Titan de 100 a 0 km/h, com objetivo de parar o mais rápido, como vocês fazem? Reduzem marcha ou n?

09 Abr 2013 02:26 #1 por Frash
De 100km/h a 0 km/h como vocês fazem para frear o mais rápido possível (menor distância)?

a)Freiam tanto dianteiro quanto traseiro e reduzem as marchas.

b)Freiam apenas o dianteiro e traseiro, sem reduzir marchas.

Pergunto porque eu consigo parar minha moto titan 150cc numa menor distância se eu apenas usar os freios (tanto traseiro quanto dianteiro).

Seu eu tentar diminuir usando as marchas ( reduzindo 5,4,3,2 e 1 até parar) e freiar o máximo possível com freios traseiros e dianteiros, eu levo uma distância bem maior para freiar.

Um conhecido meu disse que para bem mais rápido se usar as marchas. Intrigado, fiz vários testes, e digo :é impossível para mais rápido usar redução de marchas ao mesmo tempo que freio tudo. Treinei muito e, no máximo ,melhorei um pouco a distância, mas se eu me concentrar apenas nos freios, eu paro bem mais rápido.

Será que esse meu amigo não entende nada ou eu não entendo nada? Lembrando que o objetivo é parar de 100 a 0 km/h numa distância menor possível.

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09 Abr 2013 09:16 #2 por MATUSA
Se você precisar freiar o mais rápido possível (emergência) você não deve reduzir as marchas, pois para isso teria que acionar a embreagem o que "soltaria" o efeito freio motor.

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09 Abr 2013 10:13 #3 por GiggioDiBello
Cara, não sei se entendi sua pergunta, mas vou responder mesmo assim, utilizando minha experiencia, que não é grande coisa.

- Parar a moto utilizando freios (apenas): Se for como manda o figurino, deve-se parar a moto utilizando uma porcentagem do freio traseiro menor que a do dianteiro. Por exemplo, o Tite Simões uma vez escreveu que melhor seira utilizar 70% no freio dianteiro (a disco, geralmente) e 30% traseiro (tambor), porém esse assunto é polemico, outros especialistas - até mesmo o Tite - dizem que isso pode variar, dependendo da necessidade, ou até mesmo da moto, caso ela tenha freio a disco nas duas rodas. O importante é sempre flexionar os cotovelos a fim de amortecer o peso do corpo nos pulsos, também evitando que você perca a direção na frenagem. Se estiver com garupa também é outra matemática.

- Parar a moto utilizando freios e reduzindo a marcha (ao mesmo tempo): Cara, não encontrei nada sobre isso na net, nada especifico, então vou falar sobre o que já fiz ou vi, bem, reduzir a marcha não é complicado, mesmo estando na ultima, no caso da minha era até a 6ª, a maioria vai até a 5ª, o processo é rápido e fácil, mas não vejo como isso possa ajudar na frenagem de emergência, o Matusa também disse algo interessante, ao acionar a embreagem o motor fica livre, o que jogaria mais peso no freio e o fizesse demorar mais para parar completamente, eu acho, não sou físico nem mecânico :P , o inverso parece ser mais difícil de acontecer. Por mais que o camarada tenha pés ligeiros, baixar as marchas não ajudaria na frenagem em nada, talvez serviria para reduzir o tempo da retomada, e só.

Espero ter ajudado. ;)

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09 Abr 2013 10:40 - 09 Abr 2013 10:43 #4 por Wander1969
Cara, havendo uma boa habilidade do piloto, a frenagem via motor ajuda diminuir consideravelmente a velocidade, o que não é meu caso ... rsss. Acredito que meu resultado também seria melhor usando os freios dianteiros e traseiros. abs, Wander1969

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11 Abr 2013 17:47 #5 por gabriel.95
olha cara se estiver muito em cima da hora.. voce só vai pensar em freiar travando o freio dianteiro e traseiro.. mas caso voce tenha cerca de 20 metros de distancia reduza marcha sim isso vai ajudar muito :) porque os freio da titan são fracos

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11 Abr 2013 20:25 #6 por Soueu
Eu somo os freios das rodas co o freio motor e "rezo" para que para a tempo :woohoo:

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

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12 Abr 2013 01:41 #7 por Patriarca

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"Memento te mortalem esse"
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03 Maio 2013 14:05 #8 por _paulo_ricardo_
Eu sempre lia o tite falando que freio motor não existe em motos... somente em caminhões... até porque o motor rodando continua te "puxando" pra frente. Aí alguém pergunta, mas e os pilotos do motoGP reduzem a marcha! Reduzem sim, mas para atingir o giro correto na saída da curva, não para frear...

Enfim, eu acredito q segurando a embreagem você para mais rápido

Suzuki YES
YAMAHA FAZER 250cc ( deixou sdd)
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Bandit 650N


Marília/SP

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03 Maio 2013 14:12 #9 por _paulo_ricardo_

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04 Jul 2013 14:41 - 04 Jul 2013 17:25 #10 por AlexandreAvelino
Resposta rápida, não sei se tenho feito certo: me atenho ao balanço dos freios dianteiro e traseiro e não reduzo marchas.

Abraço!

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