"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."
Creio que o lançamento do motor twin cooled é uma incursão exploratória da Harley no caminho da evolução.
O que me leva a falr isso é, evidentemente, a opção por praticamente limitar-se a acrescentar a refrigeração líquida aos cabeçotes, mantendo a arquitetura básica do TC 103.
Quem sabe se isso significa que a Harley se cansou de remar contra a maré em relação ao revolution??
O que o futuro próximo reserva??
Na ultra os defletores laterais permitiram uma instalação bem conveniente dos radiadores.
Mas.... e numa Fat Boy???
Abç
JF
Não seria esse tipo de refrigeração no cabeçote feita por causa das queixas de "calor nas pernas" que alguns donos tem feito sempre?
Esse calor não viria do cabeçote?
"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
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A refrigeração líquida é uma necessidade caso a HD queria vender em alguns mercados daqui a alguns anos já que está prevista a proibição de comercialização de motores à ar.
Dentro desta faixa de produto que está a Ultra Limited e CVO estão outras que estão vendendo bem como a GTL e a GW e os usuários tem se perguntado por que pagar o mesmo por um produto "antiquado" e sem as melhorias de segurança proporcionadas pela eletrônica embarcada.
Abrx
BMW 1200RT 2014 / RT 2010 Premium à venda
São Paulo - SP
wbugno escreveu: A refrigeração líquida é uma necessidade caso a HD queria vender em alguns mercados daqui a alguns anos já que está prevista a proibição de comercialização de motores à ar.
Dentro desta faixa de produto que está a Ultra Limited e CVO estão outras que estão vendendo bem como a GTL e a GW e os usuários tem se perguntado por que pagar o mesmo por um produto "antiquado" e sem as melhorias de segurança proporcionadas pela eletrônica embarcada.
Abrx
Não creio que os novos modelos empatem em preço com BMW......
Mas, mesmo que empatem......diria eu, grosseiramente, que a única eletronica que ainda nao se incorporou nos novos modelos é a regulagem das suspensões com botõezinhos....
Cá entre nós, que já dispusemos (vc ainda dispõe) desse recurso......prá que isso????
Pelo menos no meu caso....encontra uma regulagem boa e esquece que aquilo existe.....
É um caminho inevitável (cooled), sempre causará "reclamações", como quando foi a adoção da injeção.....nós vamos passar desta para melhor, tendo vivido felizes e contentes e a Harley tem toda uma nova geração para vender seus produtos......e eles tem que ser coerentes com esse novo público.
Uma modificação (e não evolução) inevitável. Com o melhor controle da temperatura pode-se aumentar a taxa de compressão, conforme pude perceber nas especificações do motor no site da HD USA, e consequente o ganho de potência. E, mesmo tendo comprado uma zero, sinto vontade de ter uma carburada e gerações futuras falarão da época que eram refrigeradas somente a ar.
Abraço a todos
Maciel e Jaqueline
CANDY (Heritage Softail Classic)
MAVA (Maverick 302 V8)
"Nada substitui as polegadas cúbicas" - Carroll Shelby
A Harley compartilha da mesma filosofia da Triumph (quando se trata da Bonneville e da Thruxton): visual retrô com mecânica moderna. Refri líquida, não é menos blasfemante do que na época em que as HD passaram das varetas para o comando de válvulas por correia... do carburador para a injeção. São mudanças inevitáveis. Claro que quando se tratar de Harley-Davidson, qualquer modificação sempre será polêmica!
A Royal Enfield (esta sim uma verdadeira marca vintage) que ainda adota visual e mecânica dos anos 50 (com excessão da injeção eletrônica recém-adotada) é vista como "um museu antiquado" pela maioria dos motociclistas. Então a Harley faz bem em acompanhar tendências.
Caros,
Essa questão de preços é muito relativa.
Em alguns países europeus as BMW do segmento touring custam menos que as Harley,
Mas aqui, por exemplo, a situação se inverte e as BMW custam muito mais.
Penso que:
a) é fato que a legislação ambiental cada vez mais restritiva "empurra" a HD para a refrigeração líquida;
b) o motor revolution pode ser muito bom, mas não "pegou";
c) a HD precisa expandir sua base de consumidores, agregando "clientes mais novos e novos clientes" e isso implica em produtos que estejam mais afinados com os novos tempos, sob pena de se tornar "marca de nicho";
d) o "twin cooled" é uma evolução em relação ao TC, pois aproveita praticamente todo ele, de forma que é uma busca do novo sem romper com a tradição.
e) sei lá mais o que, rsrsrsrsrsrs.
Abç
a questão não é relativa, são impostos, os modelos que estão com o novo motor são importados e vão cair aqui na mesma base das BMW, isto já acontece com a CVO que fica acima da GTL... quando este motor passar a ser utilizado nos modelos "nacionais" ai sim o preço passa ser competitivo.
Abrx
BMW 1200RT 2014 / RT 2010 Premium à venda
São Paulo - SP
Se não evoluir, seja como for, não sobrevive no mercado. A Porsche introduziu refrigeração líquida em seu lendário boxer e lançou um modelo 4 portas, a BMW também está refrigerando seus motores boxer com água. Quanto aos preços, as BMW são calculadas em euros e as Harley em dólares, o que dá diferença de valores se comparando com outros mercados. De qualquer forma as marcas tem uma margem de lucro no Brasil maior do que em qualquer outro mercado.
a questão não é relativa, são impostos, os modelos que estão com o novo motor são importados e vão cair aqui na mesma base das BMW, isto já acontece com a CVO que fica acima da GTL... quando este motor passar a ser utilizado nos modelos "nacionais" ai sim o preço passa ser competitivo.
Abrx
Grande Bugno!!!
A HD fixou com mão muito pesada o preço das CVO.
Mas dá para fazer mais barato se quiser - e precisar - de fato vender.
Vc. se lembra quanto custavam as VRSC na época do Izzo??
E quanto custam hoje??
Quer outro exemplo?? Olhe para os Hyundai administrados pela CAOA,
Um preço de lançamento exorbitante e pechincha quando passa a aura de lançamento.
BMW GS 1200, por exemplo, é vendida nos EUA a preço de FAT BOY.
Daria prá ser bem mais barata aqui,
Não é porque o preço bem elevados faz parte da estratégia da marca.
Quando se trata de fixar preço de veículos, o custo de produção ou de comercialização é apenas mais um componente.
Por isso é que disse que é relativo.
Abç