CB 300r - Não segura a frio

15 Fev 2011 13:26 #1 por Buddha
Bom dia!

Tenho uma CB300r 2009/2010, hoje com 16.000km, e desde os 13 mil ela não tem mais segurado a partida quando fria. Depois que esquento o motor, a partida é 100%.

Fiz todas as revisões nas concessionárias e tenho trocado o óleo no intervalo médio das revisões (us óleo Motul 3000). Troco o filtro somente quando, e sempre que, faço revisão.

Nesta moto, sempre usei combustível aditivado, de postos confiáveis, então não me parece ser problemas de combustível adulterado. Fiz o teste mudando de posto para ver se o problema cessava.

Ando com a moto diariamente e nos fins de semana costumo fazer viagens com kilometragem média de 300 a 500km, por isso costumo ter uma exigência maior nos fins de semana, usando o motor numa rotação maior...

A pergunta é:
O quê pode estar errado na moto para ela não segurar partida fria, se é injeção eletrônica? Será que há sujeira na válvula lambda e isto pode interferir?!

Agradeço ajuda!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Fev 2011 13:57 #2 por Patriarca
Respondido por Patriarca no tópico CB 300r - Não segura a frio
Já tentou limpar ou trocar a vela, em que rotação está a marcha lenta dela?

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Fev 2011 14:00 #3 por Buddha
Respondido por Buddha no tópico CB 300r - Não segura a frio
Sim, a vela é nova, trocada com 11.550 km... Fiz um teste quando ela tinha por volta de 15 mil, com uma vela nova, mas não houve mudança.

A baixa está por volta de 1550 RPM.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Fev 2011 15:48 #4 por __Rox
Respondido por __Rox no tópico CB 300r - Não segura a frio
Hum, se vc já trocou a vela e a rotação ta em 1500rpm, veja a gasolina, eu tive um problema desse com a minha Fazer, ela cortava injeção as vezes com 100km/h e morria, o bico da injeção estava sujo devido a gasolina de má qualidade.

Ex Biz C100 2005
Ex Fazer 250 2008
Atual Celta 2002

Sem moto no momento :(

Itajaí/SC

Se agride ou agrada, o seu lugar no grid de largada não muda nada.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Fev 2011 16:14 #5 por Buddha
Respondido por Buddha no tópico CB 300r - Não segura a frio
Como eu disse, só usei gasolina aditivada, de postos bons... Duvido que isto possa ter sido um fator... Outra que não citei, na última revisão, de 16 mil, a honda verificou o bico de injeção...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Fev 2011 20:29 #6 por wilson forps
Respondido por wilson forps no tópico CB 300r - Não segura a frio
Amigo o filtro de ar ta limpo

não tem nada obstruindo a entrada da filtro

gasolina ruin tambem com certesa

postos que não dizem quem representam é fria

tipo petrobras texaco etc

olha o filtro de pois pede pra verificarem a

sonda lambda ela corrige a mistura ou o corpo de borboleta sujo

abraço a todos !!!!!!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Fev 2011 06:39 #7 por Buddha
Respondido por Buddha no tópico CB 300r - Não segura a frio
Então, os postos eu garanto...

Eu realmente achava que poderia ser ou a lambda OU a EOT do óleo... Quais dessas acham mais provável? Afinal, depois de quente ela segura 100%... Eu acho que seria a do óleo...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Fev 2011 17:02 #8 por Claudio Fabiano
Respondido por Claudio Fabiano no tópico CB 300r - Não segura a frio
Amigo, não sei se vc já resolveu o problema da partida a frio, imagino que o mecânico da concessionária já tenha escaniado sua moto, e como vc não citou, penso que nem uma falha foi encontrada.


Experimente, se não me engano existe um sensor que é responsável por verificar a temperatura do ar que alimenta o motor, fica próximo ao bico injetor, com o passar do tempo, é possível juntar uma fina camada de carbonização que por sua vez, impede a leitura correta deste , faça o seguinte, remova o TBI (alojameto do bico injetor) e faça uma limpeza, talvez apenas este procedimento resolva o problema.


Não acedito que seja a sonda lambida, se este sensor estivesse com defeito com certeza a falha seria permanente independente da temperatura do motor.


Qto ao sensor da temperatura do óleo lubrificante, acho pouco provável, o sintoma seria um funcionamento irregular o tempo todo (motor falha constante, oxila marcha lenta podendo inclusive apagar com frequencia), se não funcionar deixo mais uma sugestão desligue o cabo positivo e e negativo da bateria e encoste um no outro por aproximadamente 30 segundos, esta ação vai funcionar como um "resset" apagando possiveis falhas que talves tenham sido geradas e já sanádas, mas que permanecem lá armazenadas. Fique tranquilo que este procedimento não produzira nenhum dano a sua moto, pelo contrário será benéfico ao sistema.


Abraço e boa sorte.

CLAUDIO R. FABIANO

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

20 Fev 2011 04:40 #9 por betobriza
Respondido por betobriza no tópico CB 300r - Não segura a frio
Seu problema é comum na CB300 para quem viaja com ela.

Você acabou de derreter as sedes de válvula, sem conserto
com o tempo vai ficando pior, até ficar difícil de pegar.

temos um tópico que traduz bem o problema.

www.Motonline.com.br/forum/forum_posts.asp ?
TID=18125&PN=3

Que o raio não o parta e ilumine seu caminho....

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Fev 2011 21:21 #10 por Mauro Benites
Respondido por Mauro Benites no tópico CB 300r - Não segura a frio
minha twister está igual queimaram as válvulas de escapamento e os retentores estão vazando, mas ela está com 55.000km e eu nunca tive que fazer nada até agora.


Como está a cor da vela da tua moto?


Não tem como ar uma engordada na mistura, fala com o mecânico?


Boa sorte!!

Mauro CBX 250

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Fev 2011 21:24 #11 por Mauro Benites
Respondido por Mauro Benites no tópico CB 300r - Não segura a frio
A sonda lambda não é.


Ela só envia informações pra central de pois de aquecida.


E como a dificuldade está na partida.

Mauro CBX 250

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Abr 2011 18:07 #12 por Ik@ro.....
Respondido por Ik@ro..... no tópico CB 300r - Não segura a frio

betobriza escreveu: Seu problema é comum na CB300 para quem viaja com ela.



Você acabou de derreter as sedes de válvula , sem conserto

com o tempo vai ficando pior, até ficar difícil de pegar.



temos um tópico que traduz bem o problema.



www.Motonline.com.br/forum/forum_posts.asp ?

TID=18125&PN=3


Amigo, desculpe a minha ignorancia........

mas o q seriam essas sedes de valvulas????
qual a função delas????
esse problema no q implica???

li algumas coisas sobre super aquecimento a altas rotações........mas naum entendi direito..........agradeço a atenção!

Atual: PCX DLX 2016 Branca
Ex: CB 300 15/15 Branca
Ex: Ténéré 250 15/16 Branca
Ex: XRE 300 2012 Vermelha
Ex: Wuyang WY 50 QT Preta

DEUS É FIEL!!!
VALE DO AÇO - MINAS GERAIS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Abr 2011 18:38 #13 por wilson forps
Respondido por wilson forps no tópico CB 300r - Não segura a frio
Amigos,

sede das valvulas

é o lugar onde as valvulas fica alojadas

onde elas sobem e desce, e tambem ficam

os vedadores para nãos se mistura oleo e gasolina

não existe isto de queimar sedes de valvulas

problema de moto não ficar ligada quando fria

com certesa é gasolina ruin com muito alcool

abraço a todos

otima semana

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Abr 2011 06:04 #14 por Ik@ro.....
Respondido por Ik@ro..... no tópico CB 300r - Não segura a frio

wilson forps escreveu: Amigos,

sede das valvulas

é o lugar onde as valvulas fica alojadas

onde elas sobem e desce, e tambem ficam

os vedadores para nãos se mistura oleo e gasolina

não existe isto de queimar sedes de valvulas

problema de moto não ficar ligada quando fria

com certesa é gasolina ruin com muito alcool

abraço a todos

otima semana






valeu pela explicação jovem...........

Atual: PCX DLX 2016 Branca
Ex: CB 300 15/15 Branca
Ex: Ténéré 250 15/16 Branca
Ex: XRE 300 2012 Vermelha
Ex: Wuyang WY 50 QT Preta

DEUS É FIEL!!!
VALE DO AÇO - MINAS GERAIS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

22 Abr 2011 11:01 #15 por betobriza
Respondido por betobriza no tópico CB 300r - Não segura a frio

wilson forps escreveu: Amigos,

....não existe isto de queimar sedes de valvulas

problema de moto não ficar ligada quando fria

com certesa é gasolina ruin com muito alcool

abraço a todos

otima semana


Ninguém aqui falou que queimou a SEDE DE VÁLVULAS, mais
elas podem esquentar a tal ponto que não vedem tanto,
causando perca de compressão, e conseqüentemente um mal
funcionamento no motor, principalmente a frio.

A gasolina ruim causa o mesmo defeito, mais a gasolina
não fica boa quando o motor esquenta, ela continua ruim.

Que o raio não o parta e ilumine seu caminho....

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.165 segundos