Primeira moto - Dafra ou não Dafra, eis a questão!

24 Nov 2012 14:24 #1 por rmax
Fala, pessoal, sou novo por aqui e pretendo em breve começar moto escola (já tenho habilitação pra categoria b).

Tenho pesquisado bastante sobre motos e comecei a curtir o assunto. Queria saber especificamente sobre uma primeira moto 150cc pra uso urbano mesmo (ir e voltar da faculdade com mais conforto que aperto do busão e trem, basicamente).

Li um bocado sobre as novas Dafra e a conclusão a que cheguei a que a linha mais recente - Riva, Apache e Next são de qualidade que não deve nada às japas, Hondas, Yamahas e Suzukis.

Como a Next foge da proposta por ser de cc mais alta e de valor fora da faixa que estou mirando, fico basicamente em dúvida entre a Riva, a Apache e a Honda Titan e a Yamaha Factor (que fica devendo a máscara de farol da Fazer, provável futuro incremento na linha, por isso até acho besteira comprar uma Factor agora, acho que a Yamaha vai atualizar isso em breve e anunciar como grande novidade).

Minha grande dúvida é: sim, as Dafras novas são importadas e montadas aqui, boas motos mas e a manutenção? Vale a pena comprar uma moto boa (ou será que o desgaste é maior que das japonesas?) e ter dificuldades depois com uma manutenção mais cara e mais difícil de encontrar?

Aguardo as dicas de vocês.

Aquele abraço!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Nov 2012 17:39 #2 por MATUSA
Bem vindo!!! ;)


ACHO que:

Pode confiar sim, na Dafra.

Mais idéias virão...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Nov 2012 12:06 #3 por Matheus!
A Dafra Riva vem da mesma fábrica (Haojue) que faz as Intruder e Yes da Suzuki. São todas chinesas. A Riva deveria ser a nova Yes, mas a Suzuki do Brasil deu mole (pra variar) e a Dafra levou.
www.haojue.com/

Se os professores fossem os responsáveis pela única via de votação sobre aumento de salario dos políticos, o Brasil mudaria para melhor e radicalmente. Os políticos fariam tudo pela educação...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Nov 2012 17:00 #4 por Paulo Falcone
A Dafra melhorou bastante em relação as primeiras motos que ela lançou, talvez seja um pouco de exagero dizer que hoje as motos dafra estejam no mesmo nível das japonesas mas acho que elas estão bem próximas. Tenho uma Riva e estou muito satisfeito com ela.
Mas como nem tudo é maravilha a Dafra continua com seu calcanhar de Aquiles que é a demora na entrega de peças de reposição.

Atual Riva 150 2012 Vermelha
1ª BIZ 100 ES 03/04 Preta

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Nov 2012 22:20 #5 por Matheus!

Paulo Falcone escreveu: A Dafra melhorou bastante em relação as primeiras motos que ela lançou, talvez seja um pouco de exagero dizer que hoje as motos dafra estejam no mesmo nível das japonesas mas acho que elas estão bem próximas. Tenho uma Riva e estou muito satisfeito com ela.
Mas como nem tudo é maravilha a Dafra continua com seu calcanhar de Aquiles que é a demora na entrega de peças de reposição.

Já rodou quantos km com a Riva? Você indicaria a moto para um amigo?

Se os professores fossem os responsáveis pela única via de votação sobre aumento de salario dos políticos, o Brasil mudaria para melhor e radicalmente. Os políticos fariam tudo pela educação...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Nov 2012 11:24 - 26 Nov 2012 11:27 #6 por Felippewtf
Cara, eu tenho uma Dafra Speed 150. Peguei a moto 0 km na ultima semana de 2009.

Hoje ela tem 13 mil km apenas, só uso para ir para o trabalho, deixo em estacionamento da empresa e em casa na garagem.
A moto está acabada, a unica CC que tinha aqui em Porto Alegre fechou e a Dafra pôs tudo na mão de uma oficina, ou seja, estão revendendo e dando manutenção como autorizada em motos da Dafra. O caso é que a oficina está cobrando o preço que quer, e como não tem opções temos comprar.
Por exemplo, bati a moto, e levei para arrumar, entortou o guidão, as bengalas e quebrou o paralama dianteiro. Quando recebi a ordem de serviço o preço e o susto, cada bengala R$ 110,00, o guidão R$ 95,00, paralama R$95,00, rententores R$ 22,00 cada, óleo R$ 7,00. Ainda disseram que seria preciso trocar o disco do freio e as canelas. O disco do freio não lembro o preço mas as canelas sairiam por R$ 100,00 cada. Esses últimos 2 não troquei por que sabia que não precisava.
Outro dia perdi aquela chapa de metal que tem na ponta da balança, que apertando a rosca ela puxa o eixo para acertar a correia. Fui comprar saiu por R$ 30,00, fui comprar um pisca que quebrou e saiu por R$ 30,00 cada.

Outra coisa que me irrita é que a moto tem um problema cronico na caixa de direção, que vai se soltando conforme ando. Logo que comprei sentia uma sensação estranha ao freia-la, mas como era novato no assunto não tinha noção do que era, até que 2 semanas de uso, chegando em casa parei no semáforo e ao sentir a sensação procurei o que podia ser, até que coloquei a mão no parafuso que aperta as duas mesas e ele estava solto, apertei-o com os dedos mesmo. Levei na CC (que ainda era a oficial da Dafra) e disseram que o limite de peso da moto era de 150 kg, informei que apenas eu (90 kg) andava na moto e disseram que não poderiam garantir isso.
Mas apertaram, só que isso voltava acontecer até que teve uma vez que falei com a gerente da CC e disse que ia procurar meus direitos e tal. Dai resolveram arrumar, ficou um bom tempo sem dar problema até que voltou a acontecer esse ano, resolvi que iria trocar a caixa de direção e a mesa inferior que tem a coluna para ver se solucionava, paguei R$ 60,00 reais na caixa e R$ 150,00 na mesa inferior e não resolveu.

Sem falar que meu painel começou a dar problemas, o marcador do tanque e do conta giros pararam de funcionar, se eu tiver que trocar o painel novo ta R$ 290,00.

Acho que foi a pior compra que já fiz na vida. Não aconselho pra ninguém, dizem que as motos estão ficando melhores, mas comprando sei que ficarei na mão desta oficina que assumiu a Dafra e não vai dar certo.

Vou arrumar ela e vender, conseguirei no máximo R$ 2.500,00 nela, vou comprar a nova CB 300 Flex que ta chegando no inicio do ano, garanto que de manutenção vou pagar até mais barato.

É isso, Flw
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Don Ribeiro

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Nov 2012 16:16 #7 por Douglas 00
Tem risco sim. Mas eu se morasse em cidades maiores, iria olhar com muito carinho pra Riva 150.

Moto é uma doença sem cura: Ou se passa avida com ela ou se morre dela.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Dez 2012 18:58 #8 por carlos.daniel
eu tenho uma apache, faz 4 meses. também pensei assim...Dafra na 1a compra?? Li muito sobre a apache e apostei. Moto excelente, uso todos os dias e sempre ok! Já dá pra pensar em economizar pra uma Next, quem sabe, no futuro.. :)
Valeu Dafra!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Dez 2012 00:29 - 08 Dez 2012 00:31 #9 por Laís Gouvêa
Primeira moto que tive foi a Xtz 125x e dei um up para a Next 250 à cerca de 3 meses. Fiquei quase 3 anos com a Xtz: excelente moto, super econômica e moderna. Porém, nesse período, sofri na mão da concessionária, até que por fim, resolvi ir atrás de mecânico, quando resolvi um simples problema de bateria que a concessionária autorizada transformou em bicho de 7 cabeças. Quanto a Next, até o momento, não tenho do que reclamar: a moto é excelente, ecônomica, linda e em questão de tecnologia, milhares de anos luz à frente das concorrentes. Antes de comprá-la, fiquei na mesma dúvida que vc. Tanto que parava pessoas que pilotavam motos da Dafra no semáforo(!!!!) para perguntar suas impressões sobre as motos atuais (Rivas, Apaches, Next, Roadwin) e posso afirmar que de todos que falei aqui em minha cidade e de várias pesquisas em blogs na net, a Dafra têm acertado em todos os modelos. Pesquisei durante 6 meses, desde o lançamento da Next até comprá-la e até hj, acompanho informações sobre ela no motonline e não vejo reclamações. Lógico que, cada modelo, de qualquer marca, possuem pontos fortes e fracos, porém, em relação aos modelos da Dafra atuais, não vi ninguém reclamando quanto vazamentos de óleo, relação batendo, suspensão dura, entre outros fatores já conhecidos nas líderes de mercado.
O que indico a vc é fazer test drive, informar-se com proprietários que vc conheça (Ou não =D) desses modelos e tentar escolher a sua. Tenho vários amigos que amam a Honda, porém, ficaram balançados com os lançamentos da Dafra. Eu amo as motos Yamaha, porém, a Next, na MINHA opinião, é bem mais moto que a Fazer, que era minha segunda opção. Andei e muito nas 2 para chegar a essa conclusão.
Amigo, espero que tenha conseguido explicar minha opinião, embora tenha falado de motos que não estão em seu interesse, tentei demonstrar as situações que tive com as marcas e suas lojas de serviço autorizadas.
Abraços ;)
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Lucio Adriano

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Dez 2012 08:54 #10 por williansoares321
Pode confiar na Dafra :)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.162 segundos