MANDRUVADOIDAO escreveu: Poderíamos manter este tópico fixo afim de postar informações e trocar opiniões mês a mês.
Seria uma boa !
Então como Pai da criança, vá em frente, troque as fraldas !!
Fixo já está...faz tempo.
"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."
Peguei os dados da Fenabrave de junho e fiz a seguinte análise
Geografia
O Nordeste superou o resto do país, inclusive o sudeste, como região em que se vende mais moto no Brasil. Com toda a restrição de crédito, ainda assim a substituição do jegue pela moto continua.
Pequenas A Honda chega em junho com 80,74% do mercado de motos de pequena cilindrada, a categoria que importa, ente 125 e 300cc street. Sendo que dois modelos, Cg 150 e cg 125, respondem 73,47% das vendas em 2013.
A briga pelo terceiro lugar geral. Dafra está na frente no acumulado com 1,79% versus 1,71 da Suzuki mas em junho houve reação da Suzuki que vendeu mais que Dafra. Mas a Dafra deve neutralizar essa reação com o aumento de vendas da Riva e contínua queda da Yes e com a entrada da Horizon, que não tem concorrente da Suzuki e deve pegar clientes da Intruder.
A maioria dos modelos venderam menos em junho do que em maio, exceto a Suzuki Intruder (vendeu o dobro !!) e a Yamaha XVS 950 (quase o dobro). Houve alguma promoção de Intruder ???
A Suzuki Intruder vende 50% mais do que a Yes. Se isso não é um sinal de que a Yes precisa de um facelift eu me dane. Daqui a pouco a Riva passa a Yes. Aì a Suzuki cai de vez para o 4% lugar. Graças a Trudinha a Suzuki ainda tem chance pelo 3º lugar geral. Se não fosse por ela a Dafra já teria aberto vantagem
A Kasinski já perde da Shineray. Isso pode ser explicado pela presença maior da Shineray comparada com a Kasinski no Nordeste, o mercado que mais cresce.
Sundown ainda está viva. Vende mais do que Triumph. Como explica ? Zumbi ?
Nos Scooters
A PCX 150 é mais um Golaço da Honda. Vendeu 1412 unidades, já começa em 4º lugar pouco atras da Crypton. Mês que vem deve pular para 3º ou talvez até 2º, canibalizando a Lead.
Bigtrails
Nas big trails, a BMW F 800 GS continua a briga boa com as duas 660 da Yamaha (XT e Ténéré). Apesar da soma das 2 motos dar mais do que a da F 800 GS, é só 64 motos a mais em 1316. OU seja, a Big Trail mais vendida no Brasil hoje é a F 800 GS, quem diria. Vende 4 vezes mais do que a Triumph 800 XC sua concorrente direta.
A Transalp micou de vez e vende cada vez menos. Prevejo que mês que vem será superada pela BMW R 1200 GS e perderá o 4º lugar.
Sendo assim, no segmento de bigtrail a BMW é marca que mais vende 2815 motos nos 3 modelos (G 650 gs, F 800 GS e R 1200 GS) contra 1547 dos da Yamaha (XT 660, Ténéré 660 e Super Ténéré 1200). Mais uma vez a Yamaha deu bobeira e perdeu a liderança de uma categoria em que ela dominava.
Em terceiro a Honda e em quarto a Suzuki, seguido de perto pela Kawasaki que deve ultrapassá-la pois tem 2 motos a Versys 650 e a Versys 1000. A Versys 650 já vende mais do que a V-Strom, embora no acumulado ainda esteja atras.
Street 600+
A Rainha Hornet continua o reinado mas a diferença para a XJ6 não é tão maior quanto era a diferença para a Fazer. A Yamaha acertou em trazer a XJ6 que vende mais do que a Fazer mas ainda não superou a Hornet. A Z800 já superou a ER6N .. interessante.
Esportivas
A Ninja 300 herdou o posto da Ninja 250 como moto esportiva mais vendida no País.
A Ninja 250 ainda vende mais do que a Comet 250 da Kasinski. Nada mal para uma moto que saiu de linha
A CB 600 F foi outro golaço da Honda. Já vende mais do que CBR 600 RR. Já essa tática aplicada na Kawasaki não deu certo. A Ninja 650 não tá vendendo bem.
Trails Pequenas
Como era de se esperar, a Bros 125 matou a XTZ 125. Vende 3 vezes mais
No campo das pequenas Trail, a Honda continua dominando. As 3 mais vendidas (bros 150, xre300 e bros 125) são da Honda e juntas respondem por 84,29 do mercado. Liderança ainda maior do que no segmento Street. A Lander + Ténéré 250 nem fazem cócegas. Juntas vendem pouco mais de 7800 motos no ano inteiro. Menos do que a metade do que a XRE sozinha vendeu no mesmo período.
A Falcon micou. As vendas cariam mais de 12% enquanto a média da categoria foi de queda de apenas 9%
Curiosamente, a Kazinski CRZ 150, para mim a pior moto do mercado nacional, aparece em 10º no segmento de trails, mesmo considerando a classificação errada da NC 700 X que foi incluida por engano nessa categoria. Ela vende menos da metade do que a SHineray 150gy, o clone descarado da Bros 150.
Sumarizando
A liderança da Honda no segmento de motos pequenas (<300) continua incontestável. Nas motos médias ainda lidera mas não é tão gritante e muito graças a Hornet mas dificilmente haverá troca de posto aí. A Triumph com a Street Triple vai tirar alguma coisa pequena da Hornet em algumas poucas cidades, mas nada que faça ruído. A BMW com a F 800 R, com rede de lojas maior não fez , a Triumph não vai fazer.
O segmento de Bigtrail é a única categoria onde a Honda não tem expressão. O que é de se esperar porque a Transalp não está a altura da concorrência e está sozinha. Os golaços da BMW foram realmente certeiro. A F 800 Gs realmente supreendeu todo mundo se tornando a moto mais vendida não só da marca como da categoria. Nada mal para uma marca premiun e uma moto cara pra dedéu como a F 800 GS. Mesmo a Triumph mais barata não é ameça por causa da pequena rede de lojas da Triumph. Além da F 800 GS ainda tem a G 650 GS que não faz feio. Vende bem mais que a Transalp, por exemplo.
No segmento de esportivas um dos golaços da Honda foi a CBF 600, a Hornet Carenada. Uma moto excelente mas não tão radical como a CBR 600 RR (e mais barata). Agradou e está vendendo bastante. Essa tática de carenar uma moto naked não deu certo com a Kawasaki Ninja 650 que é uma ER6 N carenada. Pelo jeito a marca Kawasaki está mesmo associada a motos mais radicais. A Z800 já vende mais.
Outro golaço da Honda é o PCX 150 que ainda vai crescer muito em vendas. Mês que vem vai dar para ver.
Liderança da Honda não é a toa, tem feito tudo certinho e o único senão é o segmento de bigtrails, que merece uma presença melhor da Honda. Vamos ver se ela se mexe.
Será que a Bramont ainda faz parte da Abraciclo?
Fui olhar os dados de produçao da Abraciclo pra ver se ela começou a montar as keeway, mas nao tinha nada.
Mas todo jeito acho que a previsao era outubro.
Entao teremos que esperar fechar setembro pra ver.
Vários fabricantes nacionais não fazem parte da Abraciclo. Por isso que as estatisticas de venda da Abraciclo não representam a realidade o mercado, além do fato de contarem apenas as vendas das fábricas para as lojas.
Agora foi nacionalizada a sequencia de placas para veículos.
Antes era estadualizada.
É diferente o montante "vendido" do montante "emplacado".
O DENATRAN fornece essa informação ou somente os DETRANS?
Movimentando o MOTONLINE desde Sexta-Feira, 14 Agosto 2009 as 13:35
MANDRUVADOIDAO escreveu:
O DENATRAN fornece essa informação ou somente os DETRANS?
Boa pergunta. Imagino que a FENABRAVE, como entidade de alcance nacional, deve obter a info do DENATRAN e não dos 27 detrans, um a um. Porém imagino que os DETRANS fornecem a informação para o DENATRAN. Tudo especulação.
O bom é que se pegarmos os números da abraciclo e comparar com o da fenabrave dá para perceber se as vendas vão aumentar ou diminuir. Se o número da Abraciclo para um mês é menor do que o número da Fenabrave, as vendas vão cair. se for maior, as vendas vão aumentar. A diferença é estoque empacado nas lojas.