revisão

02 Set 2007 14:30 #1 por claucio
revisão foi criado por claucio
Olá novamente, despulpe - me tanto tempo sem visitar o forum, estava com alguns problemas.


Agradeço o tutorial do tubo, me ajudou muito.


Agora gostaria de pedir informações sobre a manutenção que é feita na revisão de 6000, estou meio durinho, e por aqui é bem carinha as revisões, fora que é bem longe a qui de casa.


Pretendo fazer eu mesmo esta revisão, só preciso saber detalhes e macetes.


Informações sobre folga de falvula, regulagem de corrente de comando, e tudo mais que é visto nesta manutenção, que é a mais conpleta .


quem poder me ajudar, eu agradeço.


Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Set 2007 14:48 #2 por jabsb
Respondido por jabsb no tópico revisão
Tá ai uma coisa que gostaria de saber... dá pra fazer em casa? Como? :D

[]s mecânicos

João - Brasília/DF



Sundown Hunter SE 07/07 Prata

Honda XR 250 Tornado 07/07

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Set 2007 19:32 #3 por felipemaia
Respondido por felipemaia no tópico revisão
Não sei como fazer, mas a revisão dos 6.000 km deve ser feita na concessionária ou você vai terminar perdendo a garantia da moto.

Abraço

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Set 2007 20:11 #4 por Pfau
Respondido por Pfau no tópico revisão
Você perde a garantia, mas eu fiz assim também. Observe se a moto não tem nenhum problema que seria coberto pela garantia, se está tudo certo mete bronca. No manual tem toda a informação necessária, dê uma lida antes. Para regular válvulas e a corrente de comando, você precisa de algumas ferramentas específicas como uma alen 10mm, um calibre de .08mm e .05mm.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Set 2007 21:46 #5 por claucio
Respondido por claucio no tópico revisão
gostaria de mais detalhes se tiverem.


Outra coisa, como sei que a embreagem precisa de ajuste, e como seria esse ajuste? Estou sentindo diferença na troca de marchar, seria um sinal?


Alguem sabe se a suzuki vai lançar uma 250 estilo twister?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Set 2007 22:50 #6 por Rgosilva
Respondido por Rgosilva no tópico revisão
apertar a corrrente melhora a troca de marcha... mas lembro q no manual diz q tem q trocar o oleo das bengalas a cada 6000. mas sei la se akeles toscos da autorizada vem isso. pra mim parece q tem "aperto geral" e troca de oleo

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Set 2007 06:06 #7 por Pfau
Respondido por Pfau no tópico revisão
No manual tem a regulagem de embreagem: na manete tem que ter uma folga de 20mm. Pelo que estou vendo você conhece muito pouco de mecânica, seria bom você ter a ajuda de alguém mais experiente para te ensinar o básico. Eu só troquei o óleo da bengala com 10.000Km.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Set 2007 07:51 #8 por kuila
Respondido por kuila no tópico revisão
claucio, estilo twister com fé em Deus não!

mas uma 250 injetada e tecnologicamente compatível com nossa época aí sim seria um sonho rsrs.

não acredito que saia nada por agora, mas espera outubro que as coisas clareiam mais.

quanto à revisão, a não ser que tenha todo aparato técnico e conhecimento necessário para isto recomendo que faça na autorizada ou mecânico de confiança, massssss, o básico é:

óleo e filtro
filtro de combustível (caso tenha na torneira)
reaperto geral das porcas e parafusos
alinhamento
balanceamento
lubrificação
regulagens básicas
check-up elétrico
limpeza do carburador
ajuste, limpeza e caso necessário trocas no sistema de freios.
e por aí vai.

mas a garantia vai pro beleleu e se mau feito será um barato mais caro que pagar na autorizada, isso se não custar sua segurança, pra não dizer vida.

abs,



Tópicos importantes peq suzuki

SSA-BA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Set 2007 23:11 #9 por claucio
Respondido por claucio no tópico revisão
É verdade, em se tratando de moto não entendo muito, sou eletromecanico de manutenção de motores , geradores e afins.


Mas sou inteligente e cuidadoso, se me disserem com detalhes como fazer uma coisa eu faço.


Não confio em nenhum mecanico por aqui , e a autorizada que levei nas primeiras revisões não me deixaram ver oque faziam. Não confio!


Por isso queria fazer eu mesmo.


Mas valeu pelas dicas, vou pensar o que vou fazer.


obrigado.


Mas informações sobre manutenções e otimizações serão bem vindas.





O lance do tubo é show.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Set 2007 05:05 #10 por Pfau
Respondido por Pfau no tópico revisão
Então vamos lá. Para regular a corrente de comando vc precisa colocar o motor no seu PMS(Ponto Morto Superior).
-Com a chave Allen 10mm abra a tampinha lateral(lado esquerdo do motor, ele dará ascesso ao virabrequim), e com um cachimbo 17mm tire aquele parafuso que fica na lateral esquerda superior (por esse parafuso é que vc alinha o motor).
-Gire o motor pelo virabrequim com um cachimbo 17mm no sentido anti-horário, até alinhar os pontos.
-Certifique-se que o motor está na fase de compressão. Basta abrir as tampas de válvula e verificar se elas(as válvulas) estão fechadas(os balancins devem estar soltos, folgados).
-Agora é só afrouxar o parafuso do esticador de corrente e reaperta-lo. Esse sistema funciona com uma mola dentro, quando você solta o parafuso ele ajusta a folga automaticamente.

Aproveite que o motor já está na posição e regule as válvulas, com admissão .05mm e escapamento .08mm.
Para facilitar o trabalho de girar o motor, retire a vela.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Set 2007 17:59 #11 por pjunior
Respondido por pjunior no tópico revisão

claucio escreveu: Olá novamente, despulpe - me tanto tempo sem visitar o forum, estava com alguns problemas.


Agradeço o tutorial do tubo, me ajudou muito.


Agora gostaria de pedir informações sobre a manutenção que é feita na revisão de 6000, estou meio durinho, e por aqui é bem carinha as revisões, fora que é bem longe a qui de casa.


Pretendo fazer eu mesmo esta revisão, só preciso saber detalhes e macetes.


Informações sobre folga de falvula, regulagem de corrente de comando, e tudo mais que é visto nesta manutenção, que é a mais conpleta .


quem poder me ajudar, eu agradeço.


 




 


 


Ae eu indicaria ir numa oficina multimarcas que vc considere confiável e ver o preço que o pessoal cobra para fazer revisões não sei quanto o pessoal cobra nas concessionárias aqui de curitiba (Rigon e Barigui) mas aonde eu vou levar (ainda estou com 5423km) eles cobram 45 reais e atendem todos os tipos de marcas, porém não são reconhecidos pela JToledo como oficina especializada.

Suzuki yes 2007 Preta.
Lander 2012 Preta

Curitiba - PR.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Set 2007 18:35 #12 por BLZ-Ctba
Respondido por BLZ-Ctba no tópico revisão
qual oficina, pjunior, q vc indicaria aqui em ctba?

Suzuki Intruder 125 07/07 Bordô



Curitiba-PR

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Set 2007 22:58 #13 por claucio
Respondido por claucio no tópico revisão
valeu as dicas pfau, vou ver o que posso fazer aqui.


Hoje tirei e restritor de ar e dei uma pequena regulada no carb., a moto ficou um pouco mais agressiva e com um barulhão arrumado, vamos ver o que muda no consumo, antes fazia 35km/l .


A veloc. ñ mudou continua chegando a 90, 95 com facilidade , erolando o cabo ela dá 100, 110. sem deitar.


qualquer informação sobre manut e otimização será bem vinda.


obrigado

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Set 2007 10:34 #14 por ricoyes07
Respondido por ricoyes07 no tópico revisão
Acabei de fazer a revisão dos 6K na minha Yes e paguei 118 reais pela troca da vela, limpeza do carburador, troca de óleo e filtro.
Após retirar a moto, tive que fazer a revisão da revisão pois ela estava com a corrente muito apertada e o freio traseiro preso, resumindo voltou toda desregulada.

No princípio era só necessidade. Agora é por prazer.

Yes Prata 07/07 - onde tudo começou

Atual Lander 250ie 07/07

Próxima GS 500 ou XT 660R.

Sõ Paulo/SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Set 2007 13:34 #15 por piccoli
Respondido por piccoli no tópico revisão
Pfau! Beleza! Obrigado!
Ótima dica, vou tentar regular válvulas da minha Trudi, ela está "costurando" muito, principalmente quando fria. Pelo barulho acho que é a de escapamento.
Eu só tinha dúvida sobre o parafuso de alinhamento, já regulei algumas vezes válvulas de CG varetada, e para alinhar eu tinha que tirar a tampa do rotor (acesso ao eixo do virabrequim).
Eu uso um esquema bem simples para ter certeza de que o motor está em PMS de compressão: tiro a vela e fico "corujando" a válvula de admissão. Pelo furo da vela a gente enxerga a válvula abrindo e fechando. Fechou a válvula de admissão, a próxima passada do rotor pela marca, é o PMS em tempo de compressão.
E para ter certeza de que o rotor não ia mexer, eu prendia um prendedor de roupa de madeira entre o rotor e o bloco do motor, resultando numa bela trava sem machucar qualquer componente!
Isso é muito divertido, regular válvulas pode dar pavor no início, mas depois que a gente pega o jeito, só vai. Além disso, economizo 50 pratas que é o preço que um bom mecânico pediu para regular válvulas e junto ajustar o carburador (que não precisa, o carbura dela está redondinho, feito por mim )
Piccoli39331,6910300926

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.187 segundos