Dafra Next 250 chega por R$10.190,00

19 Jan 2013 10:03 #1236 por familia1313

HTEC escreveu: Sete meses e alguns dias, muitas viagens, muitas cidades, muito sol, muita chuva também, muitos sustos, e uma companheira inseparável em todos os momentos. Foram cerca de 220 dias até hoje, e raríssimos foram os dias em que não demos pelo menos um passeio juntos. Minha “branquinha” atingiu no finalzinho de 2012 a marca de 20.000 km rodados, e posso garantir, a Next superou todas as minhas expectativas. A motocicleta comercializada pela Dafra é sim uma de excelente qualidade.

Do total percorrido pela minha branquinha, cerca de 13.000 km foi em estradas, morando em Salvdor, fui a diversas cidades da Bahia, desde a fronteira com Alagoas e Sergipe(Ribeira do Pombal, Rio Real, Jandaíra, Paripiranga, Sítio do Quinto, Coronel João Sá) até o Sudoeste Baiano na fronteira com Minas Gerais (Piripá, Presidente Janio Quadros, Itapetinga, Palmas de Mote Altos e outras mais) e outras cidades que se situam na Chapada Diamantina, outras em pleno sertão. Percorri estradas muito boas, algumas que deixam a desejar, algumas com sinalização carente, outras que o asfalto simplesmente desapareceu deixando em seu lugar estradinhas com as terríveis ondulações no solo conhecidas como “costelas de vaca”, estradas que por sinal não aconselho nem um pouco a colocar a Next pra andar. Algumas cidades era necessário percorrer estradas que simplesmente minha Branquinha não encarou, afinal a Next simplesmente atola em areia fofa.

Sem mais firulas vamos ao que interessa, o comportamento da Next, sua manutenção, mecânica, consumo, conforto, prós e contras. Os relatos que vocês verão a seguir são baseados em minha experiência como usuário, e não terá nenhuma influência externa, relatarei o que em minha opinião, é favorável e também o que é contra, farei comparações com outros modelos de motocicletas e falarei o que considero melhor ou pior. Ratificando, todas as informações passadas aqui são baseadas em experiência própria, portanto certamente haverá opiniões contrárias que são válidas e merecem ser ouvidas.

**Motor – O motor da Next é surpreendente, está totalmente dentro de sua proposta, não é um super motor, mas também não deixa nada a desejar. Tem bastante torque, o que facilita muito em arrancadas e ultrapassagens, o melhor é que devido a arquitetura do seu motor (um OHC) esse torque já está disponível em rotações baixas. Sua potência também é bastante agradável, eu já atingi 148 km/h sem atingir 9.000 rpm, o que significa que ainda tinha espaço para algo mais, por medo resolvi reduzir. Até agora o motor não apresentou nenhum problema, nenhuma falha, nenhum barulho fora do normal, vazamentos ou qualquer outro problema. Comparando-o ao da CB ele perde tanto em potencia quanto em torque e ganha da Fazer em ambos os quesitos. Vale dizer que a diferença entre eles são mínimas, nenhumas das três motocicletas tem o motor muito melhor que a outra.

**Cambio – Excelente, assim eu descrevo este que, em minha opinião é um dos grandes trunfos desta motocicleta. O câmbio foi muito bem elaborado, muito bem escalonado, como já mencionei em posts anteriores, sempre se tem uma marcha adequada, independente da forma que se esteja conduzindo, se quiser esticar as marchas o câmbio atende muito bem, se quiser andar em uma tocada mais suave, também é fácil encontrar uma marcha adequada e isso de forma natural. A sexta marcha é uma grande aliada do consumo, utilizando-a consegue-se andar altas velocidades com uma rotação baixa, para se ter uma idéia, a 6.000 rpms em sexta marcha a moto anda a 105 km/h ou 7.000 rpm a 122 km/h. Além de melhorar o consumo também diminui consideravelmente a vibração, é quase imperceptível a vibração. Quanto ao ruído não há muito a declarar, está dentro dos níveis aceitáveis, comparo-a a Fazer, não chega a incomodar como o motor da CB 300.

**Suspensões – Muita gente acha a suspensão desta moto ruim, dizem também que a frente dela afunda demais, pra mim é um ponto a ser visto, realmente a suspensão dianteira afunda um pouco a mais que o ideal, e a traseira também precisa melhorar bastante, pois ela não absorve com eficiência as imperfeições do solo. É um pouco dura, sentimos ela trepidar um pouco principalmente em curvas em alta velocidade, mas que fique claro que não afeta em nada a estabilidade da moto, é possível sim deitar a moto com segurança nas curvas. Diria que a suspensão é muito boa na frente e precisa melhorar atrás, comparando-a a Fazer ela perde principalmente devido à suspensão traseira, é necessário levar em consideração também que a moto da Yamaha tem um excelente conjunto de suspensões e são a grande referência na categoria, pois conseguiram de forma exemplar alinhar conforto a dirigibilidade. Se comparada as suspensões da Honda CB 300 ela são muito melhores já que a Honda priorizou a esportividade, de fato a estabilidade da CB 300 é muito boa, mas para isso foi necessário enrijecer as suspensões deixando de lado o conforto.

**Conforto – Já que falei em suspensão, vamos falar em conforto, item que está ligado diretamente ao tópico anterior. Neste item teremos que dividi-lo em dois pontos, conforto para o piloto e para a garupa. Ao sentar-mos na Next a primeira impressão que se tem é de estranheza, pedaleira recuadas e guidão alto, parece haver um erro de projeto, mas ao andar nela percebemos que ela é na verdade muito confortável, posso garantir que pode-se dirigir por horas sem que haja um cansaço extremo, devido a sua baixa vibração (ponto que em relação a CB 300 ela é muito melhor) não sentimos aquela sensação incômoda de formigamentos nas mãos. Diria que entre Next, CB e Fazer ela fica entre as duas, perde pra fazer e ganha pra CB, mas ao rodar na estrada o quadro se inverte em relação a Fazer devido ao seu ruído e vibração em níveis mais baixos dando assim mais conforto a Next. Em contrapartida todo conforto ofertado ao piloto é ausente ao garupa, quem precisar andar de carona na Next certamente vai sofrer, o banco já não é muito confortável, é estreito demais e a espuma é pouca, além disso a posição das pernas é muito ruim, as pernas ficam dobradas demais, o que cancã cedo demais, pouco tempo na na posição de garupa e já sente-se necessidade de esticar as pernas, mas nem tudo é ruim, devido ao banco ser alto a visualização é muito boa, o garupa fica sempre acima do piloto, a não ser que o carona seja muuuuito pequeno ou o piloto muito grande. Neste ponto ela perde feio pra Fazer e ainda deixa a desejar se comparada a CB 300, apesar de a Honda ter os espaços dos pés muito curtos entre pedaleiras de piloto e passageiro.

**Consumo – O Consumo dela é simplesmente fantástico para uma moto de 250 cilindradas. Hoje com 20000 km ela faz uma média de 30 a 32 km/l, em um teste andando a no máximo 90 km/h e utilizando-a sempre favorecendo a economia de combustível, em rotações baixas já consegui a marca de 36 km/l e andando muito forte atingi a minha pior marca de 26 km/l, isso andando muito forte explorando bastante cada marcha. Se comparado a outras motos creio que ela tem o melhor consumo, ainda não ouvi ninguém que possa relatar o consumo melhor de uma moto da categoria.

**Uso na cidade – Anda muito bem, o câmbio é muito apropriado, o torque responde bem em baixas rotações o que favorece o anda e para. No entanto peca por ter o ângulo de esterço do guidão pequeno e o peso excessivo, isso resulta em uma maior dificuldade em manobrar ou “costurar” no transito pesado. Ponto para a Fazer e CB 300 que são muito mais fáceis de trafegar neste ambiente, daria ainda um ponto a mais para a Fazer que tem uma tocada muito mais suave, portanto mais confortável.

**Uso na estrada – Em relação ao motor, ponto para a CB que devido aos seus cavalos a mais e torque a mais torna-se mais fácil as ultrapassagens, mas a Next ganha nos demais itens, devido a sexta marcha, as suspensões e a posição de dirigir o conforto é muito maior.

**Mecânica/elétrica – Minha moto apresentou problema na caixa de direção com menos de 4.000 km precisei trocar o conjunto, reparo que foi feito pela concessionária pela garantia. Fora isso nenhum problema. Nem uma lâmpada sequer queimou ou parou de funcionar. Até então precisei trocar apenas as pastilhas de freio dianteiras, kit relação (Corrente, corôa e pinhão) e o pneu traseiro. Nenhum item tem ou teve desgaste prematuro, tudo dentro da normalidade.

**Revisões e pós-vendas – Na minha última revisão tive um problema, peguei a moto na oficina, passei em um posto de combustível e enchi o tanque, ao chegar em casa percebi que a moto estava vazando combustível, como já era noite decidi ir a concessionária no dia seguinte. Pra minha surpresa ao amanhecer o vazamento tinha parado, mas logo ao girar a chave percebi que o vazamento não tinha cessado. Descobri que o problema estava em uma mangueira que levava o combustível do tanque a bomba de injeção levei a moto à oficina que reparou o problema trocando uma presilha que prende uma mangueira de combustível. Fora este contratempo nunca tive nenhum problema, sempre levei a moto pra revisão pela manhã e peguei a tarde, nunca antes precisei voltar por algum serviço mal feito.

Minha conclusão é que, depois de sete meses, tenho a consciência de que paguei pra ver, e valeu a pena. A Dafra deu um tiro certeiro na parceria com a SYM e lançou um produto de excelente qualidade, a Next está sim aprovada. Tem qualidades que a fazem competir de igual pra igual com suas concorrentes e cobra um preço, ainda que alto para a realidade econômica do publico alvo, muito mais justo que as demais. Tem pontos a melhorar, mas suas qualidades superam os defeitos.
Fica aqui o meu relato, minhas experiências e minhas opiniões. Mas uma vez eu informo que estas opiniões são baseadas em minha utilização das motocicletas mencionadas no decorrer deste texto.

Estou a disposição para maiores esclarecimentos, qualquer dúvida é só perguntar por aqui mesmo neste fórum ou deixando uma mensagem pessoal aqui na comunidade.

Abraços a todos e feliz ano novo.

Obs.: Desculpem pelo post ENORME



Amigo irei postar essa sua historia em um grupo da Next no facebook, pois achei muito interessante,
sempre tem alguem querendo informações sobre uma moto com uma quilometragem alta.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Jan 2013 15:47 #1237 por HTEC
Respondido por HTEC no tópico Dafra Next 250 chega por R$10.190,00
Fala Família1313, pode ficar a vontade, me manda o link depois pra eu acompanhar este grupo também no face.
Abraço.

"Melhor perder alguns segundos na vida que a vida em alguns segundos"

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Jan 2013 15:41 - 23 Jan 2013 23:46 #1238 por arcelio.trovao
Boa tarde a todos. Venho atualizar as informações para os amigos do fórum.

Finalmente recebi ontem (22/01/2013) minha Next250 na Concessionário SP Motos em São Luis(MA). Foram 13 dias a espera de um retentor e válvula da Bomba de água, de 09/01 a 22/01/2013. Toda essa demora para repor peças pela Dafra causa enorme desgastes para a marca, seus serviços e a imagem da moto, gerando aqueles comentários insuportáveis do tipo "moto é onda", "Dafra não presta" etc . Todavia deixo meus elogios quanto a atenção e cortesia do pessoal da Conssecionária em minha cidade.

Bem, quanto ao conserto da bomba de água parece a principio tudo ok, porém um outro fato me deixou meio desconfiado. Quando levei a Next à conssecionária SP Motos alertei o mecânico responsável para checar um barulhinho de batida de válvula (acredito) no motor. Ao receber a moto o mesmo mecânico confirmou que havia um barulho de válvula desreguladas batendo, mas que por ainda estar apenas com 750km rodados, somente na revisão de 1.000km ele poderia abrir para ajustar as válvulas.

Gostaria de informações dos amigos se tiveram esse mesmo problema em relação a regulagem das válvula em suas motos durante o período de amaciamento? ou mesmo saber com o pessoal mais experiente em mecânica se isso e normal ou é motivo para maiores preocupações ?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Jan 2013 19:59 #1239 por rrsoares
A minha continua vazando óleo.
A Dafra não consegue resolver isso. Perdi o encanto com a moto.

Pilote com atenção

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Jan 2013 20:55 #1240 por silver knigth
Arcélio, boa noite.
Em relação a válvulas com uma folguinha a mais, pode ser uma precaução da fábrica, na montagem.
Válvulas soltas não ficam presas, e portanto, não queimam a sede e a válvula.
Além disto, elas ainda estão em fase de assentamento, e portanto, pelo menos tecnicamente, o mecânico não está errado em esperar os mil kms. .
A minha depois de quente, tem uma batidinha leve, mas está com apenas 184 KMs. .
É sua primeira zero ?
Já tive outras, inclusive daquela marca que não quer que divulguem seus manuais na internet, e que você não pode falar o nome que o Jurídico te processa... :S :pinch:
E elas todas vieram com uma batidinha de válvulas.
Minha Intruder, por exemplo, veio com as válvulas batendo um pouquinho.
Mas hoje está um relógio.
Não se preocupe.
O motor não vai quebrar por mais 250 km. .
Vai atualizando...
Abs.
Silver

" it's just the road´s dust, in my veins, in my heart ..."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Jan 2013 00:04 - 24 Jan 2013 00:06 #1241 por arcelio.trovao
Boa noite Silver,

Fico mais tranquilo após sua postagem. Realmente é minha 1a zero km e estou atento a todos os detalhes. Trata-se de minha 1a street pois antes venho da categoria off-road urbano, foram 08 anos como tornadeiro.... então estou reaprendendo a pilotar, tudo muuuuitooo diferente em uma street.

Mas voltando a regulagem das válvulas, então é de praxe essa regulagem nos primeiros mil km ? Pois pesquisei bastante pela net e não vi muitos relatos a respeito.

RRSoares, sua moto vaza oleo ? onde ? depois de quantos km rodados apresentou esse problema ?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Jan 2013 19:20 - 24 Jan 2013 19:27 #1242 por silver knigth
Alguns modelos e fábricas adotam esta cautela.
Converse com mecânicos experientes, de "duas e quatro patas" :P :P :lol: :lol: , e eles te confirmarão.
Nos motores mais antigos, com varetas e comando no bloco, como os da CG 125 ("daquela" marca... :oops: :S :pinch: ), esta folga é bem nítida, quando zero.
Tive três, e todas vieram batendo.
A explicação é lógica... Metais, quando aquecidos, dilatam.
Em motores novos, o ajuste ainda está acontecendo, entre as diversas peças...
E aí, se a folga for muuuuiito pequena, pode provocar o fechamento incompleto da válvula quando o motor aquecer.
No momento da explosão, ou queima, como preferir, por alí sai literalmente, fogo!
Aí, lá vão a sede, as guias e os retentores, e nos casos mais graves, até a válvula, " para o vinagre" :pinch: :pinch: ...
Sem contar que o desempenho do motor cai muito ....
Com disse, vai atualizando...
E fique tranquilo...

" it's just the road´s dust, in my veins, in my heart ..."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Jan 2013 11:18 #1243 por Izotonico

mutilador escreveu: Foto da Next Chegando a 174km/h
Somente foi trocado o pião de 13(Original) por um de 14 Dentes(Da CBR 250 Da Honda)


Essa foto é da minha Branquela :D

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Jan 2013 11:24 #1244 por Izotonico
Olá pessoal, sou novo no fórum, vou estar colocando meus vídeos sobre a moto ai pra vocês verem. Qualquer duvida pode pergunta no vídeo que respondo. Se Inscrevem ai no canal curta e compartilha :D
Espero que gostem dos vídeos.













É Vídeo pra caraiii kkkkkkk
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: arcelio.trovao

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Jan 2013 16:41 #1245 por rrsoares

arcelio.trovao escreveu: Boa noite Silver,


RRSoares, sua moto vaza oleo ? onde ? depois de quantos km rodados apresentou esse problema ?


Cara, vários colegas aqui têm esse problema. Vaza dos parafusos da tampa da embreagem. Nada muito intenso, mas está sempre "úmido" por ali, principalmente por onde entra o braço acionador da embreagem. A minha começou a vazar com 1200 km. Já levei-a várias vezes à Dafra, todas sem solução.
Além do vazamento, ela morria andando (resolvido), o painel parou de funcionar (resolvido), apresentou barulho no guidão (não resolvido), luz de óleo acendeu com 3100 km e as marchas começaram a pular (ainda não reclamado na Dafra). Adianto que a css daqui tem um serviço bem deficiente.
Boa sorte com a sua.

Pilote com atenção

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Jan 2013 17:44 #1246 por wdsfreitas
Caro HTEC, Moro aqui em Salvador e estou louco para comprar a minha NEXT 250, pelo o que eu sei, é que só existe uma CC chamada de VIAMOTOS, que fica em Água de Meninos, na cidade baixa. Amigo, gostaria de saber como é o PÓS VENDA dessa CC??? Tem peças de reposição em estoque??? O atendimento é bom??? ETC... Ah, outra coisa, sua moto está no segura??? pois eu pretendo colocar no seguro. Parabéns pela moto e boa sorte.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Jan 2013 22:30 - 26 Jan 2013 22:34 #1247 por arcelio.trovao

Izotonico escreveu: Olá pessoal, sou novo no fórum, vou estar colocando meus vídeos sobre a moto ai pra vocês verem. Qualquer duvida pode pergunta no vídeo que respondo. Se Inscrevem ai no canal curta e compartilha :D
Espero que gostem dos vídeos.













É Vídeo pra caraiii kkkkkkk


Parabéns pelos vídeos Izotonico !!!

Você deu uma boa demonstração do que essa "motinha" é capaz, falta saber o quanto ela vai resistir sendo exigida dessa forma. Como não sou nenhum especialista também gostei muito das dicas que você repassou sobre a parte mecânica dela e vou ficar de olho nessas velas iridium, posta aí a referencia dela.

Responde pra mim: no racha com a CB300 tive a impressão que você alcançava e passava com "certa" facilidade deixando ela para traz com a Next250, foi isso mesmo ????

Izotonico, agora vamos combinar algo: manera no peso dessa tua mão rapá !!!! rsrsrsrss...

Grande abraço !!
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Izotonico, josenilson.campos

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Jan 2013 11:08 #1248 por Izotonico
Nome da vela é:
NGK CR8EIA-9

Pra fala verdade aquela CB estava correndo muito, não tive dificuldade em ultrapassa ele, porém, nas pequenas subidas a moto dele se mantinha melhor que a minha. Temos que analisar que a moto dele ta alterada, o que não sei.

Ta dois vídeos novos que fiz da Branquela.



Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Jan 2013 14:59 #1249 por Izotonico

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Jan 2013 18:34 - 28 Jan 2013 18:38 #1250 por Roger_MA

rrsoares escreveu: A minha continua vazando óleo.
A Dafra não consegue resolver isso. Perdi o encanto com a moto.


Já que a Dafra não resolve tenta pegar com eles um conjunto de juntas e leva a moto em um bom mecânico que alguém possa indicar. É melhor ter que meter a mão no bolso (mesmo na garantia) e recuperar a moto do que acabar dando um pau sério no motor.
Outra opção, se for viável, deixar a moto com eles pelo tempo necessário até a solução do problema (meio mais demorado, pior pra quem depende da moto).
Não dá é pra ficar conformado com o problema e se decepcionar com o produto. Sendo que o problema é da Dafra.

Abraço e boa sorte.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.335 segundos