Costumo mexer na moto e consertar pequenos defeitos. Aprendo como a moto funciona e ainda economizo uma grana. Em 2012 o meu filhote de rottweiller comeu o cabo flexível do freio dianteiro da minha XT 660 R 2008 Azul em bom estado. Fui a concessionária e o preço da mangueira da frente apenas era maior do que um kit aeroquip completo. Decide trocar tudo e fiz um vídeo mostrando como faz.
Fazer a sangria nesse caso é moleza. O freio é convencional, não tem abs. Feita a sangria o freio tá pronto.
O tempo passa, comprei um F800 GS tripleblack e num tombo bobo quebrei o reservatório do fluido de freio traseiro.
Troquei o frágil reservatório de plástico por um de aço inox bem maneiro. Ficou massa.
Eis o tópico
A troca ocorreu sem problemas e nem precisou fazer sangria porque não entrou ar no sistema.
Na foto dá para notar que a mangueirinha de baixa pressão está bem tensa. Com o passar do tempo ela rompeu e aí num teve jeito. Entrou ar no sistema. Troquei a frágil mangueirinha ordinária de borracha por uma bela mangueira de silicone bem mais robusta. Completei o fluido dot4 e danei-me a tentar fazer a sangria. Nada feito !
O pedal de freio traseiro ficou duro que só um pau e não baixava. Também não acionava o freio. A roda ficava livre livre. Liguei a moto esperando que o abs entrasse em ação e fizesse sua mágica. Nada feito.
Decidi dar uma volta com a moto e acionar o freio. Aì ele baixou ! Voltei a oficina e fiz a sangria, várias vezes. Sangrava, ligava e acionava o freio, sangrava de novo. O freio foi chegando e deu certo.
Andei com a moto uma semana e o freio baixou de novo. Mas não tem vazamento. AInda tinha ar. Fiz uma terceira sangria e dessa vez o freio não cedeu mais.
A pergunta é: é assim mesmo que se faz ? Sei que se levar na concessionária tem uma ferramenta mágica que faz a sangria na hora. Mas quero um método alternativo que me permita fazer sangria em um lugar bem longe de revenda BMW como o Jalapão, Quipapá, ou coisa parecida.
Comprei uma F800GS a 2 semanas...e igual a vocês...passo longe de CC.
Como a moto é 2012 e estava "parada" havia algum tempo, resolvi trocar todos os fluídos...
Começando pelos freios...
Com uma pequena mangueira instalada no pico de purga da pinça traseira, fui bombeando o pedal e assim completando com o novo óleo...acontece que o óleo antigo tinha tom amarelado...e no novo vermelho...
Assim que a cor do óleo na mangueira da pinça ficou totalmente vermelho, completei por mais 2x o reservatório, e continuei bombeando...afim de expulsar todo e qualquer vestígio do antigo fluído.
Depois disso...com a ajuda de um amigo...ele bombeava o pedal 4x vezes e o mantinha pressionado, eu por vez abria a purga para que o óleo sob pressão fosse aliviado, eliminando assim as bolhas e de ar...feito isso por 2x, novamente completei o reservatório e pronto...sistema revisado.
Repeti o mesmo processo nas pinças dianteiras...uma de cada vez...e também 4x bombeadas de manete, segura, purga, fecha e solta...
No total gastei todo os 500ml do frasco de DOT4...depois de feito isso...ajustei novamente os manetes...pois inicialmente estavam um pouco duros...mais era questão de ajuste...e agora depois de quase 200 km o freio se comporta perfeitamente...
Vale lembrar que todo cuidado é pouco, quando se manuseia fluidos de freio, pois podem danificar a pintura e os plásticos da moto.
Qualquer dúvida...só perguntar.
Lugares Fui e Amigos Que Fiz, Destes Jamais Me Esquci!
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