Velocidade máxima maior sem enrolar o cabo!

06 Jul 2011 13:05 #1 por ARSilva
Amigos lembrei de algo q acontece na moto e q percebo qdo estou em rodovia e queria saber se vcs tb já notaram isso ou se pode ser algo errado na minha moto.
Qdo estou com o cabo qse no final do curso, sem estar totalmente enrolado, eu consigo alcançar uma velocidade maior e com uma constância maior mesmo em peqnas subidas. Agora qdo estou com o cabo enrolado, além de consumir mais, não chega a dar a mesma velocidade e constância. Dá a impressão que qdo o cabo está enrolado o motor começa a afogar e por isso não mantem a potência.
O que vcs me dizem?

Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal, tende piedade de nós e do mundo inteiro!

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06 Jul 2011 15:59 #2 por Deee_Carlos
com carburador acontece isso, se quer queimar melhor o combustível vela iridium e misturmax.

quer queimar melhor ainda? Hallmeter + Sonda Lambda.

Suzuki Yes 2008 Preta + vela iridium, misturmax, giclê ybr 2002 baixa, CDI Digital Sem Limite, relação 15x43.

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07 Jul 2011 07:22 #3 por Jota Nunes
Sim, o carburador dá essa "engasgada" no final, mas há outro ponto muito importante que deve ser considerado:
O ponto de potência máxima do motor sempre está bem antes do ponto de rotação máxima e o ponto de torque máximo está ainda mais embaixo. Como a moto do ARSilva teve a relação encurtada, ele facilmente ultrapassa as rotações de potência máxima em última marcha no plano e a partir deste ponto o motor começa a perder "fôlego" e a velocidade tenderá a diminuir. Por isso a relação original é dimensionada de maneira que a rotação máxima alcançada em última marcha no plano coincida com o ponto de potência máxima. Por isso a moto original nunca chega nem perto do limite de giros em última marcha no plano, pois não adianta ultrapassar o ponto de potência máxima que a moto não vai andar mais no plano, só se for numa descida ou com vento a favor.

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07 Jul 2011 10:18 #4 por ARSilva

Jota Nunes escreveu: Sim, o carburador dá essa "engasgada" no final, mas há outro ponto muito importante que deve ser considerado:
O ponto de potência máxima do motor sempre está bem antes do ponto de rotação máxima e o ponto de torque máximo está ainda mais embaixo. Como a moto do ARSilva teve a relação encurtada, ele facilmente ultrapassa as rotações de potência máxima em última marcha no plano e a partir deste ponto o motor começa a perder "fôlego" e a velocidade tenderá a diminuir. Por isso a relação original é dimensionada de maneira que a rotação máxima alcançada em última marcha no plano coincida com o ponto de potência máxima. Por isso a moto original nunca chega nem perto do limite de giros em última marcha no plano, pois não adianta ultrapassar o ponto de potência máxima que a moto não vai andar mais no plano, só se for numa descida ou com vento a favor.


Amigo Jota, isso aconteceu ainda com a relação original, sem encurtá-la!


ARSilva2011-07-07 13:19:27

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07 Jul 2011 13:59 #5 por Jota Nunes
Então foi só a questão do carburador mesmo.
E agora com a relação encurtada você vai perceber este outro que mencionei.
Vai contando aí pra gente como a motoca ficou!

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07 Jul 2011 14:14 #6 por odio
o que eu percebi é que na estrada,

1) enrolando o cabo chego até uns 110, mas quando chega uma subidona a velocidade cai muito, ja cheguei a ficar a 60... (quase 50%!)

2) indo de boa, a uns 90-100 no maximo, e só enrolando quando precisar, na subida, cai pra uns 80 só.

moral da historia: com a 2a opção chego mais rapido.

assassinatura

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07 Jul 2011 14:38 #7 por ARSilva
Jota, pode deixar q vou contar sim! Eu vivo analisando a moto toda vez q viajo. Perceberei bem as diferenças!
Ódio (espero q seja só o nome... rsrsrs), o q vc relatou é exatamente o que acontece na minha moto! Com a relação original, às vezes até, sem enrolar, chegava a uns 110Km em reta e numa subidinha média (mesmo q mais longa) ainda mantinha entre 90 e 100Km/h e sem precisar reduzir pra 4ª! Com a troca pela coroa 45 qro ver a reação nas subidas mais pesadas.
Uma vez fiz a viagem daqui (3Corações) até SP (288Km pela Fernão Dias) em aprox 2h55 (foram menos de 3 horas mesmo) e foi nesse esquema, sem enrolar até o fim! Foi a viagem mais rápida q fiz até hoje nesse trecho! Enrolando o cabo e descontando as paradas pra abastecer, além de gastar mais combustível, levei pelo menos 20min a mais na viagem!
Minha expectativa é que eu faça a próxima viagem até mais rápida e econômica q essa pela perda menor de velocidade nas subidas e a menor troca de marcha. Não acredito q vou perder muito de final até pq há poucos trecho na Fernão Dias onde vc consegue pegar um retão para esticar bem.

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08 Jul 2011 05:00 #8 por odio

ARSilva escreveu: Jota, pode deixar q vou contar sim! Eu vivo analisando a moto toda vez q viajo. Perceberei bem as diferenças!
Ódio (espero q seja só o nome... rsrsrs), o q vc relatou é exatamente o que acontece na minha moto! Com a relação original, às vezes até, sem enrolar, chegava a uns 110Km em reta e numa subidinha média (mesmo q mais longa) ainda mantinha entre 90 e 100Km/h e sem precisar reduzir pra 4ª! Com a troca pela coroa 45 qro ver a reação nas subidas mais pesadas.
Uma vez fiz a viagem daqui (3Corações) até SP (288Km pela Fernão Dias) em aprox 2h55 (foram menos de 3 horas mesmo) e foi nesse esquema, sem enrolar até o fim! Foi a viagem mais rápida q fiz até hoje nesse trecho! Enrolando o cabo e descontando as paradas pra abastecer, além de gastar mais combustível, levei pelo menos 20min a mais na viagem!
Minha expectativa é que eu faça a próxima viagem até mais rápida e econômica q essa pela perda menor de velocidade nas subidas e a menor troca de marcha. Não acredito q vou perder muito de final até pq há poucos trecho na Fernão Dias onde vc consegue pegar um retão para esticar bem.




é isso mesmo... a minha é 110 só enrolando pq normalmente quando pego estrada é eu, minha namorada e + bagagem amarrada na moto.. e fica pesada pra caramba.

assassinatura

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