T115 CRYPTON K

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9.8 (4)
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T115 CRYPTON K

Marca

Fabricante
Yamaha

Descrição

Visão Geral
A Crypton é a companheira ideal para você que está entrando no mundo das duas rodas, mas não quer abrir mão da qualidade e confiabilidade. É acessível acima de tudo: fácil de pagar, econômica e tem baixo custo de manutenção.
Com traços modernos, ela possui detalhes que garantem ainda mais facilidade para o usuário: porta-objetos sob o banco, painel de instrumentos completo, comandos no punho e cavalete central.
A Crypton é robusta e oferece o equilíbrio perfeito para rodar nos grandes centros urbanos ou cidades do interior. Possui rodas grandes aro 17”, câmbio semiautomático de 4 velocidades, motor 4 tempos de 115cc e chassi underbone.

Motor/Transmissão/Chassi

Cilindrada
113,70 cc
Tipo do Motor
OHC / 1 cilíndros cilindros / 4 tempos tempos / Arrefecimento Ar
Combustível
Gasolina
Potência máxima
8,20 cv a 7.500 rpm
Torque máximo
0,88 kgf.m a 5.500 rpm
Transmissão
CVT
Injeção
Carburada
Chassi
Aço
Suspensão Dianteira
Convencional
Balança
Convencional

Dimensões

Peso (seco)
94,90 Kg
Comprimento
1.930 mm
Largura
675 mm
Altura
1.055 mm
Altura do Banco
755 mm
Distância entre Eixos
1.235 mm
Pneu Dianteiro
70/90-17 M/C 33L
Pneu Traseiro
80/90-17 M/C 49L

Avaliações dos usuários

4 avaliações
Avaliação Geral
 
9.8
Satisfação Geral
 
9.8(4)
Visual
 
8.5(4)
Conforto
 
8.3(4)
Performance
 
8.8(4)
Dirigibilidade
 
10.0(4)
Consumo
 
8.5(4)
Custo x Benefício
 
9.3(4)
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(Atualizado: 14 de Agosto de 2012)
Avaliação Geral
 
10.0
Satisfação Geral
 
10.0
Visual
 
10.0
Conforto
 
9.0
Performance
 
10.0
Dirigibilidade
 
10.0
Consumo
 
9.0
Custo x Benefício
 
10.0
Essa moto me surpreendeu e atendeu muito bem minhas necessidades. Estou super satisfeito!

O espaço sob o banco é pequeno, as vezes faz falta, mas os pneus maiores atrás fazem diferença. Já andei 3,5 km(a 30 km/h) com o pneu traseiro furado e a moto sequer saiu de traseira, coisa que é impossível de fazer com a Biz, por causa das rodas 14' atrás. Em estradas de terra solta isso também faz diferença. Um bauleto resolveu a falta de espaço sob o banco!

O amplo torque em baixa rotação proporciona uma pilotagem fácil em cidades com trânsito travado, pois você se esfoça pouco nas arrancadas e isso facilita o consumo. A potência dela é boa, até agora nenhuma Biz, seja 100cc, 125cc carburada ou 125cc injetada, conseguiu me passar na velocidade final, mesmo que não seja a proposta delas. Na BR acompanho fácil qualquer moto 125cc. Arrancada e retomadas são todas equivalentes, tendo variações de moto pra moto, pois trata-se de motores muito pequenos. O desempenho geral, tratando-se de um motor de 115cc, é satisfatório e não decepcionada, algo que me deixa muito satisfeito.

O consumo pode variar bastante, principalmente numa cidade igual a minha(Joinville/SC) que tem muito sinaleiro e o trânsito é muito travado por nunca ter havido planejamento viário, onde já fiz 47,01 km/litro e também já fiz 29 km/litro. Na cidade, ao meu estilo de pilotagem(arrancadas mais fortes), o consumo varia entre 39 e 44 km/litro e na estrada, andando com o cabo 100% enrolado(velocidade variando entre 110km/h e 120km/h) fez 40 km/litro cravados e em velocidade variando entre 80 e 90 km/h fez média de 43,5 km/litro. Só não dei nota 10 porque as Factor fazem média de 45 km/litro, ligeiramente mais econômica que a Crypton.

O conforto também é questionável, pois o banco é duro tanto pro piloto quanto pro garupa. Acredito que a Yamaha deveria injetar um pouco mais de espuma para ganhar nota 10, pois as suspensões são macias e tem uma ótima relação estabilidade x conforto.

A dirigibilidade é muito boa, fácil e de ótima posição de pilotagem. O espaço entre motor e pedaleiras são bons, melhor que da Biz que é bem "apertado". A estabilidade em curvas é ótima, consigo facilmente deitar a moto até encostar as pedaleiras no chão. É impresisonante!

O visual dela é bem agressivo e moderno, com linhas bem marcantes. A minha ainda tem setas laranjas, mas a versão 2012 possui setas transparentes que gera uma diferença enorme, ficaram muito mais moderna e linda. Só falta a Yamaha pintar a proteção de escape de preto, coisa que já fiz na minha e o resultado é bem positivo!

O custo x benefício merece nota 10 pois ela atende muito bem todos os requisitos necessários neste tipo de motocicleta. Tem indicador de última marcha(deveria ter um indicador para todas as marchas), tem um protetor antiqueimadura no motor, tem um protetor de bengalas, coisa muito útil que gera vida longa ao sistema, relação peso x potência é muito bom, tem marcador de combustível, tem a opção de usar apenas o farolete(famoso farol pinguinho) para não consumir bateria e tem um conjunto de ferramentas básicas sob o banco.

Recomendo para quem quer usar na cidade, pois melhor que ela só scooter, pois são 100% automáticas.
Eu recomendo!
Prós
- Super fácil de pilotar;
- Levíssima;
- Suspensões macias;
- Amplo torque em baixa rotação;
- Excelente consumo em altas rotações;
- Câmbio com engates precisos e macio;
- Design moderno e agressivo, só falta a proteção do escape ser preta;
- Posição de pilotagem;
- Estabilidade proporcionada pelas rodas grandes e pelo acerto das suspensões.
Contras
- Banco duro;
- Falta indicador de marcha, parece besteira, mas é útil neste tipo de moto;
- Barulho do motor, ele é ruidozo e as vezes incomoda;
- Dianteria leve demais para andar em alta velocidade na BR(não é a proposta dela, mas as vezes preciso pegar BR e a frente balança muito quando acima de 100 km/h);
- Espaço sob o banco é pequeno, coloquei um bauleto que resolveu o problema. Deixa de ser um ponto negativo quando se leva em consideração o tamanho da roda traseira, pois realmente faz a diferença numa estrada de terra bem solta e quando fura o pneu traseiro. Sem falar que absorve muito bem as imperfeições dos paralelepípedos e do asfalto remendado.

Condição do Teste

Tempo de Uso
Mais de um ano
Ano de Fabricação
2011
Tipo de uso
Utilitário (trabalho)
Terreno testado
  • Urbano
  • Terra
  • Estrada
Quilometragem
7.800 Km
Manutenção
Dentro do esperado
Custo de Manutenção
Baixo
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Avaliação Geral
 
10.0
Satisfação Geral
 
10.0
Visual
 
8.0
Conforto
 
8.0
Performance
 
8.0
Dirigibilidade
 
10.0
Consumo
 
9.0
Custo x Benefício
 
10.0
Eu recomendo!
Prós
Economia
Dirigibilidade
CustoxBenefício
Contras
Com garupa nas curvas raspa fácil no asfalto
Falta potência nas vias expressas com garupa

Condição do Teste

Tempo de Uso
Menos de um ano
Ano de Fabricação
2010
Tipo de uso
Meio de transporte
Terreno testado
Urbano
Quilometragem
7.700 Km
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Avaliação Geral
 
10.0
Satisfação Geral
 
10.0
Visual
 
9.0
Conforto
 
8.0
Performance
 
9.0
Dirigibilidade
 
10.0
Consumo
 
9.0
Custo x Benefício
 
9.0
Custo de manutençao baixo, levando em consideração o tempo de vida util das peças originais genuínas da Yamaha. As peças são duradouras e de qualidade. Mesmo sendo muito caras na concessionária, vale a pena pois duram muito tempo.
Econômica. na rodovia eu percorri 100 km rodados e consumi míseros 2 litros de gasolina. Perfeiito !!!!
Eu recomendo!
Prós
Super fácil de pilotar
Suspensões macias
Excelente consumo em altas rotações
Posição de pilotagem
Design agressivo e estilizado.
Autonomia satisfatória que gira em torno dos 150 kilometros rodados com um tanque cheio
Contras
Banco duro.
tanque pequeno, poderia ser de 5 litros.
Dificuldades de achar peças paralelas e/ou similares.

Condição do Teste

Tempo de Uso
Mais de um ano
Ano de Fabricação
2010
Tipo de uso
Utilitário (trabalho)
Terreno testado
  • Urbano
  • Terra
  • Estrada
  • Pista
Quilometragem
42.000 Km
Manutenção
Difícil de encontrar
Custo de Manutenção
Baixo
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Avaliação Geral
 
9.0
Satisfação Geral
 
9.0
Visual
 
7.0
Conforto
 
8.0
Performance
 
8.0
Dirigibilidade
 
10.0
Consumo
 
7.0
Custo x Benefício
 
8.0
Fiz um breve teste-drive No estande da Yamaha em Interlagos. Me surpreendi pela facilidade de condução, ela muda de direção sem esforço. É uma boa opção pra quem quer sair do transporte público. O sistema semi-automático sem embreagem é cômodo no anda-e-para, mas limita o desempenho, ainda mais considerando que o câmbio tem apenas quatro marchas. Outro problema que tive foi com a suspensão, muito firme pelo baixo peso.

E pra mim moto que não oferece freio a disco de série não pode ser perfeita. Mas esse é o Brasil, País onde o cara prefere comprar partida elétrica no lugar de itens de segurança.
Eu recomendo!
Prós
Praticidade
Dirigibilidade
Baixo peso
Contras
Câmbio de apenas quatro marchas
Desempenho (mas não dá pra exigir muito de uma moto nessa proposta)

Condição do Teste

Tempo de Uso
Dei umas voltas
Ano de Fabricação
2012
Tipo de uso
Lazer
Terreno testado
Pista
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