Amigos do Forum, como todos sabem já tenho mais de 40
aninhos e gostaria de compartilhar com os mais jovens
esta maquininha fantástica que eu possuí em meados dos
anos 80.
Trata-se da Suzuki GT 125, era fantástica, andava mais
que muitas motos maiores, apesar de ser apenas uma 125cc
tinha 02 cilindros, reparem o DNA Suzuki no painel que
muito lembra o das nossas Intruder 125, a mim só resta
saudades pois achar para comprar ainda acha o problema é
restaurar e manter uma destas em perfeitas e impecáveis
condições.
Poxa, lá na decada de 70 (acho que a última GT125 foi em 78)um motor 125cc render 14Hp não era pouca coisa não, por sinal é mais que os atuais motores 125 da Suzuki.
Quanto a GT125 andar muito, até acredito mesmo, ela parece ser uma moto bem leve e com 14Hp ela não fica muito atrás da CB200, que é bem pesadinha. Já a RD125 devia ser pareo duro, era uma moto mais potente...
É incrivel como esses motores pequenos não evoluiram nada em potência
durante todo esse tempo (na verdade os atuais são até mais fracos), principalmente quando olhamos os motores dos
carros, onde a evolução foi enorme.
Poxa, lá na decada de 70 (acho que a última GT125 foi em
78)um motor 125cc render 14Hp não era pouca coisa não,
por sinal é mais que os atuais motores 125 da
Suzuki.Quanto a GT125 andar muito, até acredito mesmo,
ela parece ser uma moto bem leve e com 14Hp ela não fica
muito atrás da CB200, que é bem pesadinha. Já a RD125
devia ser pareo duro, era uma moto mais potente...É
incrivel como esses motores pequenos não evoluiram nada
em potência
durante todo esse tempo (na verdade os atuais são até
mais fracos), principalmente quando olhamos os motores
dos
carros, onde a evolução foi enorme.
Amigo nem as RX 180 andavam com ela acredite, eram 16CV e
não 14 HP, veja a ficha técnica da danada abaixo:
http://www.suzukitandgtparts.com/GT125L
Pois é, vi fixas dela com 14HP também, talvez dependa do ano de produção. Com 16cv a coisa fica mais violenta, ainda mais quando se compara com a CB200 que tinha 17cv, com motor maior e mais pesada (tenho duas dessas, ano 74 e 75 encostadas aqui, esperando por restauração, mas além de exigir uma grana razoável, ainda não encontrei na região uma oficina experiênte e qualificada nesse tipo de serviço...).
sahnep40643.8328125
dinho.al escreveu: Acho que a sensação enrrolando o cabo e
desviando dos inúmeros fuscas, chevettes e mavericks no
trânsito deveria ser maravilhosa...
Cara era demais, o ronco do dois tempos e a subida de
giros dele........... dava medo aos acostumados as CG 125
bolinhas de então, normalmente que tinha uma 4 tempos ao
subir em uma Suzy 2 tempos simplesmente não conseguia
tirar tudo dela por medo, a potência era muita e vinha de
uma só vez, não era linear ou se andava no kcete ou
melhor nem ter uma pois em baixa rotação o 2 tempos
embolava e não rendia, tinha de dar uma acelerada para
ele "Limpar" e aí sim despejar seus 16CV em seus parcos
108 Kg de peso e o principal ela tinha 5 MARCHAS enquanto
as Yamaha e demais marcas ainda estavam com apenas 4
MARCHAS, além dos dois cilindros que deixava o motor mais
suave (Não vibrava tanto) e o sistema RAM AIR ALIADO AO
BLOCO DO MOTOR EM ALÚMINIO isto tudo de tecnologia em
meados dos anos 70
É isso aí Matuza, só quem acelerou essas belezinhas para
entender o que era!!!!
Além de ser muito mais fácil para dar um venenozinho!!!
Eu fiz uma RDZ 125 (que "só" tinha 16,6 hp) andar junto
das CBs, só perdia para as RDs 350 e CBX 750. (na época
eram as únicas grandes que se podia ter, fora as
importadas que já estavam "antigas" e caras)
Nunca puz num dinamômetro, pois era muito caro, mas ela
ficou com uns 30 hp fácil fácil.
Isso mantendo a durabilidade do motor, pois eu trabalhei
a bomba de óleo. Só que ela fazia entre 18 e 22 Km/L
Mas era muito bom acelerar e deixar todo mundo para
traz com uma "peidorreira" fumacenta