Nesse caso o òleo usado nesses motores exigem outras especificaçoes dos arrefecidos a ar?
"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."
Nesse caso o òleo usado nesses motores exigem outras especificaçoes dos arrefecidos a ar?
Na verdade não, o óleo especificado normalmente é o mesmo mas no caso dos arrefecidos a ar, ele pode ser degradado pelo excesso de temperatura. O sistema não controla uma temperatura máxima em determinadas partes do motor.
A capacidade do material construtivo em tranferir o calor para o ambiente é limitada e pode ser superada por uma geração muito rápida de calor que esse material não consegue dissipar. A consequencia disso é que a temperatura aumenta nessas áreas e esse excesso pode provocar oxidação, quebra das moléculas e consequentemente a perda das qualidades lubrificantes do óleo.
Um motor em "V" refrigerado a ar, a temperatura do cilindro posterior sempre será mais elevada por motivos óbvios. Teria este cilindro de receber uma carburação mais rica para compensar a menor troca de calor com o ar ?
Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.
Acho que o meio termo disso (motor arrefecido a agua vs arrefecimento a ar) é o que tem radiador de óleo, se tivesse uma ventoinha creio que seria a melhor relação custoxdesempenhoxdurabilidade.
A CRZ 150 SM da Kasinski tem arrefecimento liquido.
Ex- Cg Bolinha
Ex- Super fifty 50cc
Ex- Xr 200r
Ex- Xtz 125
Atual Titan Mix Esd 150 uma bost...
Futura Fazer 250 2012
Yamaheiro de carteirinha