EN 125 Yes

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EN 125 Yes

Marca

Fabricante
Suzuki

Descrição

Visão Geral
Esta moto é sinônimo de praticidade com sua partida elétrica e afogador no punho. Ela tem um motor quatro tempos, duas válvulas, OHC, monocilindro refrigerado a ar dotado de câmbio com cinco velocidades e um novo escapamento preto fosco com capa protetora cromada, que proporciona baixa emissão de

gases para atender aos rigorosos limites de emissão de poluentes PROMOT 3 e EURO3.
A suspensão dianteira da Yes SE é telescópica de amortecimento hidráulico, mola helicoidal, já a traseira conta com balança articulada, com amortecedores hidráulicos, mola helicoidal, com ajustes de pré-carga de mola.
O sistema de freio dianteiro é composto por um disco ventilado de 240 mm de diâmetro mordido por pinça deslizante de dois pistões de acionamento hidráulico, garantindo uma frenagem rápida e segura. E o traseiro, por um tambor de 130mm de diâmetro, com sapatas expansoras internas de acionamento mecânico de grande eficácia.

Motor/Transmissão/Chassi

Cilindrada
125,00 cc
Tipo do Motor
OHC / 1 cilíndros cilindros / 4 tempos tempos / Arrefecimento Ar
Combustível
Gasolina
Potência máxima
12,00 cv a 9.000 rpm
Torque máximo
1,14 kgf.m a 6.000 rpm
Transmissão
5 marchas
Injeção
Carburada
Partida
Elétrica
Chassi
Aço
Suspensão Dianteira
Convencional
Balança
Convencional

Dimensões

Peso (seco)
0,00 Kg
Peso em Movimento
128,00 Kg (MVOM)
Comprimento
1.945 mm
Largura
1.070 mm
Altura
1.265 mm
Altura do Banco
735 mm
Distância entre Eixos
1.265 mm
Pneu Dianteiro
2.75-18 M/C (42P), sem câmara
Pneu Traseiro
90/90-18 M/C (57P), sem câmara

Avaliações dos usuários

31 avaliações
 
68%
 
23%
 
10%
3-5 estrelas
 
0%
1-3 estrelas
 
0%
Avaliação Geral
 
8.7
Satisfação Geral
 
8.8(31)
Visual
 
8.4(31)
Conforto
 
8.6(31)
Performance
 
8.2(31)
Dirigibilidade
 
8.8(31)
Consumo
 
9.0(31)
Custo x Benefício
 
9.3(31)
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(Atualizado: 03 de Julho de 2012)
Avaliação Geral
 
9.0
Satisfação Geral
 
9.0
Visual
 
9.0
Conforto
 
9.0
Performance
 
8.0
Dirigibilidade
 
9.0
Consumo
 
10.0
Custo x Benefício
 
10.0
Eu recomendo!
Prós
Um bom custo beneficio, design diferenciado de suas rivais e com material de boa qualidade, oque a deixa com aparência de maior cilindrada. Apresenta um painel muito completo com um ar clássico, que eu particularmente achei muito bonito. A moto tembem tem um bom comportamento em curvas. Atente muito bem a proposta da Suzuki.
Contras
A pesar da moto se comportar bem e velocidades mais elevadas, característica que mais me incomoda e a vibração com o aumento de giros do motor, que acaba deixando percursos mais longos um pouco cansativos. Sinto um pouco de falta de mais força nas retomadas também.

Condição do Teste

Tempo de Uso
Mais de um ano
Ano de Fabricação
2006
Tipo de uso
Meio de transporte
Terreno testado
  • Urbano
  • Terra
  • Estrada
Quilometragem
30.000 Km
Manutenção
Dentro do esperado
Custo de Manutenção
Normal
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(Atualizado: 01 de Agosto de 2012)
Avaliação Geral
 
10.0
Satisfação Geral
 
10.0
Visual
 
9.0
Conforto
 
10.0
Performance
 
10.0
Dirigibilidade
 
8.0
Consumo
 
10.0
Custo x Benefício
 
10.0
Tenho essa YES desde Zero KM. No primeiro ano, com ela original e dentro da garantia fiz todas as revisões e em um ano completou 12k KM. Após completar 1 ano e vencer a garantia, minha primeira modificação foi fazer o macete do tubo (tá no YouTube), fora a mudança na posição da agulha, mantive a posição original, a motoquinha melhorou muito, Antes dessa alteração, a moto fazia 28km/l (com cabo torcido), sempre usando gasolina Premium (Ipiranga) ou Pódium (BR), depois passou a fazer 29,5km/l e além disso, a velocidade final passou de 105-110km/h para 115-120km/h, não parece muito, mas quando rodamos na DUTRA (BR116) ou qualquer outra estrada de SP, faz diferença. Sem pressão do vento ela chega aos 130, com muito custo mas chega. Já fiz 45km/l com gasolina pódium (BR) e gasolina premium (Ipiranga). O mínimo que fiz foi 24KM/l com gasolina comum, devia estar batizada, só enchi o tanque 3 vezes com gasolina comum. Com aditivada faz praticamente a mesma KM/L da gasolina premium, mas com a premium a moto tem muito mais força. Troquei também os pneus, os originais Pirelli MT65 (2.75; 90/90) que duraram 10k KM, ambos, pelos CityDaemon (90/90 na dianteira e 100/90 na trazeira). Confesso que com essa mudança a dirigibilidade da moto ficou ruim, ou seja, demora para mudar de um lado para outro. A moto está com 24k KM, ou seja esses pneus já duraram 14k. O dianteiro 90/90 nem parece utilizado mas o trazeiro está quase na hora de trocar. Quando for trocar, mudarei para 80/100 na dianteira e 110/80 ou 110/90 na trazeira.
Minha segunda modificação foi alterar a vela Original que é CR8E para CR7E e trocar o pinhão para 15 (o original da Yes é 14), não mudou muito a velocidade final (chega a 123 mais nou menos), mas as marchas de 1 a 4, vixi, ficou um canhão, Titan 150 ESD e Ybr 150 ficam longe. Não houve alteração no consumo de combustível, bem na verdade em vez dela fazer 29,5km/l ela fazia 29. Não cheguei a testar o máximo, mas imagino que ficaria próximo a 40km/l.
Minha Terceira modificação foi Mudar o Cilindro/Anel/junta aumentando a cilindrada para 150. O bom é que só mexe no tamanho da camisa do cabeçote, já que o cilindro da 150 (GSR150i) é mais largo que o da YES. É estranho pensar que o côncavo do cabeçote onde ficam as válvulas e o comando não precisa alterar, ficou da 125, mas com a área maior do cilindro, aumentou bastante a compressão. Não sei pra quanto foi, mas imagino que esteja perto de 11:1 (o original é 9,2:1)., além disso o torque aumentou bastante, também não sei os valores (precisaria testar no dinamometro) mas acho que deve ter pulado para uns 1,4 ou 1,5. Quando a moto ficou pronta e com pinhão e coroa originais (14/43 respectivamente) eu quase não conseguia tempo para mudar de marcha, subia tão rápido que de 1 para 4 levava uns poucos metros. Voltei para o pinhão 15, mesmo assim a agilidade na mudança das marchas ainda era muita. Não marquei, mas para atingir os 80Km/h levava uns 7 segundos, imagino. A Velocidade final continuou a mesma mas a arrancada parece com a de uma Yamaha Fazer, mas não é. Então mudei a coroa para 39, MINHA NOSSA, agora sim a arrancada parece a de uma FAZER, até chegar a terceira marcha, porque aí a FAZER vai embora. Mesmo mudando a coroa para 39 e mantendo o pinhão 15 a velocidade final não mudou muito ela agora chega em quinta aos 125-130km/h, e o mais importante, independente da subida a PERDA de VELOCIDADE é mínima. Contudo, quando a moto atinge cerca de 10000 RPMs ela não anda mais, mesmo na maior descida do planeta.
Não satisfeito ainda, (4 modificação) novamente troquei o pinhão, agora coloquei o 16. Pinhão 16 X Coroa 39 e motor 150 é ótimo até a 4 marcha, que chega a 115!!! a 3 marcha bate os 90KM/h (11000 RPMs), mas a 5 marcha fica um porre...... aos 7800 RPMs em quinta marcha está a velocidade de 110KM/h, ela puxa até os 9000 RPMs estando a pouco mais de 130KM/h (132, 133) mas demora um bocado.... Se pegar um descidão, aí sim, chega aos 140.
Não estou satisfeito ainda, vou colocar hoje (01/08/2012) a coroa original (43), ela deve atingir os 11000 RPMs e chegar aos 130km/h fácil fácil..... Depois eu conto.......
Ah, uma coisa muito importante, os valores expressos aqui são os mais próximos do real, já que foi medido com GPS, acompanhado de um carro 1.0 e uma moto Fazer.
Não é igual aos que falam ou colocam por aí filminhos a 140km/h e nem sabem que a p.... do ponteiro fica doido a partir dos 110, isso vale para qualquer 125 ou 150, uma questão de princípio mecânico do velocímetro dessas motos.
Eu recomendo!
Prós
1) Ótima para andar na cidade (no trânsito de São Paulo).
2) Econômica.
3) Ótima potência, especialmente se alterar o pinhão para 15.
4) Não é a melhor para a estrada mas a minha chega fácil aos 110, de cara pro vento.
5) Em São Paulo é fácil de encontrar peças tanto as originais quanto as paralelas, se não tem nas concessionárias é só ir na Rua General Osório ou nas proximidades da Rua Santa Efigênia.
6) Não é visada como a CG ou a YBr e quem se aventura a pagar seguro (Porto Seguro) é muito barato se compararmos as hondas ou yamahas. (R$900,00 para YES, 4500,00 para CG Titan e 3500 a 4000 para Ybr).
7) Motor é confiável, câmbio confortável, melhor posição de pilotagem dentre a categoria (tenho 1,67 de altura).
8) A dirigibilidade não é tão boa quanto a honda mas é mais fácil mudar de direção com a yes.
9) Já fiz 45km/l com gasolina pódium (BR) e gasolina premium (Ipiranga).
Contras
1) Gidon largo, poderia ser um pouco mais curto, mas não como o da CG.
2) A caixa de direção realmente é um problema, dura mais ou menos 15k km, mas não é caro a troca (peça original). Mas qualquer peça Suziki é cara se comparada as motos honda 125 ou 150, mesmo porque você encontra peças em qualquer biboca....
3) As partes pláticas, em especial as tampas laterais, quebram com facilidade.

Condição do Teste

Tempo de Uso
Mais de um ano
Ano de Fabricação
2009
Tipo de uso
Meio de transporte
Terreno testado
  • Urbano
  • Estrada
Quilometragem
24.200 Km
Manutenção
Fácil de encontrar
Custo de Manutenção
Normal
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Avaliação Geral
 
10.0
Satisfação Geral
 
10.0
Visual
 
10.0
Conforto
 
9.0
Performance
 
9.0
Dirigibilidade
 
10.0
Consumo
 
10.0
Custo x Benefício
 
10.0
Recomedo pra quem for escolher uma 125 cc.
Eu recomendo!
Prós
É uma moto ótima pra quem é novato em duas rodas como eu. Ouvi muito sobre a cg e até pensei em pegar a ybr. Mais qnd conheci melhor a yes 125 vi que ela é a mais completa da categoria e é a melhor escolha pra quem está cmeçando com motos como é o meu caso. A moto é ótima no que se propoe para a sua categoria. e por ser completa oferece muito mais ajuda aos novatos.
Contras
Acho que a revenda é o que mais pesa , as peças são um pouco mais caras porem por ser completa te da mais beneficios.

Condição do Teste

Tempo de Uso
Menos de um ano
Ano de Fabricação
2010
Tipo de uso
Utilitário (trabalho)
Terreno testado
Urbano
Quilometragem
11.200 Km
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(Atualizado: 06 de Agosto de 2012)
Avaliação Geral
 
10.0
Satisfação Geral
 
10.0
Visual
 
9.0
Conforto
 
10.0
Performance
 
9.0
Dirigibilidade
 
9.0
Consumo
 
8.0
Custo x Benefício
 
10.0
Em 2 anos e meio que tenho minha yes ela nunca me deu problemas, foi só fazer algumas regulagens pra deixar ela do meu jeito e a moto respondeu mt bem as minhas expectativas.
Atualmente ela esta com pneus 90/90 e 100/90 michelin pilot sport, lampada 55/60w philips, vela de iridium e led no farolete e painel. Moto mt boa nao quebra. Aguenta o tranco em sol chuva. Na pista se comporta mt bem. mt estavel... Abraços
Eu recomendo!
Prós
Motinha Show de bola, confortável, completa, freio a disco, pau pra toda obra.
Contras
Rendimento do motor em sudidas e contra o vento.

Condição do Teste

Tempo de Uso
Mais de um ano
Ano de Fabricação
2008
Tipo de uso
Meio de transporte
Terreno testado
  • Urbano
  • Terra
  • Pista
Quilometragem
17.298 Km
Manutenção
Fácil de encontrar
Custo de Manutenção
Baixo
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Avaliação Geral
 
10.0
Satisfação Geral
 
10.0
Visual
 
8.0
Conforto
 
10.0
Performance
 
8.0
Dirigibilidade
 
9.0
Consumo
 
8.0
Custo x Benefício
 
10.0
Motoca pau pra toda obra. Melhor opção na época entre as 125/150cc. Consegui consumo de 42km/l alterando a altura da agulha, mas deixando ela sem muita final (100km/h, no máximo). Andando no talo, com a configuração original do carburador, fazia 34km/l.
Eu recomendo!
Prós
Moto macia;
Fácil manutenção;
Motorzinho valente;
Painel completo;
Freio a disco na roda dianteira de série.
Contras
Caixa de direção dura o mesmo que um pneu (+- 15 mil km);
Depender das CC Suzuki's no Rio (para motos pequenas).

Condição do Teste

Tempo de Uso
Mais de um ano
Ano de Fabricação
2008
Tipo de uso
Meio de transporte
Terreno testado
  • Urbano
  • Terra
  • Estrada
Quilometragem
32.000 Km
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