Tá na hora de trocar Corrente de Comando ou Tensor ?????

06 Ago 2012 22:51 #1 por milanbee
Pessoal,


Minha Fazer (2012) tá com 18K, e quando troquei o acionador do tensor da corrente de comando por um de catraca da Plasmoto, vi que faltavam apenas 3 dentes para ele atingir o limite.Após a troca foi uma maravilha, aquele barulho de "tec...tec...tec..." sumiu, mas agora está voltando.

Minhas dúvidas são as seguintes:

1ª_Qual a durabilidade da corrente de comando e do tensor???? Tipo: "é normal trocar após quantos KM"

2ª_Quando o acionador do tensor chega no limite, é sinal de que tem que trocar a corrente de comando ou o tensor da corrente ou tem que trocar os dois?

3ª_Tem alguma marca de corrente de comando para Fazer sem ser a da Yamaha que vocês me indicariam para troca?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Ago 2012 06:18 - 07 Ago 2012 06:18 #2 por MATUSA
Trocar com 18000 km ???? :blink:

Acho que tem que durar uns 35000 !!!!! Ou mais...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Ago 2012 10:34 #3 por Soueu
Para mim é novidade, pois nem nos testes de longa duração foi constatado desgaste nessa peças
www.revistaduasrodas.com.br/tecnicas/detalhes.aspx?id=478

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Ago 2012 12:56 #4 por milanbee
Realmente, se não fosse pelo fato da fazer em questão ser uma 2012 e não a versão anterior. Tudo bem que o motor seja o mesmo, mas você garante que as peças internas são as mesmas que eram usadas no modelo anterior?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Ago 2012 16:27 #5 por Soueu
Melambe não ! :angry: Se lambe tu ! :P :lol:

Como disse, eu nunca li a respeito deste desgaste, ignorância minha. Para mim isso é novidade. Se for qualidade do material, provável outros casos iguais com motos do mesmo período de fabricação.

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Ago 2012 17:37 #6 por VENTANIA
Milambe, tudo bem.


A troca do tensor de corrente de comando é normal nas Twisters e Tornados e primeira vez que ouço essa troca numa Fazer ainda mais 2012.
Tenho amigos que teem Lander que praticamente é o mesmo motor, com mais de 90.000km e nunca tiveram problemas como voce teve.

Eu se fosse voce tiraria já esse tensor da Plasmoto catracado, pois com uns 20.000km de uso ele começa a "comer a guia" interna e voce terá maior problema ainda.

Tive que trocar o meu tensor de corrente de comando de minha TORNADO, com 38,000km somente, mas nem precisaria porque não me incomodo com aquele tec,tec,tec que o tensor faz, porque o importante é o original estar com a mola em bom funcionamento, ou seja, fazendo sua função de esticar a corrente de comando. Isso quem me afirmou e eu conheço o cara pessoalmente a 15 anos, foi o chefe da oficina de uma cc honda aqui de São Paulo.

Perguntei para ele, Fernando voce me conheçe, sou muito chato em questão de estar com minha moto em dia e não quero ter problema de motor ou estourar esse esticador ou tensor de corrente de comando com esse barulho tec,tec,tec ele falou...............te conheço a 15 anos e não deixaria esse tensor estourar em sua moto, causando danos a seu motor. Se voce não se importar com esse tec,tec, tec, fique com esse tensor original que trocou aqui que ele esta fazendo a sua função de esticar a corrente de comando, sua mola esta intacta e com tensão, somente esse tec,tec,tec, que se não te incomodar terá muitos mil km pela frente sem problemas. Mas não use o da plasmoto e veja não é conversa de concessionária não para te vender o original, que ele causa problema na guia interna do cabeçote.

UM ABRAÇO A TODOS

RUY

SÃO PAULO - CAPITAL



Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Soueu

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Ago 2012 20:56 #7 por milanbee
Ok, mas o mecânico dentro da Yamaha me recomendou um tensor de catraca. E eu não me arrependi não. Agora eu pretendo trocar a corrente de comando e os Tensores. Mas os originais da Yamaha são caros pra caramba. Alguém tem sugestão de alguma marca confiável?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Ago 2012 11:32 - 08 Ago 2012 11:33 #8 por ggsjunior
Meu amigo, desculpe a sinceridade e a resposta um pouco áspera, mas nunca vi falar que alguém trocou a corrente e o tensor da Fazer. Isso é problema característico das Hondas antigas, e muitos ficaram com isso na cabeça. É de se espantar que o mecânico da concessionária tenha recomendado isso. Entre em contato com a fábrica e explique a situação, e eu duvido que eles vão recomendar isso, além de você perder completamente a garantia da moto.
Se gosta de problemas, gosta de mexer na moto, gosta de fortes emoções, gosta de procurar chifre na cabeça de cavalo, troque. Mas não há nenhum motivo técnico para essa troca. Se vai se sentir melhor por parecer que está cuidando bem da sua moto, tudo bem.
Coitado de quem pegar essa moto depois usada ...

Kansas 150 2008 - Preta

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Ago 2012 12:31 #9 por Patriarca
Porque colocou essa catraca?
Pra não precisar fazer as regulagens periódicas?
Acho que vc arrumou uma bela dor de cabeça pois parece que trocou o certo pelo duvidoso.
Quer uma sugestão sincera, coloque o original, com peças de motor não é bom se arriscar colocando uma paralela, às vezes o barato sai caro.

Abraço.

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Ago 2012 15:05 #10 por milanbee
Coloquei porque, o glorioso "original" que tava nela não estava dando conta do recado, tipo: _O mecânico que regulou ele na minha frente, digo isso porque eu vi, ele apenas tirou a porca e apertou o parafuso com ela ligada e o barulho de "TEC...TEC...TEC..." parou, mas ele me disse que voltaria em breve.
E de fato ele estava certo, não rodei 1000KM e o barulho voltou, então eu mesmo troquei o acionador do tensor, e foi só alegria. Não ouvi de ninguém não, eu mesmo fiz e não me arrependo. Procurem comparar os dois se tiverem a oportunidade e verão que o de catraca passa muito mais confiança.

Sem contar que tem muitas peças paralelas que estão durando muito mais que as genuínas.

E pra mim eu sou do tipo que o motor tem que funcionar como um reloginho, sem barulhos adversos. Porque só quem já ficou na estrada sabe o que é passar aperto.

E eu até hoje nunca fiquei e nem quero ficar, mas quem já ficou sabe do que eu tô falando.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Patriarca

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Ago 2012 00:10 #11 por ezenecon

milanbee escreveu: Coloquei porque, o glorioso "original" que tava nela não estava dando conta do recado, tipo: _O mecânico que regulou ele na minha frente, digo isso porque eu vi, ele apenas tirou a porca e apertou o parafuso com ela ligada e o barulho de "TEC...TEC...TEC..." parou, mas ele me disse que voltaria em breve.
E de fato ele estava certo, não rodei 1000KM e o barulho voltou, então eu mesmo troquei o acionador do tensor, e foi só alegria. Não ouvi de ninguém não, eu mesmo fiz e não me arrependo. Procurem comparar os dois se tiverem a oportunidade e verão que o de catraca passa muito mais confiança.

Sem contar que tem muitas peças paralelas que estão durando muito mais que as genuínas.

E pra mim eu sou do tipo que o motor tem que funcionar como um reloginho, sem barulhos adversos. Porque só quem já ficou na estrada sabe o que é passar aperto.

E eu até hoje nunca fiquei e nem quero ficar, mas quem já ficou sabe do que eu tô falando.


Cara, isso não existe!!!!!! Todo motor Yamaha 250 (Fazer, Lander ou Tenere) faz o maldito clec-clec. Isso não é defeito, é caracteristica do motor!!!!! Quem não quizer oiuvir esse barulhinho, não compre Yamaha 250! ISSO É FATO!!! Só que tem gente que não gosta de ouvir o tal do clec-clec e fica enchendo o saco do mecanico paraq tirar. e ele por sua vez, estrangula o regulador até sair sangue, só que não dura muito, pois loga a folga (normal) volta e com ela o clec-clec. daí o cara volta na CC e enche o saco do mecânico. Quando ele não aguenta mais, acaba mandando o cara fazer essa mer..... de trocar o tensor. Com isso, vc perdeu a garantia do motor. NMem adianta falar que foi o mecânico da CC que te indicou.

O motor da Fazer aguenta sossegadso até os 100 mil km sem trocar a corrente de comando, porém faz o clec-clec.

No meu serviço, um colega comprou um fazer 2011 de depois de uns 2 meses, estava de CB 300. Quando perguntei o que tinha acontecido com a Fazer, ele me disse que não aguentava mais o cle-clec do motor. Só trocou o barulho domotor pelo barulho da transmissão!!!!!!!!

Motor faz barulho! Tem uma porção de peças dentro dele que se movimentam e se chocam produzindo ruidos. Isso é normal. Só o barulho anormal é que é perigoso e que causa problemas.

Então, se vc não que ouvir o clec-clec do motor da Fazer, troque de moto ou compre um capacete com melhor acabamento acústico.

Quanto à sua pergunta inalgural, acho difícil alquém do forum te informar, pois não vi ninguém com esse problema, mesmo com a moto com + de 50 mil km. Muito pelo contrário.

Agora, se vc não se arrepende, porque abriu o tópico?????????????????????????????????????????

Ezenecon

2º ENM, eu também FUI!!!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Ago 2012 08:41 #12 por Chicolau
ao mudarmos de marca temos que saber as característica para não levar vicioso da anterior
ou modelos ultrapassados

F 700 GS 17/17
NÃO COMPREM PEÇAS USADAS...
São Paulo SP
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Soueu

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Ago 2012 11:07 #13 por Soueu
É isso aí Chico !

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Ago 2012 14:45 #14 por ezenecon
Ué!!!!!!!! Cadê o tal de Milanbee???????

Será que trocou o tensor????

Ezenecon

2º ENM, eu também FUI!!!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Ago 2012 19:22 #15 por edson.almeida
Realmente eu fiquei assuntado quando entrei nesse tópico e vi pessoas falando sobre 35k, 18k e trocando tensionador e corrente de comando a minha moto esta com 80k e é tudo original, realmente ela tem um barulho característico de tec...tec...tec.., mas nunca encontrei algo anormal no motor da moto inclusive abri o motor a tempos atrás para regular válvulas e estava tudo certinho nas medidas padrões então não precisei regular, mas vi minha corrente de comando e estava novinha na ocasião....acho que eu não preciso trocar não....mas me digam ai o pessoal que tem mais experiência o que já trocou alguma vez...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.172 segundos