Como eu mesmo posso fazer a manutenção da minha motocicleta (Fan 150 Esdi)

06 Jul 2013 19:09 #1 por renanv
Tenho uma Fan 150 ESDI ano 2012.
Fiz as revisões gratuita na autorizada e depois fiz outra revisão geral numa oficina de confiança com 12.000 km.
Agora está indo pra 20.000km rodados e vai eu ter que desembolsar mais dinheiro com outra revisão geral e agora não estou em condições financeira boa.
Então veio em mente: Invés de pagar para fazer a revisão, porque eu mesmo não faço!?
O óleo do motor eu mesmo que troco, ajuste de embreagem também faço quando necessário.
Agora uma revisão geral na moto nem sei por onde começar e quando saber se determinada peça deve ser trocada.
Alguém pode me da uma ajuda ai com dicas se vale a pena eu mesmo tentar aprender e fazer minha própria revisão e por onde devo começar, quais chaves comprar, etc...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Jul 2013 19:34 - 06 Jul 2013 19:39 #2 por Patriarca
Veja se aqui tem o manual de serviço da sua moto, se não tiver procure na net que nele você encontra tudo o que precisa ser feito nela na kilometragem necessária. :)

comunidade.motonline.com.br/forum/dicas-...7os-da-sua-moto.html

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Jul 2013 08:00 #3 por bokomoko
De fato é muito bom você mesmo fazer a revisão da sua moto.

Segundo o manual da Fan, aos 20 mil km você tem que verificar o seguinte

Linha de combustível - Ou seja, a mangueirinha de combustível que vem do tanque e leva até o corpo da injeção de combustível.
Acelerador - Revisar o cabo do acelerador, limpá-lo, lubrificá-lo
Respiro do motor - é a mangueirinha que sai do motor para liberar os vapores de óleo
Vela de ignição - Verificar apenas. Tira e dá uma olhada e se estiver suja, limpe-a.
Folga das válculas - Verificar. Isso é meio chato de fazer e requer um pouco mais de destreza mas com prática você consegue. Para verificar a folga das válvulas você vai precisar das lâminas de calibração de válvulas. Tem para vender no mercado. Custa uns 40 reais.
Trocar o óleo do motor - Moleza
marcha lenta - moleza
Escape - Moleza
Fluido de freio, sapatas, pastilhas, dutos, cabos, alavancas - Verificar se tem vazamento, completar o nível, lubrificar os cabos e tirantes dos freios a tambor
Interruptores da luz de freio - Verifique o dianteiro e traseiro e aproveite para ver se a lâmpada está ok
Embreagem - Verificar o cabo, lubrificá-lo se necessário, regular
Cavalete central - Verificar, limpar e lubrificar
Suspensão dianteira e traseira - Verificar
Rodas - Verificar

No manual recomenda só aos 24 mil mas é bom verificar sempre : aperto de porcas, parafusos, etc. Reaperte tudo e verifique se tem algum faltando.

Exceto pelo ajuste das válvulas, o resto é trivial. Mas mesmo o ajuste das válvulas dá para fazer. Você vai precisar de um torquímetro para apertar a tampa do cabeçote por igual e evitar empenos, além do calibrador que mencionei anteriormente.

Antes de revisar a moto é sempre bom fazer uma lavação caprichada nela. Lave-a e deixe-a brilhando e só então faça a revisão. Para lavá-la nos trinques siga esse vídeo aqui

Boko Moko.
Manguetown
www.bokomoko.com.br
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Soueu

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.108 segundos