Novato no mundo Harley - Moto nova - Switchback

16 Abr 2012 02:04 #1 por DocGarzesi
Olá amigos,Meu nome é André, tenho 29 anos, sou médico na cidade de Marília, interior de São Paulo.Desde pequeno sempre fui apaixonado pelas motos da Harley Davidson, mas nunca tive condição financeira para comprar uma e nem autorização de "mamãe" e de "papai" para andar em uma moto, tanto que tirei a habilitação para moto só o ano passado (tenho habilitação para carro desde os 18 anos, fiz a prova 1 dia depois do meu aniversário, naquela época dava para fazer assim).Bom, como as coisas acabaram melhorando após me formar e eu ter uma esposa que me apoia a realizar os meus sonhos ano passado decidi que ao completar 30 anos ganharia de presente uma Harley Davidson, finalmente. Entrei na moto escola, fiz todas as etapas preconizadas e tirei a minha habilitação, desde então comecei a procurar informações sobre as motos, modelos e visitar as concessionárias em São Paulo (como minha família é de lá fica mais fácil), fui nas 2 Autostars, mas o atendimento foi precário, o vendedor não dava a atenção que eu gostaria, parecendo fazer pouco caso, fui então na ABA, onde fui atendido pelo vendedor Artur Godoy, atendimento completamente diferente, logo que pisei na loja, veio me atender (não precisei pedir para alguém me atender como nas outros Dealers), me mostrou os modelos disponíveis, tinha me interessado pelo Dyna Super Glide e para minha surpresa me levou para uma Test-Ride na hora, me apaixonei mais ainda pelo meu sonho, tinha certeza que precisa comprar aquela moto.Mas ainda tinha que esperar um tempo, tinha que organizar as finanças e tinha que ser o meu presente de 30 anos. Também queria ir conhecer o Dealer de Campinas para não restar dúvidas, mas devido ao problema que uma pessoa teve lá com sua moto e que foi publicado neste fórum decidi nem ir lá.No final de Março deste ano, voltei na ABA para finalmente escolher o modelo que iria comprar, fiz o Test-Ride na Dyna Fat Bob e na Dyna Switchback, adorei a última, confortável, estável, com acessórios que acho útil (como os alforges, ok, o parabrisa é feio, mas é destacável), pronto está escolhida o modelo então, retornei para Marília, fui ao meu Banco (pois a taxa do financiamento era melhor que o da Harley) e fechei o negócio.No sábado (14/04) fui buscar a minha tão sonhada e esperada Harley Davidson, que sensação maravilhosa, que sentimento... Sonho realizado.Deixei a moto na casa dos meus pais, pois tive que voltar para Marília devido a compromissos profissionais no domingo, mas sexta estou de volta em São Paulo para buscar a moto e trago ela para Marília no domingo (450Km!!!). Minha esposa vai de carro me acompanhando para me ajudar caso necessário...Amigos, preciso esclarecer algumas dúvidas (sei que apareceram mais no futuro e espero poder contar com vocês), o que devo utilizar para lavar / limpar a minha moto??? O vendedor ao me entregar a moto me disse para NUNCA usar Gasolina Aditivada, apenas Gasolina Comum, isso procede??? Também me disse que a primeira revisão é com 1600Km e depois com 8000Km e a cada 8000Km depois, mas me informou que tenho que trocar o óleo a cada 4000Km, mas no Manual do Proprietário não fala nada dessa troca intermediária, só as de 8000Km, o que devo fazer??? Porque a calibragem dos pneus que eles falam no Manual é diferente da que o pessoal do Dealer me falou??? Uma coisa muito chata que aconteceu na hora de pegar a moto foi que o vendedor pediu para o pessoal da oficina me mostrar como removia os alforges laterais e o parabrisa, o primeiro mecânica não tinha nem ideia de como fazer, o segundo falou que não saia e o terceiro (que acho que é o chefe dos mecânicos pela roupa) quase quebrou de tanto forçar, como tinha visto na Internet vídeos de como retirar, pedi licença e mostrei para eles, ficaram com cara de tacho, acho isso uma vergonha, como vou confiar a minha moto quando tiver que fazer algum serviço / manutenção com esses mecânicos que não sabem nem como retirar um simples alforge (não demora nem 1 minuto para tirar os 2)???Bom amigos é isso aí, espero ter momentos maravilhosos com o meu sonhoAbraços,André

Harley Davidson FLD Dyna Switchback 2012

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Abr 2012 04:15 #2 por Celestino Gomez
André,

Seja bem vindo, parabéns e muitas felicidades com sua aquisição.

Belíssima moto!!!!

Os "desagrados" que vc teve por ocasião da entrega serão seu dia a dia caso insista no seu direito à garantia e manutenção pelo dealer.....é a saga da HD desde os primórdios e continua na "nova fase" da marca.

Obedeça o que está escrito no manual quanto à calibragem, troca de óleo e outros itens.....esses dados são os recomendados pela fábrica.....os demais são "inventados" pelo vendedor....

A primeira revisão (1.600 km) deve ser feita no dealer por questões de remapeamento (teórico) e possibilidade de algum defeito de fabricação à ser detectado nos primeiros km.....daí prá frente, é questão de opção....exercer a garantia e se chatear até o final dela ou abandonar e ser feliz.

Qualquer que seja sua opção, HD é moto que aguenta o tranco e os anos sem grandes sofrimentos.

Abraços,

Celestino e Marcela
883 Custom / EG
andandoeobservando.blogspot.com
motranqueiros2.zip.net
motociclistas2.nafoto.net

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Abr 2012 04:18 #3 por wolfmann
Bem vindo ao mundo HD, André.

Infelizmente começou percebendo que os mecânicos HDs não se interessam muito em manter-se atualizados com os novos modelos e confiam na experiência adquirida com o tempo.

Com o tempo eles até começam a aprender o que mudou e como fazer, mas assim que o modelo é lançado (seu caso) é tudo misterioso.

Siga como já começou, vá se informando sobre a moto. Te garanto que ela não vai te decepcionar.

Sobre as suas perguntas, as trocas a cada 4000 kms são recomendadas apenas quando se utiliza lubrificantes de base mineral. Se utilizar os lubrificantes de base sintética pode rodar 8000 kms sem qualquer problema, é o que faço com a minha Fat há seis anos e em 56000 kms nunca tive problema.

As revisões devem seguir os intervalos de manual, e as trocas de óleo devem ser acompanhadas da troca do filtro. Elemento do filtro de ar deve ser trocado sempre que estiver sujo, exceção se estiver usando os elementos laváveis quando serão limpos nas revisões (é o meu caso: usei o elemento SE por 48000 kms antes de trocar, só lavando).

Pressão dos pneus: eu sempre segui o manual e nunca tive problemas. Talvez te indiquem uma pressão diferente por conta do fabricante do seu pneu (as Dynas no Rio vem sendo entregues com pneus Michelin ao invés dos Dunlop). Você pode se certificar disso com o uso ou fazendo consulta ao SAC. Eu não sei a pressão indicada pelo fato de ter apenas um colega usando a Switchback e ele sequer usou-a ainda: parou para troca de ponteira e filtro de ar, viajando em seguida e ainda não fez a estréia da criança.

Gasolina recomendada é a gasolina comum americana, como toda gasolina americana é aditivada, a melhor tradução é usar a gasolina com octanagem mínima de 85 octanas que seja aditivada, caso da nossa gasolina aditivada que foi desrecomendada pelo dealer onde você comprou a moto.

Eu uso gasolina comum por ser a gasolina menos problemática nas viagens, mas costumo alternar o uso da comum com a pódium para manter o sistema de admissão limpo. Os motores HD são de baixa compressão e aceitam bem o uso da gasolina comum rotineiramente, mas a gasolina comum é uma gasolina que suja mais a admissão de combustível e por isso alterno.

Muitos colegas usam a aditivada e recomendam, portanto o tipo de combustível é escolha pessoal. O rendimento vai varia pouco usando uma gasolina mais cara (vai conseguir alguma economia e a sensação de que o motor esquenta menos com o uso da pódium), mas nada que seja expressivo.

Boas estradas!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Abr 2012 05:43 #4 por LandoHD1600
Passei por Marília na quinta-feira. Procurei um hotel e só achei caríssimos! Acabei esticando um pouco a viagem, chegando a Lins, onde tem o Ibis, pela metade do preço e com bastante conforto. O óleo usado nas concessionárias é mineral. Por isso a troca de 4000 km. Para trocar na revisão, passe para óleo sintético. Parabéns pela aquisição. Abç.,

Lando Bsb (DF)
OLÍVIA "Fatgirl"
HD Ultra Classic Electra Glide
Não leve a vida muito a sério... Vc NÃO vai sair vivo dela mesmo.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Abr 2012 06:49 #5 por Diniz
Por duas vezes sentei na Switchback e fiquei suspreso com a beleza, ergonomia e conforto dessa moto.

André, parabéns pelo sonho realizado e que ele lhe traga muitos felizes kms pela frente!

Ouça a turma daqui porque os caras são feras!

Bem-vindo!

São Paulo

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Abr 2012 07:07 #6 por Giovani.rio
Parabéns pela moto. Gosto muito dos alforges dela. São bem espaçosos e saem com muita facilidade mesmo.
Aqui no Rio HD a vendedora que sempre me atende, me mostrou todos estes detalhes, remoção de parabrisas, alforges, e outras coisas que tem a Switchback.
A próxima moto aqui em casa será uma desta, mas minha esposa só quer branca.

Filhos da Rebeldia - Brasil
- Softail Deluxe - 2011

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Abr 2012 07:41 #7 por JF-HD/FAT
Caro André, 1. Parabéns pela moto. Que ela traga a vc. todas as alegrias que a minha tem proporcionado há 5 anos ( e não são poucas). 2. Com relação ao óleo, vou dar meu pitaco: a troca aos 8 ou 4 mil kms. depende muito do uso que ocorra. Se vc. utilizar a moto constantemente sob trânsito pesado, os intervalos devem ser reduzidos, pois o óleo perderá mais rapidamente suas características. Se, ao contrário, o uso for mais em estrada e sem esgoelar o motor, acredito que as escalas podem ser mais espaçadas, pois deve ocorrer desgaste menor. 3. Concessionárias: troca o representante mas os problemas continuam os mesmos, infelizmente. 4. Gasolina: costumo usar a Podium por ser mais mais limpa e - teoricamente - menos sujeita a "batismos". Quando não a encontro, prefiro usar a comum, sem aditivos, para não misturar aditivos diferentes. 5. Os cuidados com os pneus são os básicos e a calibragem do manual deve ser seguida, principalmente com relação à "com garupa - sem garupa". 6. Mais uma vez parabéns e... JUÍZO!!AbçJF p.s. A Comandante João Ribeiro de Barros tá bem conservada??? As obras de duplicação prosseguem na direção oeste???
JF-HD/FAT2012-04-16 10:49:14

ABRAÇO

JF-GI

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Abr 2012 09:26 #8 por REG
DocGarzesi,

PARABENS,

Mande fotos desse novo modelo,

Abracos,

Ya360 72/Ka350 73/Ya350 74/Su 380 75/Su550 76/Su750 77/Su185 78/YaXT500 78/Ya250 80/Ho250 82e84/Ya600 89/Ya350 90/Hon 350 91e92e94/Su500 97/Su900 98/Ya600 00e02e04e06/HD1200 06/STROM 1000 09/DYNA10

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Abr 2012 10:32 #9 por Alfredo.SP
Parabéns ao DocGarzesi!

Seja muito bem-vindo ao mundo Harley!

Alfredo
Harley Fat Boy preta 2008
BMW G-650GS branca 2011
São Paulo

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Abr 2012 15:32 #10 por dynavet
Bem vindo, André.Esta semana vai ser a mais longa da sua vida. Seja muito feliz com a nova aquisição. Mande fotos.

Dyna Custon 2011,
a Tremendona

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Abr 2012 08:42 #11 por DocGarzesi
Amigos,Primeiro gostaria de agradecer as boas vindas e as respostas de todos. Fiquei muito contente pelas 2 primeiras repostas do Celestino Gomez e do Wolfmann, pois desde que comecei a frequentar o fórum, lendo os post e tentando aprender alguma coisa foram as pessoas que sempre postaram muita coisa interessante e também por eu acompanhar o blog do Wolfmann.
Celestino acho que vou acabar insistindo no Dealer e na garantia, pois aqui na minha região não conheço ninguém que tem Harley para me auxiliar e nem algum mecânico para fazer a manutenção da moto.
Wolfmann, a questão da troca de óleo, você sabe me dizer qual o óleo que os Dealers utilizam? (mineral ou sintético) Sobre os pneus também acredito que tem que ser utilizado o que está no manual, afinal das contas todos os testes e ajustes foram feitos com essa pressão, li no manual que o pneu da minha deve ser um Dunlop, como a moto está em São Paulo, assim que chegar na sexta lá na casa dos meus pais, vou ver certinho se veio o Dunlop mesmo, caso positivo, só calibragem que está no manual mesmo. Acho que vou fazer como você em relação a gasolina, alternar entre comum e podium.
LandoHD1600, realmente a rede hoteleira aqui em Marília é meio fraca e os melhores hoteis são bem caros mesmo... Posso exigir no dealer a troca pelo óleo sintético ou eles simplesmente utilizam o mineral e pronto?
Diniz, obrigado pelas boas vindas e já percebi que os caras aqui manjam mesmo das coisas....
Giovani.rio, na ABA em São Paulo só tinha a preta e a vermelha, não vi a branca, mas a vermelha não gostei...
JF-HD/FAT, obrigado pelas boas vindas. Pelo que venho lendo no fórum, deu para perceber que a troca dos representantes não mudou muita coisa em relação aos problemas. Uma coisa que não tenho que reclamar é em relação a entrega da moto, fechei tudo em 2 semanas, isso porque não tinha como ir buscar a moto mais rápido em São Paulo, contra os 40-60 dias que o representando antigo deixa o cliente esperar está bem melhor... De São Paulo até Marília as estradas estão ótimas, se você não estiver descansado tem o risco ate de cochilar de tão boa que está a estrada, inclusive a João Ribeiro de Barros, infelizmente não sei te dizer após Marília, pois não vou para aquele lado, mas até aqui tudo duplicado.
REG, acredita que peguei a moto, andei o final de semana inteiro, mas não tirei 1 foto!!! Na sexta estou em São Paulo, vou tirar várias fotos e posto aqui...
Alfredo.SP, obrigado.
dynavet, cara realmente a semana está sendo muito longa.... Pode deixar que posto fotos no final de semana.
Pessoal, alguém conhece alguém que tenha Harley aqui em Marília ou Bauru??? Acho prudente eu tentar achar algum mecânico que possa me ajudar caso ocorra algum problema, pois 450Km é meio longe de São Paulo...O bom é que fiz o seguro na Porto Seguro e tenho direito a guincho sem limite então caso aconteça algo posso pedir para levar até o Dealer a moto com o guincho deles. Alias o meu seguro ficou bem em conta (eu acho, saiu R$1250,00 em 4x sem juros).Abraços a todos e mais uma vez obrigado pelas boas vindas...

Harley Davidson FLD Dyna Switchback 2012

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Abr 2012 12:39 #12 por Alfredo.SP
Doc, não precisarás de guincho, a Harley não quebra!!!!

Alfredo
Harley Fat Boy preta 2008
BMW G-650GS branca 2011
São Paulo

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Abr 2012 13:25 #13 por LandoHD1600
André, sobre a mudança do óleo(mineral para sintético), até algum tempo variava de dealer para dealer. Hoje não sei dizer, posto que parece que a HD tem uniformizado uma série de procedimentos. Em Goiânia faziam a troca, pagando-se algo a mais pelo sintético. Como não uso serviços de concessionária, não sei como anda.Abç.,P.S. O dono do ÍBIS Lins parece que já está construindo em Marília. Vai ser complicado para os atuais... rsrsrs

Lando Bsb (DF)
OLÍVIA "Fatgirl"
HD Ultra Classic Electra Glide
Não leve a vida muito a sério... Vc NÃO vai sair vivo dela mesmo.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Abr 2012 15:58 #14 por wolfmann
o usual é a moto vir com óleo mineral e ser trocado pelo lubrificante de base sintética (normalmente o Motul 5100).

Você pode checar a sua nf para ver o lubrificante que estará sendo trocado na revisão de 1600 kms.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Abr 2012 18:04 #15 por bokomoko

DocGarzesi escreveu: Olá amigos,Meu nome é André, tenho 29 anos, sou médico na cidade de Marília, interior de São Paulo.


Parabens pela realização do seu sonho. É apenas um de vários que você ainda vai realizar. Seja feliz.

DocGarzesi escreveu:
Amigos, preciso esclarecer algumas dúvidas ....
, o que devo utilizar para lavar / limpar a minha moto???



Eu e um amigo fizemos um vídeo para ensinar como lavar a sua própria moto. Dá uma olhada aqui e fique ligado que tem duas partes.

nesse link

Boko Moko.
Manguetown
www.bokomoko.com.br

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.218 segundos