Macete do Tubo

11 Jun 2007 18:42 #1 por abduzido
Macete do Tubo foi criado por abduzido
Ae Jduarte, vão novas avaliações da YES:


Depois do "macete" precisei acertar a carburação e deixei a agulha no meio, era o que faltava!


Na cidade melhorou bastante, troca menos marchas. Onde pedia 4ª vai em 5ª mesmo. Às vezes preciso olhar no painel pra ter certeza que tá em 5ª pq dá impressão de 4ª pela força a mais.


Na estrada melhorou em 5 a 10 km/h a velocidade tanto em subidas como em retas: Sobe a 90/100 subidas que antes subia a 80/90. A final que era 120 KM/H a 11k rpm tá batendo nos 125 KM/H a 11.5k rpm e bem mais fácil e rápido. A manopla que antes era tudo aberto agora dá pra andar 2/3 - 3/4 do curso do acelerador. Full gás só pra ultrapassar.


O consumo geral, inclusive com 30% do tempo com garupa:


Antes: 30 KM/L Agora: 35 KM/L 17% de diminuição no consumo é muita coisa!


Valeu JD, agora a Suzi tá legal!!!



abduzido39244,9102893519

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Jun 2007 18:47 #2 por Jduarte
Respondido por Jduarte no tópico Macete do Tubo
eeeba!..... tá merecendo uma coroa 42... hahahahahaha...


Muito legal, Abduzido!... a sua impressão sobre a 5a marcha ainda é a que eu frequentemente tenho, mesmo com a minha coroa 42...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Jun 2007 19:04 #3 por abduzido
Respondido por abduzido no tópico Macete do Tubo
Tô procurando um pinhão 15, se não achar vai coroa mesmo. Precisa alongar.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Jun 2007 19:13 #4 por Jduarte
Respondido por Jduarte no tópico Macete do Tubo
eu não cheguei a experimentar pinhão maior, mas tem uns relatos por aí... se não me engano a maioria voltou atrás...


Creio que é mais viável coroa 42 ou 41, no máximo... com a 42 acaba aquela sensação de câmbio curto na 1a e 2a marchas... eu particularmente considero essa como a relação que deveria vir de fábrica.


* ah, no site da Vaz, vc encontra um tanto de opções... não sei se a Riffel também tem.
Jduarte39244,9274305556

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Jun 2007 05:52 #5 por abduzido
Respondido por abduzido no tópico Macete do Tubo
Legal, vou procurar uma coroa 42 então, talvez a 41 por andar muito em estrada.


Obrigado pelas dicas!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Jun 2007 06:15 #6 por Sass
Respondido por Sass no tópico Macete do Tubo
Uma pergunta uma coroa de 42 seria bom também para a intruder?

Sass

Intruder negra

São Paulo - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Jun 2007 07:52 #7 por ricoyes07
Respondido por ricoyes07 no tópico Macete do Tubo
Caro Abduzido, sgue abaixo trecho de uma mensagem enviada ao JD sobre a experiência com o pinhão de 15 dentes, lembrando que já fiz o macete.




Caro JD,


Fiz uma experiência com o pinhão 15 dentes e não gostei muito, na
subida da Serra a moto perde muito, não sei se peguei uma semana com
muito vento ou se de fato o pinhão de 15 força demais conforme Vsa. me
alertou. Na reta senti um acréscimo na velocidade final dando uns
125Km/h, mas a retomada e aceleração ficaram mais lentas, o que é de
menos. Notei também nas retas que com a velocidade 10 Km maior, a
segurança melhora pelo simples fato de não precisar negociar a
ultrapassagem, é chegar e passar.


Comprei também uma coroa 42 e vou testá-la na estrada, na cidade
(aqui em Santos não tem quase subidas) não notei diferenças com relação
á original, na segunda vou trabalhar com ela e verei como ficará.


Acho que vou acabar comprando uma coroa 41 e se gostar deixarei a 42
á disposição. Você acha que com a coroa 41 terei a mesma sensação do
pinhão 15, o que você acha de forma geral.


Valeu e um abraço

Rico

Estou com a coroa 42 e senti a moto mais solta e com um pouco menos de giro na velocidade que costumo andar, 90 Km/h, senti também um pouco de acréscimo na velocidade final, chegando a uns 115 Km/h a uns 10k.
Estou testando agora a altura da agulha do pistonete, ontem ela fez 35Km/l com a agulha mais baixa e a coroa 42, antes fazia 30 mas com a agulha no lugar original e a coroa 43, hoje voltei a agulha no lugar original com a coroa 42 e veri quanto vai fazer, lembrando que subo e desço a Serra todo dia a 90 Km/h aproximadamente.
Já encomendei uma coroa 41 para testes.

Abs Rico

No princípio era só necessidade. Agora é por prazer.

Yes Prata 07/07 - onde tudo começou

Atual Lander 250ie 07/07

Próxima GS 500 ou XT 660R.

Sõ Paulo/SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Jun 2007 08:13 #8 por Jduarte
Respondido por Jduarte no tópico Macete do Tubo
pôw, que vergonha!... hahahah... Rico desculpe eu não ter respondido essa mp... acho que eu estava prestes a ter aquele ataque desesperado pré-férias hahahahaha... num tava vendo mais nada!...


Se não me engano, a coroa 42 é a original nas GN-125 no exterior.


Então, respondendo ao Sass também, eu considero essa a melhor relação, mesmo para a Intruder, que tem a 4a e a 5a marchas mais longas que a Yes. Como mencionou o Rico, o vento é um forte inimigo das 125, e no nosso caso, com essa configuração do tubo condutor, mesmo com o macete ainda não temos o melhor rendimento nas altas aberturas do acelerador e rotações, de forma a não sofrer tanto com esses ventos. Mas em condições normais, a coroa 42 é a melhor... e para andar sozinho, mesmo com um pouco de perda em subida (o que pode ser compensado com a troca para a 4a marcha que em giro elevado manterá uma boa velocidade ainda) a coroa 41 é a alternativa mais viável...


O Piccoli tem a experiência de ter usado a coroa 41... é só terem o trabalho de dar aquela vasculhadinha básica nos tópicos (acho que através do "search") que encontrarão os detalhes...


Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Jun 2007 08:25 #9 por abduzido
Respondido por abduzido no tópico Macete do Tubo
Faz sentido, pq a troca de um dente do pinhão representa +/- 3 dentes da coroa. Com o pinão 15 seria como uma coroa 40. Acho que os 2 dentes da 41 já dão uma boa diferença. E seu teste é muito bom pra mim, pq vou mudar pra baixada e vou subir a serra de vez em quando tb. Pelo que entendí vc sobe em 5ª direto.


É bom lembrar que motos ao nível do mar tem melhor desempenho e acerto de bura diferente, por causa da pressão atmosférica maior.


Quando der conta aí como ficou com coroa 41.


a redução fica assim:


15/43 = 2,86:1


14/41 = 2,92:1


14/42 = 3,00:1


original 14/43 = 3,07:1


A 14/41 parece ser mais equilibrada mesmo para quem anda em estrada, pelo menos em números. A 14/42 deve ficar melhor na cidade ou com garupa.


Ae, precisamos "se" trombar ai na Baixada. Mais uns 15 dias tô trocando o "oçê" pelo "tu". Agradeço muito as dicas.



abduzido39245,478287037

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Jun 2007 09:03 #10 por ricoyes07
Respondido por ricoyes07 no tópico Macete do Tubo
Abduzido,
Mesmo com a coroa 42, subo sozinho e com algumas coisitas no baú da motoca e ela encara toda a Serra em 5ª, ontem com a agulha do pistonete mais baixa, achei que sofreu menos, hoje com a agulha na posição original (meio), teve somente uma ocasião que tive que por 4ª , devido aos fortes ventos, coisa que não houve ontem tendo feito 35Km/l. Hoje irei fazer a média quando voltar para casa.
Amanhã deverá chegar minha coroa 41 que irei testar na seqüência e assim que possível postarei os resultados, com as variações da agulha também.
Legal, moro em Santos próximo do canal 3, quando estiver por lá dê um toque e aí aproveito e pago uma cervejinha ao JD. lá no canal 2.
Abs.

No princípio era só necessidade. Agora é por prazer.

Yes Prata 07/07 - onde tudo começou

Atual Lander 250ie 07/07

Próxima GS 500 ou XT 660R.

Sõ Paulo/SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Jun 2007 09:11 #11 por Sass
Respondido por Sass no tópico Macete do Tubo
Então vamos à minha questão pessoal:


Para andar na cidade, de preferência nas marginais de Sampa em velocidade média de 90 km/h, a troca da coroa faria a intruder andar na mesma velocidade com menor vibração e em giro mais baixo?

Sass

Intruder negra

São Paulo - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Jun 2007 09:26 #12 por ricoyes07
Respondido por ricoyes07 no tópico Macete do Tubo
Com certeza, porém, perderá torque e agilidade nas sáidas e retomadas.
Particulamente, prefiro uma relação mais longa pois assim, você interage melhor com a máquina nas trocas de marchas, mas nada exagerado ao ponto de deixar a moto parecendo um carro 1000 de tão fraca. No meu caso, estou realizando testes afim da adequação da moto ás minhas necessidades que de certa forma podem ser diferentes de outros motociclístas (ando basicamente na Imigrantes com suas subidas e correntes de ventos), de forma a encontrar o melhor desempenho com o mínimo de consumo aliado a conservação da motocicleta (yes 07/07 com 1900 Km)
Abs

No princípio era só necessidade. Agora é por prazer.

Yes Prata 07/07 - onde tudo começou

Atual Lander 250ie 07/07

Próxima GS 500 ou XT 660R.

Sõ Paulo/SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Jun 2007 09:27 #13 por Jduarte
Respondido por Jduarte no tópico Macete do Tubo
Sim, Sass... haverá uma queda de uns 200 rpm aproximadamente, nessa mesma velocidade, na 5a marcha.


Pode parecer pouco, mas já é um "confortinho" a mais... isso, com a coroa 42. Com a 41, a queda será perto de 400 rpm...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Jun 2007 09:37 #14 por ricoyes07
Respondido por ricoyes07 no tópico Macete do Tubo
Ah, Abduzido



Quase me esqueci, subindo e descendo a Serra o consumo ficou nos 35
Km/l andando próximo dos 100Km/h, com o pinhão de 15 ficou em torno dos
32 km/l andando em torno dos 105 nas retas, na subida, deu para
manter entre 80 e 90 Km/h e dentro dos túneis 100 km/h com a relação
original e com o pinhão de 15 deu para subir entre 70 e 90 e próximo
dos 105 Km/h nos túneis.

Em termos de tempo ainda gasto em torno dos 50 minutos de casa ao serviço.
Não vejo ninguém mais comentar sobre relação mas ainda assim vou postar para referência dos demais.

Grande JD e Saas,
Acredito que o macete do tubo e relação mais longa formam um par perfeito pois um supre as necessidades do outro. (profundo para um 12 de junho não é???).
Abs
Rico

No princípio era só necessidade. Agora é por prazer.

Yes Prata 07/07 - onde tudo começou

Atual Lander 250ie 07/07

Próxima GS 500 ou XT 660R.

Sõ Paulo/SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.154 segundos