Leonardo Odds escreveu: Não me recordo onde eu li, há um bom tempo atrás, que a carteira de motociclista no Japão é segmentada por cilindrada... por isso o mercado de lá seria bem receptivo as motos de 400 cc, já de que 401 cc em diante precisa de outra carteira.
Lá é mais ou menos assim.
Os exames são divididos em 3 categorias:
Até 50cc (feito com scooters);
Até 400cc (CB400);
Acima de 401cc (CB750).
Como ja tinha habilitação no Brasil, não precisei fazer o teórico (100 questões, mínimo de 90% de acerto.), apenas exame de vista e prático.
Exame prático - Percurso em pista mesclado com o teste de habilidade simulando todas as condições de rua, sinalização, rampa, passagem de nível, mudança de pista, obstáculo na pista e tráfego (os exames de carro e caminhões sao feitos ao mesmo tempo; havendo muitas pessoas p/ moto no dia, 2 ou 3 motos ao mesmo tempo.). Para todas as conversões, é necessário olhar para os dois lados antes de avançar.
O exame é feito pelo departamento de polícia. Logo, os examinadores são policiais. (Lembrando que não existe suborno aqui.)
O sistema é por pontos, cada falta é penalizada com a perda dos mesmos. Início - Aguardar na fila; ao ser chamado, o candidato deve estar obrigatoriamente com luvas, botas, capacete e manga comprida. Se não estiver trajando estes acessórios, não faz a prova.
Antes de subir na moto (estará estacionada junto ao meio-fio, desengatada e desligada), o candidato deve olhar para os dois lados verificando o tráfego; subir na moto, recolher o pezinho, verificar os dois retrovisores, dar a partida, engatar a 1º, ligar a seta, olhar para trás verificando o tráfego, olhar no retrovisor e depois sair.
Habilidade
5 cones - Para 400cc, passar pelos cones em no máximo 7 segundos; para 401cc acima, 5 segundos.
Trilho - Aproximadamente 20cm de largura, 5 cm de altura, uns 10 metros de comprimento. Subir em 1º marcha, permanecer o maior tempo possível. Para 400cc, mínimo 7 segundos; 401cc acima, 10 segundos. Sinalizar e olhar p/ o lado antes de descer.
Curvas
L - Seqüência de curvas em L (esquerda,direita,esquerda ou vice-versa) em trecho limitado por cones, aprox. 1 metro de largura. Não pode-se tocar os cones.
S - Seqüência de curvas em S (mesmo esquema das curvas em L).
Frenagem - Em trecho de reta, atingir 45km/h ou mais; no fim da reta, frear dentro do espaço (uns 10 metros) delimitado por cones. Se travar a roda, candidato eliminado.
Piso irregular - Somente para 401cc acima. Trecho de uns 5 metros com "costela de vaca", passar pelo trecho em pé na moto e o mais lento possível, mínimo 10 segundos.
Você perde pontos se:
Não executar os procedimentos antes de sair com a moto;
Não estiver com a coluna reta durante o percurso;
Estiver com os pés e/ou pernas "abertos" durante o percurso;
Não virar a cabeça para os lados ao fazer a verificação em conversões;
Pilotar com a mão no freio ou embreagem durante o percurso;
Manter o pé esquerdo embaixo do câmbio durante o percurso;
Demonstrar insegurança durante o percurso.
Fonte:
www.xtzlander.com.br/forum/viewtopic.php?f=17&t=2065