Mercado negro !

21 Maio 2012 18:54 #1 por Teixeiracj
Mercado negro ! foi criado por Teixeiracj
Caros amigos;
A semana passada, quando caminhava pela região da General Osório, mais precisamente na rua Vitória bem próximo da Alameda Barão de Limeira, tive o desprazer de ver em uma loja ou melhor aqueles " desmanches" de motos várias peças mecânicas e acessórios (Dyna e Sportster) penduradas na parede expostas para a venda. Triste constatação...É certo que o proprietário de tal comércio vai até fornecer nota fiscal das peças caso sejam vendidas, pois é bem provável que tais peças sejam de motos sinistradas adquiridas em algum leilão. E é aí que mora o perigo...se tiver procura, certamente o furto/roubo vai aumentar e o nosso prazer e tranquilidade em viajar de HD vai pro espaço...
Tenho certeza que a grande maioria nem pensa em adquirir peças de procedência duvidosa, ou de pessoas desconhecidas, mas é sempre bom ficar atento e jamais comprar peças usadas nesses sites de compra que tem aos montes na internet.
É caso mesmo de muito bom senso, companheirismo e união entre todos.

teixeiracj

Piaggio Vespa PX 200 Elestart

HD Sportster 883 Custon

HD Heritage Softail Custon

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Maio 2012 19:06 #2 por cros
Respondido por cros no tópico Re: Mercado negro !
Tenho uma tese sobre o mercado de peças usadas.

Ele só existe porque as montadoras cobram muito caro pelas peças novas (incentivando o mercado negro) e com a conivencia do governo que "obriga" as montadoras a fornecer peças de veiculos fora de linha por só 8/10 anos o que sabemos não ser realidade;

cros19.blogspot.com/
Porto Alegre

Falcon 2007

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Maio 2012 20:42 #3 por REG
Respondido por REG no tópico Re: Mercado negro !
Ja havia ouvido que em Sampa estavam roubando as 883, porem ja partiram para as Dyna. Aos que por ventura tiveram maquinas dessa categoria roubadas e ate uma dar uma passadinha por la, porem pensando bem, o que normalmente acontece e que por se colocar a moto no seguro e o seguro pagar uma nova, nao se vai atras desse prejuizo e ai acontece essa situacao. Realmente a periferia da G.Osorio e uma verdadeira vergonha. De vez em quando a policia leva um ou dois desses vendedores, porem e so para constar, tipo, alguem tem que ¨dancar¨, e igual ao trafico de drogas.... enfim, uma questao que realmente, nao tera solucao...

Ya360 72/Ka350 73/Ya350 74/Su 380 75/Su550 76/Su750 77/Su185 78/YaXT500 78/Ya250 80/Ho250 82e84/Ya600 89/Ya350 90/Hon 350 91e92e94/Su500 97/Su900 98/Ya600 00e02e04e06/HD1200 06/STROM 1000 09/DYNA10

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Maio 2012 21:32 #4 por wbugno
Respondido por wbugno no tópico Re: Mercado negro !
Neste ponto sou obrigado a discordar, colocar a culpa no governo já é uma desculpa que não se encaixa a nossa realidade e é uma forma de se tampar o sol com a peneira... tem mercado negro, tem tráfego de drogas por que tem quem compra e alimenta este tipo de comércio.

Se o preço das peças é proibitivo e o mercado está procurando peças eu posso garantir que tem muito fabricante querendo entrar no mercado, mas quando tem que competir com o preço de peça roubada vai ser difícil amortizar investimentos em moldes, ferramentais, engenharia e tudo mais...

O mercado de peças paralelas tem potencial, mas atualmente este pessoal que compra peças sem procedência comprovada acaba com qualquer chance de uma empresa séria se aventurar.

Solução sempre tem só precisa que este povinho tenha educação, deixe de lado a lei de gerson, e pare de sentar sobre o próprio rabo.

abrx

BMW 1200RT 2014 / RT 2010 Premium à venda
São Paulo - SP
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Starvic

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Maio 2012 21:38 #5 por Jean_SP
Respondido por Jean_SP no tópico Re: Mercado negro !
Resumindo, só existe esse tipo de ""comercio"", pq tem quem compre.

Motonline!!
Referência em Motos.

Viver para pilotar,
Pilotar para Viver!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

22 Maio 2012 09:54 #6 por cros
Respondido por cros no tópico Re: Mercado negro !
É muito facil falar que só tem esse comércio porque tem quem compre, mas na hora que alguém aqui precisar de uma peça e não achar no mercado porque o fabricante não produz mais quero ver onde vai buscar a peça, ou deixar o veiculo parado num canto e comprar um novo.

Até hoje não precisei de peça usada, ou tive sorte ou o que precisei foram peças faceis e intercambiaveis. Até porque o que não for de dentro do motor pode ser usado de outra moto, basta não ser cricri.

Um conhecido caiu com sua V-strom e teve um belo prejuizo de 18 mil reais, só o radiador com ventoinha custava 4 mil na revenda. Consegiu importar um, pelo menos saiu um pouco menos que o da revenda.

Hoje em dia se não fosse a mania que as pessoas tem de trocar de veiculo, mais por impulso do marketing que por necessidade, , e pelo individualismos, bem poderiam se juntar num grupo de 3/5 pessoas, comprar uma moto igual usada e deixar num canto só pra tirar peças.

cros19.blogspot.com/
Porto Alegre

Falcon 2007

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

22 Maio 2012 10:50 #7 por wbugno
Respondido por wbugno no tópico Re: Mercado negro !
Posso te dar muitos, mas muitos exemplos do que fazemos quando não encontramos peças, a primeira é importa-las diretamente, normalmente esta opção era a mais simples e ficava mais barata do que comprar do dealer local, hoje a HD bloqueou as vendas para o Brasil, forçando a comprar diretamente na concessionária, mesmo assim tenho vários amigos que optaram por conseguir alguém que traga uma peça original do que partir para usadas sem saber de onde elas vem...

Esta posição "comoda" de comprar por ai e ainda pagar mais barato é o que leva a esta situação, se fecha os olhos para a procedência esquecendo que hoje você comprou uma peça de alguém que teve a moto roubada, amanhã alguém poderá comprar a sua peça e se tiver sorte pode estar vivo para reclamar.

Mas todo caso é um caso, tem uma "raridade" fora de linha, vai da consciência de cada um de procurar com procedência ou fechar os olhos e se enganar pensando que não é conivente além de criminoso, afinal bandido que rouba e receptador quem compra.

Abrx

BMW 1200RT 2014 / RT 2010 Premium à venda
São Paulo - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

22 Maio 2012 15:40 #8 por Celestino Gomez
Respondido por Celestino Gomez no tópico Re: Mercado negro !
Gostei da nova assinatura do Bungo.....já vi que a Bungolancia vai virar uma K 1600 GTL.....

Quanto à esse assunto de peças de procedencia duvidosa, otário de quem compra......leva hoje uma peça a bom preço e amanha terá sua moto levada para outro otário alimentar o ciclo.

Abraços,

Celestino e Marcela
883 Custom / EG
andandoeobservando.blogspot.com
motranqueiros2.zip.net
motociclistas2.nafoto.net
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Jack Sperry

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

22 Maio 2012 16:33 #9 por wbugno
Respondido por wbugno no tópico Re: Mercado negro !
A idéia está no forno, não foi totalmente descartada, mas como eu disse, BMW 6 cilindros ainda não me convence que me dará algo a mais que a RT, a grande probabilidade é que só me dê mesmo é mais despesa.

Agora ainda tem o lance que é gostoso curtir esta coisa balangandã mesmo que o meu biotipo não se encaixe bem com ela.. é um prazer diferente de pilotar uma BMW, é até mais divertido... mas para as viagens e passeios mais longos ainda prefiro a RT...

Abrx

BMW 1200RT 2014 / RT 2010 Premium à venda
São Paulo - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Maio 2012 05:42 #10 por Celestino Gomez
Respondido por Celestino Gomez no tópico Re: Mercado negro !
Resumindo.....

O Bungo ja está em negociações finais com a K 1600 GTL.....

Abraços,

Celestino e Marcela
883 Custom / EG
andandoeobservando.blogspot.com
motranqueiros2.zip.net
motociclistas2.nafoto.net

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Maio 2012 08:48 #11 por wbugno
Respondido por wbugno no tópico Re: Mercado negro !
Não estou não... rsrsrs muito pelo contrário, a Bungolância está no Pimenta para o re-aperto do morcegão que ficou um pouco "tremulo" demais depois da troca da lampada do farol...

Para pegar a GTL eu teria de sacar pelo menos 40k em cima da RT, o que significa que praticamente dou a EG e a RT para pegar uma GTL... na prática não tenho beneficio nenhum com isto, um seguro a menos, o seguro da EG é muito baixo, por sinal renovo agora em Maio, um IPVA a menos só me quantidade por que em valor vou pagar a mesma coisa somando as 2 na GTL, manutenção com certeza mais cara...

Por 4k coloco a RT com mais 2 anos de garantia de fábrica... ai vai me dizer que fico mais 2 anos amarrado na concessionária, mas eu levo na concessionária para revisão de qualquer forma... e levaria na HD tbm na CC se achasse que são confiáveis, até agora os relatos das oficinas ficaram muito a desejar...

abrx

BMW 1200RT 2014 / RT 2010 Premium à venda
São Paulo - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Maio 2012 11:02 #12 por Alfredo.SP
Respondido por Alfredo.SP no tópico Re: Mercado negro !
Bugno, se eu estivesse no seu lugar, acredito que estaria pensando o mesmo.

Mas se você acabar comprando a GTL, fica desde logo parabenizado, pois é uma nave completa e bela demais!

Abs.

Alfredo
Harley Fat Boy preta 2008
BMW G-650GS branca 2011
São Paulo

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Maio 2012 11:06 #13 por Alfredo.SP
Respondido por Alfredo.SP no tópico Re: Mercado negro !
E quanto ao mercado negro, é o que já falaram, só existe porque tem demanda, lamentavelmente.

Alfredo
Harley Fat Boy preta 2008
BMW G-650GS branca 2011
São Paulo

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Maio 2012 20:24 #14 por wolfmann
Respondido por wolfmann no tópico Re: Mercado negro !
Bugno, tenho uma Hayabuza para vender.... meu cunhado quer vender a moto e fazer dinheiro... de repente entra a EG no negócio, mas já te digo que o seguro vai ser mais caro que qualquer BMW. Interessa??


Mercado negro exige demanda, coisa que a própria HDMC está se esforçando para criar ao criar política protecionista dos dealers nacionais impedindo as vendas worldwide e sujerindo tabelas de preços aos seus revendedores.

Até mesmo os importabandistas já se deram conta disso e ao invés de seguir o mercado americano estão cobrando preços pela tabela brasileira com descontos de até 30%. Esse desconto já permite aos importabandistas ganharem pelo menos 40% a mais do que ganhavam cobrando ágio na tabela americana. Tudo sob a alegação que o risco da importação cresceu.

Em breve, vamos todos seguir as dicas do Leo e passar para as peças alternativas ou usar as marcas aftermarket porque quem é harleyro não compra peça sem procedência. O problema é que nem todo proprietário de HD é harleyro... basta ver os colegas que vem sendo seduzidos pelo Harley-Davidson way of life.

Sou capitão de estrada no HOG RJ e vejo os calouros gastando sem dó na loja: desde acessórios, passando por casacos até badulaques para casa e enfeites diversos. Só não vejo muitos se animando a colocar os cromados na estrada. Mesmo juntando 40 motos por passeio de sábado, ainda é pouco perto das 90 motos/mês que são vendidas na Rio HD. Esses caras não alimentam mercado negro, usam a oficina do dealer e a maioria troca de moto antes da segunda revisão.

alguém tem alguma teoria sobre quem alimenta esse mercado?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Maio 2012 21:49 #15 por gjaques
Respondido por gjaques no tópico Re: Mercado negro !

wolfmann escreveu: Bugno, tenho uma Hayabuza para vender.... meu cunhado quer vender a moto e fazer dinheiro... de repente entra a EG no negócio, mas já te digo que o seguro vai ser mais caro que qualquer BMW. Interessa??


Mercado negro exige demanda, coisa que a própria HDMC está se esforçando para criar ao criar política protecionista dos dealers nacionais impedindo as vendas worldwide e sujerindo tabelas de preços aos seus revendedores.

Até mesmo os importabandistas já se deram conta disso e ao invés de seguir o mercado americano estão cobrando preços pela tabela brasileira com descontos de até 30%. Esse desconto já permite aos importabandistas ganharem pelo menos 40% a mais do que ganhavam cobrando ágio na tabela americana. Tudo sob a alegação que o risco da importação cresceu.

Em breve, vamos todos seguir as dicas do Leo e passar para as peças alternativas ou usar as marcas aftermarket porque quem é harleyro não compra peça sem procedência. O problema é que nem todo proprietário de HD é harleyro... basta ver os colegas que vem sendo seduzidos pelo Harley-Davidson way of life.

Sou capitão de estrada no HOG RJ e vejo os calouros gastando sem dó na loja: desde acessórios, passando por casacos até badulaques para casa e enfeites diversos. Só não vejo muitos se animando a colocar os cromados na estrada. Mesmo juntando 40 motos por passeio de sábado, ainda é pouco perto das 90 motos/mês que são vendidas na Rio HD. Esses caras não alimentam mercado negro, usam a oficina do dealer e a maioria troca de moto antes da segunda revisão.

alguém tem alguma teoria sobre quem alimenta esse mercado?[/ quote]

Wolf, fazendo um raciocínio básico e óbvio, quem alimenta este mercado é o cara que compra a moto e não tem dinheiro ou acesso para a compra de peças originais ou mesmo aftermarket.

Achologicamente, penso que é aquele que comprou a moto por impulso e mais tarde não pode arcar com as despesas que ela dá, ou até mesmo aquele que compra uma moto mais antiga de barbada e quer colocar prá rodar e, de novo, bate na dificuldade de meio$$.

Claro que é necessário a falta de escrúpulos para recorrer a estes meios, mas tem gente de todo o tipo em todos os setores.

Poderia ser também o desavisado, e os há, sobre o problema.

Como você escreve acima, o PERNILZÃO não tá nem aí pro pastel. Ele vai lá passa o Amex e pronto, mas e o chinelão que comprou, como faz? Sabemos como.


JAQUES
SUPER TENERÉ 1200 - 2013
XT 660R - 2012
XL883R - 2008
Porto Alegre - RS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.244 segundos