gildalfer escreveu: Uma dica que um amigo, Jaime Nazário, piloto de corridas, me deu: Se v. entrar muito rápido numa curva e sentir que não vai vencê-la, faça o seguinte. Mantenha a moto acelerada normalmente e pise suavemente no freio traseiro. A moto tende a "acocar" e adquire mais aderência na curva. É o efeito "freio de mão" que ocorre nos carros quando v.tenta sair com ele puxado. Eu já testei e funcionou.
blz galera valeu a dica... mas a minha dúvida persiste... quando eu entrar na curva em velocidade compatível com essa e usar o pendulo para passar pela curva, eu devo usar juntamente com o pendulo também o contra esterço?
pq pelo q eu entendi é o contra esterço que irá me dar a inclinação necessária.
Abraços.
já havia visto esse video.. lendo outras coisas acho q consegui esclarecer minha dúvida... ao pendular devemos também contra esterçar.
grande abraço a todos do forum.
Na verdade, esse aprofundamento no assunto serve para aperfeiçoarmos a técnica, pois o contra esterço é intuitivo, é um rflexo do nosso corpo que todos nós usamos ao pilotarmos nossas motos. Só que, justamente por ser um reflexo, nem nos damos conta que já usamos.
Claro, quando passamos a aplicá-lo conscientemente e buscamos o aperfeiçoamento a pilotagem fica cada vez melhor.