Essa nossa discussão está valendo muito para chegar a uma conclusão.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.277 segundos