com licenças senhores, esse é meu primeiro post e sou um aspirante a motociclista!
hj fiz minha 11ª aula e a maldita rampa me persegue... o resto tá sussegado. Estou fazendo um tutorial bacana para postar e depois vou relatar minha experiencia de primeira tentativa de tirar carteira de moto.
mg87249645 escreveu:
Soh pra constar tomei pau de novo. Balancei a moto mais do que devia no 8 e antes da prancha. Resultado, 5 pts e vamos para a terceira.
vai q vc consegue... no dia q fiz exame tava chovendo antes e meu prof. esqueceu o capa7 q era aberto... tive q fazer com o meu q é fechado e ao fechar a viseira ele embaçou todo. outra coisa, era em outra moto-pista não na q fiz as aulas, a rampa era mais enclinada e tinha um relevo pra parar a roda da frente depois disso pra num descer... outra coisa, fiz as aulas em uma YBR e o exame foi em outra com embreagem e aceleração diferentes...
cara, foram 3 coisas contra e nada a favor...
mas aí eu tentei e passei de primeira; na primeira guarita o examinador viu meu capa7 embaçado e falou q eu podia limpar enqto ele marcava a prancheta. na rampa como era diferente, ela morreu. vi q naum podia perder mais nenhum ponto e fui em frente. eu tava nervoso até a rampa e vi q isso foi oq deixou ela morrer, fui com calma até o resto pensando: f*da-se! se não der td bem
acho q o segredo é fazer como se estivesse passeando com uma garota na garupa, curtindo o passeio...
O revoltante são as besteira que reprovam. Pombas, ninguém vai morrer se sair com a moto com o farol apagado, esquecer de abaixar a viseira ou queimar um centímetro daquela faixa mal pintada no chão. São todos erros recuperáveis. Nem se deixar a moto morrer eu considero falta grave, pois se isso acontecer na rua vc aperta o start de novo e vai embora calmo e tranquilo.
Já falei que se eu ficar reprovado de novo desisto. Passo minha moto e volto a andar de ônibus. Não sou rico pra ficar sustentando detran e cfc.
O revoltante são as besteira que reprovam. Pombas, ninguém vai morrer se sair com a moto com o farol apagado, esquecer de abaixar a viseira ou queimar um centímetro daquela faixa mal pintada no chão. São todos erros recuperáveis. Nem se deixar a moto morrer eu considero falta grave, pois se isso acontecer na rua vc aperta o start de novo e vai embora calmo e tranquilo.
Já falei que se eu ficar reprovado de novo desisto. Passo minha moto e volto a andar de ônibus. Não sou rico pra ficar sustentando detran e cfc.
cara, concordo com sua opinião e sinceramente, acho esse método de aprendizado do DETRAN muito incompleto e fracassado/ultrapassado perante a realidade do transito das grandes cidades.
É preparar neguim para ir direto para o pronto-socorro, na moto-pista ficamos tontos de tanto rodar naquele circuito, acho válido para filtrar quem tem e quem não tem o equilíbrio necessário e aprimorar essa etapa do aprendizado pra realidade, não pra ingles ver...
Mas, achar que essa avaliação de farol apagado, passou em cima de faixa, viseira aberta, etc e achar que isso servirá para alguma coisa no transito, aff! e ainda sermos reprovados por isso? convenhamos... queria aulas teóricas e avaliação prática na rua, na vida real... atualmente, ao ser aprovado, ao inves de expedir a CNH "que ainda por cima é provisória" deveriam expedir um documento chamado PPAP - PERMISSÃO PARA APRENDER A PILORTAR, de verdade.
RLAMEGO escreveu: Pombas, ninguém vai morrer se sair com a moto com o farol apagado
Morreu 191,53 do meu bolso a pouco mais de mes, sairam batendo as asinhas...e nem tava apagado, estava queimado mesmo... como a multa por apagado é mais grave e cara que farol queimado, adivinha o que o *santo* policial marcou na notificação?...
Cara eu acho que o exame de direção no Brasil é ridículo, não se aprende nada, a não ser ter equilibrio em uma moto acelerada, acho que o teste deveria ser bem mais exigido e feito de outra forma, no trânsito mesmo, com o avaliador seguindo em uma moto sei lá, mas esse método de pista é muito ruim, não serve pra nada.
Atual: falcon 400 2003 La Rubia
Antes: FZ6 N Fê, sugestão de um amigo!!
Mais antiga: Yamaha MT-03 2008 "Matilda"
Brasilia - DF
EU NÃO PATROCINO O CRIME! NÃO COMPREM PEÇAS ROUBADAS.
macacoloco escreveu: Cara eu acho que o exame de direção no Brasil é ridículo, não se aprende nada, a não ser ter equilibrio em uma moto acelerada, acho que o teste deveria ser bem mais exigido e feito de outra forma, no trânsito mesmo, com o avaliador seguindo em uma moto sei lá, mas esse método de pista é muito ruim, não serve pra nada.
Simplesmente ridículo. O que pega nesse exame pra passar é só o nervosismo mesmo porque, concerteza, o grau de dificuldade é mínimo. Quando passei no exame e peguei minha carteira, finalmente fui para as ruas com a moto, é algo totalmente desconhecido, porque não tem nada a ver com o que você aprende naquele circuito ridículo. Concerteza a CNH conquistada naquele circuito é só uma lisença que te permite aprender de verdade a pilotar uma moto no trânsito, só que sozinho. Seria mais fácil pular essa palhaçada e dar a carteira pras pessoas aprenderem direto na rua. (claro que não é essa a solução, mas comparado com o processo atual, daria no mesmo)
Primeira e atual: CG 150 Titan Mix (33 mil km e contando)
kado escreveu: Morreu 191,53 do meu bolso a pouco mais de mes, sairam batendo as asinhas...e nem tava apagado, estava queimado mesmo... como a multa por apagado é mais grave e cara que farol queimado, adivinha o que o *santo* policial marcou na notificação?...
É, amigo, mas no exame, isso não precisava ser uma falta eliminatória. O pessoal esquece por causa do nervosismo. Dessa última vez que eu fiz a prova, dos que foram reprovados, tipo, 70% foi por causa de farol e viseira.
Se o departamento de trânsito tivesse boa vontade poderia pelo menos dar mais chances aos candidatos, mas po, ter que pagar 85 de duda e 100 pra cfc toda vez é fogo, é pro cara desistir mesmo.
Quando fui fazer o teste eu tinha exatamente 4 sábados de experiência com motos. No dia do meu exame fiz uma aula avulsa( começa por aí a exploração) nesta aula uma moça que faria o teste quse demoliu a moto ao cair na rampa da moto escola (Por azar seria a mesma moto que eu usaria).
Quando fui ao Detran andei por toda a pista sem me preocupar no que fazer pois ja era experiente com apenas 4 sábados hauhauauhauahua. Fiquei na espera pela moto e o que a moça fez com a moto caiu com a moto na bendita rampa.
O avaliador pediu que eu fosse pegar a moto para fazer meu teste. Neste momento sentei na moto e comecei a verificação espelhos, farol, capacete fechado. Sei que a ansiedade em conseguir faz com que a gente fique abusado e cometa erros mas consegui controlar minha ansiedade.
Pensei o seguinte se não for desta vez tento de novo e pronto. Moral da história consegui de primeira mas por sorte pois não tinha andado muito em motos.
A moto-escola me ensinou a ter equilibrio (slalow), e a aprender a trocar de marchas. O resto aprendí andando na rua até um motoboy me derrubar por imprudência de não usar a seta.
A forma como os Detrans penalizam com multas faz com que o bacana arrange um laranja pague as multas e coloque os pontos na carteira de outro.
O que deveria existir é uma reciclagem intercalada a cada renovação da carteira ( primeiro teste teórico para ver se as pessoas se lembram, dependendo do resultado ou ela estaria liberada ou teria que fazer o prático de novo) pois o que tem de gente barbeira dirigindo não é brincadeira.
Participo do fórum desde 2006 quando comprei a Yes ( minha primeira moto), aqui em CTBA eu parava no sinaleiro e só dava Honda ou Yamaha. Hoje em dia vc para no sinaleiro ou em algum lugar logo vc vê 2 ou 3 suzukis além de outras marcas, isso é bom para a briga de mercado e valores porém muita gente sem noção de trânsito e abusada no volante acaba comprando a moto pq é mais barata e pelo valor de 5k vc tem uma moto equipada para uso diário. Aí o que acontece acidentes com pessoas sem experiência. Na minha humilde opinião acho que a forma de avaliação deveria ser mudada levando-se em consideração o uso diário a que a moto se destina.
[]'s e força para os que forem para o próximo teste.
O que mais me ajudou foi praticar com uma Twister, durante a noite, com simulacros dos obstáculos na pista (tijolo no lugar dos cones/ rampa desenhada no chão). Com isso, as aulas na CG da autoescola renderam mais.
haendel escreveu: O que mais me ajudou foi praticar com uma Twister, durante a noite, com simulacros dos obstáculos na pista (tijolo no lugar dos cones/ rampa desenhada no chão). Com isso, as aulas na CG da autoescola renderam mais.
Faço o mesmo na intruder, mas o centro de gravidade dela é diferente da titan....na intruder é bem mais facil....aí fica difícil treinar.
gente canta alguma musica pra relaxar e imagina que ali so tem vc a pista e o examinador com essas dicas passei de primeira mas é claro tenho que admitir eu vibrava mais que o motor da moto rsrsrsr
Diego Santiago
suzuki yes azul ou zuleica
Salvador BA
nao patrocino o crime só compro pecas em lojas e com nota fiscal
Tem que praticar. Praticar muito o equilíbrio porque a maioria das pessoas perdem na hora dos primeiros cones e na rampa. Depois disso é mole. Só tem que prestar muita atenção nos detalhes. Esquecer um simples detalhe como fechar a viseira é motivo pra perder na prova.
No mais é tentar manter a tranquilidade e ser logo um dos primeiros pra não ficar vendo os outros perdendo porque isso deixa ainda mais nervoso.
A infelicidade tem isto de bom: faz-nos conhecer os verdadeiros amigos.