XT 660R Custo Mensal

30 Mar 2013 21:55 #1 por borsator
Inicio esse tópico buscando ajuda dos companheiros mais experientes. Em 1° de setembro de 2012 retirei da concessionária, 0 km, uma Teneré 250, depois de 20 anos sem andar de moto. Uso para ir ao trabalho e fugir dos engarrafamentos. São 130 km por dia, no Rio de Janeiro. Metade do caminho é estrada – BRT/TRANS OESTE e a outra metade trânsito pesado. Saio do bairro de Santa Cruz para o bairro da Gávea. Atualmente minha moto está com 14 mil km rodados. Vai para a revisão de 15 mil, comprei 2 pneus e pastilhas e gastei, na concessionária, mais de mil reais somente com as peças, o que não achei barato: pneu traseiro original – 599,00, dianteiro – 300,00, pastilha dianteira – 190,00 e pastilha traseira – 150,00. Quanto a moto só tenho a elogiar, boa de tudo, para o uso que faço dela. Inclusive consumo. Mas toda vez que chego na Yamaha e vejo alguma XT 660r, fico como criança. Sento na moto e tenho aquela impressão “foi feita para mim”, ou “é o meu tamanho”, mais o fato que nenhuma outra tenha me empolgado, inclusive de marcas mais “famosas”. Fiz minhas contas e daqui a exatos 6 meses posso comprar uma, 0 km, dando a minha Teneré como parte do pagamento. Nunca andei numa XT, já pesquisei bastante sobre a moto, o mecânico da Yamaha é meu amigo há mais de 20 anos e garantiu que é uma boa moto e que posso comprar sem medo. Minha pergunta é se o custo mensal dessa moto para a distância que irei percorrer todo dia (130 km) será uma dor de cabeça para mim. Vale a pena, ou fico com minha Teneré ? Não costumo viajar e o uso seria principalmente para trabalhar, ou seja, saio de casa no “rush” e volto para casa no “rush”. Mas claro que com uma máquina dessas iria começar a planejar umas viagens, né... Desde já agradeço a atenção de todos.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Mar 2013 22:19 - 30 Mar 2013 22:22 #2 por vandeco
Respondido por vandeco no tópico XT 660R Custo Mensal
Caramba amigo, esta revisão foi uma fortuna, se você tivesse comprado tudo no paralelo não teria torrado nem R$500( isto não é uma crítica, mas apenas uma avaliação). Eu sempre compro peças paralelas, mas de qualidade( Tanto é que algumas duram mais do que as originais) para a minha Fazer, pois nas autorizadas eles nos deixam só de zorba quando passamos por lá. Agora, quem já já vai se manifestar te dando altas informações é o nosso amigo Soueu, pois o abençoado dentre uma dúzias de motos que tem :lol: uma delas é a belíssima Xt660R, boa sorte!

"Vinde a mim todos os que estão cansados e oprimidos e eu vos aliviarei" Senhor Jesus
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: borsator

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Mar 2013 22:22 #3 por borsator
Respondido por borsator no tópico XT 660R Custo Mensal
Nem fala. Quando eu soube que uma pastilha traseira paralela Cobreq custava 25,00 quase infartei. Estarei aguardando as orientações do SouEu.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

31 Mar 2013 09:26 #4 por borsator
Respondido por borsator no tópico XT 660R Custo Mensal
Vandeco

Perdoe a resposta rápida ontem, foi porque estava no celular. Postei esse tópico justamente porque já achei cara a manutenção da Tenere 250, considerando os valores das despesas que paguei na concessionária, imagina então o custo de uma XT. Bem, a partir daí fiz várias pesquisas em sites e fóruns, tendo descoberto, por exemplo, esse site aqui ( www.dellavia.com.br/pneu-pirelli-12080-1...700767,dept,558.aspx ), onde o pneu original é vendido por 289,44. Sem dizer que existem vários outros pneus de boa qualidade no mercado, a preços ainda melhores. Quanto as pastilhas de freio, há bastante oferta no mercado, várias formas de adquiri-las, por preços infinitamente mais baixos, sem comprometer a qualidade. Concordo com você quando disse que gastei muito e penso que fui tipo "marinheiro de primeira viagem".
Também li que a maioria dos motociclistas apaixonados, deixaria a Teneré para o dia-a-dia, esperaria mais um pouco e compraria a XT 660 para passear, o que seria a atitude mais racional. Contudo, ainda gostaria de saber dos companheiros mais experientes se a utilização de uma XT 660r para tudo, trabalho, passeios, implicaria num custo demasiadamente alto, como mencionei no início do tópico, ou se teríamos como mensurar o custo mensal dessa moto rodando 130 km por dia.
Obrigado pelas dicas!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

31 Mar 2013 11:24 - 31 Mar 2013 11:25 #5 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico XT 660R Custo Mensal
Borstor, seja bem vindo :)

Eu uso a XT só para passear, pois ando muito à pé aqui na cidade, ou de scooter. Mas tem muita gente que a usa no dia a dia sem problemas, pois ela é ágil. O problema para usa-la constantemente, são os locais de estacionamentos, onde podem risca-la e também ela é meia pesada para manobras. Os plásticos riscam com muita facilidade.
Se vc. gostar de por a mão na massa, te digo que não vai gastar e vai gostar pois além de se "ocupar" vai economizar muito.
Troquei a pastilha tras. esses dias e paguei R$ 18,00(Vaz). O que é caro nela é a relação original, mas há substitutos que tem de ser avaliado com critério, pois correntes inferiores rompem e podem casar prejuizo ou acidente.

Mecânica e conjunto robustos, Hoje já não se pode dizer ser a melhor big tral nacional, pois a concorrência chegou e chegou bem.
Mas é a mais barata de todas, além de ter uma ampla rede de assistência e ser o mesmo produto aqui, na Europa e no mundo.
Abraços.

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: borsator

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

31 Mar 2013 17:06 #6 por borsator
Respondido por borsator no tópico XT 660R Custo Mensal
"Se vc. gostar de por a mão na massa, te digo que não vai gastar e vai gostar pois além de se "ocupar" vai economizar muito."

Agradeço as orientações, Soueu. E gostaria de dizer que você percebeu exatamente que meu desejo vai além de usar uma XT no dia-a-dia e esquecê-la na garagem. Minha idéia é exatamente curtir a moto, me ocupar com ela, com bem disse.

Abraço.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Soueu

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

31 Mar 2013 17:18 - 31 Mar 2013 17:20 #7 por vandeco
Respondido por vandeco no tópico XT 660R Custo Mensal
Caramba Soueu, 18 reais em um par de pastilhas traseiras para uma moto desta magnitude é muito, mais muito barato. Para você ver que, pesquisando, dá para comprar peças paralelas e de boa qualidade um zilhão de vezes mais barato que as originais. :)

"Vinde a mim todos os que estão cansados e oprimidos e eu vos aliviarei" Senhor Jesus

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

31 Mar 2013 19:33 #8 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico XT 660R Custo Mensal
Sim, e a dianteira tem até mais barato que isso. As originais Brembo, são caríssimas. Essas baratas são moles e gastam mais que o disco, o que é ótimo, pois melhor trocar pastilhas que discos. O disco traseiro da minha está um poco gasto por uso da pastilha original.
Para quem gosta, é só baixar os manuais e mexer em acordo com as orientações do fabricante que não tem erro.
xt660.com.br/forumdisplay.php?37-Manuais

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.106 segundos