Primeira Moto - Fazer 250 BlueFlex

04 Maio 2013 08:41 #4 por Schmidt713
To aqui em casa me segurando para não ir a concessionária e meter o cartão para cima e sair rodando com uma minha FZ 2014.

;)

Parabéns pela aquisição espinafre
vai postando aqui suas impressões sobre a moto

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Maio 2013 08:54 #5 por espinafre
Respondido por espinafre no tópico Primeira Moto - Fazer 250 BlueFlex
Schmidt, você não vai se arrepender.

Vou postando sim. A minha é 2013/2013, não gostei muito do conta-giros em branco do modelo 2014. Pra ser sincero eu preferia que o velocímetro também fosse analógico. O digital é bonito e talz, mas com o analógico dá pra você ter uma idéia da sua velocidade com um golpe rápido de vista, não precisa "ler" o número ali.

Como novato em motos, andei me embaralhando com as marchas. Um indicador da marcha atual acho que seria útil, mas os mais antigos dizem que nos acostumamos. Em reduções de velocidade, acho que a moto não morreu por causa da força maior do motor, mas já o fiz "gritar" reduzindo de 70 em 5ª pra 20~30 km/h sem fazer a correspondente redução de marchas; acho que reduzi apenas para 4ª marcha, mas logo percebi o motor reclamar. De carro, simplesmente passando a mão na alavanca de câmbio sabemos em que marcha estamos. Na moto, não temos essa indicação tátil, acho que isso vai demandar um bocado mais de cuidado e experiência.

Bom, já arrumei uma desculpa pra dar uma volta agora de manhã :)

Vou postando aqui as impressões, que acho que podem ser úteis para outros iniciantes como eu.

Abraços a todos!

... et cognoscetis veritatem et veritas liberabit vos.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Maio 2013 10:52 #6 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico Primeira Moto - Fazer 250 BlueFlex
Se permitir conselho ?... Você diz ser novato, pois bem, então, em estando pilotando, desencana do conta giros(tacometro), marcador de marchas e de aspectos estéticos de sua moto; ou do que ela tem ou deveria ter. Preocupe-se tão somente com a condução segura e estável. Deixe desenvolver os sentidos. A audição é melhor que um marcador de marchas e um excelente sensor de aproximações. O tato permite saber a dosagem dos freios, das marchas e da aceleração. A visão é tuto, pois para onde você olha é para onde você vai. Então ponha vista no caminho e nada além dele. Um exemplo da visão funcionando como co piloto: Experimente ao entrar em uma curva olhar tão somente para o fim dela ! Ao final contataras que fez uma curva com segurança e perfeição.

Deixe as observações sobre a moto para fazer quando ela estiver parada ;)

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: espinafre, raphael.brito

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Maio 2013 11:08 #7 por espinafre
Respondido por espinafre no tópico Primeira Moto - Fazer 250 BlueFlex
Verdade, Soueu, até porque no trânsito não dá pra ficar admirando o belo painel. Na voltinha que dei agora há pouco, com um pouco menos da adrenalina de ontem de sair pela primeira vez com minha própria moto, mas ainda com o friozinho na barriga de novato, já deu pra melhorar a questão das marchas e reduções. A questão da visão, eu já conhecia de enfrentar o trânsito de bicicleta. Pra mim a maior diferença está sendo o peso (não é difícil deixar a moto cair parada... em movimento, o peso some) e o motor, o fato de "não precisar fazer força". Mas essa história de não precisar fazer força nos tira um pouco a noção do perigo, já que a moto tem muito, mas muito mais força do que nós seres humanos. Com a estabilidade que a Fazer tem (meu único referencial é a CG 150 desregulada e barulhenta da moto-escola) é fácil perder a noção de velocidade, mas isso vou aprendendo com o tempo.

Pretendo usar a moto para deslocamentos diários (casa->trabalho->casa), e nessa primeira semana vou andar de madrugada, para evitar o trânsito e me familiarizar mais com a moto.

Já li em algum canto que pneus novos têm uma espécie de cera que precisa ser retirada com o uso. Acredito que estou bem longe de passar aperto por causa de aderência de pneus; acho que quando eu começar a testar limites, essa cera já vai ter saído há tempos...

Mas vamos que vamos, os conselhos me são preciosos, e quero aprender o mais que puder.

Grande abraço!

... et cognoscetis veritatem et veritas liberabit vos.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Maio 2013 11:20 #8 por espinafre
Respondido por espinafre no tópico Primeira Moto - Fazer 250 BlueFlex
Uma observação de novato: hoje de manhã saí pra resolver algumas coisas perto de casa mesmo, ir ao banco, comprar pilhas etc. Fiz três paradas. Como informei no tópico em que me apresentei (perguntando sobre botas), estou com um equipamento razoável: capacete (NoRisk FF336, fechado), luvas (Tutto Moto, de couro, sem apliques de plástico; não sei o modelo) e jaqueta (Augustu's, couro com reforços nos ombros, costas e cotovelo). Do calor nem reclamo, era esperado.

No entanto, como uso óculos, em cada parada dessas o processo de tirar as luvas, tirar os óculos, tirar o capacete, colocar os óculos, guardar as chaves é lento, demorado e desconfortável. Assim, começo a entender a resistência de alguns motociclistas em usar tais equipamentos. Claro que levar um ralo no asfalto é bem mais desconfortável do que esse processo todo, mas bicho gente é bicho acomodado...

Talvez eu passe a usar minhas velhas luvas de ciclismo (dedos abertos) para não precisar retirá-las toda vez que preciso parar para fazer alguma coisa.

... et cognoscetis veritatem et veritas liberabit vos.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Maio 2013 14:36 #9 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico Primeira Moto - Fazer 250 BlueFlex
Eu uso as de ciclismo(luvas), só quando está frio que uso outras, mas mesmo assim só em estradas.
Aliás, havia perdido uma da s luvas e acabei pegando outra de moto mesmo e cortei as pontas. Com as pontas dos dedos livres, a gente nem tira as luvas e dessa forma não negligencia a segurança pessoal.

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Maio 2013 15:18 - 04 Maio 2013 15:45 #10 por espinafre
Respondido por espinafre no tópico Primeira Moto - Fazer 250 BlueFlex
Mais uma consideração sobre motociclistas novatos: os ouriços do colega forista Correa (aliás, recomendo que o tópico seja lido do começo ao fim, são apenas 13 páginas) servem como excelente exemplo:

comunidade.motonline.com.br/forum/segura...tml?start=165#574520

No meu caso, o ouriço só terminou de nascer quando cheguei em casa...

Pra quem é novato como eu, informo que a Fazer não permite aos baixinhos plantar os pés no chão (eu meço 1,65, o assento da Fazer é a 80,5 centímetros do chão), mas consigo colocar as duas pontas dos pés no chão . Acredito que, para novatos, a tranquilidade de se poder plantar os pés no chão evitaria muitos ouriços paridos (né, Correa?) e preservaria muitas cuecase calças... De qualquer forma, já vi fotos de campeões de motocross cujos assentos eram da alttura do peito dos pilotos. Então, mais uma questão de costume.

Há braços a todos!

... et cognoscetis veritatem et veritas liberabit vos.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Maio 2013 18:52 #11 por Maxl Rose
Respondido por Maxl Rose no tópico Primeira Moto - Fazer 250 BlueFlex
Muito bom esse tópico justamente pq hoje pesquisei várias motos e cheguei a conclusão que a fazer está entre minhas possibilidades, tanto pelo preço quanto pelo estilo e caracteristicas da moto.

Assim como vc poderá ser minha primeira moto por isso acompanharei esse tópico e verei sua leitura.

Pela altura sou mais que vc. Me preocupo com o peso ..acho que é pesada pra mim (tenho 56kg). Mas tendo 1,79 acho que compensa.

Acha ela muito pesada? :huh:
E a posição de dirigir é boa?? :huh:
O banco é muito duro??? :huh:

Abraço e parabéns !!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Maio 2013 18:58 - 04 Maio 2013 19:06 #12 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico Primeira Moto - Fazer 250 BlueFlex
Sem querer concorrer com meu irmão Correa, aconselho ler também este tópico
comunidade.motonline.com.br/forum/segura...ente-%C3%BAteis.html

Quanto a por os pés plantados no chão, pode desencanar, já já pegas os macetes... ou joga a bunda do lado do banco e da perna cujo pé está no chão, ou mesmo mantenha a ponta do pé de um lado só inclinando um pouquinho a moto para este lado. O importante é não deixar a moto pender, pois ai ela vai pro chão de vez. Manter a moto, quando parada e vc. em cima sempre na vertical, perpendicular ao solo , se possivel a 90º e as duas pontinhas dos pés tocando o solo.

Você tem também a opção de abaixar um pouco a frente.


mas ão esqueça de ler
comunidade.motonline.com.br/forum/segura...ente-%C3%BAteis.html

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Patricia Ventura

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Maio 2013 22:32 #13 por espinafre
Respondido por espinafre no tópico Primeira Moto - Fazer 250 BlueFlex
Maxl Rose,

É isso o que o Soueu disse, o que importa é não deixar a moto tombar, porque se ela o fizer vai ser difícil de segurar. Eu peso 80 kg, mas do meu ponto de vista não creio que o peso corporal seja importante. Uma vez em movimento, o peso da moto é irrelevante. A posição de dirigir é ótima (ao menos sob meu ponto de vista, minha única experiência com motos é a CG 150 da moto-escola), a coluna fica ereta, relaxada. Não tive nenhum problema com a dureza/maciez do assento, nos dois passeios que fiz na moto entre ontem e hoje esse fator passou em branco, até porque a Fazer não passa vibrações para o nosso traseiro. Para quem é mais leve, tem como você ajustar a dureza da suspensão traseira, mas no meu caso o ajuste de fábrica já é suficiente.

Uma coisa a se avaliar é como você vai usar a moto, imagino que uma moto mais alta (trail) seja mais confortável para pessoas mais altas, já que na Fazer, mesmo eu que sou baixinho fico com as pernas meio dobradas quando estou andando.

Reforçando, os "Conselhos realmente úteis" do Soueu merecem ser lidos, eu mesmo já os li e reli várias vezes. Se você ainda não encontrou no fórum, ainda posso te recomendar outro texto, que eu mesmo fiz questão de imprimir e guardar até para quando eu estiver mais experiente:

comunidade.motonline.com.br/forum/segurana-e-legislao/536929

O texto é grande, mas é agradável e, ainda que polêmico em alguns pontos, muito direto, praticamente uma lição de vida.

Abraços!

... et cognoscetis veritatem et veritas liberabit vos.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Maio 2013 22:42 - 04 Maio 2013 23:19 #14 por espinafre
Respondido por espinafre no tópico Primeira Moto - Fazer 250 BlueFlex
Mais uma palavrinha sobre o peso da moto/seu peso: é comum ver pessoas peso-pena pilotando as grandes motos custom, de mais de 300 quilos, sem nenhum problema. É só deixar a moto sempre na vertical, com o peso dela apoiado nas rodas e não nas suas pernas.

... et cognoscetis veritatem et veritas liberabit vos.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Maio 2013 18:05 #15 por espinafre
Respondido por espinafre no tópico Primeira Moto - Fazer 250 BlueFlex
Hoje fui dar uma voltinha de uns 50 km, e aproveitei para voltar ao local onde fiz a prova para tirar habilitação categoria A. Com a 150 foi tranqüilo, mas de Fazer... só consegui fazer o 8 após várias tentativas. Não sei se o peso ou o esterçamento, algo não ajudou.

Uma coisa que recomendo FORTEMENTE a quem adquire sua primeira moto: compre um bom par de sliders! Tirei a minha da concessionária com esses acessórios, mas imaginando que nunca iria usá-los. Ledo engano... parei a motoca em uma descida (bem leve, mas ainda assim descida), e acredito que eu não deva ter estendido o suporte lateral completamente. Quando desci da moto, ela foi caindo, caindo, caindo... e caiu! Não consegui segurá-la na queda.

Eu a levantei e verifiquei que só tinha ralado mesmo o slider e aquela "bolinha" que tem embaixo da pedaleira. Absolutamente nada no tanque, guidão ou carenagens.

Bom, acontece... ainda bem que eu estava protegido.

... et cognoscetis veritatem et veritas liberabit vos.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Maio 2013 19:39 - 05 Maio 2013 19:43 #16 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico Primeira Moto - Fazer 250 BlueFlex
Hehe... essa do pezinho pega muita gente. Um sobrinho viu sua nija 650 novinha ir caindo, caindo e caiu ! Não fez quase nada mas o nada custou mais de 2 mil :woohoo:

O segredo e sempre empurrar o pezinho lá prá frente, no batente e não parar a moto com a frente para a descida. Poderia engatar, mas sempe anda um pouquinho e este pouquinho pode ser o suficiente para tirar o pezinho do batente. Exceto se deixar de frente para a guia e com o pneu encostado nela, mas na hora de sair terá de fazer muita força para puxar a moto.

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Maio 2013 09:11 #17 por Chicolau
Respondido por Chicolau no tópico Primeira Moto - Fazer 250 BlueFlex
tem que ter cuidado como para a moto,e nos estacionamento ficar longe dos ruim de faixa ou balisa kk
derrubaram uma vez minha fazer o nem deve a educação de levantar a moto :angry:

F 700 GS 17/17
NÃO COMPREM PEÇAS USADAS...
São Paulo SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Maio 2013 13:39 #18 por eliezer.bagolin
Cara, parabéns pela moto, é muito boa, pra mim que curto viagens deixa um pouco a desejar, mas nada que me segure, em 4 meses já fiz 6.300km, tenho uma Fazer Racing Blue :]

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.147 segundos