NX 350 SAHARA

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NX 350 SAHARA

Marca

Fabricante
Honda

Descrição

Visão Geral
A NX 350 Sahara foi uma motocicleta fabricada pela Honda de 1989 a 1999. Sucedeu o modelo XLX 350R e foi substituída pelo modelo NX4 Falcon.
A Sahara pode ser considerada uma 3 em 1. É uma moto para uso urbano. Também pode trafegar bem na estrada devido a uma velocidade de cruzeiro compatível com a realidade brasileira. Também oferece conforto e estabilidade por possuir carenagem e bolha. Foi o modelo utilizado pela ROCAM no período de 1994 a 2000.

Motor/Transmissão/Chassi

Cilindrada
339,00 cc
Tipo do Motor
OHC / 1 cilíndros cilindros / 4 tempos tempos / Arrefecimento Ar
Combustível
Gasolina
Potência máxima
31,50 cv a 7.500 rpm
Torque máximo
3,10 kgf.m a 6.500 rpm
Transmissão
6 marchas
Injeção
Carburada
Partida
Elétrica
Chassi
Aço
Suspensão Dianteira
Convencional
Balança
Convencional

Dimensões

Peso (seco)
144,50 Kg
Peso em Movimento
0,00 Kg (MVOM)
Comprimento
2.089 mm
Largura
815 mm
Altura
1.315 mm
Altura do Banco
835 mm
Distância entre Eixos
1.395 mm
Pneu Dianteiro
2.00 - 21 51R
Pneu Traseiro
4.60 - 17 62R

Avaliações dos usuários

22 avaliações
 
77%
 
18%
5-7 estrelas
 
0%
 
5%
1-3 estrelas
 
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Avaliação Geral
 
9.1
Satisfação Geral
 
9.1(22)
Visual
 
8.6(22)
Conforto
 
8.1(22)
Performance
 
8.9(22)
Dirigibilidade
 
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Consumo
 
7.6(22)
Custo x Benefício
 
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(Atualizado: 28 de Setembro de 2012)
Avaliação Geral
 
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Satisfação Geral
 
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Visual
 
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Conforto
 
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Performance
 
9.0
Dirigibilidade
 
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Consumo
 
7.0
Custo x Benefício
 
9.0
Amo minha Sahara Gomes. Quarta... desde a primeira. 91, 92, 97, 99 tendo rodado uns 200 mil Km ao total. Moto inspirada no Paris Dakar e as campeãs nos anos 80... muito falado na época. Talvez a negocie em uma 4 cilindros grande (blackbird, meu pequeno grande desejo) e assim que terminar de pagar eu procure outra NX original (quem sabe a mesma?). Senão esta eu levo para aonde for... até o caixão. Visual marcante. Conforto bom para piloto se não forem distancias muito longas (mais que 200Km seguidos) ou o motociclista não tiver problemas de coluna/idade esticada. Senão da para sentir o cansaço. Na terra faz bonito.... sem exageros. Mas se tirar a carenagem aí vira um monstro. Depois da Sahara a Honda desceu muito de nível. No desempenho atingimos 31,5cv a 3,18 kg.f.m de torque puxando 144Kg à seco em rotações medias (7000-7500 rpm) distribuidos em 6 marchas. Excelente relação peso x potencia para uma monocilindrica de 1991 com poucas mudanças nos anos. Aerodinâmica carenada. Mesmo sem baixo cx fura o vento, poeira, chuva, pedrinhas, insetos, fumaça, oferece conforto, estabilidade e proteção. Sente-se falta quando pega uma moto nua. O consumo depende se está bem regulada como todas as carburadas... ficando em torno de 20 a 24 Km/L abaixo de 100/h e 16 a 18Km/L acima disto (estágio 2 do carburador). Minha terceira Sahara chegou a fazer 32/L. A dirigibilidade com guidon curvo original, sem alongador e pneus MT60 é excelente, em meu caso chegando a raspar pé no chão em curvas conhecidas e acima de 100/h (significativo, para uma categoria não esportiva). Menos de 1,70 em terra pode ser problemático a alguns. A roda dianteira aro 21 e boa altura motor/solo permite superar obstáculos facilmente.... uma maravilha. Em buracos, pouco se sente o impacto. Exceto em ruas que seja o próprio buraco (comum no Brasil).
Em resumo... a Honda fez besteira (normal) com aquela ideia idiota de projetar uma moto para casal (barbie falcon). Depois as outras não tão equilibradas como a Sahara e ainda com aquela sacanagem de farol Ligado 24h (só na Honda). Quem teve Sahara desde nova e usufruiu sem deixar na garagem (característica de muitos apaixonados por motos) sabe o que estou dizendo. É uma moto para deixar saudades. Ou se possível, tê-la junto com outras maiores de diferentes categoria (4 cilindros para meu caso). No dia a dia e como pau para toda obra ela é magnânima.

Obs: Sahara não é trator como uns dizem, tem majestade. Tratores são Harleys e similares, cujo tem que ter apenas torque (força) em baixa rotação desequilibrando o resto e assim conseguir carregar a própria ferragem. Muita ferragem.
Eu recomendo!
Prós
Recomendo... e muito. Mas não para folgados que não cuidam devidamente, pois é uma moto que requer atenção para manter sua realeza. Uma queda bruta é prejuízo garantido.
É forte em qualquer situação, tem boa potencia em rotação média-baixa, torque equilibrado... anda a 105Km/h a 6000 rpms com relação original e 115-118 com pinhão de 15, quase não sentindo perda de torque... apenas em retomadas de velocidade em alta, com passageiro. Com pequenas modificações bobas chega a 150Km/h antes do vermelho... quase uma XT600. 0 a 100 em 9,3 segundos (teste nos anos 90 na revista duas rodas). Velocidade de cruzeiro boa para curtas distancias (105 -110/h). É linda, mais ainda com pequenas mudanças (piscas traseiros coreanos, retrovisor, protetor de disco e bengalas importado, aeroquip, pneu e sanfona de xt600 em aro ligeiramente mais largo, fibra de carbono camaleão em algumas partes etc). Uma sexta marcha também é um alívio ao motor e aumento do equilíbrio oferecido. Anda bem em qualquer faixa de giro e com meia embreagem consegue sair até de sexta marcha sem stress. Sua altura do escape/carburador permite vencer alagamentos e rios, mas não tão profundos.
Como moto ao dia a dia é perfeita, especialmente em cidade e offroad leve-moderado... responde rápido, ultrapassa rápido, não fica amarrada em fileiras, é maleável e controlável. Farol H4 potente e com facho bem distribuído se tiver a lente original, painel preso na carenagem, baixo custo de manutenção, peças intercambiáveis com várias outras motos Hondas (família NX, XR, XL, CB, CRF, CBX e até CG). É divertida de pilotar e o ronco? Aaaa... esse nenhuma monocilíndrica tem. Com o escape fechado ou original é perfeito, perfeito, perfeito. Inconfundível. Seu centro de gravidade também é equilibrado para quem tem a moto entre as pernas em qualquer situação. Lubrificação a carter úmido... ou seja, nada de muita putaria.
Abaixo... aonde está escrito condições de teste, tenho Sahara a quase 20 anos (entre poucas outras ao mesmo tempo... falcon, xlx, XRE, sxt 27.5). Já andei em algumas outras... prefiro a sahara sem dúvidas.
Contras
Algumas peças originais Honda que custam uma fortuna são descartáveis.. a exemplo de uma no cabo do afogador/carburador. Melhor mandar fazê-las em bronze. O freio traseiro poderia ser a disco, embora ela tenha uma frenagem equilibrada. Um indicador de combustível seria útil, apesar da época do projeto. Às vezes ela pede reserva em situações enroladas no transito e dá leves sustos, embora o motor as vezes dê uma amolecida avisando a falta. O tanque de combustível tem mais de 14 litros, mas uma pequena parte da gasolina simplesmente não desce. Se quase deitar a moto ganha 1-2 Km até o posto. O bagageiro traseiro tem baixa capacidade de carga, bem como muitas hondas. Pela característica mista universal dela e ser pau para toda obra, acho que ele deveria ter vindo reforçado de fábrica.
O material do escape original é vagabundo e caro arrombando com o tempo... adaptei o inox de uma Yamaha WR450 japonesa na minha para nunca mais acabar e ficar deliciosamente com o ronco original. O desenho do filtro de ar o torna único e difícil de achar (salvo se usar a manha do filtro de fiesta). Em um offroad pesado, o guia do para-lamas dianteiro pode ficar com barro preso e endurecido, exigindo a retirada. O peso dela também pode ser complicado para baixinhos ou franzinos. Tenho 1,72/85Kg e para mim é sem dificuldades significativas.

Condição do Teste

Tempo de Uso
Mais de um ano
Ano de Fabricação
1999
Tipo de uso
Meio de transporte
Terreno testado
  • Urbano
  • Terra
  • Estrada
  • Pista
Quilometragem
200.000 Km
Manutenção
Dentro do esperado
Custo de Manutenção
Baixo
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Avaliação Geral
 
8.0
Satisfação Geral
 
8.0
Visual
 
7.0
Conforto
 
8.0
Performance
 
9.0
Dirigibilidade
 
8.0
Consumo
 
9.0
Custo x Benefício
 
10.0
Essa linha de motores 350, sahara e XLX, possuem um pequeno barulho na parte de cima do motor, talvez pela deficiência do sistema de lubrificação do comando e do desgaste da corrente de comando .É resolvido se tirar o descompressor automatico que ela possui e óbvio trocar a corrente de comando (precisa estar com a elétrica em dia pois força um pouco a partida). O comando falta lubrificação principalmente no último lob ,mas ao tirar o descompressor ,é necessário tapar a passagem de óleo que fica aumentando a pressão de óleo que circula por ele,eliminando de vez o problema , mata dois coelhos num tapa só.Das XLX e sahara que tive ,duas precisei trocar o comando de vávulas(que é muito caro) e justamente nesta sahara meu mecânico fez esse gatilho que deixou o motor um espetáculo.Fica a dica.
Eu recomendo!
Prós
Buraco e lombada não existe para esta moto, é seu melhor ponto . É minha segunda moto (possuo tbm uma versys) e uso para o dia-a-dia. A mecânica desde que tratada com peças originais é muito confiável. Um ótimo torque (peso 105 kg) e potência ajudam na velocidade final , que aliás surpreende, já tive falcon e a sahara bate ela em vel.final . Já dei 150km com relação original. Faz curva até raspar o seu pé ou o do garupa. Peças do cotidiano são baratas , tais como óleo, freios, pneus etc. É uma moto prazerosa de andar e o ronco com escapamento original é muito bom , digna de uma mono! Já andei em asfalto, viajei e fiz trilha com garupa pelas bandas do riacho grande-paranapiacaba portanto novamente vem o bom torque . Consumo na média , com meu peso e tocada média consegue fazer seus 22km/l máximo.Apesar de ser antiga ainda é possível encontrar peças na concessionária.
Contras
Como a suspensão traseira é muito macia com garupa a frente fica muito leve não passando muita segurança . Tanque é pequeno portanto autonomia não é muito boa.Farol não é eficiente . Banco curto e com espuma dura . Preço de peças originais bem cara . Parte de cima do motor tem ruído característico (que pode ser sanado , explicarei nos comentários). Bagageiro apesar de parecer robusto , não é;difícil ver uma sahara sem estar soldada ou trincada nessa região. Falta lubrificação no comando , principalmente no último lob , desgastando prematuramente .

Condição do Teste

Tempo de Uso
Mais de um ano
Ano de Fabricação
1996
Tipo de uso
Meio de transporte
Terreno testado
  • Urbano
  • Terra
  • Estrada
Quilometragem
55.000 Km
Manutenção
Dentro do esperado
Custo de Manutenção
Normal
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Avaliação Geral
 
10.0
Satisfação Geral
 
10.0
Visual
 
10.0
Conforto
 
9.0
Performance
 
10.0
Dirigibilidade
 
10.0
Consumo
 
9.0
Custo x Benefício
 
9.0
Eu recomendo a Sarita!!
Abraço a todos.
Betoneira - Vingadores Moto Club
http://vingadoresmc.blogspot.com.br
Eu recomendo!
Prós
É uma moto e trator ao mesmo tempo!!
Topa qualquer parada: estrada, cidade ou trilha!! É uma moto e tanto!! Quando a manutenção está redonda é o basicão: óleo, filtro de ar, manutenção do pneu e lubrificação de corrente. Estou com ela a dois e meio e não tenho o que reclamar, peguei com 33.000 km rodados e está no momento com 60.000 km!!!
Contras
Por ser uma moto antiga, deve-se ter mais cuidado na manutenção para evitar certo imprevistos na estrada. Se não estiver bem regulada pode beber bem!

Condição do Teste

Tempo de Uso
Mais de um ano
Ano de Fabricação
1999
Tipo de uso
Meio de transporte
Terreno testado
  • Urbano
  • Estrada
  • Pista
Quilometragem
60.000 Km
Manutenção
Dentro do esperado
Custo de Manutenção
Baixo
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Avaliação Geral
 
8.0
Satisfação Geral
 
8.0
Visual
 
7.0
Conforto
 
9.0
Performance
 
10.0
Dirigibilidade
 
8.0
Consumo
 
6.0
Custo x Benefício
 
7.0
A minha, como comprei mal....me deu muita dor de cabeça. Mas quando estava com a manutenção em dia, era só alegria...
Após uma reforma total na minha, infelizmente ela foi roubada.....até recuperei um tempo depois, mas totalmente destruída...acabei perdendo o tesão!
Eu recomendo!
Prós
A moto é um trator!!!..............Forte demais!!!....ótima arrancada e boa final.....bem confortável pra longas viagens....apenas coloquei um banco antiderrapante e a bolha por uma mais alta para me proporcionar ainda mais conforto em longas viagens!
Contras
É uma moto antiga, difícil de ser encontrada em bom estado.

Condição do Teste

Tempo de Uso
Menos de um ano
Ano de Fabricação
1991
Tipo de uso
Lazer
Terreno testado
  • Urbano
  • Estrada
Quilometragem
50.000 Km
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Avaliação Geral
 
7.0
Satisfação Geral
 
7.0
Visual
 
7.0
Conforto
 
8.0
Performance
 
8.0
Dirigibilidade
 
9.0
Consumo
 
6.0
Custo x Benefício
 
10.0
Eu recomendo!
Prós
Bom torque, suspenção que ignora buracos, freios sobre medida.
de 0 a 100km/h em 8.7s e final de 140km/h.
Contras
Por se tratar de uma moto antiga reguer uma atenção a mais na manutenção.

Condição do Teste

Tempo de Uso
Mais de um ano
Ano de Fabricação
1991
Tipo de uso
Meio de transporte
Terreno testado
  • Urbano
  • Terra
  • Estrada
Quilometragem
45.557 Km
Manutenção
Dentro do esperado
Custo de Manutenção
Normal
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