Prós
Recomendo... e muito. Mas não para folgados que não cuidam devidamente, pois é uma moto que requer atenção para manter sua realeza. Uma queda bruta é prejuízo garantido.
É forte em qualquer situação, tem boa potencia em rotação média-baixa, torque equilibrado... anda a 105Km/h a 6000 rpms com relação original e 115-118 com pinhão de 15, quase não sentindo perda de torque... apenas em retomadas de velocidade em alta, com passageiro. Com pequenas modificações bobas chega a 150Km/h antes do vermelho... quase uma XT600. 0 a 100 em 9,3 segundos (teste nos anos 90 na revista duas rodas). Velocidade de cruzeiro boa para curtas distancias (105 -110/h). É linda, mais ainda com pequenas mudanças (piscas traseiros coreanos, retrovisor, protetor de disco e bengalas importado, aeroquip, pneu e sanfona de xt600 em aro ligeiramente mais largo, fibra de carbono camaleão em algumas partes etc). Uma sexta marcha também é um alívio ao motor e aumento do equilíbrio oferecido. Anda bem em qualquer faixa de giro e com meia embreagem consegue sair até de sexta marcha sem stress. Sua altura do escape/carburador permite vencer alagamentos e rios, mas não tão profundos.
Como moto ao dia a dia é perfeita, especialmente em cidade e offroad leve-moderado... responde rápido, ultrapassa rápido, não fica amarrada em fileiras, é maleável e controlável. Farol H4 potente e com facho bem distribuído se tiver a lente original, painel preso na carenagem, baixo custo de manutenção, peças intercambiáveis com várias outras motos Hondas (família NX, XR, XL, CB, CRF, CBX e até CG). É divertida de pilotar e o ronco? Aaaa... esse nenhuma monocilíndrica tem. Com o escape fechado ou original é perfeito, perfeito, perfeito. Inconfundível. Seu centro de gravidade também é equilibrado para quem tem a moto entre as pernas em qualquer situação. Lubrificação a carter úmido... ou seja, nada de muita putaria.
Abaixo... aonde está escrito condições de teste, tenho Sahara a quase 20 anos (entre poucas outras ao mesmo tempo... falcon, xlx, XRE, sxt 27.5). Já andei em algumas outras... prefiro a sahara sem dúvidas.
Contras
Algumas peças originais Honda que custam uma fortuna são descartáveis.. a exemplo de uma no cabo do afogador/carburador. Melhor mandar fazê-las em bronze. O freio traseiro poderia ser a disco, embora ela tenha uma frenagem equilibrada. Um indicador de combustível seria útil, apesar da época do projeto. Às vezes ela pede reserva em situações enroladas no transito e dá leves sustos, embora o motor as vezes dê uma amolecida avisando a falta. O tanque de combustível tem mais de 14 litros, mas uma pequena parte da gasolina simplesmente não desce. Se quase deitar a moto ganha 1-2 Km até o posto. O bagageiro traseiro tem baixa capacidade de carga, bem como muitas hondas. Pela característica mista universal dela e ser pau para toda obra, acho que ele deveria ter vindo reforçado de fábrica.
O material do escape original é vagabundo e caro arrombando com o tempo... adaptei o inox de uma Yamaha WR450 japonesa na minha para nunca mais acabar e ficar deliciosamente com o ronco original. O desenho do filtro de ar o torna único e difícil de achar (salvo se usar a manha do filtro de fiesta). Em um offroad pesado, o guia do para-lamas dianteiro pode ficar com barro preso e endurecido, exigindo a retirada. O peso dela também pode ser complicado para baixinhos ou franzinos. Tenho 1,72/85Kg e para mim é sem dificuldades significativas.