Análises escritas por Alvaro Guatura

7 resultados - mostrando 1 - 7
 
Street
 
Satisfação Geral 
 
8.0
 
Visual 
 
7.0
Conforto 
 
8.0
Performance 
 
9.0
Dirigibilidade 
 
8.0
Consumo 
 
10.0
Custo x Benefício 
 
9.0
Alvaro Guatura Analisado por Alvaro Guatura    21 de Junho de 2014
Atualizado pela última vez: 21 de Junho de 2014
Analista Top 50  -  
Eu recomendo!
Prós
Inovador sistema MIX (posteriormente adotada nomenclatura FLEX).
Manutencao fácil, barata, feita em qualquer padaria.. alem da disposicao de peças originais e paralelas, o projeto contempla a economia, como por exemplo sequer possuindo filtro de oleo, o que torna a troca ainda mais barata (usa 1l de oleo apenas).

Mecanica excelente, tem pouco a evoluir. Comprei logo no lancamento, em 2009, e fiquei cerca de um ano com ela... fui um proprietario satisfeitissimo, troquei apenas por querer um upgrade de motor.
Contras
É moto de motoboy, não tem como ser visto de maneira diferente, isso reflete na falta de respeito sofrida no transito, seja de carros, caminhoes, ou outras motos.. não impoe nenhum respeito e você é visto como maloqueiro, cachorro louco.

Sistema MIX funcionava perfeitamente mas merecia evoluir (e nos anos seguintes evoluiu).. ter duas indicações no painel, ALC, MIX (alem das variacoes, as duas luzes apagadas era gasolina, alc piscando era temperatura baixa).. acabava que as luzes eram inuteis, ficava sempre no MIX, hoje essa luz espiã nem existe mais.

Tinha problema na partida a frio (com temperaturas proximas de zero grau C, e alcool no tanque). Ela pegava normalmente, mesmo com 100% de alcool, mas fazia um barulho metálico horrível indicando falta de lubrificação. Testei até Motul 15w50 (em face do 20w50 Mobil recomendado pela Honda), e nem assim melhorava..

Arrancava bem, mas não tinha torque para subidas.

Condição do Teste

Tempo de Uso
Mais de um ano
Ano de Fabricação
2009
Terreno testado
  • Urbano
  • Terra
  • Estrada
  • Pista
Quilometragem
20.000 Km
Manutenção
Fácil de encontrar
Custo de Manutenção
Baixo
Esta análise foi útil para você? 
Sim (0)Não (0)
Denunciar esta análise
Scooter/Cub
 
Satisfação Geral 
 
10.0
 
Visual 
 
6.0
Conforto 
 
10.0
Performance 
 
10.0
Dirigibilidade 
 
10.0
Consumo 
 
7.0
Custo x Benefício 
 
9.0
Alvaro Guatura Analisado por Alvaro Guatura    21 de Junho de 2014
Analista Top 50  -  

É desde 2002 referencia em conforto e tecnologia. A unica scooter que conheci que consegue ser boa tanto pra estrada, quando pra cidade.
Pena ser tao datada, se a Suzuki de verdade estivesse no pais já teríamos a versão nova sendo importada oficialmente..

Eu recomendo!
Prós
Tiram o folego: parabrisa regulavel eletricamente, freios abs, cambio CVT com opcao de trocas manuais e opcao pelo modo de conducao, retrovisores rebativeis eletricamente

Contras
Visual ultrapassado... chegou aqui em 2008, mas lá fora foi lançada em 2002... por isso o visual é tão datado.

Manutenção complicada, bem mais que a Burgman400... consumo elevado (aproximadamente 20km/l...

Mercado restrito, é cara, o pessoal olha, olha, e acaba optando por outros modelos de moto. Poderia ter porta-malas maior, como a versao 400cc...

Condição do Teste

Tempo de Uso
Dei umas voltas
Ano de Fabricação
2008
Tipo de uso
Meio de transporte
Terreno testado
  • Urbano
  • Estrada
  • Pista
Esta análise foi útil para você? 
Sim (5)Não (0)
Denunciar esta análise
Scooter/Cub
 
Satisfação Geral 
 
7.0
 
Visual 
 
9.0
Conforto 
 
9.0
Performance 
 
9.0
Dirigibilidade 
 
6.0
Consumo 
 
2.0
Custo x Benefício 
 
8.0
Alvaro Guatura Analisado por Alvaro Guatura    21 de Junho de 2014
Analista Top 50  -  

Pra quem teve ou comprou há alguns anos, é uma excelente moto, robusta.. prática, mas não é nem um pouco economica, e nem barata de manter.

Hoje considero uma péssima compra, se usada.. raro de se encontrar uma unidade em estado de conservação aceitável.

Eu recomendo!
Prós
Graças a ela temos um mercado menos ignorante quando tratamos de Scooters. É referencia, completa (pra época): freios a disco, partida eletrica, marcador do nivel de combustivel, porta objetos, já vem com bagageiro para instalação de bauleto...

A arranca impressiona, sai na frente de todas scooters da época.
O som do motor e transmissao agradam.
Contras
Bebe muito, melhores médias jamais passarão de uns 23km/l. É consumo de moto grande, ou de Burgman 400 por exemplo.

Come pneu... o pneu traseiro dura 4000km. E não é dos mais baratos, mesmo das marcas ruins.

Acabamento ruim com o passar do tempo as carenagens fazem muito barulho e nao ficam tao firmes.
Cavalete pega embaixo sempre, muito baixinha.

Condição do Teste

Tempo de Uso
Mais de um ano
Ano de Fabricação
2007
Tipo de uso
Meio de transporte
Terreno testado
  • Urbano
  • Terra
  • Estrada
  • Pista
Quilometragem
15.000 Km
Manutenção
Fácil de encontrar
Custo de Manutenção
Alto
Esta análise foi útil para você? 
Sim (2)Não (0)
Denunciar esta análise
Scooter/Cub
 
Satisfação Geral 
 
6.0
 
Visual 
 
7.0
Conforto 
 
7.0
Performance 
 
8.0
Dirigibilidade 
 
8.0
Consumo 
 
5.0
Custo x Benefício 
 
9.0
Alvaro Guatura Analisado por Alvaro Guatura    21 de Junho de 2014
Atualizado pela última vez: 21 de Junho de 2014
Analista Top 50  -  

É um excelente upgrade pra quem parte de uma scooter menor.
Recomendo apenas a compra de uma unidade 0km, a qualidade dos materiais não garante uma boa moto de 2a mão, por mais que o dono seja cuidadoso.

Pode ser Sym, mas no Brasil é Dafra. Esqueça o que a Sym é lá fora, porque na hora de comprar uma simples pastilha de freio não vai encontrar concessionárias já que a grande maioria fechou.

Eu recomendo!
Prós
Conforto
Praticidade
Preço aceitável, fácil de fazer upgrade pra quem parte de uma scooter menor
Rodas grandes
Contras
Manutenção - cara e complicada. Note que a Dafra fechou as concessionárias até na maioria das capitais. A moto é Sym, marca consagrada, respeitável, muito vendida lá fora, mas não vamos esquecer que estamos no Brasil e que aqui quem fornece as peças e manutenção é a DAFRA.

Anda como uma 250cc, não espere desempenho melhor que Fazer 250, CB300, e outras.

Plasticos péssimos, é o pior aspecto da moto. O acabamento é frágil, materiais de baixa qualidade, não parece ser feita para durar.

Condição do Teste

Tempo de Uso
Dei umas voltas
Ano de Fabricação
2013
Tipo de uso
Meio de transporte
Terreno testado
  • Urbano
  • Estrada
Esta análise foi útil para você? 
Sim (4)Não (1)
Denunciar esta análise
Scooter/Cub
 
Satisfação Geral 
 
8.0
 
Visual 
 
8.0
Conforto 
 
9.0
Performance 
 
10.0
Dirigibilidade 
 
10.0
Consumo 
 
10.0
Custo x Benefício 
 
9.0
Alvaro Guatura Analisado por Alvaro Guatura    21 de Junho de 2014
Analista Top 50  -  

É o melhor que existe até 200cc no país. Pra quem pode investir um pouco mais (quase o montante necessario para comprar uma 250cc street) mas é exigente, quer tecnologia, conforto e praticidade, essa é a moto certa.

Eu recomendo!
Prós
O acabamento da moto é impecavel, nenhum parafuso aparente, nada de barulhos de carenagem ou pecas soltas...
O StartStop é perfeito e funciona muito bem... alguns detalhes nao estao presentes na versao nacional, dentre eles um simples sensor que desativa o sistema se a moto estiver com carga da bateria baixa (e nao vai conseguir dar partida novamente), e na 2a geracao da PCX (vendida atualmente no exterior) já tem.

É Honda, boa de mercado e barata de manter...

Desempenho surpreendente, é uma 150 com tecnologia (transmissao modernissima, refrigeracao liquida, etc).. anda como uma 200cc, bebe como uma cinquentinha. Projeto atual, alinhado com o melhor que existe no exterior.

Rodas grandes, passa segurança
Contras
Palhaçada na venda da moto, valor de tabela + frete deveria totalizar R$8.500,00 em qualquer lugar do Brasil, mas encontramos a moto até por R$10.000,00, já que o sucesso foi grande e a lista de espera (ha mais de 6 meses) passa dos 90 dias.
Tive um problema na transmissao e a moto ficou 29 dias na concessionaria, nao existe peça para fabricar a moto, assim como nao existe peça para reposição.
É dificil achar algum aspecto para criticar, a moto supera o que o comprador espera que a mesma entregue para essa categoria...

Tem problema cronico na suspensao traseira, a Honda faz um recall branco, se o consumidor reclama, eles trocam.

Condição do Teste

Tempo de Uso
Menos de um ano
Ano de Fabricação
2013
Tipo de uso
Meio de transporte
Terreno testado
  • Urbano
  • Terra
  • Estrada
  • Pista
Quilometragem
9.000 Km
Esta análise foi útil para você? 
Sim (5)Não (0)
Denunciar esta análise
Scooter/Cub
 
Satisfação Geral 
 
10.0
 
Visual 
 
10.0
Conforto 
 
10.0
Performance 
 
8.0
Dirigibilidade 
 
9.0
Consumo 
 
7.0
Custo x Benefício 
 
8.0
Alvaro Guatura Analisado por Alvaro Guatura    21 de Junho de 2014
Atualizado pela última vez: 21 de Junho de 2014
Analista Top 50  -  

Compre, é uma motona, vale cada centavo.
Principais aspectos para avaliar ao comprar uma usada: estado da transmissao (correia, roletes, embreagem), se ja caiu (evite, ate porque nao da para avaliar os estragos, e geralmente fazem gambiarras para cobrir os danos ja que a carenagem é carissima).

Eu recomendo!
Prós
O acabamento da moto é excelente. Muito confortavel, é o que fica nitido só de olhar.. alias, onde voce para sempre alguem pergunta, seja estacionando na rua, seja em postos de gasolina... mesmo nao sendo mais novidade, sao poucas, prepare-se para ser notado.
A velocidade final é excelente, passa dos 170 com facilidade, nao precisa ser em descidas. Estrada é o ambiente dela.
O consumo é satisfatorio, faz em media 23, 25km/l... Se andar devagar (a uns 100 por hora na estrada) ela faz uns 28... se acelerar (uns 150, 160) ela faz uns 20km/l.
Tem varios porta objetos, e o espaco sob o banco é enorme (bem maior que Maxsym 400, BMW C600, Yamaha Tmax530, B650.. etc).
Os pneus não são caros, da Michelin (marca que já é cara) custa em média R$240,00 o traseiro.. da PCX custa R$190,00.
Contras
Jõao Toledo. É o unico ponto negativo. Vende a moto atualmente a 33 mil reais (alguem é louco de pagar isso, sabendo que além do lucro normal está dando uns 10 mil pro bolso dele?)
Ai entra a manutencao, peças caras SE COMPRADAS NAS CONCESSIONARIAS SUZUKI. Importo tudo do Aliexpress e Ebay... E nao tenho preocupacao.

Do projeto mesmo, o unico ponto mais fraco é o CVT, poderia ser melhor.. as arrancadas sao fracas.. nao espere arrancar na frente de todas motos no farol, até os 50 por hor voce sente o cambio patinando e a moto anda pouco, depois disso vai embora. O mesmo acontece em subidas muito íngremes, o motor gira, gira, e o cambio nao faz a roda girar na mesma proporcao, o que acaba até vitrificando as sapatas da embreagem.
Ah, e pega sempre embaixo, é super baixa, pra quem veio de uma trail vai precisar de paciencia para de adaptar... quem ja teve scooter ou custom sabe contornar esse detalhe

Condição do Teste

Tempo de Uso
Menos de um ano
Ano de Fabricação
2011
Tipo de uso
Meio de transporte
Terreno testado
  • Urbano
  • Terra
  • Estrada
  • Pista
Quilometragem
15.000 Km
Esta análise foi útil para você? 
Sim (12)Não (0)
Denunciar esta análise
Trail
 
Satisfação Geral 
 
8.0
 
Visual 
 
8.0
Conforto 
 
9.0
Performance 
 
9.0
Dirigibilidade 
 
10.0
Consumo 
 
10.0
Custo x Benefício 
 
10.0
Alvaro Guatura Analisado por Alvaro Guatura    27 de Junho de 2012
Atualizado pela última vez: 21 de Junho de 2014
Analista Top 50  -  
Eu recomendo!
Prós
Economica, confiavel, painel moderno, farol excelente, conforto para piloto e garupa, excelente para viagens, grande autonomia, rede de assistencia
Contras
Nao vem com bagageiro, sanfona que cobre a bengala

Condição do Teste

Tempo de Uso
Mais de um ano
Ano de Fabricação
2010
Tipo de uso
Meio de transporte
Terreno testado
  • Urbano
  • Terra
  • Estrada
  • Pista
Quilometragem
14.900 Km
Manutenção
Fácil de encontrar
Custo de Manutenção
Normal
Esta análise foi útil para você? 
Sim (7)Não (0)
Denunciar esta análise
7 resultados - mostrando 1 - 7
Powered by JReviews