Carta aos futuros, ou novos motociclistas

11 Out 2011 12:07 #1 por malaguti
Se você pretende ser um motociclista, eu gostaria de te passar alguma experiência, baseada nas situações pelas quais eu já passei. No que diz respeito a motos, eu aprendi, nestes meus 43 anos de motociclismo, que tomar um “esfrega” (cair, e arrastar no chão) não é uma questão de ‘se’, mas uma questão de ‘quando’, ainda mais se você utiliza a moto cotidianamente, como eu. Moto é para quem tem “culhões”, seja o motociclista um homem, ou uma mulher. Claro que medo, todo o ser normal tem que ter. Somente os loucos abilolados não têm medo. O medo do motociclista normal tem que agir no sentido de que ele se acautele para o inesperado. O medo não pode embotar o raciocínio do motociclista. Se isto acontecer, ele deve deixar a moto para que outro dirija. Não ele...

Aprendi, também, que a moto não perdoa motociclista “meia bomba”. O automóvel dá espaço pra que se tenha uma enormidade de motoristas horrorosos, que, pra dirigir sofrivelmente, precisam melhorar muito. Tem até os motoristas que são horrorosos, mas se acham ótimos. O máximo que acontece com eles, é ter um prejuízo atrás do outro. Com a moto é diferente: Ou o cara é um exímio motociclista, ou o cara é um motociclista morto. Com a moto, não há espaço pro cara “se achar”. Ele morre mesmo. Vemos, também, muitos motociclistas que começam a andar, tomam um “esfrega” bobo, e desistem da moto, no primeiro sustinho. No fundo, são pessoas que, de primeiro momento, se deram conta de que pilotar motos não é pra eles. Eles fazem muito bem de sair de cena, sem nenhuma seqüela, enquanto o prejuízo não é grande. Eu bato palmas para as pessoas que tem a humildade de reconhecer, as suas próprias limitações.

E dentro do grupo dos exímios motociclistas, existem os que ficam tão inebriados com a sua destreza, que começam a se achar onipotentes. Tem um ditado que é perfeito para esta situação: “O orgulho vem antes da queda!”. Nunca um ditado foi tão verdadeiro. Estes motociclistas são os que fazem as maiores loucuras no trânsito, e os que sofrem os piores acidentes, na maioria deles, fatais.

Os exímios motociclistas, que não se julgam deuses, andam de moto hiper-atentos, dando margem de segurança no seu andar. Eles são capazes de evitar vários acidentes, ou minimizá-los, freando quase a tempo de evitar a colisão, desviando a trajetória para diminuir impactos, caindo no chão já em baixa velocidade, entre outros. É por isso que uma placa de titânio na clavícula foi a pior seqüela do que já me aconteceu, andando de moto nestes 43 anos.

Claro: O destino de cada um só Deus sabe. Se for seu destino morrer num acidente de moto, não há o que você faça, não há destreza ou precaução que te faça escapulir da morte. Você pode nunca ter andado de moto. Vai ser atropelado, na calçada, por uma, e vai morrer de acidente de moto. Tirando o improvável extremo, a sua hora vai chegar, como a de todo mundo, esteja você de farda ou de pijama. Mas, se você não der mole, o seu anjo da guarda vai agradecer.

Note bem: Cada indivíduo tem a sua forma de pilotar, seu nível de destreza, e a sua consciência do que é margem de segurança. Uma pessoa que nunca pilotou moto, não tem a menor idéia do que é conduzir uma moto, e nunca vai conseguir alcançar o que é possível, e o que não é possível fazer com uma moto. Para estes, tudo o que diz respeito à moto é uma loucura. Muitos indivíduos, que não têm a menor destreza, nem para dirigir automóveis, se utilizam como régua para medir os motociclistas. Nenhum ser humano deveria cometer a arrogância de se utilizar como régua para medir os outros. É muita soberba uma pessoa se julgar um gabarito para qualificar os outros. Isto é uma falha de conduta imperdoavelmente patética, e só contribui para a má fama de um meio de transporte tão prático.

Aos motociclistas iniciantes o meu conselho é: Se você não é um excelente motorista, ou não anda direito de bicicleta, nem tente... Não adianta você nunca ter batido de carro, para se achar um excelente motorista. Excelente motorista não é aquele que nunca bateu. Excelente motorista é aquele que dá fluxo ao trânsito, e não atravanca o tráfego. Se você for aquele motorista que mais atrapalha os outros motoristas do que dirige, desista de andar de moto. Se você adotar aquele mesmo passinho jocotó que você utiliza no carro, para andar na moto, vão passar por cima de você, em muito pouco tempo.

Caso você seja um bom motorista, e também ande bem de bicicleta, compre a sua moto, tire férias, vá passear em locais com pouco trânsito, e adquira destreza antes de começar a usar sua moto no dia a dia. Passeie bastante, e, quando você parar de raciocinar a condução da moto, quando ela virar uma extensão do seu corpo, só então você já estará pronto para o dia a dia com o trânsito da cidade.

O ideal é aprender a pilotar moto dentro do pasto de uma fazenda, com uma moto trail pelada, sem pisca, farol, ou lanterna pra quebrar. Mas 99% das pessoas não têm essa sorte. Repare que a experiência de pilotar a moto na terra, é ouro na hora de você ter que se virar com uma mudança repentina de aderência. Portanto, mesmo que você já tenha aprendido a pilotar moto na cidade, se você tiver a oportunidade de pilotar na terra (uma moto traill, por favor), não a perca de maneira alguma.

Não existe a moto certa para aprender a pilotar. Já vi de tudo nessa vida. Gente que começou com uma Harley Davidson com peso perto de 300 quilos, gente que começou com ciclo-motores, ou as antigas cinqüentinhas, de tudo mesmo...
O bom senso aconselha que você comece com as motos menos potentes, mas cada caso é um caso.
Existe, sim, a moto certa para você. E isso vai depender do tipo de utilização que você vai dar a ela. A sua estatura/peso é determinante para definir a moto ideal para você. Como vai ser possível um cara de dois metros de altura, e 110Kg de peso, dirigir uma moto 125cc? Ele vai ficar “agafanhotado” na moto, numa posição deveras desconfortável, e a moto não vai ter potência suficiente para tirá-lo de situações de emergência. Da mesma forma, uma pessoa de baixa estatura/peso, teoricamente, não deveria pilotar motos de maior porte, mas o que é determinante, neste caso, é a altura do banco em relação ao chão, e não o porte da moto. Realmente tudo é possível, mas tem os casos aonde a configuração moto/piloto não vai favorecer a boa dirigibilidade, e vai favorecer os tombos. Tome o cuidado de não formar esse tipo de configuração.

Se eu pudesse ter várias motos, eu teria uma pra pegar estradas, uma pra brincar na terra, andando em trilhas, e uma pra andar no dia á dia da cidade. Mas esta não é a realidade de quase ninguém que eu conheça. Portanto, se você é como eu, que só pode ter uma moto, escolha a moto mais adequada para o destino que você pretende dar a ela.

Se você pretende utilizar a moto na cidade, cotidianamente, escolha uma moto que tenha grandes rodas e uma suspensão robusta, que te permita passar pelos buracos da nossa cidade e subir o meio-fio para uma fuga de emergência. Quanto menor a roda da moto, mais ela entra dentro dos buracos, e tende a ficar presa neles. Deixe as scooters para os países civilizados, com as ruas parecendo um tapete, como Alemanha, França, Itália. É chique de doer, mas essa dor é de um tombo (viu mulherada fashion!!!). Escolha uma moto que passe bem pelo “corredor” (tenha o corpo “fino”, sem ter o banco desconfortável, que tenha o guidom alto para passar por cima dos espelhos retrovisores). Escolha uma moto que tenha uma distância entre-eixos pequena, para facilitar as manobras por entre os carros, e que tenha potência suficiente para fazê-lo arrancar à frente dos carros, e te dar uma velocidade de cruzeiro algo em torno de 90Km/H. As motos mono-cilíndricas de 400cc, tipo a Honda NX4 Falcon, são as ideais para essa função. Mas, co
mo a Falcon saiu de linha, a moto nacional em produção, que mais se assemelha a isto, atualmente, é a Honda XRE 300.

Um opcional muito importante, para as novas motos, é o freio ABS. Ele é tão bom que, apesar de seu elevado valor, deve ser solicitado com a moto, sem pestanejar, quando você for comprar uma moto zero Km. Eu já tomei muito “esfrega” por conta de roda travada pelo freio. Você não precisa passar por esta lição. A tecnologia está aí pra isso mesmo.

Se você tem pretensão de fazer com que a sua moto do dia a dia também te leve às cidades vizinhas, em curtas viagens (+/- 100 km), o melhor para você são as motos mono-cilíndricas de 600cc, tipo Yamaha XT660R, ou BMW G 650 GS. Com elas você tem pouca perda maleabilidade no corredor, em relação às motos de 400cc, mas vão te permitir uma velocidade de cruzeiro algo em torno de 120 km/H. Outra alternativa possível, que vai te dificultar mais no corredor, mas te dará bastante mais desenvoltura nas estradas é a CB 600F Hornet, ou a XJ6 N da Yamaha. Ambas são motos com motor de 4 cilindros, portanto são muito mais potentes. As motos de cilindrada maior que isto, são motos apenas para as estradas. Elas não servem para o trânsito das grandes cidades. Você pode até ter uma, mas vai ficar travado no trânsito quase igual a um carro.

As motos modelo custom, tipo Vmax, Harley Davidson, entre outras, são lindas e excelentes para passear. Vá para a estrada com elas, e deixe o trânsito para outra moto. Elas são muito largas, com uma distância entre eixos enorme, portanto não servem para o trânsito. Elas também não servem para andar rápido, pois são muito ruins de curva. A posição de dirigir delas também não é muito favorável, mas tem gente que ama de paixão... Não é o meu caso...

Acostume-se com a dinâmica de pesos da sua moto. Não tenha medo de inclinar sua moto nas curvas, e inclinar mais ainda o seu corpo para ajudar a deslocar o centro de gravidade do conjunto para o lado de dentro da curva. O peso do seu corpo é determinante para que a sua moto faça bem uma curva. Ninguém é passageiro, quando se trata de uma moto. Todos os “indivíduos presentes” têm participação corporal no bom desempenho de uma moto fazendo curva.

No “asfalto limpo”, sem terra, areia, água ou óleo, sua moto não derrapa. Você pode inclinar a sua moto até raspar a pedaleira no chão, que a moto não desgarra. Não é recomendável que você viva testando os limites da sua moto, mas não seja um motociclista “roda quadrada”, daqueles que fazem curva com a moto em pé o tempo todo. Você precisa ter a experiência, e o costume de inclinar a sua moto nas curvas, até para saber como fazer isso na hora de viabilizar uma alteração de trajetória de emergência. Mais uma vez, procure se lembrar que, com moto, não é uma questão de ‘se’, mas uma questão de ‘quando’.

Um bom motociclista sabe aonde vai passar as suas rodas com a precisão de menos de um centímetro. Acostume-se com a idéia. Nenhum meio de transporte depende tanto do piso em que ele está para se manter longe de acidentes, portanto fique sempre atento. Areia, terra, água ou óleo, ou a soma de mais de um deles no asfalto provocam um tombo certo, se você não visualizá-los, e tomar a contra-medida certa a tempo.

Nem sempre podemos escolher o melhor lugar da pista para andar com a moto, mas, na cidade, e nas estradas asfaltadas, o meio da faixa de rolagem, é justamente aonde pinga o óleo do carter dos carros, portanto é um lugar a ser evitado, na medida do possível. O lugar mais limpo das faixas de rolagem urbanas é aonde as rodas dos carros rolam. As rodas dos carros secam a água da chuva, retiram a terra e a areia, afastam pedaços de madeira, pedras, peças metálicas tipo pregos, entre outros, portanto, sem sombra de dúvidas, é o melhor lugar para você andar com a sua moto. Nas estradas de terra é ainda mais importante fazermos da mesma maneira, por motivos semelhantes, mas com um detalhe a mais. Os locais onde as rodas dos carros passam retificam e compactam o piso, fazendo com que uma trilha bem destacada se forme. O perigo nas estradas de terra são as valas formadas pelas chuvas. Muito cuidado com elas.

Vamos falar agora de tocada, levada, ou da forma como se deve andar com a moto, em relação ao trânsito. Tem muita gente que fala que a moto deve andar como um carro. É mais ou menos a mesma coisa que dizer que a avestruz é uma ave, portanto ela tem que fazer migração entre os hemisférios, tal como as aves migratórias. É um bando de idiotas falando do que não entendem. O motociclista que anda igual a um carro vai ser atropelado. É não é uma questão de ‘se’, é uma questão de ‘quando’... Quando eu tinha 18 anos eu vi dois motociclistas, que andavam um ao lado do outro, devagar, como um carro, passeando no domingo, serem abalroados e atropelados. Os dois morreram na hora. O caminhão passou por cima deles dois. Desde então eu tomei a decisão de andar sempre 10 ou 20 Km/H mais rápido que o trânsito, ultrapassando de carro em carro, para me livrar dos doidos que vem por trás. Se vier alguém, com a intenção de me atropelar, vai bater antes em algum carro que eu já tenha ultrapassado. Quando eu paro no sinal de trânsito, eu paro sempre na frente do primeiro carro da fila, e fico com a primeira engrenada, olhando pelo espelho. Qualquer coisa, eu saio batido!

Desvantagens evidentes à parte, a moto só tem duas vantagens de segurança, em relação aos carros. A primeira delas é o fato de que um motociclista tem uma visão privilegiada da pista a sua frente, pois o teto de 90% dos carros bate no ombro do motociclista. Ou seja: tirando se ele estiver atrás de pick-ups, vans, caminhões e ônibus, o motociclista enxergar muito mais à frente do que os motoristas. A segunda delas é que uma moto, em uma frenagem de emergência, vai parar em um espaço menor que um carro. Se tiver ABS, então, é gritante a diferença. Algumas bestas acham o contrário, mas, apesar da área de atrito dos pneus da moto serem menores que a de um carro, a diferença de peso entre eles é enorme. Um carro pesa algo em torno de 1000 quilos. A minha Falcon pesa 150 quilos. Por isso a moto faz mais curva, e para em um espaço mais reduzido que um carro, pois a massa é muito menos. No que me leva a outro problema: Quando você frear, preocupe-se muito com quem vem atrás de você. Lembre-se de que você não tem porta-malas para amassar, caso alguém bata na sua traseira. Se você não se ligar, passam por cima da moto, e de você.

Agora, falando de equipamento de proteção, tirando os primeiros ‘esfregas’ aonde eu só deixei um pouco de pele no chão, fazendo trilha, a primeira vez que eu me machuquei andando de moto em uma trilha, foi porque eu estava usando um tênis, ao invés de usar uma bota de couro, com bico de aço. A segunda, porque eu não estava usando colete off-road. A terceira foi porque não haviam protetores de mão no meu guidom. Também houve a vez em que eu fiquei desacordado umas 4 horas porque não estava usando capacete. Aprendi na marra que, com moto, estar protegido é sempre a melhor opção. Tive muita sorte, as lições foram brandas. A grande maioria não tem tanta sorte assim. Hoje eu não abro mão de ter um excelente capacete. O meu último custou 1700 Reais, e foi aposentado recentemente por “excelentes serviços prestados”, e eu já encomendei outro igual.

O capacete tem que ser do tipo integral. Atenção mulherada!!! Deixem a estética mandar, quando a segurança não estiver em jogo. Capacete “bonitinho”, do tipo aberto na frente não protege o rosto, e vocês podem ficar com o rosto mutilado, em caso de acidente. Outro tipo de capacete que não serve são os capacetes do tipo flip-up, que dizem que é como o capacete integral, mas que a frente abre pra você fumar. Eles não têm estrutura para proteger a sua cabeça, em caso de impacto frontal. Um filho de uma amiga minha morreu nu
m acidente de moto, e este tipo de capacete teve participação direta na morte dele. O capacete tem que ter do tamanho certo para você. Se ficar folgado não serve de nada. Ele tem que estar bem amarrado no queixo, para que você não tenha a sua cara destruída em caso de impacto frontal.

Eu também não abro mão de ter luvas de couro, porque já fiquei sem os tampos das duas mãos, e, garanto, não é nada bom... Pelos mesmos motivos, tirando às vezes em que vou para praia, não abro mão de usar botas de cano alto. Casaco/calça de couro ou cordura é muito bom, mas o nosso clima tropical faz com que, às vezes, isso tenha que ser negligenciado.

Compre uma boa mochila. Ela vai ser sua companheira inseparável, tanto quanto o seu capacete. Coloque dentro dela casacos sobressalentes, uma roupa impermeável, e galochas para vestir as suas botas/sapatos/tênis.

As roupas impermeáveis importadas são mais leves e ventiladas, e isso vai fazer muita diferença no verão. Note bem: Proteção contra frio e água não é um luxo. É equipamento de segurança primordial. Já soube de muitas quedas provocadas por motociclistas que tremiam incontrolavelmente. Coloque dentro de sua mochila, também, uma ou mais redes de elástico, para você poder prender o que quer que você queira carregar, no banco, ou no tanque da moto. Carregar coisas no braço dirigindo moto é uma temeridade. Esta prática provoca oscilações perigosas na trajetória da moto. Ainda com relação a esse tópico: Tem gente que gosta de andar com o capacete pendurado no braço. Em caso de queda, o capacete no cotovelo, por uma questão de alavancagem, quebra o seu úmero com 99% de certeza. Não leve o capacete no braço. Tenha sempre a capa do capacete, que sempre vem com ele, na hora da sua compra. Ela é perfeita para vestir atravessado no peito pendurando o capacete a ser transportado pelas costas.

Adquira alguma desenvoltura com a sua moto, antes de dar carona para a sua morena. Quando você finalmente se achar apto a levá-la, sem que ela se machuque, jamais permita que ela se segure nos seus ombros. Isto provoca a alterações involuntárias da trajetória da moto quando você acelera ou freia, e isso pode levá-los ao chão. Homens caronas devem se segurar nas alças laterais, colocadas lá para o carona se segurar. Mulheres devem andar com o corpo colado nas suas costas, abraçadas ao seu tronco, e, de preferência, com as mãos dentro da sua calça... hehehe

Brincadeiras à parte, espero que você tenha um bom início na sua vida de motociclista. Se você acatar e entronizar todas as minhas dicas, eu garanto que você vai evitar as piores lições. O seu aprendizado, a partir daqui é constante. Eu continuo aprendendo todo dia uma coisa diferente.

Boa sorte, não se distraia, não se negligencie, para não se machucar muito quando o seu próximo “esfrega” vier.

ATS.
Fábio Malaguti.

Ats.
Fábio Malaguti.
NX4 Falcon.
A melhor moto pra cidade.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Patriarca, KamiKazeNH, bokomoko, Ian Caio, luciano.lourenco, maurizio.curotto, marcelo.de oliveira soares, paulo.aloise, antonio.correia, daniel.borduni e 11 outras pessoas também disseram obrigado.

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11 Out 2011 12:27 #2 por ogaitnas
Bacana o texto, que os novatos leiam e evitem muitos sustos.

Citycom 300i branca
Shoei RF1000 + AlpineStars
Riffel + NoRisk na reserva
Agora motorista e piloto :D

Curitiba - PR
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11 Out 2011 13:46 #3 por JulianoPaes
q tijolao pra ler






ideal é um resumo

Juliano Paes, opinião com credibilidade , sem fanatismo A Verdade e nada mais

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11 Out 2011 13:58 #4 por malaguti

JulianoPaes escreveu: q tijolao pra ler






ideal é um resumo


Difícil Juliano...

O que eu escrevi não se passa em dois ou três parágrafos...

Mas eu vou tentar resumir, pra você não ficar amofinado... hehehe

Ats.
Fábio Malaguti.
NX4 Falcon.
A melhor moto pra cidade.

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11 Out 2011 14:20 #5 por ogaitnas
Acho que internet anda deixando as pessoas preguiçosas ao extremo... não levei 3 minutos para ler...

Citycom 300i branca
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Riffel + NoRisk na reserva
Agora motorista e piloto :D

Curitiba - PR
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11 Out 2011 14:22 #6 por brurss
Fábio Gostei de 99% das coisas que vc disse.Meus Parabéns!

- Yamaha Fazer 250 07 (atual)
- Suzuki Burgman 2008 (atual)
- Honda Twister 05
- Suzuki Yes 08 (muitas viagens)
- Suzuki Burgman 06
- Honda CR250R (Joelhada!)
- Yamaha DT200R 97
- Kawasaki Kdx 250
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11 Out 2011 14:39 #7 por Alberto27
Não é todo dia que se lê um texto tão bem elaborado como esse, ainda mais sobre motos. Só não gostei desse negócio de ''se'' e ''quando''. Especialmente pra quem ainda nem tocou a mão na sua moto, fica a impressão de que vou ter uma bomba-relógio nas mãos... uma hora ou outra vai detonar. Mas de qualquer forma, ótimas dicas.

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11 Out 2011 17:47 #8 por RuffBA

Antecessoras:
Biz C100 ES
Burgman AN 125

CRZ 150 SM chegando em breve :D
Camamu - BA
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11 Out 2011 18:13 #9 por JulianoPaes
algumas dicas boas e outras um tanto "terroristico" demais

Juliano Paes, opinião com credibilidade , sem fanatismo A Verdade e nada mais

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11 Out 2011 18:26 #10 por RuffBA
nada alem da realidade (é o que eu acho)nao é brincadeira andar de moto como muitos acham

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Biz C100 ES
Burgman AN 125

CRZ 150 SM chegando em breve :D
Camamu - BA

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11 Out 2011 18:53 #11 por Soueu

malaguti escreveu:

JulianoPaes escreveu: q tijolao pra ler






ideal é um resumo


Difícil Juliano...

O que eu escrevi não se passa em dois ou três parágrafos...

Mas eu vou tentar resumir, pra você não ficar amofinado... hehehe


Onde acho a resenha

Malaguti... não li ainda... mas, já sei onde de teu endereço : http://www.malaguti.com/

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

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11 Out 2011 21:14 #12 por Gui Jungkenn
Um texto muito bom

e a proposito de se aprender a pilotar no off road realmente é muito bom para se aprimorar como motociclista.

Viva para ter o que lembrar, Pois vai chegar o dia em que a sua maior riqueza serão as lembranças.
RD135
NX350
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12 Out 2011 09:33 #13 por chunda
Uma excelente experiência.
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14 Out 2011 09:00 #14 por malaguti

Alberto27 escreveu: Não é todo dia que se lê um texto tão bem elaborado como esse, ainda mais sobre motos. Só não gostei desse negócio de ''se'' e ''quando''. Especialmente pra quem ainda nem tocou a mão na sua moto, fica a impressão de que vou ter uma bomba-relógio nas mãos... uma hora ou outra vai detonar. Mas de qualquer forma, ótimas dicas.


Oi alberto.

Tenho amigos que tem motos à 30 anos, e nunca foram "batizados". Mas estes são exceções que confirmam a regra. De qualquer forma estes não utilizam a moto como meio de transporte cotidiano. Eles saem para passear, e ir à praia. Diferente de mim que rodo 1600Km por mês.

Minha intenção foi de incentivar eles a se prepararem para minimizar o "esfrega", do que alimentar uma esperança remota de que eles não vão para o chão.

Porque a realidade é dura...

Ats.
Fábio Malaguti.
NX4 Falcon.
A melhor moto pra cidade.

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14 Out 2011 09:04 #15 por malaguti

soueu escreveu:

malaguti escreveu:

JulianoPaes escreveu: q tijolao pra ler






ideal é um resumo


Difícil Juliano...

O que eu escrevi não se passa em dois ou três parágrafos...

Mas eu vou tentar resumir, pra você não ficar amofinado... hehehe


Onde acho a resenha 

Malaguti... não li ainda...  mas, já sei onde de teu endereço :  http://www.malaguti.com/   



Ats.
Fábio Malaguti.
NX4 Falcon.
A melhor moto pra cidade.

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