Quer saber quanto dura um motor de Fazer ? Aqui você saberá...

25 Ago 2012 14:53 #1 por silver knigth
Moderação, por favor, me corrija se não puder postar links de outro Site.
O amigo CHINAF, do Mochileiros .com, aventureiro de primeira, feliz proprietário de uma FAZER 2006/2006, FINALMENTE VAI FAZER O MOTOR !
147.000 Kms.
Depois de duas viagens para Ushuaia, duas para o Deserto de Atacama, várias para o Uruguai, duas para o Chile, sendo uma pelo "Paso de Água Negra", em que encarou variações de temperatura de - 4 a 30 Graus, em um único dia. E a FAZER, alí, firme e forte, junto... Confiável sempre.
E o motor alí, fechado, quieto.
Só aquela manutenção Básica... Regular válvulas, troca de tensor, uma (!) corrente de comando, velas, óleo e nada mais.
Detalhe, sempre com a patroa na garupa, baú e alforjes carregados.
Vai lá , em www.mochileiros.com/motos-trail-de-media...-xre-300-t59139.html , e acompanhem o relato da retifica do motor.
Eu vou acompanhar, mas tenho um palpite...
Se fosse minha, e não fosse mais fazer estas viagens que ele faz, mediria a compressão do cilindro. Se estivesse dentro das especificações de fábrica, trocaria só as guias de válvulas, e faria só o cabeçote.
Tenho certeza que tirava mais uns 50.000 deste motor, andando na maciota, na cidade e em viagens curtas.
Mas ele, como vive enfiado nos confins do mundo, não pode correr riscos de ter um motor batendo, no meio do Atacama...
Tem mais que fazer tudo.
Mas cá entre nós... QUE MOTOR INDESTRUTÍVEL, NÃO É ?
Eu não tenho, mas será minha próxima ...

" it's just the road´s dust, in my veins, in my heart ..."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Ago 2012 15:12 #2 por Matheus!
Legal.
Isso sim que é propaganda de uma moto.

-mas quem já fez ou soube por outro, sabe dizer o valor $ de fazer o motor da Fazer? Preço das peças?


E se fosse com arrefecimento a água? Duraria quanto? Alguém especula?

Se os professores fossem os responsáveis pela única via de votação sobre aumento de salario dos políticos, o Brasil mudaria para melhor e radicalmente. Os políticos fariam tudo pela educação...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Ago 2012 16:27 #3 por MATUSA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Ago 2012 16:41 #4 por Patriarca
Silver você participa daquele fórum?
podia pedir pro Chinaf se registrar aqui e contar suas história e as da moto pra gente, mas aqui está um fato interessantíssimo que sempre discutimos aqui:


"Sei que vc gosta desses dados, então fica aí..... Fazer 250 06/06 145.000 km's (já passou, não sei quanto, pois não fico olhando muito.....heheheh).... troca de óleo de acordo com o manual de 5.000 em 5.000 km's , Yamalube original sempre.... troca de filtro de óleo, nem sempre de 10.000 em 10.000 km's por conta das viagens de moto (não deixo trocar isso, pois sei que muitos problemas ocorrem na hora do "aperto".....hehehehehehhe) e vai ter que fazer ao menos a retífica do cabeçote...... se precisar trocar os anéis do cilíndro.... espero que nada mais....."

Taí uma prova mais do que evidencial de que devemos sim seguir o manual sem medo e trocar o óleo de acordo com a manual e não a cada 1000kms, só porque alguns dizem que é melhor. :) Melhor pra quem? Pra quem vende ou pra quem cobra pra trocar o óleo? :S

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Ago 2012 20:01 - 20 Nov 2012 12:41 #5 por silver knigth
Patrão, vou enviar uma MP para ele. Acompanho as aventuras deste cara, faz tempo. Existem vários relatos dele no Mochileiros, na parte de Viagens de Moto, pois o cara é um icone lá ! Mas de maluco ele não tem nada ! Todas as viagens dele e da Patroa são planejadas em detalhes. Ele sabe que a Lei de Murphy existe e é válida ! E não dá sopa para o azar. O interessante, é que ele faz tudo sem patrocínio. E a esposa dele curte muito estas viagens também ! Passam o ano guardando uma grana, preparando a moto, levantando o roteiro, hotéis, oficinas mecânicas no itinerário, posto policiais, de fronteira, etc... Tiram férias juntos, e aí .... Estrada ! Ler os relatos dele, é sempre um prazer ! Ele conta tudo na primeira pessoa, dá dicas, conta os "perrengues", os acertos, tudo ! E de quebra, posta muitas fotos e tem vários filmes no You Tube. Se quiser eu posto uns links. Você acaba viajando junto. Eu já até sonhei que estava indo para Ushuaia, depois de passar uma tarde lendo os relatos. Tomara que ele tope vir aqui contar os lances para a turma !
Abs.

Mauro (Silver)

" it's just the road´s dust, in my veins, in my heart ..."
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Patriarca

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Ago 2012 11:29 - 26 Ago 2012 12:00 #6 por Zizo Mendel
Esse motor é tudo de bom!

Resolvi editar depois de ler o post do Patriarca.

Eu viajei muito nesta história dos óleos logo que adquiri a minha primeira moto, a CG 150 Sport. Depois de muito testar, descobrí que se trocasse o óleo aos 4000 km conforme o manual preconizava, haveria prejuízos para "meu" motor, pois o óleo descarregado saía muito ruím, extremamente ralo e com muita sujeira.

O melhor que eu consegui foi quando passei a usar o Motul e trocar a cada 3000 Km.

Já com a Ténéré, acompanhei a troca do óleo aos 1000 e coletei amostra para analisar assim que encontrar alguns amigos que andam "meio" sumidos (trabalham com spectrofotometros e fazem análises de óleos), vou pedir para fazer um teste e comparar com o óleo novo.

Eu acredito que este motorzão que equipa a Fazer e o XT que equipa a TNR, são madeira de dar em doido, não sei se o da Fazer também é XT, só sei que é muito bom, pois invariávelmente todo dono de Fazer, elogia a performance do motor.

Parece-me que tem um teste de desmontagem do motor da TNR 250 depois de alta quilometragem feito e mostrado na revista Duas Rodas, onde só existem elogios ao motor.

"Francês",
NÃO COMPRE PEÇAS DE ORIGEM DUVIDOSA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Ago 2012 17:25 #7 por Patriarca
Zizo no manual da Intruder a troca de ólao é a cada 3000km, gosto muito do Motul 3000, mas não é porque está escrito 3000 nele que é pra trocar o óleo a cada 3000km.
E quanto a troca de óleo da sua TNR, se não me engano é a primeira troca né?
Então creio que vão encontrar impurezas nesse óleo, seria interessante fazer alguma análise lá pelo 10000km. :cheer:

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Ago 2012 17:46 #8 por Soueu

MATUSA escreveu: Só:

;)

:lol: ... se começou a soltar a fumacinha ... roda mais uns 200 mil !!!! :lol:

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Ago 2012 21:08 #9 por Zizo Mendel
É isso mesmo Irmãozão, o mecânico da CC me disse sobre as impurezas das rebarbas das peças que iriam vir no óleo após esta primeira troca dos 1000 Km.

Se eu conseguir tempo para encontrar o pessoal, eu vou ver se consigo fazer um pedido mais abrangente para ver o que acontece nas outras trocas. Eu creio até que já deve existir algum trabalho neste sentido.

Com relação ao Motul, já rodei até 5000 Km com ele e ao tirar dava pena de jogar fora, parecia novo mesmo com a moto aos 64.000 Km rodados, porém, existe uma embalagem parecida com as embalagens dos óleos embalados no Brasil que eu desconfiei e que realmente fiquei com a pulga atrás da orelha pensando que era óleo falsificado. Eu só compro a embalagem francesa e fujo do óleo embalado no Brasil, até o representante da Motul não soube me explicar e preferiu o silêncio. Como bom mineiro que sou... nunca mais fui na loja que me vendeu o tal óleo.

É muito bom poder estar novamente no meio de vocês.

Grande abraço,

"Francês",
NÃO COMPRE PEÇAS DE ORIGEM DUVIDOSA
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Patriarca

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Set 2012 14:40 #10 por Patriarca

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

31 Out 2012 11:22 #11 por silver knigth
Resposta do Chinaf !

O cara já fez o Motor, ou melhor, só a parte de cima. E já rodou uns 10.000 km depois de feito, só para testar... Foi até alí, na Bolívia. :P Alguém pode me dizer do que é feito este motor? Porque, 147.000 km e só fez a parte de cima , tá louco ...

".... Fala galera blz ?

Desculpem o atraso na resposta, estou meio devagar com a internet ultimamente..... Hehehehehehe

Mas, vi que a informação que dei sobre a Fazer acabou tomando uma dimensão inesperada então percebi que precisava realmente dar um feedback do que aconteceu com a minha valente companheira de viagens, a Fazer ....

Enfim, tem uns 10.000 kms que fiz o conserto, esperei um pouco mais para poder andar alguns kms com dois amigos que foram para a Bolívia, o F.Quebramar e o Gustavo, depois deixei a moto num mecânico.

Foi trocado os anéis do pistão, e também feita a retífica do cabeçote.

Aproveitei e troquei a corrente de comando e os discos de embreagem..... Só para aproveitar mesmo, daria para rodar um pouco mais....

Bom, tem mais de 10.000 kms e a moto está em ordem, exceto que está morrendo quando reduz muito rápido, já troquei os anéis do Tps, melhorou mais ainda não ficou 100%, acho que vou ter que limpar o bico de injeção e ajustar o CO.... A última vez que fiz isso a moto tinha 75.000 km e fiz só por curiosidade mesmo..... Heheheheheheehheheeh.... Acho que já está na hora de novo.... Hehehehehehehehe

Enfim, procurei um ótimo mecânico e isso tem um preço, sinceramente não me importei com o valor, a Fazer MERECE......

Dureza foi ficar longe dela 1 semana....... Hehehehehehehe

Amigos as peças trocadas estão em casa, e já prometi que vou tirar fotos delas para um dia postar...... Hehehehehehee

Um dia faço isso..... Hehehehehehehehehehe

Aproveitei e perguntei para o mecânico sobre o estator e se valeria a pena trocá-lo agora, ele falou que não e para minha felicidade me comentou que se um dia tiver problemas com ele numa viagem, seria só manter a bateria carregada que a Fazer não pararia.....

Bom, quem já leu o relato da viagem para Atacama e Machu Picchu sabe que nós viajamos com um carregador de baterias na bagagem, desses do Carrefour mesmo..... Hehehehehehehe

Galera é isso, a minha companheira de viagens, a valente Fazer, já abandonou o vício de fumar faz uns 10.000 kms e acho que vai ficar assim, mais um boooooooom tempo...... Segundo o Hulk, ela está zerada..... Uhuuuuuu.... Pronta para muitos kms sem vento ou com vento ou muito vento ou o que vier pela frente....... Hehehehehehehe

Lico desculpe a desvirtuada do tópico...... Hehehehehehehe

Grande abraço,

Chinaf "

" it's just the road´s dust, in my veins, in my heart ..."
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Patriarca, Soueu

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Nov 2012 12:51 - 20 Nov 2012 12:52 #12 por silver knigth
Srs. Boa Tarde.
Fiz a mesma pergunta para a rapaziada que anda de moto lá no Mochileiros, sobre do que é feito o motor da Fazer, e recebí três respostas dignas de nota....
1) Kriptonita :lol:
2)Titânio :blink:
3) ... de uma liga secreta, desenvolvida/produzida por Trolls aprisionados em uma caverna subterrânea na Groenlândia, pelos engenheiros da Yamaha... :S :ohmy: :whistle: ...
Quanto a esta última, sem comentários ...
Mas, Gaiato, tem em todo lugar..... :lol: :lol: :lol: :P
Silver

" it's just the road´s dust, in my veins, in my heart ..."
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Soueu

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Nov 2012 19:34 #13 por Paulo Ceará
Conforme um amigo meu,que já foi funcionário(chefe de oficina),tanto da Yamaha quanto da Honda,o motor da Fazer dura em média 180.000KM.
Quanto a troca de óleo,sempre troquei conforme o manual,nunca tive problemas.

Paulo Ceará

Maracanaú-CE

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Nov 2012 22:15 #14 por André Cardoso
Excelentes esses comentários sobre a duração do motor da Fazer. :cheer:

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

22 Nov 2012 10:03 #15 por vandeco
Silver! Pergunta para o Chinaf de quantos em quantos km ele troca o óleo?

"Vinde a mim todos os que estão cansados e oprimidos e eu vos aliviarei" Senhor Jesus

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.193 segundos