Uma moto conquistadora em todos os sentidos, sobretudo ao deixar seus condutores verdadeiramente apaixonados por ela. Prepare-se para um grande prazer, pois você nunca experimentou nada igual.
Veja o teste completo
motonline2011-06-21 09:38:14
Também não entendo como uma moto, que pesa menos de 300 kg, tem um arrasto aerodinâmico e um atrito com o solo muito menores, consome a mesma coisa do que um automóvel 1.0, que pesa quase 1 tonelada, tem 4 pneus de 170mm de largura "agarrando" em toda sua largura no solo e tem uma área frontal de resistência aerodinâmica muito maior. Sem falar que a tecnologia dessa moto faz ela parecer um Airbus comparado a um monomotor ao compará-la com nossos carros populares.
Tá bom, sei que pode-se dizer que quem compra uma moto dessas não está preocupado com consumo de combustível. Mas o mérito da questão não é essa. A proposta é apenas discutir como toda essa tecnologia não consegue fazer com que um veículo de 2 rodas e duzentos e poucos kg tenha um consumo melhor do que um de 4 rodas e quase 1 tonelada....
Pode-se também dizer que o carro tem apenas 70 cv e a moto tem 170. Mas estes 170cv são a potência máxima, atingidos com 10mil rpm e no teste diz que o modo D mantém as rotações extremamente baixas e mesmo assim o consumo equivalente ao de um automóvel nas mesmas circunstâncias.
É isso que eu não entendo: como pode um motor 4 cilindros com 1237cc de altíssima tecnologia, girando a 3mil rpm para puxar um veículo de 2 rodas que pesa duzentos e poucos quilos, pode ter um consumo equivalente à um motor básico de 4 cilindros com 1000cc girando na mesma faixa de giros, só que puxando um veículo de 4 rodas, que pesa quase 1 tonelada e tem um arrasto aerodinâmico muito maior.
Jota Nunes2011-06-21 11:21:57
Perfeita em tudo e quem tem e pode tem mais é que partir para um trem desse.Quanto ao consumo, creio que se rodar nos respectivos limites legais de velocidade, ele seja mais coerente. Pelo vídeo vê-se que o "povo" este teste não deixou o cabo folgar não
Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.
Se pararmos para pensar o consumo dessa moto comparando-o com o de um carro 1.0, então estamos colocando em situação muito complicada as motos de 150 cilindradas, que andam pouquíssimo, tem pouco mais de 100 quilos e andam "só" quarenta quilômetros no máximo com 1 litro.Qualquer motor a combustão tem baixa eficiência, e a situação fica pior quando o motor desenvolve alta potência. Essa moto tem um consumo considerado esperado para a cilindrada, apesar de indigesto, mesmo andando devagar, já que o torque é elevado mesmo nas baixas rotações. Em resumo, a VFR 1200F utiliza relativamente muito mais energia pra funcionar que um carro 1.0
Jota Nunes escreveu: Também não entendo como uma moto, que pesa menos de 300 kg, tem um arrasto aerodinâmico e um atrito com o solo muito menores, consome a mesma coisa do que um automóvel 1.0, que pesa quase 1 tonelada, tem 4 pneus de 170mm de largura "agarrando" em toda sua largura no solo e tem uma área frontal de resistência aerodinâmica muito maior. Sem falar que a tecnologia dessa moto faz ela parecer um Airbus comparado a um monomotor ao compará-la com nossos carros populares.
Tá bom, sei que pode-se dizer que quem compra uma moto dessas não está preocupado com consumo de combustível. Mas o mérito da questão não é essa. A proposta é apenas discutir como toda essa tecnologia não consegue fazer com que um veículo de 2 rodas e duzentos e poucos kg tenha um consumo melhor do que um de 4 rodas e quase 1 tonelada....
Pode-se também dizer que o carro tem apenas 70 cv e a moto tem 170. Mas estes 170cv são a potência máxima, atingidos com 10mil rpm e no teste diz que o modo D mantém as rotações extremamente baixas e mesmo assim o consumo equivalente ao de um automóvel nas mesmas circunstâncias.
É isso que eu não entendo: como pode um motor 4 cilindros com 1237cc de altíssima tecnologia, girando a 3mil rpm para puxar um veículo de 2 rodas que pesa duzentos e poucos quilos, pode ter um consumo equivalente à um motor básico de 4 cilindros com 1000cc girando na mesma faixa de giros, só que puxando um veículo de 4 rodas, que pesa quase 1 tonelada e tem um arrasto aerodinâmico muito maior.
Vc tem que comparar essa moto com um carro de desempenho semelhante ...
Veja o consumo do Ford Mustang V6:http://www.ford.com/cars/mustang/specifications/engine/
Consumo na cidade= 5km/l
na estrada= 7,6 km/l
Então 13 km/l na moto está dentro do esperado pelo desempenho que oferece.
E se vc colocar a VFR 1200 F a 100 km/h do lado do Mustang a 100km/h ela ainda estará bem mais econômica, 14km/l contra 7,6km/l.
Se for comparar com um carro 1.0 pegue uma 150cc na cidade e uma 250cc pra comparar desempenho e consumo na estrada.
Ex- Cg Bolinha
Ex- Super fifty 50cc
Ex- Xr 200r
Ex- Xtz 125
Atual Titan Mix Esd 150 uma bost...
Futura Fazer 250 2012
Yamaheiro de carteirinha
Realmente, ela bebe bastante se comparada com um popular mas, como o Bonzinho disse, essa comparação não é a ideal. Um popular é um carro barato, econômico e com muito bom custo benefício. A VFR é uma moto de alto desempenho, deve chegar a 100 Km/h em uns 3 segundos. O carro popular as vezes nem chega nessa velocidade toda...
É uma moto para poucos...ainda bem: imagina todo mundo com uma dessa na garagem, logo "queimariamos" todo o pré-sal...
Eu vi na TV que o sistema de trânsmissão por eixo cardã é o mais durável e caro porém rouba até 15% da potência/torque, a transmissão automática tb rouba mais potência/torque que a manual. (é mais um preço pago pelo conforto)
Na minha opinião a BMW K 1300cc S é muito melhor que essa Honda no conjunto, ja lí que a BMW chega a fazer 19 km/l em sexta marcha a 120 km/h, não por demérito da Honda mas por mérito da BMW (Fonte: Site da marca) porém sua taxa de compressão é muito alta, 13:1 o que praticamente obriga o piloto a usar gasolina premium, é muito mais econômica e tb possue eixo cardã...
A superesportiva S 1000 RR veio pra desbancar até as tradicionais marcas japonesas, 193 cv em 183 quilos (peso seco) e faz 16,9 km/l a 120 km/h (Fonte: Site da Marca)
Acredito que muito em breve a BMW será lembrada mais pelas motos do que pelos carros no Brasil... eu já virei fã da marca agora só falta o dimdim...
Ex- Cg Bolinha
Ex- Super fifty 50cc
Ex- Xr 200r
Ex- Xtz 125
Atual Titan Mix Esd 150 uma bost...
Futura Fazer 250 2012
Yamaheiro de carteirinha
saí de uma hornet abs pra uma vfr1200f, adquirida zero em maio deste ano em goiania. já rodei 10.000 km, com 3 viagens goiania-belo horizonte-goiania. só me atrevo a fazer comparações com motocicletas que já tive e rodei: CB500T ano 1996 e Hornet ABS 2010. Não são comparaveis nenhuma delas entre si. por ocasiao da pesquisa, recebi uma oferta da k1300s da euroville de bh, por 67 paus. contudo, e embora não tenha feito um road test na bmw, os diferenciais como cambio automatico e motor 4 em V, me levaram pra vfr. estou satisfeitissimo com a maquina e acho que a paixao nao tem data pra acabar. a não ser que a mae honda faça uma melhoria susbtancial em modelo 2012. é isto.