Cara, não sei se entendi sua pergunta, mas vou responder mesmo assim, utilizando minha experiencia, que não é grande coisa.
- Parar a moto utilizando freios (apenas): Se for como manda o figurino, deve-se parar a moto utilizando uma porcentagem do freio traseiro menor que a do dianteiro. Por exemplo, o Tite Simões uma vez escreveu que melhor seira utilizar 70% no freio dianteiro (a disco, geralmente) e 30% traseiro (tambor), porém esse assunto é polemico, outros especialistas - até mesmo o Tite - dizem que isso pode variar, dependendo da necessidade, ou até mesmo da moto, caso ela tenha freio a disco nas duas rodas. O importante é sempre flexionar os cotovelos a fim de amortecer o peso do corpo nos pulsos, também evitando que você perca a direção na frenagem. Se estiver com garupa também é outra matemática.
- Parar a moto utilizando freios e reduzindo a marcha (ao mesmo tempo): Cara, não encontrei nada sobre isso na net, nada especifico, então vou falar sobre o que já fiz ou vi, bem, reduzir a marcha não é complicado, mesmo estando na ultima, no caso da minha era até a 6ª, a maioria vai até a 5ª, o processo é rápido e fácil, mas não vejo como isso possa ajudar na frenagem de emergência, o Matusa também disse algo interessante, ao acionar a embreagem o motor fica livre, o que jogaria mais peso no freio e o fizesse demorar mais para parar completamente, eu acho, não sou físico nem mecânico
, o inverso parece ser mais difícil de acontecer. Por mais que o camarada tenha pés ligeiros, baixar as marchas não ajudaria na frenagem em nada, talvez serviria para reduzir o tempo da retomada, e só.
Espero ter ajudado.