Achei bem interessante e util principalmente para fazer a regulagem da mistura, mas parece que só serve em veículos que tenham sonda lambda, o que esclui minhas duas velhinhas. Mas de qualquer forma fiquei curioso. Alguem ai já viu isso???
EU NÃO PATROCINO O CRIME! NÃO COMPREM PEÇAS ROUBADAS!!
intruder 125 2004 + intruder 250 2001 RJ
Pelo que entendi ele é um monitor de sonda lambda... ou seja basta ter a sonda lambda instalada no sistema... Assim penso que se a pessoa quiser muito saber a mistura de uma moto carburada detalhadamente, adapta uma sonda lambda e esse aparelhinho.
http://carros.mercadolivre.com.br/pecas/sonda-lambda-universal
MichelRezende escreveu: Pelo que entendi ele é um monitor de sonda lambda... ou seja basta ter a sonda lambda instalada no sistema... Assim penso que se a pessoa quiser muito saber a mistura de uma moto carburada detalhadamente, adapta uma sonda lambda e esse aparelhinho.
Caro Michel, a sonda Lambda é apenas um dos muitos sensores que a I.E. usa para monitorar o motor e determinar a mistura correta para cada situação do motor.
Não vejo como um carburador possa "ler" a sonda, pois este não é um componente eletrônico.
Se estiver escrevendo besteira, por favor me corrijam!!!!!!!!
Aliás, pelo que eu saiba, a sonda Lambda é a responsável por informar à I.E. a concentração dos gases queimados no escapamento, ou seja, se existe muito O2, é sinal que a mistura está muito pobre e necessita de mais combustível, pois pode aumentar a temperatura do motor. Por outro lado, se não houver O2 livre e a concentração de CO (não confundir com CO2) estiver alta é sinal que a mistura está rica e necessita de menos combustível, pois está muito poluidor e desperdiçando combustível.
Veja o caso da Fazer, que apesar de usar I.E deste seu lançamento, só com a vigência do Promot 3 é que ganhou uma sonda Lambda, exatamente para se adequar ao novo indice de poluição.
O sistema pair injeta ar fresco bem na saída do escapamento. Sua função é apenas completar a combustão.
Quando um combustível fóssil é queimado ele transforma o Carbono (C) mais o oxigênio (O2) em gás carbônico (CO2). Porém, quando temos uma mistura rica, ou seja mais combustível que ar, pela falta de O2, o gas produsido é o monóxido de carbono (CO), que é extremamente venenoso.
Como o carburador é incapaz de fazer os ajustes pontuais como faz a I.E, ele é regulado pela média, o que faz com que algumas vezes o motor produza muito CO. É aí que entra o sistema PAIR, que aproveita a alta temperatura da saída de escape do motor e o ar fresco ali soprado, que é rico em O2, para completar a combustão, transformando o CO (venenoso) em CO2 (inerte).
Lógico que estes não são todos os gases produzidos na combustão, são apenas os mais abundantes. E é aí que entra o catalizador, que transforma alguns desse gases (os mais venenosos) em gases inofensivos.
Com a I.E fica desnecessário o PAIR ( desde que tenha sonda lambda) porque a própria I.E faz a correção da mistura, promovendo uma queima "ótima", porém não dispensa o catalizador.ezenecon2012-03-14 23:24:22
MichelRezende escreveu: Pelo que entendi ele é um monitor de sonda lambda... ou seja basta ter a sonda lambda instalada no sistema... Assim penso que se a pessoa quiser muito saber a mistura de uma moto carburada detalhadamente, adapta uma sonda lambda e esse aparelhinho.
Caro Michel, a sonda Lambda é apenas um dos muitos sensores que a I.E. usa para monitorar o motor e determinar a mistura correta para cada situação do motor.
Não vejo como um carburador possa "ler" a sonda, pois este não é um componente eletrônico.
Se estiver escrevendo besteira, por favor me corrijam!!!!!!!!
Olá Ezenecon! você está certo quando diz que a I.E usa diversos sensores, quanto mais sofisticado o motor mais sensores mesmo, me lembro aqui agora do sensor de temperatura da água "cebolinha" o da temperatura do ar da admissão, sensor de rotação, sensor de velocidade, sensor da posição da borboleta e tudo isso a central leva em consideração para monitorar o carro.
E realmente o carburador não aproveitaria em nada as informações fornecidas pela sonda isso é mais que certo hehehehe
Mas a instalação de sonda lambda + hallmeter em motores carburados pode ser feita sem nenhum problema, óbvio que para a maioria dos mortais é um dado que não faz diferença e para quem gosta de tunning é só mais um reloginho para enfeitar o painel que muitas vezes o boy "compra no pacote" e mau sabe o que é mistura, e como um motor funciona.
Agora para quem depende de um ajuste fino do motor, um veículo preparado para competições de arrancada por exemplo e quer o máximo de performance pode ser uma informação crucial, lembro de um documentário dos anos 80 que vi certa vez sobre quilometro de arrancada e que os caras tinham que acertar o carro todo de novo porque o carro foi montado no litoral e ia correr a em um local mais alto. Pra esse tipo de uso e para o experimento do itânio da yes 250cc que diz ter problemas no ajuste da mistura o hallmeter é uma mão na roda, pois agiliza muito o ajuste da mistura na admissão, sem ter que contar voltas de parafuso, ou conferir o estado da vela após um ajuste.
E pesquisando um pouco parece não ser uma modificação muito cara.
Um abraço!!!
Como fiquei curioso e não conhecia isso tudo, pesquisei também, e vi que em carros é perfeitamente possível e acho que em motos também, seria legal para sabermos se o carburador esta reguladinho e se não estiver, ir regulando de acordo. Isso poluiria menos, gastaria menos combustível, e teria menos chances de reprovaçao na inspeção de poluentes. Claro que modificações desse porte dão medo de fazer, mas acho bem possível. Vi duas discussoes interessantes sobre isso em forum para carros.
www.kadetteiros.com/forum/viewtopic.php?f=8&t=24
forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=4&t=15805
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intruder 125 2004 + intruder 250 2001 RJ
michel e bem por ai
a yes tava muito gastona agora colque gicle 40 e 132 pra ver e melhorou tavez e dimuia a lenta pra 35
e mude o pulverizador
tambem to desenvolvendo um novo escape pra suzy com duas saidas de cada lado
e tambem com um sisteminha ala ypvs na saida da birfucação que controlalei manualmente
tambem vou ler mais a fundo sobre de I.E talvez seja possivel conseguir absorver esse sistema
Porém na prática só é viável para preparadores que necessitam de um acerto fino sem tempo para testes e precisam de diretrizes mais precisas, mas no final, com carburadores tem que ser na base da desmontagem e regulagem manual.
E mesmo assim, essa regulagem só é válida para aquela condição expecífica, pois uma simples altaração de altitude, ou mesmo de temperatura ambiente a regulagem deixa de ser "ótima".
Então, na prática (principalmente para simples mortais), nada substitui um bom mecânico com bons conhecimentos e um bom "ouvido".
ezenecon escreveu: Realmente Michel, vc tem razão!!!!!!!
Porém na prática só é viável para preparadores que necessitam de um acerto fino sem tempo para testes e precisam de diretrizes mais precisas, mas no final, com carburadores tem que ser na base da desmontagem e regulagem manual.
E mesmo assim, essa regulagem só é válida para aquela condição expecífica, pois uma simples altaração de altitude, ou mesmo de temperatura ambiente a regulagem deixa de ser "ótima".
Então, na prática (principalmente para simples mortais), nada substitui um bom mecânico com bons conhecimentos e um bom "ouvido".