Inicio esse tópico buscando ajuda dos companheiros mais experientes. Em 1° de setembro de 2012 retirei da concessionária, 0 km, uma Teneré 250, depois de 20 anos sem andar de moto. Uso para ir ao trabalho e fugir dos engarrafamentos. São 130 km por dia, no Rio de Janeiro. Metade do caminho é estrada – BRT/TRANS OESTE e a outra metade trânsito pesado. Saio do bairro de Santa Cruz para o bairro da Gávea. Atualmente minha moto está com 14 mil km rodados. Vai para a revisão de 15 mil, comprei 2 pneus e pastilhas e gastei, na concessionária, mais de mil reais somente com as peças, o que não achei barato: pneu traseiro original – 599,00, dianteiro – 300,00, pastilha dianteira – 190,00 e pastilha traseira – 150,00. Quanto a moto só tenho a elogiar, boa de tudo, para o uso que faço dela. Inclusive consumo. Mas toda vez que chego na Yamaha e vejo alguma XT 660r, fico como criança. Sento na moto e tenho aquela impressão “foi feita para mim”, ou “é o meu tamanho”, mais o fato que nenhuma outra tenha me empolgado, inclusive de marcas mais “famosas”. Fiz minhas contas e daqui a exatos 6 meses posso comprar uma, 0 km, dando a minha Teneré como parte do pagamento. Nunca andei numa XT, já pesquisei bastante sobre a moto, o mecânico da Yamaha é meu amigo há mais de 20 anos e garantiu que é uma boa moto e que posso comprar sem medo. Minha pergunta é se o custo mensal dessa moto para a distância que irei percorrer todo dia (130 km) será uma dor de cabeça para mim. Vale a pena, ou fico com minha Teneré ? Não costumo viajar e o uso seria principalmente para trabalhar, ou seja, saio de casa no “rush” e volto para casa no “rush”. Mas claro que com uma máquina dessas iria começar a planejar umas viagens, né... Desde já agradeço a atenção de todos.
Caramba amigo, esta revisão foi uma fortuna, se você tivesse comprado tudo no paralelo não teria torrado nem R$500( isto não é uma crítica, mas apenas uma avaliação). Eu sempre compro peças paralelas, mas de qualidade( Tanto é que algumas duram mais do que as originais) para a minha Fazer, pois nas autorizadas eles nos deixam só de zorba quando passamos por lá. Agora, quem já já vai se manifestar te dando altas informações é o nosso amigo Soueu, pois o abençoado dentre uma dúzias de motos que tem uma delas é a belíssima Xt660R, boa sorte!
"Vinde a mim todos os que estão cansados e oprimidos e eu vos aliviarei" Senhor Jesus
Perdoe a resposta rápida ontem, foi porque estava no celular. Postei esse tópico justamente porque já achei cara a manutenção da Tenere 250, considerando os valores das despesas que paguei na concessionária, imagina então o custo de uma XT. Bem, a partir daí fiz várias pesquisas em sites e fóruns, tendo descoberto, por exemplo, esse site aqui (
www.dellavia.com.br/pneu-pirelli-12080-1...700767,dept,558.aspx
), onde o pneu original é vendido por 289,44. Sem dizer que existem vários outros pneus de boa qualidade no mercado, a preços ainda melhores. Quanto as pastilhas de freio, há bastante oferta no mercado, várias formas de adquiri-las, por preços infinitamente mais baixos, sem comprometer a qualidade. Concordo com você quando disse que gastei muito e penso que fui tipo "marinheiro de primeira viagem".
Também li que a maioria dos motociclistas apaixonados, deixaria a Teneré para o dia-a-dia, esperaria mais um pouco e compraria a XT 660 para passear, o que seria a atitude mais racional. Contudo, ainda gostaria de saber dos companheiros mais experientes se a utilização de uma XT 660r para tudo, trabalho, passeios, implicaria num custo demasiadamente alto, como mencionei no início do tópico, ou se teríamos como mensurar o custo mensal dessa moto rodando 130 km por dia.
Obrigado pelas dicas!
Eu uso a XT só para passear, pois ando muito à pé aqui na cidade, ou de scooter. Mas tem muita gente que a usa no dia a dia sem problemas, pois ela é ágil. O problema para usa-la constantemente, são os locais de estacionamentos, onde podem risca-la e também ela é meia pesada para manobras. Os plásticos riscam com muita facilidade.
Se vc. gostar de por a mão na massa, te digo que não vai gastar e vai gostar pois além de se "ocupar" vai economizar muito.
Troquei a pastilha tras. esses dias e paguei R$ 18,00(Vaz). O que é caro nela é a relação original, mas há substitutos que tem de ser avaliado com critério, pois correntes inferiores rompem e podem casar prejuizo ou acidente.
Mecânica e conjunto robustos, Hoje já não se pode dizer ser a melhor big tral nacional, pois a concorrência chegou e chegou bem.
Mas é a mais barata de todas, além de ter uma ampla rede de assistência e ser o mesmo produto aqui, na Europa e no mundo.
Abraços.
Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.
"Se vc. gostar de por a mão na massa, te digo que não vai gastar e vai gostar pois além de se "ocupar" vai economizar muito."
Agradeço as orientações, Soueu. E gostaria de dizer que você percebeu exatamente que meu desejo vai além de usar uma XT no dia-a-dia e esquecê-la na garagem. Minha idéia é exatamente curtir a moto, me ocupar com ela, com bem disse.
Caramba Soueu, 18 reais em um par de pastilhas traseiras para uma moto desta magnitude é muito, mais muito barato. Para você ver que, pesquisando, dá para comprar peças paralelas e de boa qualidade um zilhão de vezes mais barato que as originais.
"Vinde a mim todos os que estão cansados e oprimidos e eu vos aliviarei" Senhor Jesus
Sim, e a dianteira tem até mais barato que isso. As originais Brembo, são caríssimas. Essas baratas são moles e gastam mais que o disco, o que é ótimo, pois melhor trocar pastilhas que discos. O disco traseiro da minha está um poco gasto por uso da pastilha original.
Para quem gosta, é só baixar os manuais e mexer em acordo com as orientações do fabricante que não tem erro.
xt660.com.br/forumdisplay.php?37-Manuais
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