Barulho de valvula batendo no motor

28 Mar 2021 15:59 #1 por thiago.leandro
Boa tarde pessoal, tudo bem?

desmontei o motor da minha CB300 2012 pra trocar os anéis de segmento pois estava saindo fumaça quando estava fria desde que abri o motor da ultima vez pra fazer limpeza no pistão e cabeçote, este problema foi resolvido só que agora depois de montada a moto está com um barulho como se fosse alguma válvula batendo no pistão.

Coisas que já fiz:
 - Acertei o ponto da moto 3 vezes, tendo q desmontar tudo, observar a marcação T e alinhar os comandos de válvula com a face do cabeçote.
 - Conferi o tensor da corrente de comando e está em perfeitas condições, inclusive foi trocado a pouco tempo.
 - Conferi a folga dos eixos de comando de válvula e estão sem folga.

nada disso funcionou, segue abaixo o link de um video que fiz mostrando o problema,se alguém puder me dar alguma dica, fico muitro grato.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Mar 2021 19:33 #2 por SemControle
mas a folga em si das válvulas, passou a lamina pra ver? fez o pastilhamento das válvulas?
no pistão não é a batida, senão teria empenado as válvulas já na primeira topada, e já perderia compressão o motor....
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Patriarca

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Mar 2021 21:46 #3 por thiago.leandro
fala cara,

então, eu verifiquei assim que tirei a tampa de válvulas, no meu calibrador só tenho a lamina de 0,10mm e depois já vai pra a de 0,15mm. A de 0,15mm não entra, a de 0,10mm entra com folga, sei que a calibração é 0,12mm, então acredito estar com a folga correta.

Acabei de abrir novamente o motor inteiro pra verificar se havia alguma marca no pistão ou na válvula mas não tinha, aproveitei pra limpar melhor o cabeçote, o pistão e a camisa mas aparentemente o problema não é realmente batida de válvula, realmente estou sem ideia agora.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Patriarca

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Mar 2021 07:54 - 29 Mar 2021 08:10 #4 por SemControle
vc deve ter seguido o manual de serviço pra fazer ne? qnd alinha a marca dos comando é c a parte escrita pra cima, e no nível da borda, qnd tensiona a corrente, a marca deve se manter onde esta, inclusive a do volante do magneto, por isso qnd faço, eu venho do vira, fazendo a engrenagem do comando dianteiro, depois vou pro traseiro, justamente deixando a folga da corrente onde o tensor vai atuar.....
vc pode ate ajustar com a lamina de 15 as 2, admissão vc deixa 15 bem justa mesmo, e escap pode ajustar c a de 15 normalmente, pq admissão pede 12 +ou-3, assim como escap pede 15 +ou-3

bruniu a camina? o tensor realmente esta com pressão na corrente? as guias da corrente não tem desgaste?
essas limpezas q fez e refez eu prefiro sempre mandar pra retifica fazer, até pq já conferem o cabeçote, assentamento, guias, trocam retentores e cuidam do pastilhamento, as sedes de válvula consegui limpar? se removeu alguma válvula, fez o assentamento após?

qnd diz q desmontou o motor, só tirou ate o cilindro? depois q montou mediu a compressão do motor? a tampa do estator em si não retirou, colocou no ponto apenas pelas marcações mesmo? 
pq se imaginar q o motor no geral esta bom, vc criou um problema ai entre cilindro e cabeçote
mas não tem como descartar q tinha algo prestes a dar problema, e por coincidência deu problema com a manutenção

esse barulho por vídeo é diferente, mas me parece mais vazando pro escap ou admissão, parecido c brasilia, fusca

veja o q o próprio manual de serviço diz
Ruído excessivo
• Cabeçote:
– Ajuste incorreto de folga das válvulas
– Válvulas presas ou molas das válvulas quebradas
– Árvore de comando desgastada ou danificada
– Corrente de distribuição solta
– Corrente de distribuição desgastada ou danificada
– Tensor da corrente de distribuição desgastado ou danificado
– Dentes da engrenagem da árvore de comando desgastados
• Cilindro, pistão ou anéis do pistão desgastados (página 9-5)
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Patriarca

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Mar 2021 20:58 #5 por thiago.leandro
Boa noite cara,

conferi tudo o que vc sugeriu e está tudo ok:

bruniu a camina?
não,

o tensor realmente esta com pressão na corrente?
está sim, é praticamente novo,

as guias da corrente não tem desgaste?
não, uma é praticamente nova e a outra está sem desgaste algum,

as sedes de válvula consegui limpar?
não,

se removeu alguma válvula, fez o assentamento após?
não removi as válvulas porque é mais complicado de fazer e não estou tento mt tempo ultimamente.

Pensei bastante nessa sua fala:

essas limpezas q fez e refez eu prefiro sempre mandar pra retifica fazer, até pq já conferem o cabeçote, assentamento, guias, trocam retentores e cuidam do pastilhamento, 

e resolvi enviar o cabeçote pra a retífica, assim, mesmo que não resolva o problema eu já elimino que seja o cabeçote, além de que eles irão limpar as sedes de válvula e fazer o pastilhamento.

Valeu mesmo pelas dicas, você parece ter muito conhecimento com esse tipo de motor, assim que tiver mais atualizações compartilho aqui.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Patriarca

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

31 Mar 2021 08:03 #6 por SemControle
boa, vai eliminar qq coisa relacionado ao cabeçote pelo menos, farão todo trabalho técnico, medições....

uma coisa q me chamou atenção, é q esta moto tem o sistema de suprimento de ar secundário, q se integra com a tampa, e sem a tampa pode ajudar o barulho q eu notei de algo vazando....

qnd mexe com anéis, válvulas é necessário brunir camisa e assentar válvulas, as válvulas não mexeu, mas a camisa é preciso, a posição q os anéis estavam criam marcas na camisa, o simples fato de tirar o pistão e recolocar, já muda a posição dos anéis, e por essas mínimas marcas q existem na camisa já vai passar algum óleo, é mínimo mesmo, assim como qnd mexe nas válvulas, a posição q elas estão batendo muda, qualquer imperfeição fica deslocada e pode passar a fazer barulho e não vedar corretamente....

cada motor tem seus detalhes, na verdade eu gosto de pegar umas bombas q já passaram por vários mecânicos trocadores de peça q não resolvem e só criam mais problemas nas motos, mas é assim, pego uma moto por vez, vc interna a moto e não tem um prazo pra pegar, pq vou me dedicar, estudar o problema, buscar uma solução, além de vir tentando voltar o máximo a originalidade em tudo q já foi mexido antes na moto....

esse seu problema inicial de dar uma fumada fria, jamais pegaria o serviço pra trocar anéis apenas, pegaria pra fazer a parte de cima e de baixo, o motor é um conjunto, se por algum motivo anéis estavam ruins, certamente outra parte desse conjunto já esta perto do fim da vida, ou no mínimo c um certo desgaste, q agora tende a sofrer ainda mais pq a parte de baixo em teoria esta toda justinha.....é igual par de amortecedor, par de rolamentos, nunca se mexe apenas em um deles, os dois trabalham em conjunto, já trabalharam a mesma quantidade de tempo, não faz sentido trocar um q detonou e deixar o outro prestes a detonar.....
mas de qq forma, não vejo ligação ainda em ter apenas trocado anéis e aparecer esse barulho, vamos aguardar o veredito da retifica sobre algo.....

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Abr 2021 20:35 #7 por SemControle
qual foi o problema encontrado?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Abr 2021 17:50 #8 por thiago.leandro
Boa tarde pessoal,

trago boas notícias, finalmente está tudo ok,

o que aconteceu foi que mandei o cabeçote pra a retífica e eles me passaram um orçamento gigantesco, de quase R$ 700,00 reais, que incluia coisas como facear o cabeçote, polir comandos, etc, coisas q de maneira alguma precisava fazer, cortei várias coisas, mas no fim fizeram um bom serviço, foi feito a limpeza do cabeçote, eles colocam algum produto que descarboniza o interior completamente, além disso as válvulas de escapamento estavam muito desgastadas e era necessário a troca, me pediram pra apenas brunir as valvulas de adm, além disso os retentores de valvula, e os guias de válvula, o que eu fiz foi comprar logo tudo novo, kit de todas as valvulas, retentores e guias, depois recebi o cabeçote e eu mesmo fui fazer o ajuste de válvulas porque eles estavam cobrando muito caro pra isso, ajustei, deixei as de escape com 0,15mm e as de adm com algo entre 0,12 e 0,15, montei tudo de volta, e agora a moto está simplesmente perfeita, sem barulho, sem fumaça, só alegria.

Fico muito grato cara pelas informações que me deu, muito legal esse seu trabalho, você tem alguma formação na área? ainda não entendi exatamente onde estava o problema, ao meu ver deveria ser algo nas válvulas de escape que realmente estavam bem deterioradas, ou algo relacionado a limpeza, q talvez n deixasse a válvula assentar direito, o fato é q depois disso a moto está axcelente.

Sobre o problema da fumaça quando fria, acho q devo ter danificado os aneis quando desmontei o motor a primeira vez, por isso achei q era o problema, e realmente depois que troquei ela parou. Eu gosto muito de mecânica, sou coordenador de manutenção em uma empresa de ônibus, então decidi desmontar a minha moto para fins de aprendizagem msm, comprei as ferramentas necessárias e comecei a mexer por conta própria, pesquisando, é bem legal ver algo funcionando bem tendo sido feito por suas próprias mãos.

Segue vídeo.



Valeu pessoal.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Abr 2021 19:49 #9 por SemControle
se pediram a troca das guias, além do desgaste das válvulas de escap, feito o assentamento de todo conjunto, seu cabeçote voltou praticamente ao estado de zero, so faltou as sedes de válvulas
estavam trabalhando c folgas nas guias, as válvulas estavam bambas, e esse movimento ajuda a não vedar, mas o principal estava nas de escap mesmo, estavam cada vez mais pra dentro, e como dizemos, estavam trabalhando presas, e não fechando, o próximo passo seria perder marcha lenta após quente....
tenho cursos na área automotiva, e alguns em moto, vamos dizer q tenho uma oficina porta fechada, recebo uma moto de cada vez, e em geral motos q vão passando de mecânico em mecânico trocador de peças q maquia um problema e cria vários...
por isso gosto de ir atrás desses enigmas, pra ver a solução, se tem coerência

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Abr 2021 20:34 #10 por thiago.leandro
Mt bom cara,

boa sorte pra você com seu negócio, valeu mesmo pela força.

Sucesso!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Abr 2021 08:29 - 19 Abr 2021 08:29 #11 por SemControle
é apenas um hobbie, tenho meu emprego ja, então pego essas motos por indicação, e falo, interna aqui, vou estar estudando os problemas, vou estar c manual de serviço conferindo tudo q pode estar fora das tolerâncias, desfazendo besteiras q ja fizeram, não tenho um dia pra prometer devolver.....vou querer entender o problema e buscar uma solução 
o mais difícil são as motos fora de linha q começam a adaptar peças, vc camufla um problema, e já cria outro, assim vai, ate a hora q não tem mais o q fazer, é desmontar tudo e começar do zero, e ai não tem mais como fazer mesmo, o valor pra fazer isso é absurdo....
de final de semana nessa pandemia se to sem nada aqui vou na oficina de um parceiro dar uma força, mas é punk, é só troca rápida, da um desespero ver o serviço sendo feito do jeito q não deveria....mas é a diferença de eu ter meu emprego e viver dele, e o cara da oficina so ter a oficina e fazer girar serviço, minha motoquinha essa semana q passou fiz as bengalas e o freio dianteiro, foi mais de meio dia nisso, tirar a pinça, desmontar total, tirar os pistões, deixar de molho pra limpar, limpar a linha, fazer uma sangria com fluido zero, la meia hora pra fazer um freio ja é perda de tempo....ja gastei 3 semanas, praticamente só me sobra sábado e domingo qnd estou trabalhando pra me dedicar as motos, pra resolver problema de moto q estava c duas velas velhas e diferentes, q o dono me passou q tinha deixado em uma oficina, tinha amenizado o problema, mas ainda estava ruim, e as velas tinham sido trocadas, foi a ultima coisa q pensei em olhar, so fui olhar pensando estarem com gap diferente, pq ja tinha desmontado e dado uma geral em motor e parte elétrica por dois fins de semana seguidos (e ja estava 200% melhor, mas ainda não estava perfeita), ai dou de cara c isso, tive q deixar desmontada pra no outro fim de semana buscar as velas e instalar e ver a moto de volta a vida....

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:2.855 segundos