Guia: XENON na Intruder/Yes

10 Jun 2010 15:39 #1 por odio
Pessoal, vamos juntar aqui comentários e experiências sobre essa opção de iluminação.

Quem tem? Qual? Teve algum problema? Deixem seus depoimentos!

Eu tenho na minha Intruder, faz mais de 9.000 KM (10 meses). Coloquei o de 6000 (super-branco) de 35w, com halogena na alta e xenon na baixa.
Comprei esses kits genéricos do Mercado Livre de R$100,00 (hoje em dia tá custando menos que isso) e apesar de esquentar bastante, o unico problema que tive foi um pedaço da argola que prende a lampada no farol que derreteu. Fora isso, é só alegria.

Acredito que é possivel instalar Xenon nas nossas 125 sem problemas por dois motivos:
- Temos a opção de ligar o farol só depois que a moto estiver ligada, pois o momento que o Xenon puxa mais carga da bateria é quando acende ele pela primeira vez. (Em outras 125s o farol liga junto com a ignição, e nem tem botão para desligar na manopla)
- A lampada do farol é ligada diretamente a bateria (Nas Hondas por exemplo, o farol é alimentado pelo magneto, por isso ele oscila de acordo com a aceleração.)
Talvez por isso que ja ouvi diversos casos, até de Twisters 250, que perderam a bateria rapidinho por causa do Xenon.

COMO INSTALAR:
Você precisa de um KIT que contem 1 lampada e 1 reator.
Arquivo Anexo:

(clique para ampliar) Se a foto não estiver aparecendo use esse link:
http://img5.glowfoto.com/images/2010/06/10-1355405145L.jpg

Plug & Play. Não tem segredo. Tem gente que diz que precisa colocar relê.
Eu não coloquei, nem sei direito pra que serve e estou a quase 10.000 KM sem problema nenhum.

Você tira a lampada original e liga um cabo que sai do reator no lugar da lampada (é intuitivo, o plug é igual). A lampada Xenon fica na ponta do outro cabo que sai do reator. Depois é só prender bem o reator em algum lugar (normalmente vem com fita dupla-face e uns lacres) e enfiar todos os fios dentro do farol.
Em outras palavras: Você tem que "adicionar" o reator entre a lampada e o soquete, utilizando dois cabos para isso.

LAMPADA:
O Modelo da Lampada da Intruder é H4.
A questão é que existem 4 modelos de lampadas Xenon H4. Escolha o seu:
H4-1 - Apenas 1 lampada xenon, você fica sem luz alta.
H4-2 - Esse é o meu, 2 lampadas: uma halogena na alta (amarela, comum) e xenon na baixa. Escolhi essa opção para durante o dia usar apenas a halogena e poupar a bateria.
H4-3 - Esqueci o nome desse, mas dizem que é o que da mais problema: È uma lampada Xenon só, mas é na alta e baixa, o que acontece é que a lampada muda de posição quando você troca luz baixa/alta
H4-4 - É o chamado "bi-xenon", pois são 2 lampadas xenon, na luz alta e na luz baixa. E você vai precisar de 2 reatores, 1 para cada lâmpada.
Arquivo Anexo:

(clique para ampliar) Se a foto não estiver aparecendo use esse link:
http://img6.glowfoto.com/images/2010/06/10-1442005201L.jpg

REATOR:
Padrão ou Slim.
Arquivo Anexo:

(clique para ampliar) Se a foto não estiver aparecendo use esse link:
http://img6.glowfoto.com/images/2010/06/10-1426013730L.jpg

O reator Padrão foi o primeiro que existiu, é maior.
O Slim veio depois, é menor, e é a melhor opção para motos onde o espaço para instalar é bem mais limitado.

TEMPERATURA DE COR:
A cor de uma iluminação pode ser medida em K (Kelvin). A iluminação de uma lâmpada de farol pode ser considerada branca a partir de 3700K. As lâmpadas super branca estão em torno de 4000K. Observe que o K não é a potência, é a temperatura da cor.
Existe muita gente achando que achando que quanto maior o "K" maior a potência, mas não é nada disso. Ele vai ficando mais azul conforme aumenta a temperatura, chegando a ficar violeta nas maiores.
Exemplo:
Arquivo Anexo:

(clique para ampliar) Se a foto não estiver aparecendo use esse link:
http://img6.glowfoto.com/images/2010/06/10-1428135253L.jpg

Na prática:
Arquivo Anexo:

(clique para ampliar) Se a foto não estiver aparecendo use esse link:
http://img5.glowfoto.com/images/2010/06/10-1406161657L.jpg

POTÊNCIA:
Os kits especificos para moto já são 35W (o meu é desse). Escolhi essa voltagem para evitar problemas. Os Kits de carro são idênticos, só tem voltagem maior, você pode colocar Xenon de 55W (ou mais), e definitivamente ilumina MUITO MAIS, só que colocar lampadas de voltagem maior em motos pode danificar não só a bateria como todo o sistema elétrico, e não somente com Xenon, com qualquer tipo de lampada.
Fica por sua conta e risco.

Xenon na Intruder? Eu recomendo!ódio40340,823287037

assassinatura

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Jun 2010 16:19 #2 por bordax
Respondido por bordax no tópico Guia: XENON na Intruder/Yes
Parabéns com o belo tópico parceiro, tudo certinho pelo menos para mim.
Outro fator que pode ser acrescentado na parte onde podemos instalar Xenon sem problema, é a bateria. Nossa bateria é de 8A.
O meu Xenon é o H4-3, ainda bem que não deu nenhum problema kkk
Conheço um colega que colocou na Broz dele, mas teve que trocar bateria, colocar botão auxiliar e mesmo assim queimou o baixo do Xenon.
Recomendo para todos também Xenon, simplesmente outra coisas. Um dia desses fui andar em uma sem, fiquei bobo com a diferença
A instalação é como você falou, totalmente plug and play. A única coisa que fiz, foi entortar uma das perninhas da lâmpada. Outra coisa foi mandar um rapaz fazer uma extensão para colocar o reator debaixo do bando.
O meu Xenon é de 8000k (um tom de azul bem leve), optei por esse pela estética e pela luminosidade. Mesmo sabendo que a de 6000k ilumina muito mas, estou com ele a quase 9 meses e tudo perfeito (graças a Deus)
Por isso recomendo para todos, como já falei. É uma aquisição que todos que tem moto tem de fazer, pois o dinheiro é totalmente recompensado

Muito feliz com minha moreninha, mas doido para mudar

Suzuki YES 125 08/08 PRETA

Habilitação - OK

Painel/Farol com LED Azul-OK

META: Dafra Next - Sonho de consumo agora :D

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Jun 2010 16:21 #3 por Darkboy
Respondido por Darkboy no tópico Guia: XENON na Intruder/Yes
ótimo tópico, eu acabei de comprer no mercado livre uma
lampada super branca "HBL 35W" que de branca num tem nada
ela é meio amarela ainda, acho que pra ter luz branca mesmo
ou azul eu vou ter que colocar um desses kit"s de xenon, ou
será que eu acho alguma lampada que deixe realmente a luz
branca ou azul?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Jun 2010 16:33 #4 por odio
Respondido por odio no tópico Guia: XENON na Intruder/Yes

bordax escreveu: A instalação é como você falou, totalmente plug and play. A única coisa que fiz, foi entortar uma das perninhas da lâmpada. Outra coisa foi mandar um rapaz fazer uma extensão para colocar o reator debaixo do bando.


Na Intruder não precisou mudar nenhuma perninha da lampada. Na Yes não é igual? Qual o motivo do entortamento?

Cara, não sabia que dava pra fazer extensão. Aquele tipo de plug eu nunca tinha visto. O meu esta embaixo do tanque, de lado, bem em cima, quase chegando na bengala.
Como ficou o esquema da extensão? To interessado em fazer uma agora!

assassinatura

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Jun 2010 16:34 #5 por odio
Respondido por odio no tópico Guia: XENON na Intruder/Yes

Darkboy escreveu: ótimo tópico, eu acabei de comprer no mercado livre uma
lampada super branca "HBL 35W" que de branca num tem nada
ela é meio amarela ainda, acho que pra ter luz branca mesmo
ou azul eu vou ter que colocar um desses kit"s de xenon, ou
será que eu acho alguma lampada que deixe realmente a luz
branca ou azul?


Cara, eu nunca usei esse tipo de lampada, mas no caso das azuis o pessoal costuma dizer que é só uma lampada comum pintada de azul, e que é uma porcaria. São chamadas de "Xinelon"
ódio40340,5196180556

assassinatura

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Jun 2010 09:34 #6 por odio
Respondido por odio no tópico Guia: XENON na Intruder/Yes
Amigos, o post tem 5 ótimas fotos ilustrativas.


Ontem em casa estava tudo abrindo normal, mas aqui no trabalho só estão aparecendo duas.


Como estão vendo o post por ai?

assassinatura

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Jun 2010 10:39 #7 por ezenecon
Respondido por ezenecon no tópico Guia: XENON na Intruder/Yes
Desculpem me intrometer no tópico (que está ótimo) mas tem uma coisa que eu tenho lido que sempre me deixou intrigado.


É esse negpocio de regular a marcha lenta com ou sem o farol ligado.


Eu particularmente, nunca vi diferença nenhuma na rotação da marcha lenta com ou sem farol. Aliás, fisicamente, não dá diferença.


A alteração da rotação de um motor, só acontece quando há variação de combustível ou diferença na carga novimentada pelo motor. Uma maior demanda por energia elétrica do veículo não altera na resistência exercida pelo magneto, que é constante e não sofre alteração pelo consumo elétrico do veículo. O que acontece quando há maior exigência elétrica, é que a carga gerada não é suficiente e o sistema elétrico fica fraco (ex: o pisca para de piscar, o farol fica mais fraco, a busina parece um grilinho, etc.). Ainda mais nas nossa Suzis que todo o sistema elétrico é alimentado pela bateria, diferentemente das Hondas que tem o farol alimentado diretamente pelo magneto (por isso ele varia com a rotação do motor).


Assim, se a bateria estiver em bom estado, não deveria haver alteração da rotação do motor em marcha lenta com ou sem farol aceso.


Se eu estiver errado, por favor me corrijam

Ezenecon

2º ENM, eu também FUI!!!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Jun 2010 11:43 #8 por bordax
Respondido por bordax no tópico Guia: XENON na Intruder/Yes

ódio escreveu:

bordax escreveu: A instalação é como você falou, totalmente plug and play. A única coisa que fiz, foi entortar uma das perninhas da lâmpada. Outra coisa foi mandar um rapaz fazer uma extensão para colocar o reator debaixo do bando.


Na Intruder não precisou mudar nenhuma perninha da lampada. Na Yes não é igual? Qual o motivo do entortamento?

Cara, não sabia que dava pra fazer extensão. Aquele tipo de plug eu nunca tinha visto. O meu esta embaixo do tanque, de lado, bem em cima, quase chegando na bengala.
Como ficou o esquema da extensão? To interessado em fazer uma agora!

Tipo assim parceiro, o globo opitíco da suzuki Yes é diferente das lâmpadas normais. Ela é H4, mas uma das perninhas não encaixam direito

Muito feliz com minha moreninha, mas doido para mudar

Suzuki YES 125 08/08 PRETA

Habilitação - OK

Painel/Farol com LED Azul-OK

META: Dafra Next - Sonho de consumo agora :D

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Jun 2010 14:19 #9 por Mferreira
Respondido por Mferreira no tópico Guia: XENON na Intruder/Yes

ezenecon escreveu: Desculpem me intrometer no tópico (que está ótimo) mas tem uma coisa que eu tenho lido que sempre me deixou intrigado.


É esse negpocio de regular a marcha lenta com ou sem o farol ligado.


Eu particularmente, nunca vi diferença nenhuma na rotação da marcha lenta com ou sem farol. Aliás, fisicamente, não dá diferença.


A alteração da rotação de um motor, só acontece quando há variação de combustível ou diferença na carga novimentada pelo motor. Uma maior demanda por energia elétrica do veículo não altera na resistência exercida pelo magneto, que é constante e não sofre alteração pelo consumo elétrico do veículo. O que acontece quando há maior exigência elétrica, é que a carga gerada não é suficiente e o sistema elétrico fica fraco (ex: o pisca para de piscar, o farol fica mais fraco, a busina parece um grilinho, etc.). Ainda mais nas nossa Suzis que todo o sistema elétrico é alimentado pela bateria, diferentemente das Hondas que tem o farol alimentado diretamente pelo magneto (por isso ele varia com a rotação do motor).


Assim, se a bateria estiver em bom estado, não deveria haver alteração da rotação do motor em marcha lenta com ou sem farol aceso.


Se eu estiver errado, por favor me corrijam


basicamente vc está errado, a carga eletrica altera sim o esforço do motor, chega a mudar em 10% a marcha lenta aqui

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Jun 2010 15:04 #10 por odio
Respondido por odio no tópico Guia: XENON na Intruder/Yes
Dei uma pequena atualizada e coloquei um link alternativo pras imagens, pois aqui em casa abrem todas normais e no trabalho só aparecem duas. Caso mais alguem tiver com esse problema agora é só clicar nos links.

assassinatura

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Jun 2010 15:32 #11 por camartins8
Respondido por camartins8 no tópico Guia: XENON na Intruder/Yes
só eu acho xenon uma coisa maldita!?!?!?!?!

sério, xenon é coisa de deficiente visual...............................................o cara que põe uma m*r*a dessas, que cega quem vem em sentido contrário só pode ser um cego maldito fdp!

..........e sem essa de que "bem regulado não ofusca"........papo furado!

........querem uma boa iluminação??
Usem motovision/crystal vision, faróis de milha, auxiliares e o kct........mas xenon prejudica todo mundo, menos o imbecil q pilota/dirige o veículo q o possui!





Atuais: F650GS Dakar 05/05 & Fazer 250 06/06.
Se foram: Intruder 125 08/09 & Bandit 1200N 07/07.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Jun 2010 15:35 #12 por camartins8
Respondido por camartins8 no tópico Guia: XENON na Intruder/Yes

Darkboy escreveu: ótimo tópico, eu acabei de comprer no mercado livre uma

lampada super branca "HBL 35W" que de branca num tem nada

ela é meio amarela ainda, acho que pra ter luz branca mesmo

ou azul eu vou ter que colocar um desses kit"s de xenon, ou

será que eu acho alguma lampada que deixe realmente a luz

branca ou azul?


crystal vision da philips.............é uma lâmpada recém lançada, feita pra motos mesmo (antes só vendia em par p/ carros...).....uso essa, ela têm a luz branca, ilumina bem e não phode a vista dos outros.





Atuais: F650GS Dakar 05/05 & Fazer 250 06/06.
Se foram: Intruder 125 08/09 & Bandit 1200N 07/07.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Jun 2010 15:59 #13 por Patriarca

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Jun 2010 16:22 #14 por odio
Respondido por odio no tópico Guia: XENON na Intruder/Yes
Quanto a lei eu ainda ia pesquisar pra colocar aqui.
Eu sei que em alguns estados da pra regularizar SIM.
Só que só até 4300k. Tambem sei que São paulo não é um deles.

Bom, tomar multa é um risco que eu corro, mas nao vou abrir mão do meu xenon. Melhorou MUITO minha visão, preciso pegar rodovia todo dia a noite pra voltar do trabalho. Com o farolzinho original parecia que eu era invisivel na pista.

Mas tambem nao quero prejudicar ninguem, deixo a regulagem do farol bem baixa e tomo cuidado pra não enfiar o farol direto na cara de ninguem.

E ja não sou de seguir muito as leis mesmo, atualmente to rodando sem placa, dá uma enorme sensação de liberdade

assassinatura

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Jun 2010 16:25 #15 por Patriarca
Respondido por Patriarca no tópico Guia: XENON na Intruder/Yes
Com esse nick aí, eu não duvido de nada.

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.180 segundos