Pessoal ah um tempo eu abri um tópico em que relatei que as setas da minha trudi (ou piscas) estavam piscando rápido quando o giro da moto estava em alta... o meu relé antigo estragou por oxidação então fui troca por um novo e me ofereceram o da marca CHERRY de 2 polos, eu já estava usando um desses (comprei a moto usada) e decidi comprar um novo pois não tive outra opção (era domingo) mas não resolveu as elas ainda variavam com o giro em alta.
Deixei de lado pois dei uma revisada na parte eletrica da motoca e estava ok, daí comentaram comigo que eu poderia por o relé da BIZ pois ele é eletrônico (ou transistorizado) semana retrasada meu relé velho começou a travar depois de 5 ou 6 piscadas e eu pensei (lá vou eu gastar mais 9 moedas atoa nesse relé vagabundo) ao chegar na loja perguntei pelo relé da biz e o balconista disse que custava 13 moedas e que a diferença é que era transistorizado e selado, arrisquei gastar mais algumas moedas.
Não me arrependo! estou ah 1 semana usando ele e as setas não oscilaram mais!!! posso estar a 1500rpm ou a
8500 que elas piscam certo como um relógio! fiquei muito satifeito pois
tenho a maior birra de setas "estroboscópicas"
Fica a dica pra quem enfrenta esse problema ou precisar trocar o relé da trudi.
Depois q coloquei o relé da biz, (que por sinal é muito bom pois já dura 11 meses) eu sempre notei que ao acionar a chave de seta, demorava 1s ou 1,5s + ou - pra começar a piscar as setas.
Imaginei que deveria ser normal... mas quando tentei fazer o esquema de pisca-alerta na trudi, vi que o relé não acionava... com o relé velho da marca cherry funcionava, mas n era o resultado q eu queria. Imagino que a biz use lampadas de seta de menor potência.
Notava também, que quando parado a noite em um sinal, usando as setas ,o painel dava umas "piscadinhas" e o farol também... era nitido que no momento que a seta piscava uma grande carga era exigida... depois notei que em outras motos isto também ocorre, deixei de lado.
Outro dia fui olhar o manual da trudi, e descobri que ela usa lampadas de 21w nas setas!, isso é a mesma potencia de lâmpada das lanternas traseiras da maioria dos carros, ou seja no momento q as setas piscam, a moto tem q fornecer 42w de potencia para elas. Era justo que todo o sistema desse uma enfraquecida no momento em que elas eram acionadas.
Pensei que se eu reduzisse a potencia das lâmpadas das setas dianteiras, (pois as traseiras tem q ser bem fortes mesmo) eu aliviaria todo o sistema, além de ter um acionamento mais rápido das setas! acertei na mosca!!! R$1,50 por duas lampadas de 10w e o sistema elétrico da motoca agradeceu!
O acionamento das setas ficou instantâneo, mas sem perder nunca a sincronia, e o painel n piscou mais quando aciono a seta!
Pra quem não tem preconceito contra alterações, recomendo essa mudança! que inclusive deve acarretar alguma % de melhora na vida util da bateria. Eu imagino.
Valeu pela dica. Eu tenho o pisca mini-seta na YES e troquei o rele extamente pq ele piscava rápido pois ele espera lâmpadas de 21w, não reparei que lâmpada esse pisca tem. Mas já notei parado no sinaleiro a noite que a lâmpada parece dar uma piscada quando ele é acionado e a seta leva esse tempo de 1, 2 segundos para estabilizar.
Vou dar uma verificada na minha moto. Valeu mais uma vez pela dica.
danne escreveu: Michel, pelo que tudo indica, vou morar em BH a partir do próximo mês. Você também trabalha como
mecânico?
Vou levar minha Trudy pra você fazer uma revisão, hehehe.
Suas dicas são as mais simples e mais úteis possível.
Abraços.
Mas o esquema é esse, o fórum tem que ser alimentado de informação... eu apenas relato aquilo que não vi ninguém relatando, aprendi quase tudo que sei aqui acredite, o resto foi curiosidade.!
Sou curioso! "loooonge de ser mecânico estou" (modo Yoda)
Quando vier pra BH dá um tock! daeww agente marca um rolezão! sobe a serra de motoca, e troca umas idéias!
o meu pisca, qse nem pisca de tao rapido q ta..
achei muito estranho e fui reclamar da parte eletrica da moto na cc...
pq alem d piscar muito rapido o pisca, queimou 2x a luz d freio e lanterna, em menos de um mes d uso da motoca.
o cara lah da oficina da cc, disse q isso é normal, que o pisca não é estável e tal..
e tbm q queira direto a lanterna pela trepidação...
como fazem um negocios desses?
moto zero com menos d 1 mes, jah com 2 lampadas queimadas, e piscas loucos q parece q cheiraram?
Compra lampada pra lanterna de led, a minha ja ate nadou e esta muito bem.
"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."
Boa noite eumemopq a respeito de queimar a lampadada lanterna a minha tinha o mesmo problema eram 3 lampadas de lanterna por semana sem ter nenhum problema na parte eletrica ai comprei uma lampada da philips dai passou a demorar muito tempo pra queimar novamente; na minha funcionou espero que sua tambem funcione.
Intruder 08/09 Preta (MERY-LU)
Carapicuiba Sao Paulo
Nada melhor do que sentir a brisa do vento bater em nossas faces em cima de uma motoca.
A lampada da lanterna da minha tb vive queimando, só resolvi depois que refiz a vedação de borracha que a isola da vibração do resto da moto, coloquei duas borrachas ao invés de uma... Resolve...