Peças vindas dos EUA na mala

08 Set 2012 00:05 #1 por a.coimbra
Caros amigos,
Algum de vcs já teve a oportunidade de comprar peças nos Estados Unidos e chegar com elas no BR sem problema?
Falta só um dia p eu voltar e li que a Receita proibe a entrada das peças de veículos na mala pessoal...

Abraço;

Coimbra
Fat Bob 2012
Ponteiras Cobra USA, Redline, K&N, perfumaria tribal H-D.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Set 2012 07:57 #2 por wolfmann
Respondido por wolfmann no tópico Peças vindas dos EUA na mala
a importação de peças automotivas através de bagagem acompanhada (sua mala) é proibida por uma resolução do Merco-Sul.

como são peças automotivas, começa a primeira "crise" de interpretação: peça automotiva é o que? Já vi alegarem que peça automotiva não inclui o setor de motocicletas e que acessórios não são peças.

O que traz outra "crise" de interpretação: o que são acessórios e o que são peças. Um escape é peça ou acessório?

Outra "crise" de interpretação é que essa resolução seria voltada à importação com objetivo de comercializar, tal e qual os capacetes importados sem o selo do INMETRO, e se fosse para uso pessoal estaria fora da resolução.

A realidade é que como tudo por aqui, vai depender do humor do funcionário da alfandega. Se estiver a fim de trabalhar, vai abrir as malas. Se estiver a fiim de "bater metas" em termos de arrecadação, vai apreender e tributar. Se a esposa tiver dormido de calça jeans e ele estiver brigando com o mundo vai apreender e não vai liberar nem se pagar os impostos sob alegação que a importação é proibida atráves de bagagem acompanhada. E a melhor hipótese é ele estar de bom humor, doido para ir embora e nem sequer se dar ao trabalho de olhar na tua cara, liberando a saída sem fiscalizar o conteúdo da bagagem.

eu já li e ouvi relatos de bagagem apreendida e o pior dos casos houve necessidade de contratar um despachante aduaneiro para liberar a carga. A maioria relata que não teve problemas. Outros decidiram despachar as compras via correio para si mesmo dos EUA para o Brasil, escapando da questão de bagagem acompanhada e pagando os tributos na retirada no Brasil.

Um pouco de bom senso nessa hora é a melhor coisa: peças grandes e que chamam a atenção como ponteiras, escapes ou aros é mais seguro despachar via correio. Baterias e pneus são proibidos por normas ambientais e necessitam de licença de importação. Tampas, filtros (se não for em grande quantidade denotando estoque ou revenda), pastilhas e outras bijuterias valem o risco.

Trazendo coisas mais delicadas como interfaces de regulagem de injeção, recomendo que traga em separado das demais compras para evitar problemas com taxação de eletrônicos.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Set 2012 08:21 #3 por a.coimbra
Respondido por a.coimbra no tópico Peças vindas dos EUA na mala
Obrigado pela informação Wolf.
Basicamente o q trago são 2 pares de pedaleiras, retrovisores, pad dp freio e marcha, encosto do garupa e pad do encosto.
Paguei em td 700 dolares.

Sds;

Coimbra
Fat Bob 2012
Ponteiras Cobra USA, Redline, K&N, perfumaria tribal H-D.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Set 2012 11:36 #4 por a.coimbra
Respondido por a.coimbra no tópico Peças vindas dos EUA na mala
Tá aqui mais uma que me deixou menos tenso. Quase fui ao escritório da UPS despachar tudo.

Segundo o site da receita - vide ítem 5. É proibido peças automotivas, mas tem q declarar, ok declaro as peças e pago o excendente da cota.

"O viajante deve obrigatoriamente preencher a Declaração de Bagagem Acompanhada (DBA) e dirigir-se à fiscalização aduaneira, no setor de "BENS A DECLARAR", quando estiver trazendo:
I - animais, vegetais ou suas partes, sementes, produtos de origem animal ou vegetal, produtos veterinários ou agrotóxicos;
II - produtos médicos, produtos para diagnóstico in vitro, produtos para limpeza ou materiais biológicos;
III - medicamentos, exceto os de uso pessoal, ou alimentos de qualquer tipo;
IV - armas ou munições;
V - bens sujeitos a restrições ou proibições ou ao regime comum de importação;
V - bens aos quais será dada destinação comercial ou industrial, ou outros bens que não sejam passíveis de enquadramento como bagagem;
VI - bens que devam ser submetidos a armazenamento para posterior despacho no regime comum de importação,
VII - bens sujeitos ao regime aduaneiro especial de admissão temporáriaquando sua discriminação na DBA for obrigatória;
VIII - bens cujo valor global ultrapasse o limite de isenção para a via de transporte,
IX - bens que excederem limite quantitativo para fruição da isenção; ou
X - valores em espécie em montante superior a R$ 10.000,00 (dez mil reais) ou seu equivalente em outra moeda.
Nos demais casos, a partir de 1º de janeiro de 2012, o viajante não necessita preencher a DBA e pode dirigir-se ao setor "NADA A DECLARAR".

Coimbra
Fat Bob 2012
Ponteiras Cobra USA, Redline, K&N, perfumaria tribal H-D.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Set 2012 12:18 #5 por Vander
Respondido por Vander no tópico Peças vindas dos EUA na mala
Acho que a explicação do Wolf, principalmente a parte sobre o "bom senso", diz tudo.

Peças pequenas, não sendo compradas em grande quantidade (10 de cada, por exemplo), costumam não chamar a atenção.

Trouxe uma vez dos EUA algumas peças (plates para tornar o sissy-bar destacável, rack traseiro para colocar bolsa no sissy-bar - nem é tão pequeno assim - e outras peças menores) e vieram sem problema. Um fato curioso foi que a mala foi aberta nos EUA por um orgão de fiscalização dos aeroportos, que verifica se os itens da mala apresentam algum risco de segurança do voo (não tem nada a ver com fiscalização de importação/exportação irregular). A mala foi aberta sem eu estar presente, eles verificaram, botaram tudo no lugar, colocaram um papel de aviso que aquela mala foi verificada e fecharam de novo. Só percebi isso no Brasil, quando abri a mala em casa, e nenhum item estava faltando. Achei até bacana... rs...

Tinha trazido uma mala da Kuryakyn (dessas de se colocar atrás do sissy-bar) como mala de mão com um capacete dentro. Sem problemas. Já ouvi dizer sobre uma pessoa que quiz entrar na cabine de passageiros com um capacete na mão e a empresa aérea não deixou. Daí já cai naquela análise de bom senso que o Wolf citou... capacete na mão, dentro de um avião??? Fica estranho não? Não podia dar certo mesmo...

Boa sorte com sua viagem de volta. Como o Wolf disse, risco existe, mas pelo tipo de coisas que vc está trazendo, não deve haver problemas.

Abraços!

Vander

Heritage Softail Classic

Taubaté - SP

"Não preciso saber pra onde eu vou, só preciso saber onde estou"

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Set 2012 15:22 #6 por a.coimbra
Respondido por a.coimbra no tópico Peças vindas dos EUA na mala

Vander escreveu: Acho que a explicação do Wolf, principalmente a parte sobre o "bom senso", diz tudo.

Peças pequenas, não sendo compradas em grande quantidade (10 de cada, por exemplo), costumam não chamar a atenção.

Trouxe uma vez dos EUA algumas peças (plates para tornar o sissy-bar destacável, rack traseiro para colocar bolsa no sissy-bar - nem é tão pequeno assim - e outras peças menores) e vieram sem problema. Um fato curioso foi que a mala foi aberta nos EUA por um orgão de fiscalização dos aeroportos, que verifica se os itens da mala apresentam algum risco de segurança do voo (não tem nada a ver com fiscalização de importação/exportação irregular). A mala foi aberta sem eu estar presente, eles verificaram, botaram tudo no lugar, colocaram um papel de aviso que aquela mala foi verificada e fecharam de novo. Só percebi isso no Brasil, quando abri a mala em casa, e nenhum item estava faltando. Achei até bacana... rs...

Tinha trazido uma mala da Kuryakyn (dessas de se colocar atrás do sissy-bar) como mala de mão com um capacete dentro. Sem problemas. Já ouvi dizer sobre uma pessoa que quiz entrar na cabine de passageiros com um capacete na mão e a empresa aérea não deixou. Daí já cai naquela análise de bom senso que o Wolf citou... capacete na mão, dentro de um avião??? Fica estranho não? Não podia dar certo mesmo...

Boa sorte com sua viagem de volta. Como o Wolf disse, risco existe, mas pelo tipo de coisas que vc está trazendo, não deve haver problemas.

Abraços!

Brigadão irmão

Coimbra
Fat Bob 2012
Ponteiras Cobra USA, Redline, K&N, perfumaria tribal H-D.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Set 2012 23:47 #7 por Renato696
Respondido por Renato696 no tópico Peças vindas dos EUA na mala
voltei dos EUA com um capacete dentro de uma bolsa de mão e tudo certo, tanto nos EUA como no Brasil. Mas não arrisquei trazer peças... melhor comprar elas lá e despachar via USPS para você/conhecido no Brasil. Vai pagar o imposto sobre o valor declarado, mas é melhor que perder as peças para o fiscal da alfandega na entrada brasileira.

Certa vez, um amigo quase perdeu o jogo de manoplas... peça? acessorio? ai vai da cabeça do fiscal...

Harley Davidson - Fatboy

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Set 2012 07:30 #8 por a.coimbra
Respondido por a.coimbra no tópico Peças vindas dos EUA na mala
Senhores, cheguei na fila p declarar o excedente da cota e comuniquei que se tratava de peças de moto. O fiscal passou no raio X, e liberou minha passagem; mas estavam segurando um monte de gente com muitas malas na fila de nada a declarar.

Abraço;

Coimbra
Fat Bob 2012
Ponteiras Cobra USA, Redline, K&N, perfumaria tribal H-D.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Set 2012 23:10 #9 por aeroboero
Respondido por aeroboero no tópico Peças vindas dos EUA na mala
Na realidade no Raio-X o povo não tem muito critério.
Eu passei na minha última chegada, vindo de Londres, cheio de cerveja (12 latinhas dos mais variados tipos..hehe). Sendo que como sou tripulante, não tenho direito a cota. Passei batido.
O colega com dois pacotes de fralda já teve que abrir a mala......

Coisas pequenas e nada absurdas vão sem problema, mas tu estás sujeito sempre ao humor do fiscal.

E gente, não coloquem bateria na mala. Isso é carga perigosa. E pode inclusive terminar com sua viagem na manchete dos jornais mundiais.

abs

Azuleide! - Heritage Classic 2011

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Set 2012 00:36 #10 por Vander
Respondido por Vander no tópico Peças vindas dos EUA na mala

aeroboero escreveu: Na realidade no Raio-X o povo não tem muito critério.
Eu passei na minha última chegada, vindo de Londres, cheio de cerveja (12 latinhas dos mais variados tipos..hehe). Sendo que como sou tripulante, não tenho direito a cota. Passei batido.
O colega com dois pacotes de fralda já teve que abrir a mala......

Coisas pequenas e nada absurdas vão sem problema, mas tu estás sujeito sempre ao humor do fiscal.

E gente, não coloquem bateria na mala. Isso é carga perigosa. E pode inclusive terminar com sua viagem na manchete dos jornais mundiais.

abs


Bom saber esse lance da bateria...

Vander

Heritage Softail Classic

Taubaté - SP

"Não preciso saber pra onde eu vou, só preciso saber onde estou"

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.155 segundos