Dúvida sobre os freios traseiros (FLSTF)

09 Abr 2015 11:11 - 09 Abr 2015 12:14 #1 por CESG
Olá,

Olhando o sistema de freio da roda traseira da minha FatBoy 2014 percebi que não há simetria na distância entre as pastilhas e o corpo da pinça do freio (vejam imagem anexa que tirei olhando o sistema por cima). A pastilha esquerda (superior na foto) fica colada na pinça e a direita fica afastada.

Vejo que há outra diferença. Parece que há algum componente entre a pastilha esquerda (superior na foto) e a pinça, o que parece não ter na pinça direita.

Isso é assim mesmo?

Obrigado e abraço.


Anexos:

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Maio 2015 23:44 #2 por Vander
Olá CESG.
Dentro do meu conhecimento limitado, isso é normal.
Veja que o conjunto do freio (não sei o nome técnico, mas o conjunto em ferro fundido preto que sustenta as pastilhas) tem uma folga axial (no sentido do eixo da roda), de forma que quando o as pinças são acionadas, elas se aproximam ao mesmo tempo em direção ao disco, prensando-o. Tanto faz uma pastilha encostar primeiro que a outra (normalmente ambas estão em contato constante com o disco, só que sem pressão).
Com o acionamento do freio, as pinças vão se aproximando e prensando o disco, forçando-o a parar. Como existe esta folga do conjunto do freio, o disco não é empurrado mais de um lado do que do outro, como se poderia imaginar, mas ele vai sendo "segurado". Uma vez que o conjunto do freio está preso na balança, essa não permite o giro do conjunto, forçando o disco a parar.
Não sei se fui claro o bastante.

Se alguém quiser corrigir alguma coisa ou complementar, fique à vontade.

Vander

Heritage Softail Classic

Taubaté - SP

"Não preciso saber pra onde eu vou, só preciso saber onde estou"

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.221 segundos