não sei porque mas esse site francês não me inspirou a devida confiança para dizer que esses são novos modelos HD.
A convenção de inverno está para ser realizada e é bastante normal aparecerem os boatos sobre novos modelos.
considerando essas fotos como sendo realmente de novidades HD, eu devo dizer que achei bem pouco interessantes.
A softail slim deve ter esse nome por partir da Fat Boy. Está usando as pedaleiras da Fat Lo, um guidão bem sem-vergonha (tem cara de ter sido uma adaptação do guidão das Fats novas) e rodas raiadas que equipam as Heritages/Deluxe.
Já a Sportster não combina com meio seca e pneus de perfil baixo, com as tradicionais suspensões da Sportster vai ser um verdadeiro calvário para a coluna. Bom nesse modelo só mesmo a ergonomia, já que parece terem trazido o banco um pouco para trás dando mais conforto no uso dos comandos avançados..
A Softail Slim (que pra mim tá mais pra Heritage do que para a Fat) me dá a impressão de remeter às motos de 30/40 anos atrás. Bestamente dizendo como a Cross Bonnes passava. O guidão fecha essa impressão, assim como as costuras do banco e plataformas. Detalhe para o que me parece o quadro da moto, entre o banco e o guidão, assim como na 48.
Agora, a 72... pqp! Linda demais! Gosto desse jeito "bandido" com cromados, inclusive bem mais do que tudo ou parcialmente negro. O pneu com as faixas é um charme que compõe muito bem com a traseira limpa, o tanque penaut e o meio seca que eu acho bem bacana.
Aliás, ela me lembra as 883/1200 Custons da décadas de 90 que, na minha opinião, são belíssimas.
Diniz, como fala sempre o Galo que é companheiro de Quintas Infernais aqui no Rio: gosto é como braço... todo mundo tem (para ser delicado... hehehehehehe).
Agora, apenas por amor ao debate: você citou a Cross Bones, um modelo que sempre me agradou por conta do estilo mais vintage (suspensão springer, banco de molas, comando avançado, rabeta deixando o pneu traseiro à mostra... bem bobber) e que realmente representou uma boa idéia porque para você fazer tudo aquilo partindo de uma softail, fosse Heritage ou FX, ia custar caro. Agregado ao modelo tinhamos o TC96 e a caixa de 6 marchas que representavam um belo avanço em relação às motos mais antigas que servem de base para as bobbers com frente springer.
Agora, olhando esses "dois lançamentos" (que já foram divulgados também nos EUA e parece que os franceses conseguiram um belo furo de jornalismo): a Sportster 72 você consegue fazer igual com qualquer 883 (R ou std) bastando lançar o comando avançado, colocar um banco solo e trocando o guidão. Acrescentou algo que valha a pena gastar um troco para gastar o valor pedido em uma nova (se mantiverem a motorização 883 é moto para custar praticamente o preço da custom 1200 e se partirem para uma motorização 1200 vai ser uns 15% mais cara que a custom)?
A Softail Slim, o que traz que valha a pena gastar um troco nela: o motor 103 (que ainda não apareceu nas nossas softails) e mais nada. Você parte de uma Heritage, troca o guidão, muda a plataforma, troca o banco e já temos uma softail slim, provavelmente uns 10% mais barata que o preço pedido se fizermos essas mudanças em uma moto zero... se pegar uma usada fica mais barata ainda.
O último modelo da linha dark que acrescentou alguma coisa foi a Sportster 48 com a mesa mais larga para adotar uma roda mais larga e isso o Celestino já fez na gordita da Marcela... com certeza vai te dizer se fica mais caro ou mais barato.
Se quiser fazer uma 48 a partir de um modelo novo, compra uma custom 1200, muda os amortecedores (que normalmente são trocados), compra um banco de nightster, inverte os espelhos, lança um tanque peanut de 8 litros e coloca comando avançado e já temos uma Sportster 48 original, mantendo garantia e etc.
Não acrescenta muita coisa esses dois "lançamentos". É questão de marketing para movimentar a convenção de inverno da HDMC.
Wolf, acho que, exceto de uma categoria para outra, toda HD é passível de uma customização para parecer uma irmã. Tem para todos os bolsos, de uma "883zinha" Std para uma 72, de uma Heritage para uma Deluxe ou de ou de uma Dyna custom para a Switchback (exceto pelo motor).
Tem cara que exagera. Faz uma 883 virar uma bagger e tudo. Tem pra todo mundo, lembrando que de uma FX para uma Cross Bonnes a suspensão que é a paulada. O resto são "pequenas" modificações, mas tb tem pneus, etc.
No geral dentro de suas categorias são todas muito próximas visualmente falando.
Abaixo fotos da convenção do inverno francês que vc comentou:
Caros,O que mais me chamou a atenção nessa Slim foi a abolição da lanterna, substituida - certamente - pelos piscas tal qual naquela 883 cujo nome esqueci ( idade é f...).Ficou um visual limpo, mas nada que meia hora de oficina não faça trocando essa ou aquela peça.Mas essa é a essência da Harley - lançar coisas novas que em nada se diferenciem das mais antigas mas que, ao memso tempo, sejam bastante diferentes para o apreciador.AbçJF
JF-HD/FAT2012-02-02 15:01:10
Elas são realmente modelos firmes da fábrica. E na boa são lindas demais, dão boas dicas de customização para que já tem moto. No mais, se a 48 não veio ainda, essas não acho que virão...
Maldade, as duas são lindas! E devem ter todas as características e necessidades de uma HD nova. inclusive aquele bando de coisas que precisam ser trocadas logo na saída da CC.
Lando Bsb (DF)
OLÍVIA "Fatgirl"
HD Ultra Classic Electra Glide
Não leve a vida muito a sério... Vc NÃO vai sair vivo dela mesmo.
Pô mas é simples: Quer um 72? Peque uma 883 Custom, troque o tanque por Peanut, banco solo, meio seca e encurte o paralama traseiro. Voilá! Agora a Slim, da pra fazer com FAT, Heritagem Deluxe... São idéias para quem quer torrar dilmas alegremente...
Danilo Souza escreveu:
Pô mas é simples: Quer um 72? Peque uma 883 Custom, troque o tanque por Peanut, banco solo, meio seca e encurte o paralama traseiro. Voilá! Agora a Slim, da pra fazer com FAT, Heritagem Deluxe... São idéias para quem quer torrar dilmas alegremente...
Lando Bsb (DF)
OLÍVIA "Fatgirl"
HD Ultra Classic Electra Glide
Não leve a vida muito a sério... Vc NÃO vai sair vivo dela mesmo.