roda traseira está no lugar certo?

30 Abr 2008 17:42 #1 por rvcezar
pessoal, como faço para saber se a roda está no lugar certo????

melhorando a pergunta....

a minha corrente(ou é correia) estava com folga e eu fui ajustar... soltei a porca grande da roda, soltei as porcas que ficam dos lados e depois fui apertar os parafusos... mas como era a primeira vez que eu tava fazendo eu não contei quantas voltas nem nada eu tinha dado para cada lado.... e no final percebi que tava fazendo besteira... pois bem... dei um jeito de voltar as coisas ao normal me guiando somente pelas riscas que a moto possui naquela parte que se aperta alí no parafuso (sei que não estou me fazendo entender muito bem...mas vamos lá...)

bom... depois que notei a besteira e tente arrumar a coisa ficou assim... de um lado ficou com 4 risquinhos e mais um pouco... não chegou nem ao meio... e do outro lado fiz o mesmo... mas pelas marcas antigas do parafuso achei que um lado andou muito mais do que o outro...

a minha pergunta... o que pode acontecer se eu errei a coisa? eu sinto algo de diferente na moto? tem alguma forma visual de perceber se está certo ou errado fora os riscos???? sei lá... me perdi legal na coisa... foi a 1ª vez né... a gente nunca esquece...

e a corrente acabou ficando firme mas com uma leve folga

outra pergunta... se ela ficar muito esticada o que acontece???

obrigado pssoal

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Abr 2008 18:08 #2 por wilcox
Respondido por wilcox no tópico roda traseira está no lugar certo?
Bom. Pelo (pouco) que sei de mecanica o correto é isso mesmo. Você se guia pelos risquinhos. Eles tem que ficar igual dos dois lados.

Quando a roda esta desalinhada você sente ela jogando a moto pro lado.

Quanto a corrente muito esticada acho que tem perigo dela arrebentar mas não tenho certeza.

A galera que entende mais de mecanica responde melhor pra você.

"Coragem é a sua de ver a vida passar dentro de casa!"(José Albano)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Abr 2008 18:15 #3 por mr_fahrrad
Se ficar muito esticada, ela gasta mais, 'prende' a moto e folga mais rápido.

Se basear pelos riscos dá certo sim, se estiver por exemplo 4 risquinhos de cada lado, a roda está 'alinhada'.

O que pode acontecer é o seguinte:
apertando os parafusos, a corrente é esticada, porém não basta apenas desapertar os parafusos para corrente afrouxar, é necessário empurrar a roda para frente (eu dou uns chutes e a roda vai pra frente).

Também pode acontecer de ter puxar a roda para trás para corrigir alguma diferença entre os lados esquerdo e direito, mesmo que as marquinhas estejam no mesmo lugar.

Resumindo: coloque os lados nas marquinhas certas e depois de umas puxadas/empurradas na roda que tudo fica certo.

Anterior: Intruder 04 (poderosa)

Atual: Fazer 07 vermelha (Poderosa II)

Próxima: ?

visite:

superfahrrad.googlepages.com

e

gramaticadescompromissada.googlepages.com

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Abr 2008 18:17 #4 por rvcezar
Respondido por rvcezar no tópico roda traseira está no lugar certo?
vou fazer isso então.... obrigado pessoal...

o que notei é que 1/2 volta dava uma diferença entre com muita folga e muito apertada....

por isso que ficou difícil de arrumar a coisa... hehehehe

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Abr 2008 18:22 #5 por Patriarca
rv. tome base as marcas, esqueça quantas voltas vc deu, pois isso te deixará mais confuso ainda, as marcas estão lá pra isso!!!

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Abr 2008 18:25 #6 por mr_fahrrad
Quando troquei a roda, colocaram o ferrinho com as marcas para o lado interno, ou seja, eu não posso usar mais as marquinhas, estou usando uma régua para ver a distancia do parafuso... mr_fahrrad39568,8928703704

Anterior: Intruder 04 (poderosa)

Atual: Fazer 07 vermelha (Poderosa II)

Próxima: ?

visite:

superfahrrad.googlepages.com

e

gramaticadescompromissada.googlepages.com

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Abr 2008 19:57 #7 por Dubas
Respondido por Dubas no tópico roda traseira está no lugar certo?
É assim mesmo q se faz, deixe ambos os lados iguais, e com uma folga de +- 1,0 a 1,5 cm, é o q normalmente uso.

Fahrrad puxa tem arrumar essa peça, vc deve sofrer um monte para acertar a roda, não??

Abraço

YES Preta 07/07

Curitiba

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Abr 2008 20:13 #8 por mr_fahrrad
Até que não sofro muito... comprei um paquimetro e com ele fica fácil medir...


foto do paquimetro. O meu é igualzinho, tirando o fato de ser de plástico, amarelo e não ser digital...

Anterior: Intruder 04 (poderosa)

Atual: Fazer 07 vermelha (Poderosa II)

Próxima: ?

visite:

superfahrrad.googlepages.com

e

gramaticadescompromissada.googlepages.com

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Maio 2008 11:42 #9 por gafgarion
He he he Interessante esse topico, mas de que parafusos vocês estão falando e que marcas são essas? as vezes sindo a minha roberta dando umas empurradas pro lado seria problema então com esse alinhamento, poderia postar uma foto dessa marquinha que vcs diseram, Valew
(Vou procurar em casa tambem ve se acho essa marquinha mas se tiverem um foto agradeço muito)

Moto: Intruder 125

Marca: Suzuki

Cor: Vinho

Acessórios: Alforjes laterais

Nome: Roberta

(Homenagem ao vocalista do Led Zeppelin)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Ago 2009 15:22 #10 por suzuki_yes07
Para participantes do Fórum...

Pode acontecer de
a moto tipo andar no asfalto, e a moto apresentar deslocamento do pneu
trazeiro como se estivesse jogando a trazeira pouca coisa?

To quase indo na concessionária para verificar, mas sabe como são eles!!


abs

suzuki yes en 125 - 9.000km rodados- Floripa SC

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Ago 2009 15:54 #11 por TAMI
Respondido por TAMI no tópico roda traseira está no lugar certo?
A marcação rosa mostra de qual parafuso estamos falando(lembrando que há outro desse no outro lado da motoca). Olha direito que vc vai ver os riscos, é preciso limpar para enchergar e uma lanterna também ajuda se estiver em lugar de pouca iluminação.
Para a seta verde e azul é bom colocar a moto no tripé central, engatar a primeira e dar uma acelarinhas para ver como a roda se comporta girando...( é bom ter cuidado para não acelerar muito).

Duvidas?TAMI40052,7885648148

JequiéBA

Princesinha do Gordonline!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Ago 2009 16:56 #12 por Patriarca
Dê uma verificada na regulagem do amortecedor, se estiver numa regulagem muito alta (dura) ele pode passar essa impressão sim, ainda mais se vc tiver andando sem garupa e tiver irregularidades no asfalto.
E claro, como a Tami disse verifique também se todos os parafusos estão apertados corretamente!!!

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Ago 2009 19:16 #13 por _MoU_
Respondido por _MoU_ no tópico roda traseira está no lugar certo?

suzuki_yes07 escreveu: Para participantes do Fórum...

Pode acontecer de a moto tipo andar no asfalto, e a moto apresentar deslocamento do pneu trazeiro como se estivesse jogando a trazeira pouca coisa?

To quase indo na concessionária para verificar, mas sabe como são eles!!


abs



A minha dava uma "balançada" e batata!!! Eram as buchas!!!

Intruder 250 97/97 - Ruiva
Guarapari - ES

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Set 2009 13:42 #14 por suzuki_yes07
P/
_MoU_...

Qual é as buchas que você fala?

É do amortecedor ou é da balança?



abs irmão

suzuki yes en 125 - 9.000km rodados- Floripa SC

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Set 2009 14:07 #15 por ezenecon
Respondido por ezenecon no tópico roda traseira está no lugar certo?
Se sua moto está "jogando" a trazeira, pode ser por vários motivos.


O certo é vc verificar imediatamente o que está provocando isso, começando pelo mais simples que é o alinhamento da roda (se não conseguir acertar as marquinhas, o jeito é no olhometro mesmo, pedindo para alguem andar com ela e ver se ela está bem alinhada).


Depois verifique as buchas, primeiro dos amortecedores (segurando eles firme, tente balançar com força. Não deve se mecher)e depois da balança (com o moto no cavalete tente move-la lateralmente).


Por último, verifique os rolamentos da roda, pois estes sim dão impressão de pneu furado (também no cavalete, verifique se o cubo da roda se movimenta).


Por ultimo, verifique a peça que vai acima do banco. (brincadeirinha pessoal) (só pra descontrair depois da chamada que levei)

Ezenecon

2º ENM, eu também FUI!!!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.170 segundos