Tenho uma CB300r 2009/2010, hoje com 16.000km, e desde os 13 mil ela não tem mais segurado a partida quando fria. Depois que esquento o motor, a partida é 100%.
Fiz todas as revisões nas concessionárias e tenho trocado o óleo no intervalo médio das revisões (us óleo Motul 3000). Troco o filtro somente quando, e sempre que, faço revisão.
Nesta moto, sempre usei combustível aditivado, de postos confiáveis, então não me parece ser problemas de combustível adulterado. Fiz o teste mudando de posto para ver se o problema cessava.
Ando com a moto diariamente e nos fins de semana costumo fazer viagens com kilometragem média de 300 a 500km, por isso costumo ter uma exigência maior nos fins de semana, usando o motor numa rotação maior...
A pergunta é:
O quê pode estar errado na moto para ela não segurar partida fria, se é injeção eletrônica? Será que há sujeira na válvula lambda e isto pode interferir?!
Já tentou limpar ou trocar a vela, em que rotação está a marcha lenta dela?
"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."
Hum, se vc já trocou a vela e a rotação ta em 1500rpm, veja a gasolina, eu tive um problema desse com a minha Fazer, ela cortava injeção as vezes com 100km/h e morria, o bico da injeção estava sujo devido a gasolina de má qualidade.
Ex Biz C100 2005
Ex Fazer 250 2008
Atual Celta 2002
Sem moto no momento
Itajaí/SC
Se agride ou agrada, o seu lugar no grid de largada não muda nada.
Como eu disse, só usei gasolina aditivada, de postos bons... Duvido que isto possa ter sido um fator... Outra que não citei, na última revisão, de 16 mil, a honda verificou o bico de injeção...
Eu realmente achava que poderia ser ou a lambda OU a EOT do óleo... Quais dessas acham mais provável? Afinal, depois de quente ela segura 100%... Eu acho que seria a do óleo...
Amigo, não sei se vc já resolveu o problema da partida a frio, imagino que o mecânico da concessionária já tenha escaniado sua moto, e como vc não citou, penso que nem uma falha foi encontrada.
Experimente, se não me engano existe um sensor que é responsável por verificar a temperatura do ar que alimenta o motor, fica próximo ao bico injetor, com o passar do tempo, é possível juntar uma fina camada de carbonização que por sua vez, impede a leitura correta deste , faça o seguinte, remova o TBI (alojameto do bico injetor) e faça uma limpeza, talvez apenas este procedimento resolva o problema.
Não acedito que seja a sonda lambida, se este sensor estivesse com defeito com certeza a falha seria permanente independente da temperatura do motor.
Qto ao sensor da temperatura do óleo lubrificante, acho pouco provável, o sintoma seria um funcionamento irregular o tempo todo (motor falha constante, oxila marcha lenta podendo inclusive apagar com frequencia), se não funcionar deixo mais uma sugestão desligue o cabo positivo e e negativo da bateria e encoste um no outro por aproximadamente 30 segundos, esta ação vai funcionar como um "resset" apagando possiveis falhas que talves tenham sido geradas e já sanádas, mas que permanecem lá armazenadas. Fique tranquilo que este procedimento não produzira nenhum dano a sua moto, pelo contrário será benéfico ao sistema.
minha twister está igual queimaram as válvulas de escapamento e os retentores estão vazando, mas ela está com 55.000km e eu nunca tive que fazer nada até agora.
Como está a cor da vela da tua moto?
Não tem como ar uma engordada na mistura, fala com o mecânico?
Ninguém aqui falou que queimou a SEDE DE VÁLVULAS, mais
elas podem esquentar a tal ponto que não vedem tanto,
causando perca de compressão, e conseqüentemente um mal
funcionamento no motor, principalmente a frio.
A gasolina ruim causa o mesmo defeito, mais a gasolina
não fica boa quando o motor esquenta, ela continua ruim.