Mistura de fluido de freio

27 Out 2009 10:45 #1 por SenyKayo
Pessoal,


Desculpem-me se já tiver um tópico desse por aqui, é pq estou no trabalho e não posso ficar por aqui, sabe como é ne


Seguinte: No fim de semana detectei que meu fluido de freio estava abaixo da linha mínima e fui hoje pela manhã lá na concessionária para colocar o óleo... cheguei lá (o cara nao vai com minha cara T_T) perguntei quanto era o óleo, pois precisava colocar na moto e ele gentilmente falou que colocava pra mim de graça O.o. Legal... não gastei grana.


Dúvida: Na hora de por o óleo percebi que o que tinha lá era Azul e ele tinha um rosa, perguntei então se não tinha problema em misturar os dois tipos e ele falou: "Óleo é óleo". Foi lá e picou o óleo na caixinha. Completou até o segundo nível e fui embora. Não detectei nada de diferente no freio, mas fiquei encucado com isso. Tem algum problema em misturar???





Abração

SenyKayo

Salvador - Bahia



Ex Yes 2009

Atual Comet GT 2005



Seja Feliz, isso que importa.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Out 2009 10:53 #2 por SenyKayo
Respondido por SenyKayo no tópico Mistura de fluido de freio
Complementando....


Dúvida2: Existe algum problema em ter rotações altas? Tipo... Você quer dar uma esticada a mais.. 100~110, a rotação chega facil nos 10.000.. tem algum problema ultrapassar os 10.000 ? Quais os problemas? E na hora de viajar? A moto segura rotações altas constantes?


Pretendo viajar com a patroa no feriado e a velocidade da pista é 100km/h, considerando que estarei com garupa de 60kg + 73kg meu + 10kg de mochila. Quem tem experiência com viajens deve saber como ela segura a onda na estrada e qual a velocidade ideal. Aguardo o apoio de vocês.











Abraço.

SenyKayo

Salvador - Bahia



Ex Yes 2009

Atual Comet GT 2005



Seja Feliz, isso que importa.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Out 2009 14:27 #3 por dassantiago
Respondido por dassantiago no tópico Mistura de fluido de freio
senycaio em relacao ao oleo em qual autorizada vc foi foi indiana motos? se foi quando voltar la denovo procure por andre ele é mecanico de le e é brother ele nao iria nunca fazer uma loucura dessas pra trocar o fluido de freio tem que sangrar o velho mesmo sendo da mesma especificacao e colocar um novo.


Os fluídos de freio possuem uma propriedade chamada de higroscópia,que vem a ser a facilidade em absorver umidade,o que é prejudicial ao seu bom desempenho,uma vez que alteram os índices de compressividade do fluído,além de alterar suas características para altas temperaturas,o que se tratando de freio é fundamental.
Os fluídos dot4 são sintéticos e resistem mais a essa propriedade,tornando-os muito mais eficientes e "sêcos" em relação ao dot3.
lembrando o dot 3 é azul. e o dot 4 é rosa entao ele juntou um oleo melhor ao oleo pior mesmo se o olheo azul estivesso novo ele nao poderia fazer isso. não se deve misturar DOT3 com DOT4 ou DOT5, pois não reagem bem e podem corroer o sistema.


e outra coisa pretende viajar para qual cidade? relata a viajem pra gente com fotos


sou de ssa tb

Diego Santiago

suzuki yes azul ou zuleica

Salvador BA

nao patrocino o crime só compro pecas em lojas e com nota fiscal

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Out 2009 19:03 #4 por Correa
Respondido por Correa no tópico Mistura de fluido de freio
Normalmente eu não completo óleo de freio, quando a nescessidade eu o substituo por completo por meio da sangria.
O que costumo fazer para facilitar a sangria é alternar a cor do óleo, se estou com o azul, substituo pelo rosa e vice versa, assim, quando o óleo novo e de cor diferente do já existente passa a sair pelo parafuso da sangria sem resíduos do anterior, dou o processo por completo. Ai coloco o óleo no nível e fecho o expediente.
Quanto a rotação, não é bom permanecer por muito tempo numa mesma rotação, ainda mais se esta for alta.
A rotação cria um "vórtice" no interior do motor e este, dependendo da rotação pode afastar o óleo de locais vitais para a durabilidade da parte baixa do motor.
Lembro que no maunal das RD's LC's, havia um aviso sobre isso, alertando para não se ficar mais de trinta segundos dentro da faixa vermelha de rotação, com risco de faltar lubrificação na parte baixa do motor.
Atento para isso até hoje em todas as motos que tenho.
Numa 125cc, é bom parar dez minutos a cada uma hora viajada e o ideal de rotação numa viajem longa é de 75% do início da faixa vermelha.
Ou seja, se a faixa vermelha começa em 10.000 RPM, a rotação cruzeiro será de 7.500 RPM.

Um abraço e boa viagem.

Viva e deixe viver.
INTRUDER 125, YS250, Bayou250 e Fourtrax420, GSR125, MT-09
www.youtube.com/user/Clipoteca/videos?view=0

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Out 2009 22:16 #5 por SenyKayo
Respondido por SenyKayo no tópico Mistura de fluido de freio
Rapaz não tenho nem mais cara de chegar lá e pedir uma coisa dessa, acho que vou comprar meu óleo e fazer por si só. Vou procurar um tutorial certinho de como fazer. Sei que não deve deixar entrar ar de maneira alguma, e meu medo é tentar fazer e deixar essa besteira acontecer.

f*d* velho... atendimento la na Indiana Motos é péssimo! A mão de obra a mesma coisa. Você faz revisão e eles nem lavam sua moto. Ridículo.


Sobre a rotação, eu nunca fui de deixar chegar nos 10.000, exceto em casos bem raros, como hoje. Peguei uma reta livre com um pequeno declive e fui ver o limite de minha branquela. Não fui ao extremo pq começou a chegar perto dos carros e tive que parar, mas o ponteiro foi mais que 120km/h e menos que 130km/h. Eu não sei como esses jumentos conseguem por mais que isso, a bixinha ficou gritando parecendo mulher no parto. 11.000 de rpm.


Falow!

SenyKayo

Salvador - Bahia



Ex Yes 2009

Atual Comet GT 2005



Seja Feliz, isso que importa.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Out 2009 07:11 #6 por ezenecon
Respondido por ezenecon no tópico Mistura de fluido de freio
Caro SenyKayo,


Se o óleo bauxou além do mínimo, o ideal é fazer uma revisão completa do sistema, verificando inclusive as pastilhas, pois não é normal que baixe tanto assim.


Jamais complete o nível, a não ser em uma emergência, mas logo após refaça o serviço. Segurança em primeiro lugar

Ezenecon

2º ENM, eu também FUI!!!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Out 2009 10:51 #7 por fjarana
Respondido por fjarana no tópico Mistura de fluido de freio
Sobre a velocidade pra viagem, manter 100 km/h não dá, eu viagei uma vez com a minha yes, com garupa tbm, a velocidade que ela manteve sem ficar forçando , foi na faixa de 80 até 90km/h, mais que isso é besteira, ela mantinha entre os 80, 90 km/h sem muito acelerador, mantendo a rotação entre 8000 e 9000 rpm, mas pra chegar nos 100 tinha que enrolar tudo, então não compensa, dar o dobro de aceleração, pra andar 10km/h a mais...é forçar demais a motinha , mas andando abaixo disso ela vai tranquila

Frank

Curitiba-PR

Ex: Suzuki Yes Azul 08/08
Atual: XTZ 250 X 2010 Laranja
NÃO PATROCINEM O CRIME! NÃO COMPREM PEÇAS USADAS!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Out 2009 12:05 #8 por Mauricio
Respondido por Mauricio no tópico Mistura de fluido de freio
SenyKayo, não pode misturar os óleos mesmo. Leve em outra oficina pra fazer a sangria do sistema (tirar todo o velho e colocar novo), se vc não tem familiaridade com mecânica é melhor nem tentar mexer. Isso pq o freio é o componente mais crítico para a segurança da moto. Não dá pra bobear não.

quanto à rotação, quando eu viajava com a Yes mantinha na boa uns 9.000rpm, mas era sempre em trechos curtos (menos de 1 hora). a velocidade de cruzeiro dela fica nos 90km/h, batendo 100 ou 110km/h só quando as condições favorecem (retão, sem vento, etc).

com isso em mente, pode viajar sem medo, q a motoca é resistente. só arrume o freio antes da viagem!!!

Mauricio, o Mala.

Fã de teorias absurdas.



O brasil não vai pra frente porque cada brasileiro puxa ele pra um lado diferente (o seu!)



O brasil é o país da piada pronta: aqui VOCÊ é o palhaço!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Out 2009 18:21 #9 por SenyKayo
Respondido por SenyKayo no tópico Mistura de fluido de freio
BOm saber disso. Rapaz, o problema é o seguinte.. eu tenho plena certeza que o fdp vai colocar a moto la dentro e vai voltar com ela da mesma maneira e dizer que já fez a sangria. Preciso ver algum lugar de confiança, até pq eu não sei trocar ainda. =

qnt custa o fluido de freio?

SenyKayo

Salvador - Bahia



Ex Yes 2009

Atual Comet GT 2005



Seja Feliz, isso que importa.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Out 2009 18:51 #10 por Correa
Respondido por Correa no tópico Mistura de fluido de freio
Procura na Web, o manual de serviço de alguma moto com freio a disco, pois o procedimento da sangria é igual, depois faça você mesmo, tendo o cuidado para o óleo não cair em nenhuma parte pintada da moto, senão descasca mesmo, óleo de freio é phodda para pintura.
Mesmo com todo cuidado, depois do serviço completo, sangria, nível do óleo no lugar, parafuso da sangria fechado e tampa do reservatório também fechada, lave tudo com água em abundância e depois seque bem, pois uma gotinha de óleo de freio já faz um estrago.
Cuidado também para não lambusar o disco.

Viva e deixe viver.
INTRUDER 125, YS250, Bayou250 e Fourtrax420, GSR125, MT-09
www.youtube.com/user/Clipoteca/videos?view=0

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Out 2009 18:56 #11 por Patriarca
Respondido por Patriarca no tópico Mistura de fluido de freio
Será que esse link ajuda?

Patriarca escreveu:
http://www.motonline.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=6860&P N=6&TPN=2


venancio escreveu: No manual diz que é para ser trocado a cada 2 anos, mas eu sinto diferença quando o óleo escurece e por isso troco. Para trocar é simples:
1º prepare uma chave de boca nº 8, para afroxar o parafuso da sangria.

2º abra o reservatório do fluído e esvazie ele quase no final, não deixe vazio.

3º complete com fluído de freio DOT4.

4º aperte a manete de freio e solte algumas vezes até ficar bem firme e quando ficar segure firme.

5º com a manete ainda apertada, afroxe o parafuso da sangria um pouco até o fluído jorrar.

6º depois de jorrar, aperte um pouco o partafuso, fique bombando novamente a manete de freio até ficar firme de novo e repita a operação até todo fluído velho sair.

Patriarca40114,8740277778

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Out 2009 18:59 #12 por Correa
Respondido por Correa no tópico Mistura de fluido de freio
ah!!!!
Quanto ao preço, um frasco com 250ml deve custar 8 reais.

Viva e deixe viver.
INTRUDER 125, YS250, Bayou250 e Fourtrax420, GSR125, MT-09
www.youtube.com/user/Clipoteca/videos?view=0

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Out 2009 19:01 #13 por Correa

Viva e deixe viver.
INTRUDER 125, YS250, Bayou250 e Fourtrax420, GSR125, MT-09
www.youtube.com/user/Clipoteca/videos?view=0

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Out 2009 13:21 #14 por SenyKayo
Respondido por SenyKayo no tópico Mistura de fluido de freio
Entendi galera.


Vou tentar fazer sozinho no fim de semana, mas estou com uma dúvida:


Segundo o q eu li, o procedimento é o seguinte:


1) Aperta o freio até o talo e folga o parafuso da sangria.


2) A enquanto sai o óleo a manete vai tocar no guidão.


3) Após parar de cai óleo eu vou fechar o parafuso da sangria.


4) Após fechado, solto a manete para a posição normal.


5) FIco apertando e soltando um pouco. Aperto de novo a manete e mantenho presionada. Abro o parafuso da sangria. Deixo descer todo o óleo com a manete presionada, igual a primeira vez. Fecho o parafuso e solto a manete novamente. Repito o procedimento tantas vezes quanto for necessário até identificar que o óleo é o novo que está descendo.





Estou certo???

SenyKayo

Salvador - Bahia



Ex Yes 2009

Atual Comet GT 2005



Seja Feliz, isso que importa.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Out 2009 14:34 #15 por Patriarca
Respondido por Patriarca no tópico Mistura de fluido de freio
Isso mesmo, e depois que terminar o procedimento, que é só pra retirar o óleo velho do flexivel (da mangueira), vc completa o reservatório OK?

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.178 segundos