A implantação da injeção eletronica foi por etapas....
A Road King com motor ainda Evolution, em 1997, foi a primeira com injeção.....uma verdadeira tranqueira.....
Em 1998, surgiu o primeiro Twin Cam injetado, na linha Dyna.....foi uma melhora substancial e o carburador ainda permaneceu nas Electra até 2.002, sendo fabricadas algumas poucas unidades carburadas do modelo 100 Anos em 2.003 (sou eu o feliz proprietário de uma dessas unidades).
As Sportster ficaram com carburador até 2006, migrando para a injeção em função das normas inspeção mais rigidas para poluentes nos EUA.
As primeiras unidades de injeção eletronica, em todas as linhas, eram da italiana Magnetti Marelli e funcionavam muito mal.....daí a má fama inicial do sistema....o sistema BOSCH foi o sucessor e até hoje utilizado, com poucos problemas.
DanielAlvares escreveu: E quanto ao ABS, algum modelo da HD possui? A única coisa que sinto saudades da minha beeme é o ABS, pois o freio da 883 é uma bosta!
Creio que tirando as Sportsters todas as H-D hoje possuem ABS.
Linhas VRSC, Touring, Softails e Dynas...
Abç
JF
Chegando atrasado, mas vamos lá: vi as 2014 e fiz o ass test no HD 110 em Milwaukee. A evolução que aconteceu foi no ABS, presente em toda a linha em 2014.
O "novo" motor é uma forma de voltar ao centro das atenções combatendo o marketing agressivo das Indian com o Power Stroke 111, já que esse "novo" motor estava patenteado há mais de um ano e só agora decidiram colocá-lo e, produção e mesmo assim apenas nos modelos que é fácil esconder o radiador e a bomba de óleo. Não existe evolução já que é o mesmo projeto do ano 2000 apenas vitaminado.
Diga-se de passagem que o TC 103 esquenta mesmo com a moto rodando. Fiz 200 milhas com um Ultra e mesmo a 60 mph sentia o calor. A situaçào melhora nas Electra e Street Glide que nào tem as perneiras.
De toda a forma, esse "novo" motor garante sobre vida aos Twin Cam, já que não se fala em um projeto novo para substituir os Twin Cam. O Revolution não será esse substituto.
A HD aposta na turma que gosta de detalhes modernos trazendo novo sistema de iluminação e som para competir com a BMW.
Quando a performance fizer diferença e não apenas detalhes estéticos como novas carenagens e tour pacas, iluminaçào e som ou a promessa de "inovação" com a refrigeração dupla, a HDMC deixe a política de mudar tudo sem mudar nada e invista em um novo projeto de motor mais moderno e eficiente.
wolfmann escreveu: Chegando atrasado, mas vamos lá: vi as 2014 e fiz o ass test no HD 110 em Milwaukee. A evolução que aconteceu foi no ABS, presente em toda a linha em 2014.
O "novo" motor é uma forma de voltar ao centro das atenções combatendo o marketing agressivo das Indian com o Power Stroke 111, já que esse "novo" motor estava patenteado há mais de um ano e só agora decidiram colocá-lo e, produção e mesmo assim apenas nos modelos que é fácil esconder o radiador e a bomba de óleo. Não existe evolução já que é o mesmo projeto do ano 2000 apenas vitaminado.
Diga-se de passagem que o TC 103 esquenta mesmo com a moto rodando. Fiz 200 milhas com um Ultra e mesmo a 60 mph sentia o calor. A situaçào melhora nas Electra e Street Glide que nào tem as perneiras.
De toda a forma, esse "novo" motor garante sobre vida aos Twin Cam, já que não se fala em um projeto novo para substituir os Twin Cam. O Revolution não será esse substituto.
A HD aposta na turma que gosta de detalhes modernos trazendo novo sistema de iluminação e som para competir com a BMW.
Quando a performance fizer diferença e não apenas detalhes estéticos como novas carenagens e tour pacas, iluminaçào e som ou a promessa de "inovação" com a refrigeração dupla, a HDMC deixe a política de mudar tudo sem mudar nada e invista em um novo projeto de motor mais moderno e eficiente.
Caro Wolf, saberia informar se, no Brasil, as famílias Dyna e Softail terão o TC 103 nos modelos ou manterão o 96 ?? Um abraço!!!!
Maciel e Jaqueline
CANDY (Heritage Softail Classic)
MAVA (Maverick 302 V8)
"Nada substitui as polegadas cúbicas" - Carroll Shelby
O executivo da HDMC Brasil que eu encontrei em Milwaukee não garantia nem o motor com refrigeração dupla, embora esse fosse o marketing inicial.
O motor 103 nas famílias Softail e Dyna depende muito mais da HDMC USA aposentá-lo em York. Acredito que se decidirem aposentar o 96, ainda terão estoque para as Dynas e trarão o 103 como "diferencial" das Softails já que os 103 das Softails são ligeiramente diferentes por terem os balanceiros.
Eles tem um mês até o Salão Duas Rodas e vão sentir o mercado para saber se vale a pena encarar preços novos com a justificativa da subida do dólar ou se vai ser necessário trazer "novidades" da linha 2014 americana.
Meu palpite é que o 103, o 103B e o 103 com refrigeraçào dupla virão para o Brasil para justificar uma alinhamento de preços mais pesado, senão a mídia não estari falando na Breakout, Limited e Trike no catálogo brasileiro. As Dynas devem seguir com o 96 e novas pinturas, e o ABS vai ser a justificativa para o realinhamento dos preços das Sportsters.
Celesta, a HDMC está criando fato novo em cima de projeto de gaveta só para voltar ao centro das atenções. Puxei conversa sobre as Indians e não teve um que desse opinião. Verdade que as Indians só estão na propaganda porque nem no dealer deles tinha modelo exposto, só folder e caderno de encomendas.
As novas cores são de gosto duvidoso, a Breakout parece japonesa com o entre eixos mais longo, a Fat Bob foi "assassinada" pela pintura e a nova traseira, luz e som são detalhes que nunca fizeram diferença para mim, o novo motor depende de carenagem para ser escondido o que o inviabiliza para a maior parte do catálogo e deixam de fora a softail mais interessante do catálogo: a Slim.
Novidade mesmo só a vinda da Sportster 48, o aprimoramento do ABS e a adoção do ABS nas Sportsters, mas a turma continua babando na tela touch screem da Limited...
Mais do mesmo poderia ser o slogan da Harley há pelo menos 60 anos...
Não deveria causar espanto, heheheheheheh.
Concordo com o diagnóstico do Wolf em relação ao Revolution,
Ele não mostra o caminho que a Harley seguirá.
É uma linha paralela que - eventualmente - poderá vir a ser extinta sem deixar descendentes.
É mais fácil a H-D colocar radiador nos TC´s do que o Revolution em outra moto que não uma VRSC.
Fato é que nos EUA o povo gosta muito das clássicas por força de toda uma história e tradição.
Aqui não é bem assim, tanto que as VRSC, com os preços dentro de patamares realistas, vão vendendo muito bem, como nunca antes venderam, mas nosso mercado é pequenino diante do americano.
Abç
JF