Olá novamente, despulpe - me tanto tempo sem visitar o forum, estava com alguns problemas.
Agradeço o tutorial do tubo, me ajudou muito.
Agora gostaria de pedir informações sobre a manutenção que é feita na revisão de 6000, estou meio durinho, e por aqui é bem carinha as revisões, fora que é bem longe a qui de casa.
Pretendo fazer eu mesmo esta revisão, só preciso saber detalhes e macetes.
Informações sobre folga de falvula, regulagem de corrente de comando, e tudo mais que é visto nesta manutenção, que é a mais conpleta .
Você perde a garantia, mas eu fiz assim também. Observe se a moto não tem nenhum problema que seria coberto pela garantia, se está tudo certo mete bronca. No manual tem toda a informação necessária, dê uma lida antes. Para regular válvulas e a corrente de comando, você precisa de algumas ferramentas específicas como uma alen 10mm, um calibre de .08mm e .05mm.
apertar a corrrente melhora a troca de marcha... mas lembro q no manual diz q tem q trocar o oleo das bengalas a cada 6000. mas sei la se akeles toscos da autorizada vem isso. pra mim parece q tem "aperto geral" e troca de oleo
No manual tem a regulagem de embreagem: na manete tem que ter uma folga de 20mm. Pelo que estou vendo você conhece muito pouco de mecânica, seria bom você ter a ajuda de alguém mais experiente para te ensinar o básico. Eu só troquei o óleo da bengala com 10.000Km.
mas uma 250 injetada e tecnologicamente compatível com nossa época aí sim seria um sonho rsrs.
não acredito que saia nada por agora, mas espera outubro que as coisas clareiam mais.
quanto à revisão, a não ser que tenha todo aparato técnico e conhecimento necessário para isto recomendo que faça na autorizada ou mecânico de confiança, massssss, o básico é:
óleo e filtro
filtro de combustível (caso tenha na torneira)
reaperto geral das porcas e parafusos
alinhamento
balanceamento
lubrificação
regulagens básicas
check-up elétrico
limpeza do carburador
ajuste, limpeza e caso necessário trocas no sistema de freios.
e por aí vai.
mas a garantia vai pro beleleu e se mau feito será um barato mais caro que pagar na autorizada, isso se não custar sua segurança, pra não dizer vida.
Então vamos lá. Para regular a corrente de comando vc precisa colocar o motor no seu PMS(Ponto Morto Superior).
-Com a chave Allen 10mm abra a tampinha lateral(lado esquerdo do motor, ele dará ascesso ao virabrequim), e com um cachimbo 17mm tire aquele parafuso que fica na lateral esquerda superior (por esse parafuso é que vc alinha o motor).
-Gire o motor pelo virabrequim com um cachimbo 17mm no sentido anti-horário, até alinhar os pontos.
-Certifique-se que o motor está na fase de compressão. Basta abrir as tampas de válvula e verificar se elas(as válvulas) estão fechadas(os balancins devem estar soltos, folgados).
-Agora é só afrouxar o parafuso do esticador de corrente e reaperta-lo. Esse sistema funciona com uma mola dentro, quando você solta o parafuso ele ajusta a folga automaticamente.
Aproveite que o motor já está na posição e regule as válvulas, com admissão .05mm e escapamento .08mm.
Para facilitar o trabalho de girar o motor, retire a vela.
claucio escreveu: Olá novamente, despulpe - me tanto tempo sem visitar o forum, estava com alguns problemas.
Agradeço o tutorial do tubo, me ajudou muito.
Agora gostaria de pedir informações sobre a manutenção que é feita na revisão de 6000, estou meio durinho, e por aqui é bem carinha as revisões, fora que é bem longe a qui de casa.
Pretendo fazer eu mesmo esta revisão, só preciso saber detalhes e macetes.
Informações sobre folga de falvula, regulagem de corrente de comando, e tudo mais que é visto nesta manutenção, que é a mais conpleta .
quem poder me ajudar, eu agradeço.
Ae eu indicaria ir numa oficina multimarcas que vc considere confiável e ver o preço que o pessoal cobra para fazer revisões não sei quanto o pessoal cobra nas concessionárias aqui de curitiba (Rigon e Barigui) mas aonde eu vou levar (ainda estou com 5423km) eles cobram 45 reais e atendem todos os tipos de marcas, porém não são reconhecidos pela JToledo como oficina especializada.
valeu as dicas pfau, vou ver o que posso fazer aqui.
Hoje tirei e restritor de ar e dei uma pequena regulada no carb., a moto ficou um pouco mais agressiva e com um barulhão arrumado, vamos ver o que muda no consumo, antes fazia 35km/l .
A veloc. ñ mudou continua chegando a 90, 95 com facilidade , erolando o cabo ela dá 100, 110. sem deitar.
qualquer informação sobre manut e otimização será bem vinda.
Acabei de fazer a revisão dos 6K na minha Yes e paguei 118 reais pela troca da vela, limpeza do carburador, troca de óleo e filtro.
Após retirar a moto, tive que fazer a revisão da revisão pois ela estava com a corrente muito apertada e o freio traseiro preso, resumindo voltou toda desregulada.
No princípio era só necessidade. Agora é por prazer.
Obrigado!
Ótima dica, vou tentar regular válvulas da minha Trudi, ela está "costurando" muito, principalmente quando fria. Pelo barulho acho que é a de escapamento.
Eu só tinha dúvida sobre o parafuso de alinhamento, já regulei algumas vezes válvulas de CG varetada, e para alinhar eu tinha que tirar a tampa do rotor (acesso ao eixo do virabrequim).
Eu uso um esquema bem simples para ter certeza de que o motor está em PMS de compressão: tiro a vela e fico "corujando" a válvula de admissão. Pelo furo da vela a gente enxerga a válvula abrindo e fechando. Fechou a válvula de admissão, a próxima passada do rotor pela marca, é o PMS em tempo de compressão.
E para ter certeza de que o rotor não ia mexer, eu prendia um prendedor de roupa de madeira entre o rotor e o bloco do motor, resultando numa bela trava sem machucar qualquer componente!
Isso é muito divertido, regular válvulas pode dar pavor no início, mas depois que a gente pega o jeito, só vai. Além disso, economizo 50 pratas que é o preço que um bom mecânico pediu para regular válvulas e junto ajustar o carburador (que não precisa, o carbura dela está redondinho, feito por mim