pessoal, como faço para saber se a roda está no lugar certo????
melhorando a pergunta....
a minha corrente(ou é correia) estava com folga e eu fui ajustar... soltei a porca grande da roda, soltei as porcas que ficam dos lados e depois fui apertar os parafusos... mas como era a primeira vez que eu tava fazendo eu não contei quantas voltas nem nada eu tinha dado para cada lado.... e no final percebi que tava fazendo besteira... pois bem... dei um jeito de voltar as coisas ao normal me guiando somente pelas riscas que a moto possui naquela parte que se aperta alí no parafuso (sei que não estou me fazendo entender muito bem...mas vamos lá...)
bom... depois que notei a besteira e tente arrumar a coisa ficou assim... de um lado ficou com 4 risquinhos e mais um pouco... não chegou nem ao meio... e do outro lado fiz o mesmo... mas pelas marcas antigas do parafuso achei que um lado andou muito mais do que o outro...
a minha pergunta... o que pode acontecer se eu errei a coisa? eu sinto algo de diferente na moto? tem alguma forma visual de perceber se está certo ou errado fora os riscos???? sei lá... me perdi legal na coisa... foi a 1ª vez né... a gente nunca esquece...
e a corrente acabou ficando firme mas com uma leve folga
outra pergunta... se ela ficar muito esticada o que acontece???
Se ficar muito esticada, ela gasta mais, 'prende' a moto e folga mais rápido.
Se basear pelos riscos dá certo sim, se estiver por exemplo 4 risquinhos de cada lado, a roda está 'alinhada'.
O que pode acontecer é o seguinte:
apertando os parafusos, a corrente é esticada, porém não basta apenas desapertar os parafusos para corrente afrouxar, é necessário empurrar a roda para frente (eu dou uns chutes e a roda vai pra frente).
Também pode acontecer de ter puxar a roda para trás para corrigir alguma diferença entre os lados esquerdo e direito, mesmo que as marquinhas estejam no mesmo lugar.
Resumindo: coloque os lados nas marquinhas certas e depois de umas puxadas/empurradas na roda que tudo fica certo.
rv. tome base as marcas, esqueça quantas voltas vc deu, pois isso te deixará mais confuso ainda, as marcas estão lá pra isso!!!
"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."
Quando troquei a roda, colocaram o ferrinho com as marcas para o lado interno, ou seja, eu não posso usar mais as marquinhas, estou usando uma régua para ver a distancia do parafuso...
He he he Interessante esse topico, mas de que parafusos vocês estão falando e que marcas são essas? as vezes sindo a minha roberta dando umas empurradas pro lado seria problema então com esse alinhamento, poderia postar uma foto dessa marquinha que vcs diseram, Valew
(Vou procurar em casa tambem ve se acho essa marquinha mas se tiverem um foto agradeço muito)
A marcação rosa mostra de qual parafuso estamos falando(lembrando que há outro desse no outro lado da motoca). Olha direito que vc vai ver os riscos, é preciso limpar para enchergar e uma lanterna também ajuda se estiver em lugar de pouca iluminação.
Para a seta verde e azul é bom colocar a moto no tripé central, engatar a primeira e dar uma acelarinhas para ver como a roda se comporta girando...( é bom ter cuidado para não acelerar muito).
Dê uma verificada na regulagem do amortecedor, se estiver numa regulagem muito alta (dura) ele pode passar essa impressão sim, ainda mais se vc tiver andando sem garupa e tiver irregularidades no asfalto.
E claro, como a Tami disse verifique também se todos os parafusos estão apertados corretamente!!!
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Se sua moto está "jogando" a trazeira, pode ser por vários motivos.
O certo é vc verificar imediatamente o que está provocando isso, começando pelo mais simples que é o alinhamento da roda (se não conseguir acertar as marquinhas, o jeito é no olhometro mesmo, pedindo para alguem andar com ela e ver se ela está bem alinhada).
Depois verifique as buchas, primeiro dos amortecedores (segurando eles firme, tente balançar com força. Não deve se mecher)e depois da balança (com o moto no cavalete tente move-la lateralmente).
Por último, verifique os rolamentos da roda, pois estes sim dão impressão de pneu furado (também no cavalete, verifique se o cubo da roda se movimenta).
Por ultimo, verifique a peça que vai acima do banco. (brincadeirinha pessoal)