Óleo: qual o melhor e quando trocar

09 Jan 2013 13:09 #49 por Professor Pedro Massari
Afinal, se o manual da Intruder dá a entender que é possível trocar o óleo de 3 em 3 mil km, por que tantos insistem em que a troca seja de 1 mil em 1 mil km?

Gostaria também de saber se haverá algum problema de eu usar um óleo semissintético 10W40 ao invés do mineral 20W50.

Obrigado,
Pedro Massari,
Mostardas - Rio Grande do Sul
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: silver knigth

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Jan 2013 17:41 #50 por silver knigth
Professor Massari !!!!! :woohoo: :woohoo:
A lenda ! :lol: :lol:
E aí, tem viajado muito com sua Intruder ?
E os Gatinhos ?
Estou feliz em encontrar o Sr. aqui !!!!!
Direto do Viageiros, Motocuston ...
Seja bem vindo !!!! :lol: :cheer: :cheer:
Então Professor, em relação a sua dúvida, se me permite a opinião ...
A troca de 1.000 em 1.000 Km. é coisa de quem ainda tem na cabeça aqueles motores antigos da "marca da asinha", varetados, e aquele óleo de R$ 7,99 o litro.
Aqui no site, temos um companheiro em especial, o Patriarca, que defende ferrenhamente a troca dentro do prazo determinado pela fábrica.
Eu, tenho uma Intruder também, e troco meu óleo de 2.000 em 2.000 km., em função das condições de uso que faço da motocicleta, dentro da categoria qualificada como "uso severo" .
Mais por precaução, pois aqui em SP, diferente de sua querida Mostardas, o trânsito é intenso, muito parado, e rodamos muitas vezes em baixíssimas velocidades.
Com isto, o motor superaquece, e o óleo superaquece, diminuindo sua vida útil.
Já o óleo semi sintético, seria mais um luxo, eu creio.
O motor de nossas guerreiras, é pouco exigente em termos de óleo.
Ele é derivado do motor da antiga Katana 125, lembra?
E nele, o motor da Katana, o óleo usado era o API SG/SH - Mineral.
Este motor é muito bem atendido por um SJ mineral, como o Lubrax SJ.
Já em relação a viscosidade, pelas tabelas, como a que foi postada aqui anteriormente por outro companheiro, o 10W40 em climas mais frios, como o do sul, vai bem.
Só precisa ficar de olho no nível, pois dependendo da quilometragem de vosso motor, ele pode baixar mais rápido.
Particularmente, uso o 20W50, na cidade e e quando viajo.
Mas nada impede de utilizar o 10W40. Temos outro companheiro aqui que usa e recomenda o Yamalube.
As mais novas Intruders, parece que a fábrica agora recomenda o Mobil Semi Sintético 10W50 API SL.
Tudo é uma questão de gosto.
Vamos conversando !!!!!
Silver

" it's just the road´s dust, in my veins, in my heart ..."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Jan 2013 21:01 #51 por ezenecon
Aliás, na propria tampa da intruder diz 10w40. Pelo menos na minha 08/09 tá lá!!!!!!!

Eu sempre trquei a cada 3.000 km e meu motor já está com mais de 100 mil!!!!

Ezenecon

2º ENM, eu também FUI!!!!!!
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: silver knigth

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Fev 2013 02:03 #52 por mguerios
É o ezecon, massari e outros aqui no forrum já relatar possuir motocicletas por muitos km e sempre trocando no período recomendado.

Não duvido. Mas até hoje ainda vejo adpatações quanto à severidade. Realmente só quastionando o fabricante e lendo bem o manual é que poderíamos descobrir se são necessárias ou se apenas não foram colocadas no manual.
Ao que avalio, a quilometragem indicada é para condições ideais. Não sei se hoje os fabricantes já estão especificando para o uso médio real.

Mas eu costumo utilizar a seguinte conjunto de "fatores de severidade" quanto ao uso, em cada um dos abastecimentos:

- cidade: 2
- misto: 1,35
- estrada: 1,1

Ou seja, cada 1km rodado em cidade equivale à 2km "ideais". Como lanço todo abastecimento numa planilha, programada, ela me avisa automaticamente que o óleo deve ser trocado consideradas essas adaptações de uso.
Acredito que seria o correto ainda.

Até nos casos dessa motocicletas tipicamente urbanas (é o uso predominante) acredito não ser necessário nenhuma adaptação, pois os fabricantes conhecem bem o perfil do usuário.
Já nos casos de motos médias/grandes, me parece que o fabricante não espera que vc esteja 90% do tempo parando de semáforo em semáforo ou em engarrafamentos.

ABraços

Ducati SuperBike 1198s - 6.000km e seguindo...
Ducati Monster 695 - 25.000km e seguindo...
Ducati Monster 695 - 4.000km
Yamaha YS 250 Fazer - 3.600km
Honda C100 Biz ES - 5.100km
Kasinski Cruise II - 2.500km
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: silver knigth

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Fev 2013 02:07 - 07 Fev 2013 02:09 #53 por mguerios
Quanto ao uso do semi-sintético pode usar, mas difícil vai ser poder explora-lo.

Se trocar para semi-sintético poderia estender as trocas, mas o problema é quanto?
Especialmente porque devemos considerar ainda os aditivos, cuja quantidade muitas vezes é semelhante (depende da classificação API), ou seja, se esgotam em km similar.

Se não for o interesse reduzir as trocas, deverá ganhar um óleo chegando no momento da troca em melhor estado, menos oxidado e com as condições lubrificantes melhores que o óleo mineral chegaria.

Não sei se o custo compensa.

Ducati SuperBike 1198s - 6.000km e seguindo...
Ducati Monster 695 - 25.000km e seguindo...
Ducati Monster 695 - 4.000km
Yamaha YS 250 Fazer - 3.600km
Honda C100 Biz ES - 5.100km
Kasinski Cruise II - 2.500km
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: silver knigth

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Fev 2013 14:34 - 07 Fev 2013 14:38 #54 por silver knigth
Mgueiros e demais companheiros, boa tarde !
Ainda que esta seja uma questão redundante, o melhor óleo e a melhor troca, é sempre válida.
Em relação a esta sua tabela de fatores de severidade, ela está referenciada em algum lugar, site ou literatura especializada, ou é fruto de sua observação?
Veja, vou aqui apresentar minha experiência pessoal.
Fui trocando o óleo em quilometragens variadas, e observando o comportamento do motor.
Isto, em minha intruder 125.
Importante frisar que varia o comportamento do óleo em função da cilindrada, do tipo de refrigeração do motor, existência ou não de radiador de óleo, etc....
Troquei com 1.500 kms, em uso urbano, e observei que o óleo tinha aspecto novo. Sua coloração, amarela, original, estava esverdeada. E o motor, tinha seu funcionamento normal.
Troquei com 2.000 kms em uso urbano, e o óleo estava quase preto, e o motor continuava com um funcionamento normal.
Troquei com 3.000 kms. e o óleo saiu preto, meio fino, e o ruido de funcionamento do motor se tornou mais áspero, a partir dos 2.500 kms. As válvulas ficavam mais barulhentas, em especial depois de muito quente o motor, e próximo de 5 a 6 mil rpm, o ruido era bem audível.
Tornei a trocar com 3.000, e repetiu-se o comportamento do motor. Sem contar que baixou mais ou menos uns 150 ml. entre os 2 e 3.000 kms.
Sempre o mesmo óleo : Lubrax Essencial SJ para motocicletas.
Diante das observações, e por ser um cara meio chato e cuidadoso com meus veículos, adotei os 2.000 km. como intervalo de troca.
E quando vou pegar a estrada, e estou perto do 2.000, ou será ultrapassada a quilometragem em viagem, troco antes. :woohoo:
Minhas viagens, são em média de 800 kms. ida e volta. e por ser uma 125, em giros altos (2/3 da rpm máxima) .
Não acho excesso de zelo, pois trabalho em um escritório nas Perdizes, em SP, e sou obrigado a pegar o Elevado Costa e Silva, vulgo "minhocão" :lol: :P e a Radial Leste, no horário do Rush para dar aulas a noite.
Tuuuuuuudo parado !!!!!! :pinch: :S
28 Kms de congestionamento, e você andando no corredor, quando muito a 30 por hora. O motor, literalmente Frita ! Chega no Campus onde leciono, estralando!
Não é figura de linguagem, não ! Quando desligo, ele estrala ! :ohmy: :S
Então , resolvi adotar este critério de troca.
19.800 Kms com a intruder, e ela está redondinha !
E pretendo ainda rodar muito mais com ela, então...
Mas valeu pela dica do critério de fatores de severidade. ;)
Silver

" it's just the road´s dust, in my veins, in my heart ..."
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: wilson forps

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Mar 2013 21:00 #55 por wilson forps
Amigo Silver eu também uso o lubrax moto a muitos anos era o moto gp agora é o essencial, eu também troco com 3000 kms só que na twister eu rodo 1500 substituo filtro completo e rodo mais 1500 ai troco tudo de novo !!!!!!!!
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: silver knigth

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Mar 2013 22:14 #56 por iGOR09
Respondido por iGOR09 no tópico Óleo: qual o melhor e quando trocar
Óleo Ipiranga, presta?

Comet GT 250 2011 vermelha
NXR Bros 125 2005 vermelha



O Senhor Jesus Vem!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Mar 2013 22:49 #57 por Patriarca
Uso Ipiranga na minha 125, sem queixas!!

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Mar 2013 01:16 #58 por JPaulosg
Eu tenho usado sempre o Yamalub, que além de ser o recomendado pelo fabricante, tem uma relação qualidadeXpreco que me parece ser muito boa: 16 reais o litro, trocado (12 cada litro para retirar).

O desempenho nunca deixou a desejar, e também sempre aproveito para dar uma checadavem outros itens e apertos!

Abs, JP

EX-NFAZER - 2011/2012 - "ROSSA" (furtada)
EX-XJ6N - 2012/2013 - "CHIARA" (vendida)
EX-TZ125 - 2011/2011 - "MOSQUINHA" (vendida)
TÉNÉRÉ 250 - 2013/2013 - "BRANQUELA"

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Mar 2013 20:57 #59 por wilson forps

iGOR09 escreveu: Óleo Ipiranga, presta?


É igual os óleos da onda especificação antiga sf sg não vale a pena o lubrax é sl acima dele existem poucos sm !!!!!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Mar 2013 00:55 #60 por JPaulosg
Wilson, particularmente desconheço os Ipiranga e não faço uso (como disse dou preferencia ao Yamalube), mas na propaganda acima apareceu API SJ, ou seja, deve haver oleos modernos da Ipiranga sim, melhores que os arcaicos SF e SG.

Não coloco nada inferior à recomendação do fabricante, qu no meu caso é SL em todas as motos. Com troco a cada 6 mês máximo (o que, no meu uso, acaba coincidindo com metade da recomendação max de kmtragem do fabricante) nem me preocupo em colocar qualquer coisa sintética ou semi-sintética, simplesmente não me valeria a pena.

Abs.,

JP

EX-NFAZER - 2011/2012 - "ROSSA" (furtada)
EX-XJ6N - 2012/2013 - "CHIARA" (vendida)
EX-TZ125 - 2011/2011 - "MOSQUINHA" (vendida)
TÉNÉRÉ 250 - 2013/2013 - "BRANQUELA"

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Mar 2013 20:17 #61 por wilson forps
Amigo oque voce faz esta correto quase ninguem sabe que óleo de motor vence com 6 meses de uso eu como bato km sempre antes do tempo não tenho como escapar, quanto aos óleos ipiranga ainda não vi nem um sl aqui só encontra os museus sg sf otimo feriado feliz pascoa abraço !!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Abr 2013 00:37 #62 por gabriel.95
A cada mil KM eu troco óleo, e uso o que o fabricante recomenda B)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Abr 2013 09:50 #63 por ezenecon

gabriel.95 escreveu: A cada mil KM eu troco óleo, e uso o que o fabricante recomenda B)


Eu, por outro lado, obedeço rigorozamente o que manda o fabricante através do documento oficial, ou seja, o manual.

Só utilizo óleo Yamalub e troco a cada 5.000 km, ,com troca do filtro a cada 10.000 km.

Minha moto está com quase 40 mil km e está exelente!!!!

Com minha outra mot, uma intruder, fiz exatamente isso e o motor só foi aberto (a parte de cima) aos 120 mil km, e isso porque sou chato e quis tirar um pequeno vazamento de óleo na junta do cilindro, pois o motor não fumava, não abaixava óleo e ainda estava muito forte. Acho que não fiz a coisa errada, certo???? ;)

Ezenecon

2º ENM, eu também FUI!!!!!!
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: wilson forps

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.262 segundos