Diniz, não existe população mais politicamente incorreta que a americana e o americano é uma apaixonado pelo motor grande e potente, não importando consumo ou liberação de poluente.
O kit existe para melhorar o desempenho, foi desenvolvido pela divisão Screaming Eagle e vem com o aviso de "Race Only" e não com o aviso de "Street Legal", portanto poluentes não são a preocupação dos preparadores.
Quando você troca a ponteira já aumenta a liberação de poluentes, pois a ponteira mais livre aumenta a velocidade da saída dos gases que deixam a câmara de combustão vazia mais rápido para poder queimar a próxima mistura. Um escape mais bloqueado, além de diminuir o ruído, diminuiu a velocidade de saída deixando um resto a ser queimado no próximo ciclo. Isso faz com que o motor trabalhe mais amarrado para queimar a mistura nova e o resto da antiga e diminuiu a liberação de poluentes.
As sondas lambda e os catalizadores funcionam verificando a qualidade dos gases liberados e queimando mais um pouco aqueles gases liberados e diminuindo ainda mais a emissão dos poluentes e amarrando ainda mais o motor porque a injeção lê que ainda existe mistura em quantidade não desprezível no motor e diminui a próxima mistura, diminuindo o consumo. Os fabricantes dizem que isso melhora a eficiência do motor, mas na realidade penaliza o rendimento do motor que não consegue queimar a mistura toda e tem um próximo ciclo com uma mistura pior (parte nova na proporção certa e parte antiga em proporção ar combustível alterada pela queima anterior).
Quando remapeia a injeção para adaptar à nova condição de filtro e ponteira, ela já sabe que a velocidade de saída é maior e que pode mandar mais combustível para ser queimado no ciclo, gastando mais combustível, emitindo mais poluentes e fazendo o motor render melhor (deixa de ficar amarrado).
Não tem jeito de não aumentar a emissão de poluentes com qualquer mudança na injeção. Não só no Kit, mas qualquer mudança.
Particularmente acho que estas motos já têm potência/torque/velocidade suficiente para o que eu preciso ao fazer uma viagem. Acho que aumentar só faria coçar a mão para acelerar mais, então, deixa como está. É mais seguro.
Romulo, todo mundo fala isso. O Silvestre diz que é perda de dinheiro porque do jeito que ela está hoje já está bom demais, mas não custa sonhar e se informar.
No momento estou desistindo da RK e pensando em trocar o comando de válvulas para o SE 204 (original HD) que modifica o regime máximo de rotação e deixa a moto mais esperta tanto em alta quanto em baixa e estica mais o regime médio e não precisa mexer na parte baixa do motor nem trocar cilindro.
quando for para a segunda HD, vou partir para a Nightster, sem desmerecer a RK
a idéia da Nightster é ter uma moto mais ágil para uso diário. Se viesse a comprar a RK ia deixar a Fat para uso diário, pois estou muito acostumado com ela. fiz modificações que deixaram ela muito confortável (raiser no guidão e mudança de punhos e manetes).
Como estou desistindo da idéia de comprar uma RK, quero melhorar a Fat para uso na estrada, podendo usá-la na cidade, e comprar uma Nightster para uso na cidade, podendo usá-la na cidade.
Minha esposa gosta mais dessa idéia porque acha que vai conseguir usar a Nightster também.
Só vai levar mais tempo, mas também o carnê da Fat ainda está longe de acabar.
Meu desejo é comprar uma Fat e manter a 883. Como uso no dia-a-dia, ela é muito boa no trânsito, passa pelos corredores com desenvoltura, e ajuda muito o torque quando precisa. Agiliza muito.
O Edson... prefiro o carnê do que ficar chupando dedo olhando a moto enquanto não quita consórcio ou não junta a grana toda... Simplesmente não dá para viver sem o tal do carnê
Valeu, Edsão. Até poucos dias eu não participava de fórum, não tinha Orkut, tirava fotos e nunca mais olhava, não compartilhava com ninguém o que pensava. Agora, quando passo um dia sem entrar aqui eu fico ansioso. As fotos que tiro eu mostro pra todo mundo. Abri uma conta no Orkut e hoje criei um Blog. Vejam só, nunca imaginei. Nestes poucos dias que estou sem minha motoca tô subindo nas paredes, por isto estou inventando. Comecei a escrever os preparativos para a viagem de janeiro lá no blog.
wolfmann escreveu: Romulo, todo mundo fala isso. O Silvestre diz que é perda de dinheiro porque do jeito que ela está hoje já está bom demais, mas não custa sonhar e se informar.
No momento estou desistindo da RK e pensando em trocar o comando de válvulas para o SE 204 (original HD) que modifica o regime máximo de rotação e deixa a moto mais esperta tanto em alta quanto em baixa e estica mais o regime médio e não precisa mexer na parte baixa do motor nem trocar cilindro.
quando for para a segunda HD, vou partir para a Nightster, sem desmerecer a RK
Caro Wolf,
Deixa eu te cutucar um pouco.
Sinceramente, um comando que dá mais potêncIa em baixa, em alta e ainda estica as médias é bom demais para ser verdade.
O funcionamento de um motor fabricado em série para veículos com autorização para transitar em via pública é sempre uma solução de compromissos intermediários.
Tecnicamente não há possibilidade de um comando de válvulas melhorar a performance em alta, média e baixa rotação.
Se assim fosse, seria o comando que viria instalado de série, standard.
Os comandos especiais normalmente aumentam a potência em alta rotação, sacrificando o rendimento em baixa e e média.
Usualmente, o que fazem é aumentar o tempo de cruzamento de válvulas, momento em que as de escape e de admissão estão abertas simultaneamente, o que é bom em alta mas muito ruim em baixa e média rotação.
Por causa disso é que motores tecnologicamente mais atualizados possuem comandos de válvulas variáveis, estes sim permitindo teoricamentge uma maior potência tanto em alta quanto em baixa.
A troca do comando de vávulas vai funcionar muito melhor se for instalado o kit 95, isso é pacífico.
Como uma experiência a ser tentada antes desta instalação, a troca do comando de válvulas é alternativa bastante eficaz para a melhora do desempenho da moto. Não sei ao certo se vamos ter um aumento de potência em todos os regimes, mas com certeza a melhora de rendimento é bem perceptível.
Eu troquei e-mails com o Paulo Couto e em uma das respostas ele diz o seguinte: Vale trocar o comando sim: o SE203 é um comando de baixa performance mas com torque em baixa. o SE204 é de alta performance e o torque é tão grande quanto o SE203 mas acontece em 200 ou 300 rpm mais alto apenas. ou seja, é um comando que rende melhor em todas as situações exceto o pico máximo de torque, que fica um pouco mais alto do que o SE203. na minha, a 120km/h estamos a coisa de 3 mil rpm, ou seja, acima do pico maximo do torque do SE204 (que me parece é coisa de 2500 a 2800, enquanto no SE203 é de 2200 a 2500).
JF, o comando SE 203 é o comando vendido no kit 95. Eu procurei saber na oficina aqui do Rio se somente fazendo a troca do comando eu já teria diferença como eu tive com a instalação do estágio I do kit 95 (ponteira, filtro e race tuner) e eles são categóricos em afirmar que vai haver mudança para melhor, mas vai ter que remapear novamente a injeção para aproveitar o novo comando.
O pulo do gato é o remapeamento da injeção que permite fazer o motor render melhor conforme os parametros são mdificados.
Nossas motos tem um regime de rotações bastante apertado e por isso a troca do comando faz tanta diferença.
Agora porque a HD não traz a modificação de série é coisa para perguntar ao Willie G.
wolfmann escreveu: ... estrada e outra para uso na cidade, prefiro modificar a Fat para melhor desempenho na estrada e esperar a Nightster, que dão o lançamento como certo até o final do ano.
Wolf, tudo beleza...você falou "prefiro modificar a Fat para melhor desempenho na estrada"...minha dúvida => como melhorar o que já é perfeito?..hehehehe...
Na estrada acho a moto ótima...talvez se pegasse uma estrada com uma RK, acho que fatalmente minha opinião sobre a Fat iria mudar, mas....
Abs
Não tenho profundidade acentuada no assunto, mas....
Comando de válvulas para todas as rotações simplesmente NÃO EXISTE.
É tecnicamente impossível fazer um motor render alto torque aliado à alta potencia (baixo giro e alto giro).
Com certeza, trocar o comando por um mais "bravo" deixará a moto/carro mais esperto, mas isso se deve à maior cavalaria/torque que estarão disponíveis, mas uma coisa é certa: só vai andar em baixa se reduzir marcha.
Creio, pelos comentários do dia a dia, que quem reclama de "caloria" vai se escaldar ainda mais. Remapear a injeção é um paliativo, o "problema" sempre vai estar lá, apenas se dará em outros regimes de uso.
Quem usa a moto/carro em estrada, com certeza vai apreciar esse tipo de modificação, quem usa mais urbano vai sofrer.
Godoy, minha Fat é 1450 e falhava por conta dos bicos. Trocaram e melhorou, mas tinha faixas de utilização que a moto passava em branco. Hoje, depois de trocar filtro, ponteira e remapear a injeção a moto ficou mais redonda, mas sinto que corta a ignição mais cedo quando a gente estica.
Acho que nas 1600 com o cambio de 6 marchas não se deve sentir isso.
Trocar o comando é uma tentativa de melhorar o rendimento em todas as faixas. O JF e o Celestino acham que não vai funcionar e os argumentos deles são válidos e é por isso que ando estudando isso.
A RK na estrada tem um rendimento mais linear, a potência sobe de forma mais uniforme e é isso que estou tentando fazer com a Fat.
De toda a forma eu recomendo o remapeamento da injeção porque a moto fica muito mais redonda.
Dependendo da forma que seja configurada a mistura no segundo cilindro o calor diminui bastante no uso diário. Na configuração que fiz (enriquece a mistura cerca de 10% a mais) a moto consegue dissipar o calor bem mais rápido e acaba incomodando somente quando fico parado mais de cinco minutos com o motor ligado.
JF e Celestino, eu também acho muito improvável que a mágica prometida (o comando de válvulas perfeito) ocorra, mas como sou botafoguense, é preciso ter esperança.. hehehe.... Não se acanhem de me chamarem de doido ou coisa parecida. Essa nossa discussão está valendo muito para chegar a uma conclusão.