Malaguti brother, obrigado por responder ao meu post, gostaria de dizer que não concordo com suas palavras e abaixo seguem as minhas réplicas.
Pontos que eu gosto nas Custom: Motor com torque em baixa rotação, assentos na maioria das motos mais largos e mais confortáveis, posição de pilotagem muito mais agradável, pneu traseiro também mais largo (o que favorece a absorção de imperfeições do piso), possibilidade maior de customização, entre outros fatores.
Sobre o que você escreveu...
1 - Algumas tem uma ciclística ruim e quase não fazem curva mesmo, mas essas são as exageradas, isso não é uma regra. Quando a moto tem um motor grande, seja ela de qual segmento for, dificulta outras habilidades se comparadas às menores.
2 - Quanto ao centro de gravidade, se o garfo for exageradamente comprido, pode sim acontecer o que você falou, mas também não é uma regra. Sobre altura, com o assento mais baixo que os outros segmentos, esse é um ponto que favorece o equilíbrio (centro de gravidade).
3 - Quanto a ser catapultado, creio que a posição dos pés não seja um fator fundamental nesse problema e digo novamente que não são todas que os pés ficam tão pra frente assim. Por outro lado, essa posição propicia muito conforto e maior precisão no acionamento dos pedais, como o de freio, por exemplo. Em uma menor, por exemplo as CG's, eu fico com a ponta do meu pé procurando o freio, isso é horrível.
4 - Sobre o banco, ficar com problema de coluna? O que você me diz então das esportivas? Uma custom como a R1200C a posição de pilotagem é perfeita! Sinceramente, nos demais pontos entendi o seu comentário e contra-argumentei, mas esse descordo totalmente.
5 - "Elas não são pra trânsito nas cidades": E quais são? Se formos escolher motos assim, andaremos apenas de bicicleta. É bem lógico que quanto menor a moto, mais ágil, mas se levarmos ao pé da letra, acabaremos numa magrela, pedalando.
6 - "Elas não são pra andar em estradas sinuosas (99% das estradas brasileiras)." : Você conhece a BR-101 no Nordeste? O "trecho" entre Natal/RN e Maceió/AL tem mais de 500km, grande parte dele é de retas. De Natal/RN até Recife/PE, é praticamente uma reta só, e mais, recentemente foi duplicado e está em ÓTIMAS condições! Portanto, tem sim estradas boas, além do mais, as Custom não são motos para todas as condições de estradas, então, se você quer dar a volta ao mundo, talvez essa não seja mesmo a melhor opção, a Custom é estradeira.
7 - "Elas tem que andar igual um carro." : Não mesmo. Mesmo sem poder andar pelo corredor com a facilidade de uma moto pequena, em uma moto os seus 5 sentidos sempre estarão bem aguçados. Nada paga o preço de sentir o sol na pele, uma brisa fria, o cheiro da grama sendo cortada, o ronco delicioso do motor em V, etc... Essa é a essência do motociclismo, SENTIR, beeeem diferente de um carro.
Concluindo: A escolha de uma moto é algo muito particular mesmo, vai da necessidade de cada um, tem cara que quer ser visto pela mulherada, tem cara que quer apenas pagar menos por km rodado, outros que querem cruzar o mundo e aqueles que querem curtir as estradas intermináveis, e isso é irado, tem moto pra todo mundo, pra todos os gostos, viva a diversidade!
Pra terminar, gostaria de te agradecer por esse debate, não pense que fiquei puto com os seus comentários, muito pelo contrário, adorei poder falar o que eu penso, se você não tivesse replicado, jamais faria, né? Então é isso, não quero te vender o meu ponto de vista, mas te dou a dica de ser mais flexível, tem muita coisa legal no mundo e se nós formos restritivos iremos perder muita coisa.
Forte abraço parceiro, vamos manter o contato!
* Já ia esquecendo outra coisa muito importante... SAUDAÇÕES CRUZMALTINAS e obrigado pelo comentário da CRUZ DE MALTA!
DÁ-LHE VASCO! REREREREREREREE