Mgueiros e demais companheiros, boa tarde !
Ainda que esta seja uma questão redundante, o melhor óleo e a melhor troca, é sempre válida.
Em relação a esta sua tabela de fatores de severidade, ela está referenciada em algum lugar, site ou literatura especializada, ou é fruto de sua observação?
Veja, vou aqui apresentar minha experiência pessoal.
Fui trocando o óleo em quilometragens variadas, e observando o comportamento do motor.
Isto, em minha intruder 125.
Importante frisar que varia o comportamento do óleo em função da cilindrada, do tipo de refrigeração do motor, existência ou não de radiador de óleo, etc....
Troquei com 1.500 kms, em uso urbano, e observei que o óleo tinha aspecto novo. Sua coloração, amarela, original, estava esverdeada. E o motor, tinha seu funcionamento normal.
Troquei com 2.000 kms em uso urbano, e o óleo estava quase preto, e o motor continuava com um funcionamento normal.
Troquei com 3.000 kms. e o óleo saiu preto, meio fino, e o ruido de funcionamento do motor se tornou mais áspero, a partir dos 2.500 kms. As válvulas ficavam mais barulhentas, em especial depois de muito quente o motor, e próximo de 5 a 6 mil rpm, o ruido era bem audível.
Tornei a trocar com 3.000, e repetiu-se o comportamento do motor. Sem contar que baixou mais ou menos uns 150 ml. entre os 2 e 3.000 kms.
Sempre o mesmo óleo : Lubrax Essencial SJ para motocicletas.
Diante das observações, e por ser um cara meio chato e cuidadoso com meus veículos, adotei os 2.000 km. como intervalo de troca.
E quando vou pegar a estrada, e estou perto do 2.000, ou será ultrapassada a quilometragem em viagem, troco antes.
Minhas viagens, são em média de 800 kms. ida e volta. e por ser uma 125, em giros altos (2/3 da rpm máxima) .
Não acho excesso de zelo, pois trabalho em um escritório nas Perdizes, em SP, e sou obrigado a pegar o Elevado Costa e Silva, vulgo "minhocão"
e a Radial Leste, no horário do Rush para dar aulas a noite.
Tuuuuuuudo parado !!!!!!
28 Kms de congestionamento, e você andando no corredor, quando muito a 30 por hora. O motor, literalmente Frita ! Chega no Campus onde leciono, estralando!
Não é figura de linguagem, não ! Quando desligo, ele estrala !
Então , resolvi adotar este critério de troca.
19.800 Kms com a intruder, e ela está redondinha !
E pretendo ainda rodar muito mais com ela, então...
Mas valeu pela dica do critério de fatores de severidade.
Silver