Óleo: qual o melhor e quando trocar

28 Mar 2013 20:17 #61 por wilson forps
Amigo oque voce faz esta correto quase ninguem sabe que óleo de motor vence com 6 meses de uso eu como bato km sempre antes do tempo não tenho como escapar, quanto aos óleos ipiranga ainda não vi nem um sl aqui só encontra os museus sg sf otimo feriado feliz pascoa abraço !!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Abr 2013 00:37 #62 por gabriel.95
A cada mil KM eu troco óleo, e uso o que o fabricante recomenda B)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Abr 2013 09:50 #63 por ezenecon

gabriel.95 escreveu: A cada mil KM eu troco óleo, e uso o que o fabricante recomenda B)


Eu, por outro lado, obedeço rigorozamente o que manda o fabricante através do documento oficial, ou seja, o manual.

Só utilizo óleo Yamalub e troco a cada 5.000 km, ,com troca do filtro a cada 10.000 km.

Minha moto está com quase 40 mil km e está exelente!!!!

Com minha outra mot, uma intruder, fiz exatamente isso e o motor só foi aberto (a parte de cima) aos 120 mil km, e isso porque sou chato e quis tirar um pequeno vazamento de óleo na junta do cilindro, pois o motor não fumava, não abaixava óleo e ainda estava muito forte. Acho que não fiz a coisa errada, certo???? ;)

Ezenecon

2º ENM, eu também FUI!!!!!!
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: wilson forps

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Abr 2013 10:30 #64 por 5junior
Respondido por 5junior no tópico Óleo: qual o melhor e quando trocar
Na minha Intruder 125 uso o óleo que a Suzuki recomendava na época, o Lubrax, pois as especificações deles são boas, API SL e JASO MA, que são as mesmas do Yamalube se não me engano, que é um excelente óleo, hoje a Suzuki recomenda o óleo Mobil Preto.
Aproveitando o assunto, sobre troca de óleo, o correto é trocar com o motor frio, ou quente como diz no manual?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Abr 2013 10:46 - 12 Abr 2013 10:48 #65 por JPaulosg
As determinações do manual quanto ao procedimento costumam ser sempre corretas, :-)!

Pelá prática, trocar com ele quente garante que saía com mais facilidade a maior quantidade possível de óleo velho, inclusive carregando todas as impurezas que podem estar diluídas nele. Trocar frio, pode ser que favoreça de algum resíduo permanecer, justamente o que não queremos que aconteça, além de poder ficar quantidade de óleo velho indesejado lá dentro também.

Marca que se recomenda no manual é mais parceria econômica, o que vale mesmo são as especificações! Nesse caso, obviamente, um API SL é MUITO MELHOR que um API SF/SG, tem que ficar atento nisso!!

De minha parte uso o Yamalube pois, além de ser o "próprio" recomendado (API SL de qualidade) pela Yamaha para minhas motos, o preço é bem vantajoso, inclusive na concessionária (R$16 trocado, com "pit stop", sai pela metade do preço, realmente uma bagatela).

Dessa forma, troco sempre no que ocorrer PRIMEIRO: quilometragem (3.000 na XTZ125 ou 5.000 na XJ6 - nunca ocorre, hehehe) ou 6 meses de uso.

Abs.,

João

EX-NFAZER - 2011/2012 - "ROSSA" (furtada)
EX-XJ6N - 2012/2013 - "CHIARA" (vendida)
EX-TZ125 - 2011/2011 - "MOSQUINHA" (vendida)
TÉNÉRÉ 250 - 2013/2013 - "BRANQUELA"

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Abr 2013 11:20 #66 por ezenecon

5junior escreveu: Na minha Intruder 125 uso o óleo que a Suzuki recomendava na época, o Lubrax, pois as especificações deles são boas, API SL e JASO MA, que são as mesmas do Yamalube se não me engano, que é um excelente óleo, hoje a Suzuki recomenda o óleo Mobil Preto.
Aproveitando o assunto, sobre troca de óleo, o correto é trocar com o motor frio, ou quente como diz no manual?


O correto é com o motor quente!!!!! Porém não pode estar quente demais!!!! ;)

Use a moto normalmente até a temperatura chegar à normal de uso, depois encoste a moto e deixe descansar por uns 15 a 20 minutos. Esse tempo é para o óleo escorrer até o carter e para ele dar uma esfriadinha, pois se estiver muito quente, espana a rosca do bujão, porém as impuresas e particulas que porventura estiverem no óleo ainda estarão em suspenção, e como o óleo ainda estará aquecido, ele fluirá melhor.

Com o motor frio, o óleo também estará frio e sua viscosidade será alta o que dificulta seu escoamento!!!

Ezenecon

2º ENM, eu também FUI!!!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Abr 2013 20:41 #67 por 5junior
Respondido por 5junior no tópico Óleo: qual o melhor e quando trocar
Obrigado ae pelas respostas pessoal, ( JPaulosg e ezenecon);

Eu geralmente trocava o óleo depois de dar uma volta na magrela, mas não esperava os 15 a 20 min como vc disse ezenecon, ia logo trocando, mas agora vou me atentar a isso pq quero ficar bastante tempo com essa moto. Outra coisa que tava acontecendo em ir logo trocando o óleo sem esparar uns minutos, é que na minha Intruder 125 a tampa do reservatório é de metal, como nas Yes que são da família Suzuki/Haojue, e dilata com o calor dficultando a sua aberura, isso tbm tava me deixando "P" da vida, mas agora com as dicas q vc´s me passaram vai ficar mais tranquilo a póxima troca.

Valeu pessoal, dps vou por o link aqui se vc´s quizerem, de um grupo do Facebook da Intruder 125 que participo, onde disse q o certo era trocar com o óleo quente, eles me detonaram lá, só faltaram me chamar de burro; Aqui no Motonline as coisas são diferentes, o pessoal daqui tem educação, e sabe q quem participa do fórum é pra esclarecer dúvidas e repassar conhecimentos. Por isso sempre recomendo o Motonline como um site referência em informações sobre motos.

Abs.

Júnior

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Maio 2013 20:20 #68 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico Óleo: qual o melhor e quando trocar
Há um tempo tenho usado o lubrax moto. Troco de 6 em 6 meses, pois não percorro a km no período.
Mostra, se bom custo benefício.

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: 5junior

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Maio 2013 08:56 #69 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico Óleo: qual o melhor e quando trocar
Lembrando que o Lubrax p/moto( essencial) é classificado : 20w50 api SL / JASO-MA

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: 5junior

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.141 segundos