RPM de moto, Durabilidade de motor e outras dúvidas.

11 Jan 2014 10:46 #1 por Guibo_AKVA
E aí pessoal, como TER uma moto minha será uma novidade, já que até os dias de hoje só pegava emprestado ou usava a moto da família, nunca me ligava muito nessas coisas. Tenho algumas dúvidas dessas porque estou mais acostumado com o meu carro e a moto tem um comportamento completamente diferente, então lá vai.

RPM e Giro do motor: Essa pergunta deve ser simples pra vocês. No carro, estando na cidade, o carro trabalha de 1000 a 2500~3000 RPM nas condições normais. Sempre tento manter em no máximo 2500, trabalhando em 2000. A moto é menor, o motor gira mais e isso é normal. Eu tô pra pegar uma Ninja 300 e sempre vejo o pessoal comentando que na Ninja 250 tem que deixar o giro quase nos 10.000RPM pra ela mostrar pra que veio. Ando com uma FAZER 250 e ela sempre trabalha em 6000~7000 RPM e não sei se eu tô esgoelando o motor da coitada ou se é realmente esse o normal. Eu acho que é normal, mas quem tem mais experiência pode dizer melhor.

Duração do motor: Eu quero pegar a moto pra andar mais pela estrada, viagens e etc e aí vem aquela dúvida de até quando o motor vai durar. Um carro, bem manutenido dura uns 150mil Km...e a moto, é tudo isso mesmo ou dura menos por ser menor também?

Óleo para o motor: Bem, eu não sei qual marca de óleo a kawasaki usa nas suas motos, mas dessas marcas que vejo em revistas e sites, qual é a melhor para as motos, ainda mais para a Ninjinha, que pelo que vejo trabalha em rotações elevadas? Outra coisa...nunca sei. Esses números de 15W-30, 20W alguma coisa, o que elas significam? Eu sei que é a viscosidade, mas quanto maior o número, mais grosso ele é? E quanto mais fino o óleo, melhor pro motor?

Bom, vou deixar por aqui que já foram muitas perguntas pra um dia só. Valeu aí pessoal.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Jan 2014 16:50 #2 por Cocomoto
Rapaz, eu tinha a Ninja 250 e nem de longe precisa ficar com o giro 10mil rpm. Exagero puro.

É verdade que a ninja precisa de giros altos pra ter força plena, mas a verdade é que a não ser que tu esteja correndo da policia, você não vai precisar da força toda que moto pode oferecer. E levando em conta que a Ninja 300 tem mais torque em baixa, nem se preocupe com isso.
Na cidade, a Ninja 250 andava na casa dos 4mil rpm, acima disso o motor já fala mais alto e não fica condizente com o ritmo que voc~e está andando(levando em conta que está andando normalmente).

Na BR eu já deixo o giro subir mais, além de ser mas gostoso é mais divertido ! Na estrada a 100Km/h a Ninja 250 ficava na casa dos 7mil rpm, nada muito alto para um motor que chegava na casa dos 13mil giros que era quando o motor cortava.
Acho que quanto mais baixo o giro, melhor... desde que não fique forçando o motor, dando trancos. Mas motor de moto chega aos 100mil fácil se tu der a manutenção e o uso correto, mesmo atingindo giros mais altos que nos carros(que acho coisa linda isso, sinceramente).

Quanto ao óleo, usava o Lubrax 20W50 mesmo. Tentei usar o Motul mas pra comprar aqui na região era impossível. Tem o Lubrax TecnoMoto que vou passar a usar na GSX, que é um pouco mais caro mas é tão bom quanto os Motul, e com preço muito menor.
Mas no geral, veja as especificações no manual da moto que você vai ficar bem.

E parabéns pela moto, com certeza você vai se apaixonar por ela.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Jan 2014 17:31 #3 por Guibo_AKVA
Hehe, valeu pela dica Cocomoto.

Na Fazer ele chega aos 7mil RPM quando tá aos 80km/h. Então acho que até tô conduzindo normal.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Jan 2014 17:46 #4 por Berlim
Em termos de giros, existem dois tipos de motores: os que privilegiam o torque que funcionam a baixos giros e os que focam mais na potência e que necessitam de mais giros para terem um bom desempenho. Os motores de baixo giro, são geralmente, mais econômicos e mais duráveis, já os de altos giros miram apenas na esportividade. Tudo depende do uso que o usuário deseja ter: viagens longas e trânsito pesado, motores com mais torque são mais adequados, pois exigem menos trocas de marchas e tornam a condução mais agradável com o motor funcionando em giro baixo. Já os motores com altos giros só apresentam vantagens em competições, onde a retomada de velocidade deve ser feita de modo "explosivo", ou para usuários que gostem de cambiar marchas e ouvir o motor gritar.

Quanto ao óleo lubrificante, já é um assunto mais complexo. E para entender o funcionamento dos tipos de óleo primeiro deve-se entender o significado das siglas.

A classificação SAE determina que quanto maior a numeração, maior a viscosidade do óleo. Já aquela letra W que aparece nas especificações do óleo, vem do inglês "winter" que significa "inverno". Os óleos de alta viscosidade são mais apropriados para altas temperaturas, já os de baixa viscosidade não se solidificam e não comprometem o bombeamento do óleo no motor. E também existem os multi viscosos que unem as propriedades dos óleos de inverno com as dos óleos de verão.

ÓLEOS DE VERÃO: SAE 20,30,40,50,60
ÓLEOS DE INVERNO: SAE 0W, 5W, 10W, 15W, 20W, 25W
ÓLEOS MULTI VISCOSOS: SAE 20W-40, 20W-50, 15W-50

Vale observar, que por exemplo, um óleo SAE 20W-40 se comporta como um óleo de inverno 20W em baixas temperaturas e como um óleo de verão SAE 40 em climas mais quentes. Isto significa que ele tem uma ampla faixa de utilização.

CLASSIFICAÇÃO API: mede os níveis de desempenho de cada óleo e é classificado por uma sigla de duas letras: a primeira mostra o tipo de combustível enquanto a segunda o tipo de utilização (severidade) à qual o motor estará sujeito. Sendo assim, motores a gasolina, GNV, Álcool ou Flex a 4 tempos são classificados com siglas SH, SJ, SL, SM e SN. Observando que um óleo SJ passa pelos testes que um SH passa e outros que um SH não é capaz de passar, e assim por diante.
Os motores diesel recebem classificação CJ-4, CI-4, CH-4, CG-4, etc. Quando o motor diesel é a dois tempos, o número 4 é substituído por um número 2.
Motores 2 tempos a gasolina são classificados TA, TB e TC.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Tony Fariano

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Jan 2014 17:49 #5 por Berlim
Em termos de giros, existem dois tipos de motores: os que privilegiam o torque que funcionam a baixos giros e os que focam mais na potência e que necessitam de mais giros para terem um bom desempenho. Os motores de baixo giro, são geralmente, mais econômicos e mais duráveis, já os de altos giros miram apenas na esportividade. Tudo depende do uso que o usuário deseja ter: viagens longas e trânsito pesado, motores com mais torque são mais adequados, pois exigem menos trocas de marchas e tornam a condução mais agradável com o motor funcionando em giro baixo. Já os motores com altos giros só apresentam vantagens em competições, onde a retomada de velocidade deve ser feita de modo "explosivo", ou para usuários que gostem de cambiar marchas e ouvir o motor gritar.

Quanto ao óleo lubrificante, já é um assunto mais complexo. E para entender o funcionamento dos tipos de óleo primeiro deve-se entender o significado das siglas.

A classificação SAE determina que quanto maior a numeração, maior a viscosidade do óleo. Já aquela letra W que aparece nas especificações do óleo, vem do inglês "winter" que significa "inverno". Os óleos de alta viscosidade são mais apropriados para altas temperaturas, já os de baixa viscosidade não se solidificam e não comprometem o bombeamento do óleo no motor. E também existem os multi viscosos que unem as propriedades dos óleos de inverno com as dos óleos de verão.

ÓLEOS DE VERÃO: SAE 20,30,40,50,60
ÓLEOS DE INVERNO: SAE 0W, 5W, 10W, 15W, 20W, 25W
ÓLEOS MULTI VISCOSOS: SAE 20W-40, 20W-50, 15W-50

Vale observar, que por exemplo, um óleo SAE 20W-40 se comporta como um óleo de inverno 20W em baixas temperaturas e como um óleo de verão SAE 40 em climas mais quentes. Isto significa que ele tem uma ampla faixa de utilização.

CLASSIFICAÇÃO API: mede os níveis de desempenho de cada óleo e é classificado por uma sigla de duas letras: a primeira mostra o tipo de combustível enquanto a segunda o tipo de utilização (severidade) à qual o motor estará sujeito. Sendo assim, motores a gasolina, GNV, Álcool ou Flex a 4 tempos são classificados com siglas SH, SJ, SL, SM e SN. Observando que um óleo SJ passa pelos testes que um SH passa e outros que um SH não é capaz de passar, e assim por diante.
Os motores diesel recebem classificação CJ-4, CI-4, CH-4, CG-4, etc. Quando o motor diesel é a dois tempos, o número 4 é substituído por um número 2.
Motores 2 tempos a gasolina são classificados TA, TB e TC.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Guibo_AKVA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Jan 2014 21:49 #6 por Guibo_AKVA
Berlim, então a viscosidade do óleo eu sigo a recomendação do fabricante do motor e esse SH,SJ,SL e tal, quer dizer que sumariamente o óleo SN é melhor que o SM, que é melhor que o SL e assim por diante?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Jan 2014 13:17 - 13 Jan 2014 13:21 #7 por Berlim

Guibo_AKVA escreveu: Berlim, então a viscosidade do óleo eu sigo a recomendação do fabricante do motor e esse SH,SJ,SL e tal, quer dizer que sumariamente o óleo SN é melhor que o SM, que é melhor que o SL e assim por diante?


Sim, o melhor óleo para sua moto é aquele indicado pelo fabricante. A não ser, claro que você vá viajar com sua moto para um lugar com temperaturas extremas, aí sim você deverá escolher um óleo mais específicos para este tipo de ambiente. A viscosidade está ligada a vários fatores, como o regime em que o motor trabalha, o tipo de refrigeração que recebe, a complexidade dos dutos de lubrificação do motor, etc.

As siglas se referem ao desempenho do óleo durante o funcionamento do motor quanto a proteção contra desgaste, corrosão, diminuição das emissões e formação de depósitos.Você pode perceber isto no preço dos óleos, pois os SG, SH são muito mais baratos do que os SL, SM. Quanto maior a letra, maior a capacidade do óleo em atender às severidades do motor. Contudo, vale lembrar que independentemente das siglas, devemos utilizar óleos específicos para motos que contém alguns aditivos, pois o mesmo óleo que lubrifica o motor, lubrifica também as engrenagens do câmbio, ao contrário dos carros que recebem óleo específico para câmbio.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Jan 2014 11:59 #8 por Correa
Procure escolher uma moto que atinja a velocidade cruzeiro que você deseja, próximo a 60% da sua rotação útil (máxima) ex. se a máxima RPM é de 10.000, que ela atinja 110 Km/hora a 6.000 RPM, isso lhe dará economia, durabilidade e reserva de potência para ultrapassagens.
Dê preferência para óleos "SL" (especificação) em diante, e 20/50 está bem legal para nosso clima tropical.
Usando assim e dando manutenção preventiva, tem motor para bem mais de 100.000 Km.

Viva e deixe viver.
INTRUDER 125, YS250, Bayou250 e Fourtrax420, GSR125, MT-09
www.youtube.com/user/Clipoteca/videos?view=0

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Jan 2014 14:45 #9 por Tony Fariano
Berlim, seu post me ensinou muito sobre as classificações e especificações dos diversos tipos de óleo.

meu muito obrigado

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.133 segundos