O porque da tal escadinha de cilindradas?!

01 Out 2012 23:05 #1 por aiala
Bom gente venho aqui, tocar nesse assunto mais do que já falado.
Muita gente fala, ahhh vou posso começar com uma 600cc??? ou já tirei carteira e posso começar com HORNET??

Penso da seguinte maneira, depende da pessoa e sua cabeça, pois acho que a grande maioria das pessoas já acham que só porque tirou a carteira acha que vai sair a 200KM/H e não é bem assim.
Conheço várias pessoas que já começaram direto com as 600cc, mas vai da cabeça, da MENTALIDADE da cidadão e esses sempre pilotavam sem sair achando que era piloto de fuga.

PS: Se você quer começar com 600cc, vá em frente e siga o seu sonho, mas só tome cuidado com a moto em baixa velocidade pois elas são mais pesadinhas que as 125 e 250cc!
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Soueu

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Out 2012 08:02 #2 por Soueu
É isso !
Moto maior=peso maior. E para isso é necessário músculos, flexibilidade; coisa que nem todos tem. Ou, ter senso correto de equilíbrio, maneabilidade, destreza e principalmente responsabilidade. Tais atributos não surgem de um momento para o outro; eles vem do estudo, do exercício e da experiência.
Então, a lógica diz que o ideal é aprender em veículos em acordo com a capacidade de pilotar com segurança de cada um.

Não podemos esquecer que ao empunharmos um guidão assumimos responsabilidades civis e criminais perante a sociedade que vivemos.

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Out 2012 23:23 #3 por aiala
Concordo com vc soueu, isso vai de pessoa pra pessoa, mas para os mais novos (18 a 30 anos) o prudente é ir devagar e sempre.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Out 2012 07:49 #4 por FernandoDF
To começando agora com a fazer 250. Comecei dirigindo que nem uma véia de baixo de chuva :whistle: . O interessante é que o amaciamento do motor me forçou a começar devagar e ir evoluindo a velocidade aos poucos. Ainda tenho meu receios mas já perdi grande parte do medo. Acho q nunca vou esquecer quando passei a primeira vez em meio a 2 carros (travei o fiofó q ñ passava nem ponta de agulha :pinch: ). Mas também acho que vai de cabeça, 10 anos de carteira de carro sem nenhum acidente e espero que o resto da vida com moto sem nenhum acidente também. Respeitar os limites da via, da moto e os seus é muito importante.

Ajude-me em meu treinamento Jedi vwdarkside.com/pt/jedi/fernando-braz-307780

FAZER 250CC 12/13 PRETA -

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Out 2012 09:58 #5 por aiala
Sucesso ai FernandoDF, e com certeza será mais de 10 anos, sem acidentes!!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Out 2012 10:09 #6 por ggsjunior
Discordo completamente da sua opinião.
Não é só a o problema da velocidade e do peso não. Aliás, esses são os menores deles.
O grande problema é a aceleração bruta e forte, que os menos experientes não conseguem dominar. Pois a moto com essa cilindrada, e consequentemente potência e torque equivalentes, tem um comportamento dinâmico muito mais arisco. Não admitem erros. Se errar na aceleração e saída de uma 125 cc, ela vai dar uma empinadinha no máximo. Mas se for em uma moto maior, vai ser chão na certa, pois aí entra todo o controle da motocicleta como o Soueu falou, e aí o peso dela influi muito também.
Pode pesquisar na internet os vídeos de pessoas que não conseguiram controlar a aceleração da moto, e aí damos muita risada dos resultados. Mas não é nada engraçado não pra quem está tentando controlar a situação, sem a experiência necessária.
E também tem o problema da ciclística, que embora seja bem melhor nas motos maiores, também é muito diferente das motos pequenas. Muitas vezes precisa forçar a moto na curva, coisa que com motos pequenas acontecem mais naturalmente e facilmente.
E principalmente a aceleração na saída de curva, que é muito mais fácil de controlar nas motos pequenas.
Não entendo pessoas que defendem essa idéia. É como defender que podemos aprender a pilotar aviões começando de um Boing 747, ou de um caça. Afinal os controles estão todos lá do mesmo jeito, e tem as mesmas funções de um avião pequeno de treinamento. Você teria coragem mesmo de andar com alguém que estivesse aprendendo a pilotar nessa situação?
E vindo para o mundo das motos, deixaria enfrentar o transito caótico das nossas ruas hoje em dia, garantindo que conseguiria dominar a moto em todos os tipos de situações que ocorrerão no transito, e que terá pleno domínio da máquina para garantir a sua segurança e a dos demais no transito? Muito bem lembrado aqui a questão da responsabilidade civil do condutor.
Também já vi pessoas que começaram com motos maiores, mas sempre foi uma temeridade. Um risco enorme, que deu certo algumas vezes, e muito errado na maioria delas, infelizmente algumas vezes da pior maneira possível.
Péssima idéia colega, e defendê-la e incentivá-la aqui num forum onde as pessoas vem procurar orientações,
é uma temeridade na minha opinião.

Kansas 150 2008 - Preta
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Cárabal, jatobá

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Out 2012 21:22 #7 por ezenecon

aiala escreveu: Bom gente venho aqui, tocar nesse assunto mais do que já falado.
Muita gente fala, ahhh vou posso começar com uma 600cc??? ou já tirei carteira e posso começar com HORNET??

Penso da seguinte maneira, depende da pessoa e sua cabeça, pois acho que a grande maioria das pessoas já acham que só porque tirou a carteira acha que vai sair a 200KM/H e não é bem assim.
Conheço várias pessoas que já começaram direto com as 600cc, mas vai da cabeça, da MENTALIDADE da cidadão e esses sempre pilotavam sem sair achando que era piloto de fuga.

PS: Se você quer começar com 600cc, vá em frente e siga o seu sonho, mas só tome cuidado com a moto em baixa velocidade pois elas são mais pesadinhas que as 125 e 250cc!


Eu acho isso uma temeridade!!!!!!

É claro que "SE" tomar cuidado, "SE" tiver sorte, "SE" vc for concencioso, "SE" etc. "PODE SER" que nada aconteça com vc. Porém esse não é um bom conselho par se dar a algue3m que está começando. Este forum sempre foi reconhecido por pregar a segurança sempre.

Seria a mesma coisa que eu disser que enfiar um vergalhão no crênio não mata, porque dois operários tiveram o cranio perfurado por vergalhôes e não morreram!!!!!! Isso foi uma sorte danada, para não dizer " um milagre"!!!!

Começar com uma 600 é a mesma coisa que fazer auto escola com um "Stock Car". Um carro mil tem 60 HP e um Stock 480 HP.

Uma 125 tem 12 HP e uma 600 tem 70 (até 102).

Além disso, um carro tem quatro apoios e uma moto só dois. Ou seja, bobeou é chão.

Temos que ir aprendendo aos poucos, ganhando confiança e se adaptando às reações da moto. Uma acelerada mais forte, um toque a mais no freio, tudo pode trazer consequencias para quem não tem prática. Aí vc pode falar, " uma 125 cai do mesmo jeito", e vc está certo, mas uma 125 não passa dos 100 km/h, nem que vc queira, e pasa pouco + de 100 kg, enquanto que uma 600 vai quase aos 200 e pesa + de 200 kg.

Ezenecon

2º ENM, eu também FUI!!!!!!
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Matheus!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Out 2012 06:42 #8 por MATUSA
Certíssimos!!! ;) No máximo se começa com uma 250

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Out 2012 18:50 #9 por micael.da rocha
Começei com uma Honda Falcon 400cc e atualmente estou na Versys 650cc, felizmente até agora foi tudo certo, vai depender da cabeça de cada um durante a pilotagem, se o cara é engraçadinho com a moto vai fazer merda com uma POP100 ou com uma 1000cc.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Out 2012 06:44 #10 por MATUSA
Micael

Uma Falcon (apesar do peso) não é nem de perto, arisca como uma 600. É até bem comportada...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Out 2012 17:43 #11 por Douglas 00

micael.da rocha escreveu: Começei com uma Honda Falcon 400cc e atualmente estou na Versys 650cc, felizmente até agora foi tudo certo, vai depender da cabeça de cada um durante a pilotagem, se o cara é engraçadinho com a moto vai fazer merda com uma POP100 ou com uma 1000cc.


De certa forma a Falcon é comportada como o Matusa falou.

Mas a verdade que depois de uma Fazer da vida, não se esborrachar vai depender muito do juízo e da facilidade de pegar a coisa.

Tem gente que começou numa 600 e foi de boa. Mas ai podemos creditar na conta da sorte, do anjo da guarda...

Moto é uma doença sem cura: Ou se passa avida com ela ou se morre dela.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Out 2012 09:54 #12 por aiala
Concordo com vocês a respeito de começar devagar nas cilindradas, realmente o peso, torque e outras coisas assustam mais nas 600cc pra cima, além do que é muito mais fácil controlar uma 250 do a 600 :).

Mas acho que vai muito da cabeça do caboclo,!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Out 2012 22:24 #13 por ezenecon
No 2º ENM, em Lavras-MG, estávamos conversando com uma rapaz que trabalhava na CC Honda de Lavras.

Ele contou um caso interessante.

Deu entrada na oficina, um cara de fortaleza com uma CBR 1000, para faser a revisão. Na hora da retirada, ele chamou o chefe dos mecânicos e perguintou quem tinha mexido no manete de freio dianteiro. O chefe então esplicou que fora ele mewsmo, poiis como tinham +- a mesma altura, regulara o manete para uma melhor ergonomia, facilitando a pegada e aumentando a segurança. Eis que o cara me sai com uma dessas: "Não precisava mexer não, pois eu não uso esse troço aí!!!!!".

Só por Deus. O cara sai de fortaleza, numa 1000, e não usa o freio dianteiro!!!!!!. Só tá vivo porque o anjo da guarda dele ava muito atento, mas uma piscadinha e "já era".

Foi sáo para ilustrar, que o fato de nunca ter ocorrido uma acidente, não quer dizer que se deva fazer.

Uma moto acima de 600 cc é muito mais pesada, mais arisca, tem um freio estúpido, e uma acelaração extremamente rápida. Qualquer susto que cause uma freada mais forte, ou uma acelerada em hora errada, é chão.

Eu mesmo, em Lavras com a moto do meu irmão, uma er-6 N, estava decendo a rua principal (que é bem forte), com minha garupatroa, quando derepente surgiu um cachorro. Eu, por puro reflexo, alicatei o freio e a frente desgarrou. Se não fosse minha esperiência, teria caído, porém não passou de um susto.

Ezenecon

2º ENM, eu também FUI!!!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Out 2012 16:43 - 13 Out 2012 19:11 #14 por Chicolau
Até para aprender andar começamos engatinhando,tricico,bicicleta com rodinhas, é a vida de baixo para cima
Tem exceções?, sim mais poucos :evil: :evil: :whistle:

F 700 GS 17/17
NÃO COMPREM PEÇAS USADAS...
São Paulo SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Out 2012 10:16 #15 por marceloe

Chicolau escreveu: Até para aprender andar começamos engatinhando,tricico,bicicleta com rodinhas, é a vida de baixo para cima
Tem exceções?, sim mais poucos :evil: :evil: :whistle:


Falou Tudo !!!
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Chicolau

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.215 segundos