Guidão chacoalhando

27 Jul 2013 14:21 #1 por Lucas Mariano
Olá motoqueiros ... por favor me ajudem.

Seguinte , ontem reparei algo estranho e novo ... estava a 80km/h e soltei a aceleração (e o guidão) de repente ... rua plana e no reto , a moto foi perdendo velocidade rápido e o q me chamou atenção foi q ao soltar o guidão ele chacoalhou muito porem qdo a aceleração estabilizou e ficou "constante" parou de chacoalhar.

Eh normal ou o que pode ser??? Já aconteceu com alguém???

Alguns detalhes:
- Comprei a moto com 12.000 km; hoje está marcando 22.555 km e até hoje não troquei o óleo da bengala;
- Caixa de direção (ou a mesa, sei lá) está com um "calão";
- Chacoalhou entre as velocidades 80km/h e 60km/h enquanto desacelerava, ou seja, quando atingia uma velocidade e aceleração constante não chacoalhava ... quando notei que aconteceu (repetindo, numa pista mais plana) fiz outros testes ... não creio que seja problemas da rua.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Jul 2013 11:40 #2 por Correa
Respondido por Correa no tópico Guidão chacoalhando
Pneu descalibrado.
Pneu abaixo de meia vida.
Pneu com a lateral machucada por impacto.
Roda desbalanceada. (menos provável)

Viva e deixe viver.
INTRUDER 125, YS250, Bayou250 e Fourtrax420, GSR125, MT-09
www.youtube.com/user/Clipoteca/videos?view=0

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Ago 2013 09:08 #3 por Lucas Mariano
Respondido por Lucas Mariano no tópico Guidão chacoalhando
Bom, dando um feedback.

Passei hoje no mecânica pra fazer um "big" orçamento e aproveitei pra comentar o ocorrido ... eis que ele sugere duas opções:

1ª (e até mais óbvia) - roda empenada;
2ª (que eu não tinha me atentado mas faz todo sentido) - minha moto tem baú ... então, "fisicamente" pensando, a moto estando em uma velocidade consideravelmente elevada (80km/h) e em desaceleração vai criar esse atrito (arrasto, sei lá); entre eu e o baú tem um espaço vago onde o ar entra e cria também algum tipo de atrito (lembrando, em alta velocidade), além do atrito entre o ar e o lado externo do baú. Não sou dos mais entendidos em física pra conseguir falar de maneira clara, mas faz sentido.

A moto não ficou pra ser analisada, foi uma conversa só ... é isso aí.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Ago 2013 10:38 #4 por Correa
Respondido por Correa no tópico Guidão chacoalhando
A roda empenada ele poderia ver na hora, é só colocar no descanso central e girar a roda, aproveita e vê logo as duas.
Não cogitei a roda por não saber se a mesma é de liga leve ou raiada e desculpe, até desconsiderei essa hipótese, pois se a roda estiver empenada ele tremeria o tempo todo e não só na desaceleração.
Tembá não tinha ciencia da existência de um baú, mas também acho que ele não chacoalharia a moto, e sim a balançaria em velocidades mais altas por causa do fluxo de ar que passa entre o piloto e ele, o mesmo acontece quando levamos um garupa e ele fica muito afastado do piloto, é o mesmo efeito.
Aproveite ao suspender a moto veja além da posição do calo, a folga dos rolamentos.
Se u calo estiver um pouco fora do centro, pode causar esse sintoma.

Viva e deixe viver.
INTRUDER 125, YS250, Bayou250 e Fourtrax420, GSR125, MT-09
www.youtube.com/user/Clipoteca/videos?view=0

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Ago 2013 11:25 #5 por Lucas Mariano
Respondido por Lucas Mariano no tópico Guidão chacoalhando
Correa, eu já notei que o calo está sim um pouco fora do centro e ultimamente a direção está mais pesada que antes ... já fiz o orçamento incluindo a troca da caixa de direção (inclusive, você me indica alguma?)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Ago 2013 12:32 #6 por Correa
Respondido por Correa no tópico Guidão chacoalhando
Puxa !!! Lucas,
Eu sou suspeito para isso.
Como sou eu que faço a manutenção nas minhas motos, já que economizo na mão de obra, eu compro peças originais.
Não conheço nada do paralelo.

Viva e deixe viver.
INTRUDER 125, YS250, Bayou250 e Fourtrax420, GSR125, MT-09
www.youtube.com/user/Clipoteca/videos?view=0

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Ago 2013 14:41 #7 por ezenecon
Respondido por ezenecon no tópico Guidão chacoalhando

Lucas Mariano escreveu: Olá motoqueiros ... por favor me ajudem.

Seguinte , ontem reparei algo estranho e novo ... estava a 80km/h e soltei a aceleração (e o guidão) de repente ... rua plana e no reto , a moto foi perdendo velocidade rápido e o q me chamou atenção foi q ao soltar o guidão ele chacoalhou muito porem qdo a aceleração estabilizou e ficou "constante" parou de chacoalhar.

Eh normal ou o que pode ser??? Já aconteceu com alguém???

Alguns detalhes:
- Comprei a moto com 12.000 km; hoje está marcando 22.555 km e até hoje não troquei o óleo da bengala;
- Caixa de direção (ou a mesa, sei lá) está com um "calão";
- Chacoalhou entre as velocidades 80km/h e 60km/h enquanto desacelerava, ou seja, quando atingia uma velocidade e aceleração constante não chacoalhava ... quando notei que aconteceu (repetindo, numa pista mais plana) fiz outros testes ... não creio que seja problemas da rua.


Caro amigo Lucas,

Esse problema está diretamente relacionado ao uso do Baú!!!!!!

Se seu baú for grande, pior.

Pode ser que exista outro problema, como roda desbalanceada, suspenção com óleo vencido, etc. etc., porém esses problemas são amplificados com o uso do baú.

Faça o teste retirando o baú!!!

Digo isso porque tenho uma Fazer e uso um baú de 46 L. Só dele estar instalado, já sindo diferença (mínima) mas quando ele está cheio o schiming é violento, ainda mais se a "carga" estiver desbalanceada no baú!!!! Quando tiro, a moto é outra!!!!

Eu já me acostumei com isso, e hoje não fico sem meu "bauzinho". Mas quando quero acelerar e estou sozinho, tiro ele!!!!

Ezenecon

2º ENM, eu também FUI!!!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Ago 2013 11:42 #8 por Lucas Mariano
Respondido por Lucas Mariano no tópico Guidão chacoalhando

ezenecon escreveu: Caro amigo Lucas,

Esse problema está diretamente relacionado ao uso do Baú!!!!!!

Se seu baú for grande, pior.

Pode ser que exista outro problema, como roda desbalanceada, suspenção com óleo vencido, etc. etc., porém esses problemas são amplificados com o uso do baú.

Faça o teste retirando o baú!!!

Digo isso porque tenho uma Fazer e uso um baú de 46 L. Só dele estar instalado, já sindo diferença (mínima) mas quando ele está cheio o schiming é violento, ainda mais se a "carga" estiver desbalanceada no baú!!!! Quando tiro, a moto é outra!!!!

Eu já me acostumei com isso, e hoje não fico sem meu "bauzinho". Mas quando quero acelerar e estou sozinho, tiro ele!!!!


Eu vou fazer o teste sim, principalmente agora que me veio uma segunda opinião a respeito do baú. Estou inclinado a acreditar nisso.

Mas heim ... você que é um cara experiente e de bastante vivência no fórum ... o que me indica: caixa de direção original ou outra pra intruder?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Ago 2013 14:24 #9 por ezenecon
Respondido por ezenecon no tópico Guidão chacoalhando
Lucas,

Minha Intruder só necessitou a troca da cx de direção aos 130.000 km. Nunca apresentou calo ou folga!!!! Quando troquei usei a original.

E olha que minha moto sempre andou com uma bela carga!! E ainda anda, pois está com meu "filhinho" que pesa só 136 kg!!!! :woohoo:

Não tenho parâmetros para julgar as outras cx do mercado!!!!

Ezenecon

2º ENM, eu também FUI!!!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Ago 2013 12:21 #10 por Lucas Mariano
Respondido por Lucas Mariano no tópico Guidão chacoalhando
Então ... mandei fazer a revisão geral em outra oficina que saiu por menos da metade do preço da outra.
Junto a tudo mandei trocar a caixa de direção e colocar uma "original" ... então, na nota fiscal vi na descrição: "Caixa Direção Yes / Kasinski / Katana 125" ... é isso mesmo?

Só ficou faltando trocar o óleo da bengala que eu esqueci ( :pinch: ); fora que regularam o guidão pouca coisa de nada pra esquerda, a moto tá uma belezura.

Aguardo resposta sobre a caixa de direção.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Ago 2013 13:16 #11 por ezenecon
Respondido por ezenecon no tópico Guidão chacoalhando
Pelo que eu saiba, a cx de direção da Intruder é a mesma da Katana. Não sei se é a mesma da Yes, mas pelo visto é!!!

Ezenecon

2º ENM, eu também FUI!!!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.140 segundos