Regular Posição do Farol

09 Maio 2013 12:02 #1 por Lucas Mariano
E ai motoqueiros ...
Procurei no google e também no sistema de busca do fórum e não encontrei ... então se já tiver algo parecido ou exatamente igual me perdoem (moderadores, se necessário fechem o tópico ou una com o outro já existente).
Há um tempo q eu fico meio inquieto com a posição do farol da minha moto. Sempre vejo o pessoal q tah na minha frente tapando os retrovisores dos carros com a mão ou mesmo os q vem em direção oposta em pistas duplas dão sinal de luz como se meu farol estivesse alto (o q nunca é o caso) ... então ante ontem resolvi mexer nele e a iluminação ficou muito próxima da moto ... e ficou a pergunta: como ajustar corretamente o farol?
Pesquisando na internê encontrei esse artigo (complexo, porém válido demais):

"AJUSTE DE FARÓIS DA MOTO COM AJUDA

Procedimento para alinhar o farol da moto com ajudante.

Na falta de um ajudante pode usar o descanso central, mas o ajuste tenderá a ficar alto de mais se a moto apoiar o pneu da frente ou baixo de mais se apoiar o pneu de trás.
Para fazer sózinho é preferível recorrer ao segundo método.

Procurar um local em que o chão seja o mais direito possível e exista uma parede branca ou de cor clara.

1 - Colocar a moto em frente à parede em condições normais de andamento (ajudante sentado a manter a moto direita sem recurso aos descansos), a uma distância de pelo menos 5 metros.
2 - Acender os médios e marcar na parede o foco da lâmpada, normalmente é o limite superior da zona de luz mais forte. Medir a altura deste ponto ao solo (H1).
3 - Medir com precisão a distância da parede ao farol (D1).
4 - Medir a altura do farol (centro da óptica de médios) ao chão (H).

Como o que se pretende, de acordo com o código da estrada é que o farol em médios ilumine o chão até 30 metros teremos que ajustar a incidência do farol até que a relação entra a medida H1 e a distância D1 seja a mesma que entre a medida H e os 30 metros preconizados no código da estrada.

Ou seja devemos regular o farol de forma a que: H/30 = H1/(30-D1) --> (30-D1)*H/30 (ver esquema abaixo)

Sendo que H (altura do farol ao solo) e D1 (distância da moto à parede) estão fixos, ajusta-se a inclinação do farol até obtermos o valor de H1 que nos interessa.

Exemplo:

Altura do farol ao solo (H): 80 cm -> 0,8 metros
Distância à parede (D1): 5 metros

Altura do foco de médios na parede (H1): (30-5) * 0,8 / 30 = 0,67 m => 67 cm
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AJUSTE DE FARÓIS DA MOTO SÓZINHO

Procedimento para alinhar o farol da moto sózinho

Procurar um local em que o chão seja o mais direito possível e exista uma parede branca ou de cor clara.

1 - Colocar a moto em frente à parede no descanso central e o mais perto possível da parede.
2 - Acender os médios e marcar na parede o foco da lâmpada, normalmente é o limite superior da zona de luz mais forte. Medir com precisão a altura deste ponto ao solo (H1).
3 - Medir com precisão a distância da parede a um ponto de referência na moto, pode ser ao farol mas não é obrigatório (D1).
4 - Deslocar a moto para uma distância de pelo menos 5 metros da parede e volta a colocá-la no descanso central (garantir que a moto fica apoiada no mesmo pneu que no ponto 1).
5 - Repetir o procedimento do ponto 2 medindo novamente a altura do foco ao chão (H2)
6 - Repetir o procedimento do ponto 3 medindo a distância da parede ao mesmo ponto de referência na moto (D2)
7 - Medir a altura do farol (centro da óptica de médios) ao chão (H).

Como o que se pretende, de acordo com o código da estrada é que o farol em médios ilumine o chão até 30 metros teremos que ajustar a incidência do farol até que a inclinação do feixe luminoso corresponda à relação entrea alatura do farol (H) e os 30 metros preconizados no código da estrada.

Recorrendo à semelhança entre triângulos, ver diagrama abaixo, conclui-se que devemos regular o farol com a moto na segunda posição (mais afastada da parede) de forma a que: H/30 = (H1-H2) / (D2-D1) ---> H2 = H1 - H*(D2-D1)/30

Tendo por fixos os valores de H, H1, D1 e D2, ajusta-se a inclinação do farol até obtermos o valor de H2 que nos interessa.

Exemplo:

Altura do farol ao solo (H): 80 cm -> 0,8 metros
Posição 1:
Distância à parede (D1): 50 cm -> 0,5 m
Altura do foco de médios (H1) : 78 cm -> 0,78 m
Posição 2:
Distância à parede (D2): 5 m

Altura do foco de médios na parede (H1): 0,78 - 0,8 * (5 - 0.5)/30 --> 0,66 m -> 66 cm
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OBSERVAÇÕES AOS MÉTODOS APRESENTADOS

O segundo método, por usar uma abordagem diferencial é bastante mais preciso que o primeiro, pois os erros induzidos pelo descanso central e por uma suspensão sem qualquer carga, são cancelados pela subtração.

No entanto existe um outro erro induzido por nós. É que a distância D1 faz com que os ajustes efectuados na posição 2 afectem em simultâneo as medidas H1 e H2.
Para simplificar, desprezamos a variação em H1 que é mínima. Caso contrário teriamos de repetir todo o processo a cada ajuste da incidência do farol.

No entanto este é um erro muito pequeno e não é problemático pois irá fazer com que o farol fique um tudo nada mais baixo, pelo que não corremos o risco de encadear ninguém.

De qualquer forma será sempre um erro muito menor do que os erros induzidos pelo descanso central e pela falta de carga na suspensão se utilizado no primeiro método em lugar de um ajudante.

Claro que apenas vale a pena termos todas estas preocupações com a precisão do método utilizado se formos igualmente exigentes ao efectuar as medições.

Quanto a estas há ainda um detalhe a ter em atenção, para medir as distâncias à parede, não se deve utilizar nunca uma parte móvel da moto, como é o caso da forquilha dianteira, pois não conseguimos garantir que em duas medições esteja sempre na mesma posição.

Bom, e depois de todos estes ajustes não se esqueçam de ajustar a pré-carga da mola de trás de acordo com as variações de carga senão acabam por andar na mesma com as luzes altas ou baixas de mais."
FONTE


Se alguém tiver uma técnica menos complexa e efetiva, posta aí!

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