XRE 300 nossas avaliações e impressões

16 Abr 2014 14:07 #7189 por Zetty
Bom dia pessoal.
Apesar de estar com a XT há uns dois meses, agora que coloquei a XR à venda. Já são 15 mil km rodados com a XT, incluindo os mesmos trajetos feitos antes com a XRE, já é possível fazer alguns comparativos:

Motorização, embora seja bem mais potente, a XT tem mais é força, a XRE chega à 145, a XT a 170 por hora.

Conforto, a XRE é bem mais confortável, especialmente quanto ao banco. Eu senti menos desconforto devido a minha altura e já estar acostumado, mas a patroa, acostumada a viajar no confortável banco da XRE, sentenciou, de XT não viaja. A solução foi equipar a máquina com um banco cela, que custo o olho da cara, por sorte, consegui garimpar um usado e paguei a metade do preço. Vale cada centavo.

Consumo: a XT tem o mesmo problema da XRE, dependendo da mão, vai do céu ao inferno imediatamente. Para se ter uma ideia, de quem eu comprei o banco, disse que já chegou a fazer 12 a 13 km com um litro num viagem, pois precisou acompanhar motos maiores. A minha não passava de 17km, quando comprei, e olha que a CC disse ter revisado. Experiente, eu mesmo ajustei, troquei velas, filtros e levei para ajustar as válvulas, etc. O consumo pulou para 20 a 22, isso na estrada, andando na média de 140 e 120, com baú, bolsa tanque e bolha alta.

Concessionária: falando nelas, é, infinitamente pior que as hondas. Preços abusivamente alto. Onde eu comprei a moto mesmo só fazem uma coisa bem, sabem lavar uma moto como ninguém e mais nada. Hoje passei por lá, nem lavar conseguiram, nem mecânico dia, um descaso completo. E é um problema, pois não adianta levar em qualquer mecânico, a moto é outro nível. Por sorte, aqui na cidade, tem um rapaz que era mecânico da Yamaha e tem oficina, ele quem revisa a XT, os demais serviços eu mesmo faço, to melando as mãos de graxa, é muito melhor. A revisão na CC fica em torno de 300 fora peças, nesse mecânico é cerca de 120 reais, o mesmo serviço, rsrsr.

Peças: tem que garimpar e colocar tudo paralelo, original é um absurdo. Relação, por exemplo, cerca de 600 a 1000 reais, pneu traseiro de 400 a 700 reais. Ontem perdi em Curitiba (o borracheiro que troquei o pneu não apertou direito) a chapinha do esticador da corrente, uma só, passei na CC, 60 reais, o atendente disse que elas vem da frança, kkkkk, um absurdo. Como o torque da máquina é alta não quis andar sem. Ela gasta muito pneu, pastilha e relação. Relação, pastilha, filtros eu estou usando tudo paralelo, bem mais barato, a última relação que comprei paguei 200 reais, pneu pode usar desde o 120 até o 150/80/17, praticamente o mesmo da XRE, Falcon. A diferença é que o 120 dá menos estabilidade e menos frenagem. Coloquei agora um 140, por exemplo, paguei 300 reais, e ela fica muito mais estável e freia como nunca, aliás, o freio dela não tem pra ninguém, freia muito bem, bem melhor que a XRE. A minha furou o pneu várias vezes, logo nos primeiro 30 dias que comprei, mesmo o pneu estando bom. Dai a importância da vacina, não tinha esse problema na XRE. Bastou vacinar e nunca mais fiquei na mão. Como instalei um pneu novo aproveitei para colocar uma câmara reforçada de uns 4mm, e ainda apliquei a vacina, eheheh. Outro problema é a relação, o torque dela é muito forte, e as correntes, se não for com retentor, estiver bem tencionada e lubrificada, não aguenta. Há um problema também de corrente abrir ou arrebentar na emenda, se for emenda grampo, o ideal é sempre remanchar/arrebitar a emenda, já comprei equipamentos que permitem fazer isso em casa ou na estrada mesmo. A última relação ainda usei grampo, mas eu mesmo troquei. Para fazer esse serviço além dela vir com um jogo de ferramentas completas, eu inclui alicates, martelos e uma chave para sacar o parafuso do pinhão.

Acessórios: Já instalei bolha, baú, banco cela e protetor de mão. Falta ainda protetores de carenagem e motor, e, especialmente depois do banco cela, sinto que vai bem uma pedaleira para esticar as pernas, pois como o banco é mais baixo que o original as minhas pernas ficam encurvadas, em viagens longas isso incomoda um pouco. Estou usando também uma bolsa tanque. Encomendei, mas ainda não chegou, um suporte para celular e tomada USB.

No geral moto muito boa.

ZETTY-NOVA ESPERANÇA-PR
XT660R-2009-PRETA

EX-XRE300-2010-AMARELA
EX-DT180-1995-BRANCA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Abr 2014 08:46 #7190 por joabcrl
Caro MANDRUVADOIDAO,

Obrigado pelos parabéns!
Com relação ao restante do seu comentário, eu não tiro sua razão. Antes de comprar a XRE eu pesquisei bastante, e o pior de tudo, os comentários sobre essa moto não eram nada bons. Fiquei esperando, vendo se a Honda corrigiria os defeitos que o pessoal relatavam. Dentre os defeitos, os que eu me lembro são: Trinca de cabeçote, queima de bomba de combustível e a grande quantidade de lama que ela joga no piloto e farol.
Bem, quando saiu a 2012, fui correndo conferir se haviam mudanças significativas na moto. Chegando na CC, o vendedor me falou que as mudanças eram poucas com relação a 2011. E olhe que a 2011 era muito mal falada nos fóruns. Resolvi esperar. Quando saiu a 2013 fui conversar novamente com o vendedor da CC, meu amigo pessoal, e ele falou que eu poderia comprar. A Honda tinha mudado um monte de itens na moto, do tipo:
- Aumento da capacidade do tanque de combustível;
- A bomba de gasolina agora estava localizada dentro do tanque, reduzindo o calor que ela recebia do motor e o que provocava um desgaste prematuro;
- Vela de Iridium, maior resistência, melhor distribuição da faísca e durabilidade;
- Troca do material que era feito o cabeçote, agora mais resistente e durável;
- Aumento do tamanho do para lama dianteiro. Esse eu confesso que não resolveu 100%, mas melhorou bastante.

Vendo isso, comprei a moto. E até agora não apresentou nenhum problema desses ocorridos nas versões anteriores. O único problema que eu percebi foram os apagões em semáforos. Perguntei a um mecânico da CC e ele me disse que eu não deveria ficar acelerando em sinais como em motos carburadas (caso da minha antiga Tornado). Isso enlouquecia o modulo da injeção da XRE e fazia ela apagar. Eu me policiei, e melhorou. Mas não resolveu. Daí fui olhar o combustível que estava utilizando. Era gasolina aditivada da Ipiranga de um único posto aqui em Sobral, Ceará. Quando mudei para a gasolina da Shell, a moto mudou. Nada de apagar. Já coloquei etanol com essa gasolina. Tudo tranquilo. Por isso que eu posso afirmar: a moto é boa! Não me arrependo de ter comprado. Fica a dica! ;)


Anexos:
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: MANDRUVADOIDAO

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Abr 2014 09:27 #7191 por Emerson_rj
Olá joabcrl! Uso, uma XRE300 desde o lançamento, já tive todos os problemas que relatou, mas a honda resolveu todos. Hoje estou com 120.000 km e a moto está excelente. Parabéns pela compra.

Emerson_rj
XRE300 Vermelha

Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: joabcrl

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Abr 2014 09:46 #7192 por Zetty

Emerson_rj escreveu: Olá joabcrl! Uso, uma XRE300 desde o lançamento, já tive todos os problemas que relatou, mas a honda resolveu todos. Hoje estou com 120.000 km e a moto está excelente. Parabéns pela compra.


Também tive muitos problemas, a moto está com 90 mil. Os problemas foram resolvidos, inclusive após a garantia.

ZETTY-NOVA ESPERANÇA-PR
XT660R-2009-PRETA

EX-XRE300-2010-AMARELA
EX-DT180-1995-BRANCA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Abr 2014 16:48 #7193 por vandeco

joabcrl escreveu: Caro MANDRUVADOIDAO,

Obrigado pelos parabéns!
Com relação ao restante do seu comentário, eu não tiro sua razão. Antes de comprar a XRE eu pesquisei bastante, e o pior de tudo, os comentários sobre essa moto não eram nada bons. Fiquei esperando, vendo se a Honda corrigiria os defeitos que o pessoal relatavam. Dentre os defeitos, os que eu me lembro são: Trinca de cabeçote, queima de bomba de combustível e a grande quantidade de lama que ela joga no piloto e farol.
Bem, quando saiu a 2012, fui correndo conferir se haviam mudanças significativas na moto. Chegando na CC, o vendedor me falou que as mudanças eram poucas com relação a 2011. E olhe que a 2011 era muito mal falada nos fóruns. Resolvi esperar. Quando saiu a 2013 fui conversar novamente com o vendedor da CC, meu amigo pessoal, e ele falou que eu poderia comprar. A Honda tinha mudado um monte de itens na moto, do tipo:
- Aumento da capacidade do tanque de combustível;
- A bomba de gasolina agora estava localizada dentro do tanque, reduzindo o calor que ela recebia do motor e o que provocava um desgaste prematuro;
- Vela de Iridium, maior resistência, melhor distribuição da faísca e durabilidade;
- Troca do material que era feito o cabeçote, agora mais resistente e durável;
- Aumento do tamanho do para lama dianteiro. Esse eu confesso que não resolveu 100%, mas melhorou bastante.

Vendo isso, comprei a moto. E até agora não apresentou nenhum problema desses ocorridos nas versões anteriores. O único problema que eu percebi foram os apagões em semáforos. Perguntei a um mecânico da CC e ele me disse que eu não deveria ficar acelerando em sinais como em motos carburadas (caso da minha antiga Tornado). Isso enlouquecia o modulo da injeção da XRE e fazia ela apagar. Eu me policiei, e melhorou. Mas não resolveu. Daí fui olhar o combustível que estava utilizando. Era gasolina aditivada da Ipiranga de um único posto aqui em Sobral, Ceará. Quando mudei para a gasolina da Shell, a moto mudou. Nada de apagar. Já coloquei etanol com essa gasolina. Tudo tranquilo. Por isso que eu posso afirmar: a moto é boa! Não me arrependo de ter comprado. Fica a dica! ;)



Boa sorte com a bicuda! está linda!

"Vinde a mim todos os que estão cansados e oprimidos e eu vos aliviarei" Senhor Jesus
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: joabcrl

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Abr 2014 08:24 #7194 por MANDRUVADOIDAO
Joab, Emerson e Zetty (bom goleiro), como disse a XRE foi uma das motos mais confortáveis que já tive.
Até o momento nenhuma ganhou da "VAMPIRELLA", minha Mônica 98 (GSX750F).

Se os problemas realmente foram resolvidos, é uma moto que posso pegar de novo.
Fiquei muito ligado na TÉRÉZINHA, mas o atendimento da YAMAHA na Bahia é 93829729473 níveis abaixo de péssimo.
Outra marcas que tem cc aqui na cidade são DITALLY e DAFRA.
A SUZUKI fechou.
A bomba tem um vendedor em cada ponto de ônibus e vc ligar eles vão lá no meio do pasto, na praia, na floresta, no motel ou onde vc estiver pra te atender.

Mesmo muuuuuuuuuuuiiiiiiiiiiito decepcionado com minha antiga XRE, ela me deu trocentas alegrias.
A minha nunca me deixou na mão.
Como relatei anteriormente, os problemas dela era o farol que só iluminava a copa das árvores e eu desmanchei todo e não resolvei, o barro que me sujava todo e os vazamentos.
Apagão e bomba de gasolina nunca evidenciaram nada de problema.
Sem contar que a dona da pensão só aceitou andar na garupa dela devido ao conforto.
Nem na MARAUDER ela quis andar.
Tive que trocar de moto.
Outra coisa.
Os freios da minha não eram com ABS. Mas foram os melhores freios que já tive em moto. Nunca tive moto com ABS, só dei uma voltas.

Bom é isso aí.

Movimentando o MOTONLINE desde Sexta-Feira, 14 Agosto 2009 as 13:35

Sô minêru uai sô!!!
Caboclo du bão.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Abr 2014 08:30 #7195 por MANDRUVADOIDAO
Depois de escrever tudo isso me veio uma dúvida.

O que vale mais a pena?

XRE = 15.164,00

FALCON = R$ 18.434,00

Movimentando o MOTONLINE desde Sexta-Feira, 14 Agosto 2009 as 13:35

Sô minêru uai sô!!!
Caboclo du bão.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Maio 2014 10:50 #7196 por falcões.de aço
Olá galera!

Joabcrl, qual o uso que você com a moto? Pega muito trânsito... roda quantos km em média... viagens... etc...

Tenho muito interesse em adquirir uma mas, confesso que esse problema do cabeçote é muito chato. Em nossa região que é mais quente, é comum os cabeçotes trincarem. Mas alguns mecânicos que aparentemente sabem o que estão falando falaram que esse problema parece ter resolvido. Pois eles ainda não atenderam nenhuma XRE/CB 2013/2014.
Fico no aguardo.

T+

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Maio 2014 11:08 #7197 por Zetty
Bom dia pessoal, os problemas foram corrigidos, tanto é que não vemos mais reclamações por aqui. A minha é 2010, mas colocaram cabeçote novo, está com 90mil, sem problema. Por sinal, faz alguns meses que está aqui na garagem, comprei uma XT660 2009, dá dó de vender a XRE, mas não tem jeito, não tenho condições de ficar com as duas, e o mosquitão está à venda. Se alguém se interessar, é só avisar.

ZETTY-NOVA ESPERANÇA-PR
XT660R-2009-PRETA

EX-XRE300-2010-AMARELA
EX-DT180-1995-BRANCA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Maio 2014 16:55 #7198 por joabcrl
Caro Falcões de Aço,


Meu uso da moto é praticamente em estrada, mais precisamente dentro da cidade. Moro no Nordeste, e minha cidade é bem quente também. Viajo algumas vezes para a Serra da Ibiapaba, cerca de 100 Km, com uma subida bem pesada. Minha média de quilometragem é de 1000 km por mês. Ah, sempre troco o óleo a cada mil e o filtro a cada 3 mil km. Sei que no manual do proprietário é recomendado a primeira troca do filtro de óleo com mil km e a segunda só aos 12 mil km. Mas eu acho muito tempo sem trocar o filtro. Mas enfim, isso é gosto.
A moto está com 7150 Km. Até agora, nenhum problema. No começo percebi alguns apagões, mas era apenas a gasolina e a forma de conduzir. Troquei de posto e parei de ficar acelerando nos sinais que resolveu. No mais, a moto é muito boa. Ponto extra para o conforto tanto para o piloto quanto para o garupa.

Esse problema de cabeçote creio que já foi resolvido. Perguntei para os mecânicos das concessionárias da minha cidade e me disseram que não tiveram mais esse problema das 2013 em diante. B)


Anexos:

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

15 Maio 2014 19:50 #7199 por MANDRUVADOIDAO
Tá vendendo Joab?

Movimentando o MOTONLINE desde Sexta-Feira, 14 Agosto 2009 as 13:35

Sô minêru uai sô!!!
Caboclo du bão.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Maio 2014 00:01 #7200 por falcões.de aço
Valeu Joab! Interessante seu relato. Apesar de ser daqueles que se o "Manuel" falou tá falado...rs. Sei que esse debate das trocas de óleo já foi mais que debatido. Mas acho muito prematura a troca com mil e não vejo a troca no período recomendado como um fator negativo na durabilidade do motor ou que seria o ato que tanto trincava os cabeçotes. Bom, não vim para discutir essa questão das trocas. rsrsrs
Valeu obrigado e sempre que possível nos mantenha informado.

T+

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Maio 2014 10:29 #7201 por joabcrl
MANDRUVADOIDAO,


Não está a venda... B)


Att.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Maio 2014 23:39 #7202 por falcões.de aço
Galera boa noite! Valeu, pelas informações. Mas espero que nos mantenham informados... pode ser até da XT 660...rs
Fui dar uma conferida na XRE vermelha 2014, mas não gostei, a 2013 é lindona! rs.
Ainda não me decidi sobre qual moto comprar... a grana está curta...rs mas espero obter mais informações sobre a XRE pois ainda é a minha preferida.

T+

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Maio 2014 11:45 #7203 por donytello

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:1.084 segundos