Cor da Vela

20 Jul 2007 20:44 #1 por Dubas
Cor da Vela foi criado por Dubas
Boas pessoal

Estou tendo um pouco de dificuldades em entender a coloração da vela, meu conhecimento de velas é mais para carro, pelo visto é diferente, e estranho um pouco os nomes q vcs dão às partes.
Eletrodo de massa, q seria a perninha q vem da rosta o (-)
Eletrodo Central de onde realmente vem a faísca (+).
Mais de vez ou outra leio cerâmica, a função da cerâmica seria um isolador entre o (+) e o (-), falam na cor desta parte, é aí q entra o problema, normalmente não muda de cor, já procurei no fórum um Tutorial sobre velas, mais não encontrei, gostaria de solicita-lo.
Vou tentar descrever a minha vela
O anel do fim ou começo da rosta, preto fosco
Eletrodo de Massa a perninha curvadinha, na maioria preto fosco com a ponta alinhada com o eletrodo central levemente cinza
Eletrodo Central cinza.
Cerâmica, branca.
Apesar de que, quase certeza mexeram na regulagem, pois o afogador não está funcionando direito, vou mexer neles no fim de semana.

P.S. Por favor não liguem, nunca havia participado de forum, então estou empolgado kkkkkkkkk

Grande abraço João Tadeu39294,9201041667

YES Preta 07/07

Curitiba

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Jul 2007 15:07 #2 por Sergio
Respondido por Sergio no tópico Cor da Vela
A "ceramica" deve estar cinza ou marrom claro. Muito branca indica mistura pobre. Qual é a sua moto? que ano? Pela descrição do resto da vela, a moto está com o motor em boas condições, faltando apenas uma afinada no carburador.


Abraço

Nunca odeie quem lhe traz o problema. Ele é somente o professor. Resolva a dificuldade e agradeça a essa pessoa pela oportunidade de evoluir.

4 rodas transportam o corpo; 2 movem a alma...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Jul 2007 15:20 #3 por ricoyes07
Respondido por ricoyes07 no tópico Cor da Vela
Sérgio,


Queria aproveitar para perguntar com está afinada sua moto. Li outro dia que você tinha subido a agulha do pistonete estou pensando em fazer mais alguns testes na minha.


Tenho uma Yes 07/07 com 4K, subo e desço a serra todos os dias (moro em Santos) e estou usando uma coroa 41.


Abs.


Rico

No princípio era só necessidade. Agora é por prazer.

Yes Prata 07/07 - onde tudo começou

Atual Lander 250ie 07/07

Próxima GS 500 ou XT 660R.

Sõ Paulo/SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Jul 2007 15:59 #4 por Sergio
Respondido por Sergio no tópico Cor da Vela
A minha está com a travinha da agulha (anél elastico) no meio, mais uma arruela calço de 0,3 mm para subir um pouqunho mais. Na regulagem totalmente de cima, a mistura fica pobre demais para andar em alta (mas deve ser ótima para quem anda bem devagarinho e atras de caminhões), na de baixo total, fica muito rica sem melhora nenhuma em rendimento, além de gastona. No meio é a perfeita, mas como ando muito na castelo branco com limite de 120 km/h, coloquei o calço e sem o restritor de ar ficou perfeita. Média de 35 a 36 km/l no transito normal e mais de 40 andando na boa com maxima de 90 km/h. Detalhe, sou pesado e ainda ando com bauleto com uns 15 kg de coisas dentro.

Nunca odeie quem lhe traz o problema. Ele é somente o professor. Resolva a dificuldade e agradeça a essa pessoa pela oportunidade de evoluir.

4 rodas transportam o corpo; 2 movem a alma...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Jul 2007 16:26 #5 por ricoyes07
Respondido por ricoyes07 no tópico Cor da Vela
Legal Sérgio,


A sua tem a quela agulha com três regulagens?


Que relação está usando?

No princípio era só necessidade. Agora é por prazer.

Yes Prata 07/07 - onde tudo começou

Atual Lander 250ie 07/07

Próxima GS 500 ou XT 660R.

Sõ Paulo/SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Jul 2007 19:57 #6 por Dubas
Respondido por Dubas no tópico Cor da Vela
Oi Sergio

Obrigado pelo retorno, minha moto é uma YES 125 com 3088Km, hoje retirei o carburador para limpeza, fiz como no tutorial do Macete do Tubo, mas não alterei nada, nem altura da agulha nem o tubo restritor, somente limpeza e regulagem, não gostei de como deixaram na revisão dos 3000Km, e espero que o problema "dos dias frios", desapareçam, tomara que seja somente falta de afinação e não patologia da moto, usarei a moto esta semana, no próximo fim de semana retiro a vela para ver houve alteração da coloração, aproveitei para olhar as pastilhas, e descobri q a externa não está pegando inteira no disco, de ser por isso que tem umas marcas azuladas tipo como aço destemperado, depois que remontei o freio não está bom, meio borrachudo, como quando se troca a pastilha, talvez com a "mexida" deva ter ido para o lugar certo, e agora tem q assentar novamente, vamos ver como fica. Infelizmente com consegui postar a foto das pastilhas.

Abraço

YES Preta 07/07

Curitiba

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Jul 2007 12:05 #7 por Sergio
Respondido por Sergio no tópico Cor da Vela
ricoyes07 , a minha agulha da minha Yes só tem 3 posições. A da minha Intruder tem 5. A relação que uso é a original da moto , Tem 22000 km e só utilizei 5,0 mm de regulagem no esticador. Ela deve quentar uns 40000 do jeito que vai...

Dubas, carburador não desregula. Após regulado ele fica do mesmo jeito até que algum agente externo modifique as caracteristicas de mistura, como por exemplo sujeira na agulha, filtro de ar sujo, etc. Se a moto estiver regulada, no máximo se limpa, deixando as caracteristicas internas do mesmo jeito. Regulagem em altura de bóia, gicle de ar de lenta, altura da agulha do pistonete, etc após acertada, não se mexe mais. Outra coisa, se o seu freio continuar ruim, compre as pastilhas Fisher organic da YBR 125 (são iguais a da Yes). É um investimento pouco que vale a pena (custa 14 dinheiros nas lojas) Freia melhor no seco, muito melhor na chuva, não faz barulho e desgasta menos o disco de freio que é caro. Na minha eu tenho lona e pastilha fisher desde os 1000 km. As originais estão em casa novinhas...
João Tadeu39294,9211805556

Nunca odeie quem lhe traz o problema. Ele é somente o professor. Resolva a dificuldade e agradeça a essa pessoa pela oportunidade de evoluir.

4 rodas transportam o corpo; 2 movem a alma...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Jul 2007 19:44 #8 por Dubas
Respondido por Dubas no tópico Cor da Vela
Caro amigo Sergio

Bem de qualquer forma esse fim de semana passado desmontei o carburador, limpei e regulei, sai paradar uma volta, senti uma sensível diferença no funcionamento geral do motor, o afogador voltou a funcionar "direito", não pude ir trabalhar com a moto, vamos ver durante a semana, dai terei uma opinião melhor.
A respeito do freio obrigado pela dica, já entrei no site e vi bem certo o modelo da pastilha, quero comprar tb a chapinha q fica entre a pastilha e a pinça, pois a minha está faltando uma.

Abraço

YES Preta 07/07

Curitiba

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Jul 2007 07:26 #9 por Sass
Respondido por Sass no tópico Cor da Vela
Sérgio, aproveitando o embalo, provavelmente no mês que vem estarei trabalhando em Carapicuíba, saindo do Tucuruvi, percorrendo a Marginal Tiete até a Castelo indo até o Tamboré, será que dá pra regular a intruder pra fazer essa sua média de consumo?

Sass

Intruder negra

São Paulo - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Jul 2007 11:27 #10 por Sergio
Respondido por Sergio no tópico Cor da Vela
Claro que é possivel regular. Se vc estiver em tamboré, podemos marcar lá em Alphaville (é mais perto que Santo André par vc). Posso levar as arruelas de calço e fazemos igual a minha, mas o consumo eu não prometo nada, pois depende muito de fatores externos e principalmente da tocada. Se vc quiser, pode dar uma volta na minha moto antes de regular a sua. Se vc gostar ai fazemos igual na sua. O seu carburador é o mecanico né?
João Tadeu39294,9219328704

Nunca odeie quem lhe traz o problema. Ele é somente o professor. Resolva a dificuldade e agradeça a essa pessoa pela oportunidade de evoluir.

4 rodas transportam o corpo; 2 movem a alma...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Jul 2007 08:26 #11 por Sass
Respondido por Sass no tópico Cor da Vela
A minha é a intruder 2007, com o bura novo.

Sass

Intruder negra

São Paulo - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Jul 2007 08:49 #12 por Sergio
Respondido por Sergio no tópico Cor da Vela
Então aguardo o seu contato.

Nunca odeie quem lhe traz o problema. Ele é somente o professor. Resolva a dificuldade e agradeça a essa pessoa pela oportunidade de evoluir.

4 rodas transportam o corpo; 2 movem a alma...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Jul 2007 08:46 #13 por ricoyes07
Respondido por ricoyes07 no tópico Cor da Vela

Sergio escreveu: A minha está com a travinha da agulha (anél elastico) no meio, mais uma arruela calço de 0,3 mm para subir um pouqunho mais. Na regulagem totalmente de cima, a mistura fica pobre demais para andar em alta (mas deve ser ótima para quem anda bem devagarinho e atras de caminhões), na de baixo total, fica muito rica sem melhora nenhuma em rendimento, além de gastona. No meio é a perfeita, mas como ando muito na castelo branco com limite de 120 km/h, coloquei o calço e sem o restritor de ar ficou perfeita. Média de 35 a 36 km/l no transito normal e mais de 40 andando na boa com maxima de 90 km/h. Detalhe, sou pesado e ainda ando com bauleto com uns 15 kg de coisas dentro.

Sérgio,
Minha Yes 07/07 com um pouco mais de 4k, estava com a travinha da agulha na ranhura de cima e com a arruela de um pentelhésimo de mm por baixo (entre a trava e o calço plástico). Vendo a configuração da sua moto, resolvi deixar a trava no meio com o calço e arruela por baixo, ainda que não acreditasse que iria melhorar, tendo em vista que já havia usado a trava na posição mais baixa sem nenhum ganho.
Eis que para minha surpresa a moto mudou e muito. Hoje subi a Serra (Imigrantes) toda em 5ª com picos de 110 Km/h (uso a relação 14/41), sendo que anteriormente subia em 4ª com picos de 100 km/h chorados. A máxima que antes era de 110, chegou aos 120 sem esforço. Senti a moto mais torcuda nas retomadas, antes quando caía pra uns 7k tinha que botar 4ª, agora retoma e vai embora ladeira acima.
Acho que para fechar com chave de ouro, vou checar o nível da cuba, pois quando enrolo o cabo ela vai crescendo e chega um ponto que cai um pouco a velocidade e depois se estabiliza.
Lembrando aos caros colegas, que não quero uma moto de corrida a qualquer preço, quero apenas poder me desvencilhar melhor dos caminhões na Imigrantes, até que que minha esposa emita o alvará de compra da Fazer.
Abs
ricoyes0739290,4996875

No princípio era só necessidade. Agora é por prazer.

Yes Prata 07/07 - onde tudo começou

Atual Lander 250ie 07/07

Próxima GS 500 ou XT 660R.

Sõ Paulo/SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Jul 2007 09:02 #14 por Sergio
Respondido por Sergio no tópico Cor da Vela
Fico muito feliz Rico. Esta configuração eu já havia passado antes, e os que executaram ficaram felizes com o resultado. Como o próprio Tite escreveu "cavalo anda cavalo come". Não existe esta mágica de empobrecer a mistura e o motor render mais, a não ser que estivesse muito rica (é o caso de um dos seus experimentos). A vantagem desta regulagem que uso é exatamente esta melhora geral em alta e media, que permite ultrapassagens mais seguras e lógicamente que em alta deve consumir mais, mas se vc quiser andar mais tiozinho o consumo permanece praticamente inalterado. Para vc, que como eu pega estrada com altos limites de velocidade (eu uso a Castelo Branco que é 120 km/h) acredito ser o melhor custo beneficio. Parabéns pela pró atividade.

Nunca odeie quem lhe traz o problema. Ele é somente o professor. Resolva a dificuldade e agradeça a essa pessoa pela oportunidade de evoluir.

4 rodas transportam o corpo; 2 movem a alma...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Jul 2007 09:19 #15 por ricoyes07
Respondido por ricoyes07 no tópico Cor da Vela
Justamente como você disse, o gasto pode ser maior, mas nós que pegamos as estradas todos os dias, sabemos como são as coisas, se não desenvolvermos uma velocidade compatível, estaremos elevando os riscos de envolvimento em acidentes e com um desempenho otimizado podemos reduzí-lo bastante.
Obrigado pela dica e quando tiver o consumo, posto pra você.
Valeu....

No princípio era só necessidade. Agora é por prazer.

Yes Prata 07/07 - onde tudo começou

Atual Lander 250ie 07/07

Próxima GS 500 ou XT 660R.

Sõ Paulo/SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.236 segundos