XTZ 250 TENERE XTZ 250 TENERE Quente

XTZ 250 TENERE

Marca

Fabricante
Yamaha

Descrição

Visão Geral
Guidão mais alto com amortizadores. Assento em degrau amplo e confortável para piloto e garupa. Pára-brisas, menos cansaço e proteção.

Motor/Transmissão/Chassi

Cilindrada
249,00 cc
Tipo do Motor
OHC / 1 cilíndros cilindros / 4 tempos tempos / Arrefecimento Ar
Combustível
Gasolina
Potência máxima
21,00 cv a 8.000 rpm
Torque máximo
2,10 kgf.m a 6.500 rpm
Transmissão
5 marchas
Injeção
Eletrônica
Partida
Elétrica
Chassi
Aço
Suspensão Dianteira
Convencional
Balança
Convencional

Dimensões

Peso (seco)
137,00 Kg
Peso em Movimento
155,00 Kg (MVOM)
Comprimento
2.120 mm
Largura
830 mm
Altura
1.370 mm
Altura do Banco
865 mm
Distância entre Eixos
1.385 mm
Pneu Dianteiro
80/90-21 MT90 A/T 48S
Pneu Traseiro
120/80-18 MT90 A/T 62S

Galeria de Imagens

XTZ 250 TENERE
XTZ 250 TENERE

Análises dos usuários

Ver todas as análises de usuários

Avaliação média dos usuários: 65 usuário(s)

Para escrever uma análise por favor registre-se ou login.

Satisfação Geral 
 
8.8  (65)
 
Visual 
 
9.1  (64)
Conforto 
 
8.6  (65)
Performance 
 
8.2  (65)
Dirigibilidade 
 
9.3  (65)
Consumo 
 
9.2  (64)
Custo x Benefício 
 
8.8  (65)
 
XTZ 250 TENERE 2012-04-17 13:11:58 Jean Albuquerque
Satisfação Geral 
 
9.0
 
Visual 
 
10.0
Conforto 
 
8.0
Performance 
 
9.0
Dirigibilidade 
 
10.0
Consumo 
 
10.0
Custo x Benefício 
 
9.0
Jean Albuquerque Analisado por Jean Albuquerque    17 de Abril de 2012
Atualizado pela última vez: 21 de Fevereiro de 2013
Analista Top 50  -   Ver todas as minhas análises

Moto muito boa. 12.000km rodados em 7 meses, e nenhum problema apresentado, aliás, só foram trocadas as flautas, problema resolvido na garantia.
Hj, 02/2013, está com 27.000 km, e sem problema algum. Troca do pneu traseiro com 18.500km, o dianteiro ainda é o original, assim como a relação.

Eu recomendo!
Prós
Uma moto com uma excelente autonomia, devido ao tamanho do tanque, 16 litros, aliádo à um consumo de combustível muito bom, em média de 30km/l na cidade com garupa. Fácil de pilotar, muito ágil.
Contras
O Banco merecia uma espuma de melhor qualidade, após 1 hora sobre a moto, já começa a incomodar.
é uma moto que possui um motor, que gosta de trabalhar com giro alto.
Na estrada, senti a falta de uma 6ª marcha

Condição do Teste

Tempo de Uso
Mais de um ano
Ano de Fabricação
2011
Tipo de uso
Meio de transporte
Terreno testado
  • Urbano
  • Terra
  • Estrada
Quilometragem
12.000 Km
Custo de Manutenção
Baixo
Esta análise foi útil para você? 
Sim (49)Não (1)
Denunciar esta análise
XTZ 250 TENERE 2012-09-14 14:13:56 Monika Vogl
Satisfação Geral 
 
9.0
 
Visual 
 
9.0
Conforto 
 
9.0
Performance 
 
9.0
Dirigibilidade 
 
10.0
Consumo 
 
10.0
Custo x Benefício 
 
10.0
Monika Vogl Analisado por Monika Vogl    14 de Setembro de 2012
Atualizado pela última vez: 14 de Setembro de 2012
Analista Top 500  -   Ver todas as minhas análises

Moto muito fácil de pilotar, obediente, ágil, leve e com altura perfeita para vc se sentir confortável sobre ela mesmo em viagens de 750 km sem ficar insegura com não alcançar o chão nas paradas (pilota mulher de 1,73). Como contra realmente sinto a falta da sexta marcha, espuma do banco um pouco dura e troca de marchas dura...mas nada demais que impeça você fazer uma viagem de final de semana de 780 km e chegar inteira querendo mais!

Eu recomendo!
Prós
Porte alto, posição de pilotagem super confortável, econômica, alta autonomia, é agil no transito pesado, na estrada e até na terra, moto que você não sente o peso dela de tão obediente e de facílima pilotagem. Na estrada passa muita segurança e a bolha é eficiente.
Contras
Falta a sexta marcha na estrada, a troca de marchas é um pouco dura e a espuma do banco não é lá muito macia para viagens longas.

Condição do Teste

Tempo de Uso
Menos de um ano
Ano de Fabricação
2012
Tipo de uso
Meio de transporte
Terreno testado
  • Urbano
  • Terra
  • Estrada
Quilometragem
5.000 Km
Esta análise foi útil para você? 
Sim (38)Não (0)
Denunciar esta análise
XTZ 250 TENERE 2012-10-20 16:32:24 Moisés Camargo
Satisfação Geral 
 
10.0
 
Visual 
 
10.0
Conforto 
 
10.0
Performance 
 
7.0
Dirigibilidade 
 
10.0
Consumo 
 
9.0
Custo x Benefício 
 
10.0
Moisés Camargo Analisado por Moisés Camargo    20 de Outubro de 2012
Analista Top 500  -   Ver todas as minhas análises

Excelente companheira! Para todas as horas. Tinha uma Sahara antes (e continuo fã incondicional desta moto). Achei que fosse sentir saudade das 350cc. Contudo, os Saharamaníacos que me perdoem, mas o que perdi em potência ganhei em dose extra em dirigibilidade, dose tripla em economia e dose quadrupla em conforto. Antes de comprar pesquisei e encontrei histórias de Fazer´s - com quem compartilha o motor - com mais de 150.000 km, sem fumacear (procura uma 300 com mais de 100.00 que não fez o motor ainda, fora os apagões de motor, junta de cabeçote babado de óleo e aquele barulho de corrente batendo).
Excelente moto! Todos os amigos que andaram exaltaram o conforto e a dirigibilidade. Sem contar que tem história: Descendente consanguínea da Família Ténéré, honra seu nome com todos os atributos de uma aventureira. Há mais de 30 anos existem Ténéré´s levadas ao limite nos desertos, estradas e trilhas.
Faz muita curva! Adora uma serrinha (ainda mais se for descendo rsrsrs)!
Moto pra viajar sozinho! (Assim como na XRE) Não dá pra fazer milagre com 21 cv e 2 "kg" de torque. Não que você não possa levar a esposa ou namorada pra um passeio, mas em viagens muito longas a falta de potência deixa o clima tenso (entendam viagem longa como mais de 500km, caso contrário recomendo! Faz bem pra alma, pro corpo e pro relacionamento).
Recomendo os acessórios do Manivela, alforges da Gift, baú Givi 35l e mata-cachorro com pedaleira pra descanso: vira uma Goldwing rsrsrs.
Outra moto só a irmã maior 660 ou a V-Strom 650 e sem vender a Tézinha.

Eu recomendo!
Prós
Motor confiável e muito durável, além de econômico. Muito confortável! Com grande autonomia, quilômetros e quilômetros sem parar. Visual arrebatador, não tem pra concorrência. Ótimo acabamento. Suspensões muito eficientes. Moto muito versátil. Você pode trabalhar com ela a semana toda, viajar e/ou fazer uma trilhazinha leve no sítio. Extremamente viciante!
Faz muita curva, e excelente dirigibilidade.
Contras
Alguns pecados como duas coifas (guarda-pó ou sanfona) da suspensão com Km 8.000, mangueira do óleo com 500 Km!!! Uma certa falta de ânimo no motor, que é compensada pela economia, durabilidade e confiabilidade.

Condição do Teste

Tempo de Uso
Menos de um ano
Ano de Fabricação
2012
Tipo de uso
Meio de transporte
Terreno testado
  • Urbano
  • Terra
  • Estrada
  • Pista
Quilometragem
8.500 Km
Esta análise foi útil para você? 
Sim (36)Não (0)
Denunciar esta análise
XTZ 250 TENERE 2012-04-19 02:06:46 Wendell
Satisfação Geral 
 
9.0
 
Visual 
 
8.0
Conforto 
 
9.0
Performance 
 
8.0
Dirigibilidade 
 
9.0
Consumo 
 
10.0
Custo x Benefício 
 
9.0
Wendell Analisado por Wendell    19 de Abril de 2012
Analista Top 50  -   Ver todas as minhas análises

Eu vim de motos street. A grande vantagem da tenere comparada as streets é o conforto oferecido, principalmente nas estradas e em locais com buracos. A desvantagem que percebi (comparada as streets) foi a diferença de peso a mais e o fato de ser maior (mais larga) tornando-a menos prática em trânsito pesado.

Eu recomendo!
Prós
Confortável para viagens curtas e médias. A altura traz uma sensação de prazer a parte. Bem econômica... média de 29km/l. Muito boa nas curvas também.
Contras
Trocas de marchas meio duras. Altura é um atrapalho para pessoas menores de 1,70. Achei a moto bem pesada também.

Condição do Teste

Tempo de Uso
Menos de um ano
Ano de Fabricação
2011
Tipo de uso
Meio de transporte
Terreno testado
  • Urbano
  • Terra
  • Estrada
Quilometragem
14.000 Km
Esta análise foi útil para você? 
Sim (31)Não (5)
Denunciar esta análise
XTZ 250 TENERE 2012-08-01 03:23:25 Clayton Lima
Satisfação Geral 
 
8.0
 
Visual 
 
9.0
Conforto 
 
9.0
Performance 
 
8.0
Dirigibilidade 
 
10.0
Consumo 
 
10.0
Custo x Benefício 
 
10.0
Clayton Lima Analisado por Clayton Lima    01 de Agosto de 2012
Analista Top 1000  -   Ver todas as minhas análises
Eu recomendo!
Prós
Moto muito boa, gostosa na cidade, na estrada e principalmente na terra.
Contras
Só vendi porque em menos de um mês fui roubado 2 vezes. Graças ao bloqueador recuperei. Quem tem faça um seguro ou coloque algum rastreador.

Condição do Teste

Tempo de Uso
Mais de um ano
Ano de Fabricação
2011
Tipo de uso
Utilitário (trabalho)
Terreno testado
  • Urbano
  • Terra
  • Estrada
  • Pista
Quilometragem
20.000 Km
Manutenção
Fácil de encontrar
Custo de Manutenção
Normal
Esta análise foi útil para você? 
Sim (31)Não (3)
Denunciar esta análise
XTZ 250 TENERE 2012-06-26 19:17:03 Thiago Moreno
Satisfação Geral 
 
10.0
 
Visual 
 
9.0
Conforto 
 
10.0
Performance 
 
8.0
Dirigibilidade 
 
9.0
Consumo 
 
9.0
Custo x Benefício 
 
9.0
Thiago Moreno Analisado por Thiago Moreno    26 de Junho de 2012
Analista Top 10  -   Ver todas as minhas análises

Conheço essa moto há pouco tempo, mas ela me surpreendeu positivamente. Muito confortável para o piloto e para o garupa graças ao banco largo e o para-brisa, ela anda muito bem na cidade e em pequenos trechos rodoviários. Faltou uma sexta marcha para manter 120 km/h, velocidade em que o motor já beira os 7.500 rpm e gera incômodo em longas distâncias. Com o tanque grande, é o jeito mais barato de brincar de Big Trail sem muito dinheiro. Por causa do visual e do porte, porém, muito frentista já me perguntou se era uma Tenere 600.

Eu recomendo!
Prós
Versatilidade
Conforto
Autonomia
Contras
Desempenho em estrada

Condição do Teste

Tempo de Uso
Dei umas voltas
Ano de Fabricação
2011
Tipo de uso
Lazer
Terreno testado
  • Urbano
  • Estrada
Esta análise foi útil para você? 
Sim (28)Não (1)
Denunciar esta análise
XTZ 250 TENERE 2012-11-24 21:37:46 Rock_SP
Satisfação Geral 
 
9.0
 
Visual 
 
10.0
Conforto 
 
8.0
Performance 
 
7.0
Dirigibilidade 
 
10.0
Consumo 
 
9.0
Custo x Benefício 
 
10.0
Rock_SP Analisado por Rock_SP    24 de Novembro de 2012
Analista Top 50  -   Ver todas as minhas análises

Tenho a Tenebrosa a 2 anos e estou com felizes 87500 km rodados, foram muitas aventuras juntos, 2 idas ao Ceará (Jijoca de Jericoacoara), vários bate e volta de final de semana como para BH, Curitiba e Rio de Janeiro, mais os bate e voltas de um dia.
A moto possui uma grande estabilidade na estrada, manutenção dentro com valor dentro do esperado (foram até agora 4 relações e 4 pneus traseiros e 3 dianteiros, mais as peças de desgaste normal), a moto nunca me deixou na mão, utilizo nela uma tomada 12V onde ligo meu GPS.
Dentro das limitações de seu motor de 250 cilindradas essa pequena aventureira te leva a qualquer lugar que desejar ir, uma excelente motocicleta e com muitos pontos prós!!!!

Eu recomendo!
Prós
Moto muito ágil no transito, excelente para o dia dia, com ótima média de consumo de combustível, uma moto imponente, que encara qualquer desafio, um excelente farol, com desempenho que do meu ponto de vista surpreende dentro das limitações de uma motocicleta de 250 cilindradas.
Uma moto robusta e que possui um lindo visual, um painel de fácil leitura e com todas as informações básicas, suspensão excelente, e uma ótima dinâmica no comportamento.
Contras
A densidade da espuma do banco, os freios que poderiam ser mais potentes e ela deveria vir com um bagageiro de série.

Condição do Teste

Tempo de Uso
Mais de um ano
Ano de Fabricação
2010
Tipo de uso
Meio de transporte
Terreno testado
  • Urbano
  • Estrada
Quilometragem
87.500 Km
Manutenção
Dentro do esperado
Custo de Manutenção
Normal
Esta análise foi útil para você? 
Sim (28)Não (0)
Denunciar esta análise
XTZ 250 TENERE 2012-09-15 22:29:59 Darth Sidious
Satisfação Geral 
 
9.0
 
Visual 
 
9.0
Conforto 
 
9.0
Performance 
 
8.0
Dirigibilidade 
 
9.0
Consumo 
 
10.0
Custo x Benefício 
 
9.0
Darth Sidious Analisado por Darth Sidious    15 de Setembro de 2012
Analista Top 1000  -   Ver todas as minhas análises

Pilotos de pernas curtas ou com menos de 1.70 de altura tem de ter atenção ao conduzir a moto.
Uma boa companheira de viagem.
Merece ser tratada com muito carinho e respeito e ser batizada com nome de mulher.

Eu recomendo!
Prós
A moto é muito gostosa de ser pilotada, a altura do chão é muito boa o consumo fica na casa dos 33km/l (mantendo velocidade máxima de 75km/h e trocando de marchas suavemente). O visual é arrebatador, os comandos são de fácil utilização, os faróis são sensacionais, boa para medias e longas viagens (sem pressa).
Apesar da largura, enfrenta bem o trânsito.
Muito estável
Contras
O quadro exige atenção contra pontos de oxidação (eu aplico silicone em spray após cada lavagem como forma preventiva).
A capa da corrente não impede que a roda traseira "lave" a corrente sob chuva. Uma capa mais fechada como a da xre talvez diminua essa caracteristica.
O câmbio é um pouco duro e exige paciência e precisão do piloto nas trocas de marcha, mas nada que estrague o prazer da pilotagem.
Por ter uma relação mais longa que a lander, não se mostra tão ágil quanto a lander para superar pisos com areia fofa. Para piso de terra ou lama leve encara sem problemas.
Depois de algum tempo o banco em contato com a carenagem do tanque faz um barulho tipo "nheco nheco", resolvi colocando calços de feltro fob o apoio do banco e apertando a carenagem.
A moto merecia um pneu mais largo e aros de aluminio de fábrica. Resolvi isso instalando aros D.I.D , os mesmos da xre. Os pneus ficarão para a troca.
A bolha causa uma certa turbulência no capacete, mas depois de um tempo me acostumei. O peito fica bem protegido de chuva e vento ao se pilotar em rodovia.
O compartimento para ferramentas não é protegido o suficiente.
A moto poderia ter o mesmo sistema de remoção do banco da fazer, pois há um bom espaço para guardar as tranqueiras embaixo do banco.
A yamaha poderia oferecer de fábrica o paralama dianteiro pintado de azul... tive de fazer isso a parte.

Condição do Teste

Tempo de Uso
Menos de um ano
Ano de Fabricação
2012
Tipo de uso
Meio de transporte
Terreno testado
  • Urbano
  • Terra
  • Estrada
Quilometragem
8.300 Km
Esta análise foi útil para você? 
Sim (24)Não (2)
Denunciar esta análise
XTZ 250 TENERE 2012-07-30 14:37:33 Robson Casali
Satisfação Geral 
 
9.0
 
Visual 
 
8.0
Conforto 
 
8.0
Performance 
 
8.0
Dirigibilidade 
 
9.0
Consumo 
 
9.0
Custo x Benefício 
 
9.0
Robson Casali Analisado por Robson Casali    30 de Julho de 2012
Analista Top 1000  -   Ver todas as minhas análises

Excelente moto

Eu recomendo!
Prós
Excelente autonomia, consumo de combustível muito bom, em média de 30km/l na cidade. Fácil de pilotar, muito ágil.
Contras
Merecia uma 6ª marcha

Condição do Teste

Tempo de Uso
Mais de um ano
Ano de Fabricação
2011
Tipo de uso
Meio de transporte
Terreno testado
  • Urbano
  • Terra
  • Estrada
Quilometragem
17.500 Km
Manutenção
Fácil de encontrar
Custo de Manutenção
Normal
Esta análise foi útil para você? 
Sim (22)Não (1)
Denunciar esta análise
XTZ 250 TENERE 2012-07-22 13:10:19 Denis Carvalho
Satisfação Geral 
 
9.0
 
Visual 
 
10.0
Conforto 
 
7.0
Performance 
 
10.0
Dirigibilidade 
 
10.0
Consumo 
 
10.0
Custo x Benefício 
 
10.0
Denis Carvalho Analisado por Denis Carvalho    22 de Julho de 2012
Analista Top 1000  -   Ver todas as minhas análises

Com 1 ano e 1 mês de uso e 4200km a mangueira de óleo se rompeu. O custo dessa mangueira é de quase R$300,00 e não teve cobertura pela garantia.

Eu recomendo!
Prós
Postura de pilotagem muito confortável, muito econômica e forte.
Contras
Banco muito duro, acessórios caríssimos

Condição do Teste

Tempo de Uso
Mais de um ano
Ano de Fabricação
2011
Tipo de uso
Lazer
Terreno testado
  • Urbano
  • Terra
  • Estrada
  • Pista
Quilometragem
4.800 Km
Manutenção
Fácil de encontrar
Custo de Manutenção
Alto
Esta análise foi útil para você? 
Sim (21)Não (2)
Denunciar esta análise
XTZ 250 TENERE 2012-08-09 01:26:47 Helio Diogenes
Satisfação Geral 
 
8.0
 
Visual 
 
6.0
Conforto 
 
9.0
Performance 
 
8.0
Dirigibilidade 
 
8.0
Consumo 
 
9.0
Custo x Benefício 
 
8.0
Helio Diogenes Analisado por Helio Diogenes    09 de Agosto de 2012
Analista Top 50  -   Ver todas as minhas análises
Eu recomendo!
Prós
Moto confortavel e com bom motor. Altura excelente para andar em estradas de barro e areia.
Contras
Nao gosto do visual, o motor é bom mas poderia ser mais potente para essa moto, pois devido a sua altura sua velocidade é muito inconstante na pista, principalmente com altos e baixos.

Condição do Teste

Tempo de Uso
Dei umas voltas
Ano de Fabricação
2011
Tipo de uso
Lazer
Terreno testado
  • Urbano
  • Terra
  • Estrada
Esta análise foi útil para você? 
Sim (18)Não (9)
Denunciar esta análise
XTZ 250 TENERE 2012-07-16 00:39:57 Zizo Mendel
Satisfação Geral 
 
10.0
 
Visual 
 
10.0
Conforto 
 
8.0
Performance 
 
8.0
Dirigibilidade 
 
10.0
Consumo 
 
7.0
Custo x Benefício 
 
6.0
Zizo Mendel Analisado por Zizo Mendel    16 de Julho de 2012
Analista Top 500  -   Ver todas as minhas análises

Amei a moto e estou bastante satisfeito com o investimento que fiz. Valeu a pena. Já estou sonhando com a Ténéré 660 Z... risos

Eu recomendo!
Prós
Tanque com capacidade para 16 litros; Consumo adequado para o tamanho da moto; Fácil de pilotar; Muito macia e confortável; Motorzão; Lindíssima.
Contras
Banco duro e incomodo para viagens longas.

Condição do Teste

Tempo de Uso
Menos de um ano
Ano de Fabricação
2012
Tipo de uso
Meio de transporte
Terreno testado
  • Urbano
  • Estrada
  • Pista
Quilometragem
500 Km
Esta análise foi útil para você? 
Sim (17)Não (1)
Denunciar esta análise
XTZ 250 TENERE 2013-01-24 06:57:23 Alexandre Antonio
Satisfação Geral 
 
10.0
 
Visual 
 
10.0
Conforto 
 
9.0
Performance 
 
9.0
Dirigibilidade 
 
10.0
Consumo 
 
10.0
Custo x Benefício 
 
10.0
Alexandre Antonio Analisado por Alexandre Antonio    24 de Janeiro de 2013
Atualizado pela última vez: 15 de Maio de 2013
Analista Top 500  -   Ver todas as minhas análises

Tenho descrito num blog minhas experiências como motoqueiro/motociclista, é mais um "diário" para meus filhos e netos saberem quem eu sou/fui.

A quem interessar, o primeiro link está aqui: http://vo1cefa2la.wordpress.com/2012/11/29/motoqueiro/

:-)

Eu recomendo!
Prós
É linda (esperei seis meses até a Yamaha lançar ela branca com a faixa de competição vermelha na diagonal, foi adquirida dia 05/12/2012).
Motor confiável, freios excelentes, autonomia excelente (16 litros de gasolina no tanque), partida elétrica e ignição eletrônica.
Manobrabilidade excelente no trânsito.
Preço de peças originais considerei "barato" e digo: capa do banco original, 78 reais (um dia após comprar a moto, ela no estacionamento onde trabalho, furaram o banco, ela contava com apenas 58 Km rodados), a capa já foi trocada. outro caso, caí parado na porta de casa, arranhou o manete do lado esquerdo, 12 reais para trocar o manete original na Autorizada Yamaha em Anápolis.
Mais um ítem que terei que trocar mas será na sexta-feira dia 25/01/2012, um espelho retrovisor direito, preço: 52 reais.
Outra coisa boa dessa moto é o farol aliás, OS faróis! Parecem o de um Mirage aqui da Base Aérea de tão densos!
Não vou falar da buzina porque nem posso, por aqui anda chovendo pacas e qualquer buzina de moto fica com voz de pato por mais nova que seja Kkkkkkkk.
Para quem tem intenção de comprar essa moto dou uma dica: ligue o motor, ele ficará entre 2.000 e 2.100 giros, espere um pouco, deixe os giros chegarem a 1.500 Rpm, dê umas aceleradas, confira a embreagem, abra o portão e, se mande! Não ande antes de o motor chegar aos 1.500 giros, é fria!
Nos dois abastecimentos que fiz até os 600 Km ela está fazendo 25,8 Km/l !

Atualizando: dia 10/05/3013 saí de Anápolis-GO e fui a São Vicente-SP, passei o dia das mães com minha mãe e retornei ontem (13/05/2013).
Saí (ontem) cinco horas da manhã, parei em Santa Rita do Passa Quatro-SP, Uberaba-MG, Catalão-GO e só! Fiz a viagem em 13 horas, cheguei na porta da minha casa em Anápolis exatamente às 17:50h!
Por aí vocês podem sentir o que essa moto (que amanhã irá para a revisão dos 5.000 Km) é capaz de fazer!

hehe!
Contras
1 - Essa moto "pede" uma "sexta" marcha, a Yamaha bem que poderia oferecer uma relação mais condizente;
2- A "reserva" do tanque de gasolina "abre" no odômetro quando ela está com 8 (oito) litros gastos (meio tanque), justamente quando é mais perigoso, se você "deitar" um pouco a mais do ângulo do descanso lateral você "cai como uma jaca" e vou dar um exemplo: sábado passado estava num cruzamento debaixo de maior chuva, parei a moto e tentei colocar o pé direito no chão, havia um pequeno buraco onde enfiei o pé e, quando senti que iria cair, estiquei o braço, rompi os ligamentos do acrômio (ombro). Outro tombo que tomei com ela foi no dia que a comprei em Goiânia, cheguei em casa (Anápolis) debaixo de chuva, a lâmpada da rua queimada, coloquei a roda dianteira na calçada, a traseira na rua, baixei o descanso e, cadê o chão! Foi o primeiro tombo (besta).
3- Tenho 1,79 de altura, 50 anos, desde os 14 anos de idade sou motoqueiro, das sete moto que tive seis foram Yamaha (duas RS-125, uma RX-125, duas DT-180) e, digo prôceis: Essa Ténéré 250 é "arisca", não "bobêem", em estrada de chão é mais fácil de controlar que parada.
4- Não é uma moto feita pra andar com garupa.
5- Mina mulher quer que eu venda ela Kkkkkkkkkkkkk Tá com ciúme! Kkkkkkkkkkkkkk!

Condição do Teste

Tempo de Uso
Menos de um ano
Ano de Fabricação
2012
Tipo de uso
Meio de transporte
Terreno testado
  • Urbano
  • Terra
  • Estrada
Quilometragem
600 Km
Esta análise foi útil para você? 
Sim (17)Não (0)
Denunciar esta análise
XTZ 250 TENERE 2012-11-19 20:39:00 Silvio
Satisfação Geral 
 
10.0
 
Visual 
 
10.0
Conforto 
 
8.0
Performance 
 
10.0
Dirigibilidade 
 
10.0
Consumo 
 
10.0
Custo x Benefício 
 
10.0
Silvio Analisado por Silvio    19 de Novembro de 2012
Analista Top 500  -   Ver todas as minhas análises

Comprei a moto pelos comentários dos amigos que tinham a moto.
Gostei muito de andar com ela na cidade, muito ágil e de boa resposta, consumo excelente fiz 30 km/l na cidade e na estrada fiz 33 km/l.
Na estrada achei que faltava velocidade final e sofria muito nas ultrapassagens, como ela é leve sofre um pouco com o vento lateral.
O banco é muito ruim para estrada, principalmente após uma hora, depois da primeira vez na estrada troquei o banco da Gilberto Bancos, valeu cada centavo.
Rodei direto 2:30 e sem incomodo algum.
Como estava acostumado com a posição guidão da moto custom que é mais para traz, coloquei um rizer que melhorou muito minha posição na moto e deixou minha coluna em uma posição mais confortável.
Tenho 170 cm e fico na ponta dos pés na moto, já vi um adaptador que abaixa uns 5 cm, mas ainda acho que não vale apena para mim, mas para quem tem entre 160 e 165 cm deve ajudar muito.
Coloquei o suporte para bauleto lateral, mas para proteção em caso de queda. Não sei se vou colocar o bauleto, pois o ideal para moto é o E 21 da GIVI que custa em media R$520,00 o par, mas para uma viagem seria de bom tamanho o E-41 da GIVI que custa apenas R$ 1.800,00 e que não seria proporcional a moto 250 e sim uma TENERE 660, tanto em tamanho como em peso na moto.
Foi estalado um reforço de chassis na moto para não correr risco do peso do Bauleto Traseiro trincar o chassis da moto.
Instalei um sistema de fitas de LED no bauleto Traseiro GIVI E-45 para ter iluminação traseira, break light e sistema de setas.
Para aumentar a segurança ao andar a noite.

Eu recomendo!
Prós
Consumo
Dirigibilidade
Passa tranquilo no corredor
Excelente na cidade e media na estrada
Contras
Banco ruim após uma hora sentado doe todo o corpo.
Apesar de ser uma 250 cc esperava que mantivesse os 130 km/h tranquilo, mas precisa forçar o motor para isto.
Talvez por que estava acostumado com a MIRAGE 250 que chegava fácil.
Talvez una 6 ª marcha ajudasse.
freios pouco borrachudo
Para que tem abaixo de 165 cm sofre muito quando para no semáforo.

Condição do Teste

Tempo de Uso
Menos de um ano
Ano de Fabricação
2011
Tipo de uso
Meio de transporte
Terreno testado
  • Urbano
  • Estrada
Quilometragem
1.400 Km
Esta análise foi útil para você? 
Sim (15)Não (0)
Denunciar esta análise
XTZ 250 TENERE 2012-08-15 13:25:40 Adenilson Tomé
Satisfação Geral 
 
9.0
 
Visual 
 
9.0
Conforto 
 
8.0
Performance 
 
9.0
Dirigibilidade 
 
10.0
Consumo 
 
9.0
Custo x Benefício 
 
10.0
Adenilson Tomé Analisado por Adenilson Tomé    15 de Agosto de 2012
Analista Top 1000  -   Ver todas as minhas análises

Excelente moto!!! Recomendo 100%. O seguro dela é no minimo metade do valor de uma XRE 300 (concorrente direta). Pouquíssima manutenção.

Eu recomendo!
Prós
- Motor de alta durabilidade;
- Econômica;
- Preço;
- Seguro + barato (comparado com honda);
- Visual.
Contras
- Banco duro para viagens longas;
- Não possuir bagageiro de fábrica;
- Os aros de ferro (tem que ser de alumínio!!);
- O pneu dianteiro poderia ser 90x90x21 ao invés de 80x90x21.

Condição do Teste

Tempo de Uso
Mais de um ano
Ano de Fabricação
2011
Tipo de uso
Meio de transporte
Terreno testado
  • Urbano
  • Terra
  • Estrada
Quilometragem
39.000 Km
Manutenção
Fácil de encontrar
Custo de Manutenção
Normal
Esta análise foi útil para você? 
Sim (15)Não (1)
Denunciar esta análise
XTZ 250 TENERE 2012-07-19 22:23:05 Damião Paz
Satisfação Geral 
 
10.0
 
Visual 
 
9.0
Conforto 
 
10.0
Performance 
 
10.0
Dirigibilidade 
 
9.0
Consumo 
 
9.0
Custo x Benefício 
 
7.0
Damião Paz Analisado por Damião Paz    19 de Julho de 2012
Atualizado pela última vez: 19 de Julho de 2012
Analista Top 1000  -   Ver todas as minhas análises

Até agora a moto só tem me surpreendido. Muito boa.

Eu recomendo!
Prós
Ótima moto, anda bem na cidade e passa segurança na estrada. Ótimo consumo, tem muita 150 que não consome mais do que ela.
Contras
O preço ainda está um pouco salgado.

Condição do Teste

Tempo de Uso
Menos de um ano
Ano de Fabricação
2011
Tipo de uso
Meio de transporte
Terreno testado
  • Urbano
  • Terra
  • Estrada
  • Pista
Quilometragem
2.800 Km
Esta análise foi útil para você? 
Sim (14)Não (2)
Denunciar esta análise
XTZ 250 TENERE 2013-02-22 22:03:35 Moisés Camargo
Satisfação Geral 
 
10.0
 
Visual 
 
10.0
Conforto 
 
9.0
Performance 
 
8.0
Dirigibilidade 
 
10.0
Consumo 
 
9.0
Custo x Benefício 
 
10.0
Moisés Camargo Analisado por Moisés Camargo    22 de Fevereiro de 2013
Analista Top 500  -   Ver todas as minhas análises

Volto com uma opinião mais amadurecida, racional e menos emocional, mas não menos apaixonado. Passou aquela febre de moto nova, mas as boas sensações continuam.
Ela me leva pra todo lugar: padaria, mercado, trabalho, passeio de fim de semana, longas jornadas, campo, praia, sítio, e tudo a um custo muito justo. Revisões baratas, a cada 5 mil Km, o que se traduz em baixo custo operacional e menos moto parada. Faz uns 23 a 29 Km/l, depende da pressa e do piloto, mas nunca consegui passar dos 30 Km/l como alguns relatam. Pra efeito de comparação, minha CG fazia de 22 a 30 Km/l de média, ou seja bebe pouco mesmo! É uma moto que apaixona quem vê, quem anda e até quem não gosta. Recomendo com louvor. Motor confiável, resistente e muito econômico. Nem senti a alta da gasolina.
Na cidade te traz o conforto de motos maiores, como bancos largos, postura ereta, joelhos pouco flexionados, suspensões macias sem prejudicar a ciclística e consumo e custo de moto pequena.
Na estrada anda bem, gasta pouco, faz muita curva. Tem ciclística de moto grande, não fosse a diferença de potência andaria junto com as F 800 e V-Strom na reta e na curva. Tem boa autonomia, tanque grande e gasta pouco. Posição de dirigir muito boa, permite horas de viagem sem muito cansaço. Só castiga um pouco a poupança. Mas nossa tolerância aumenta com o tempo.
Se tivesse que descrever a Ténéré com uma única palavra, seria VERSÁTIL

Eu recomendo!
Prós
Motor confiável, consumo, visual arrebatador, ciclística. O motor é indestrutível, econômico e muito eficaz. O visual é muito subjetivo, mas é a moto de 250 cc mais bonita do mercado, os proprietários das concorrentes podem até falar que não, mas acho que se derretem por ela. Seu comportamento na cidade é muito bom, tem conforto de moto grande e consumo de moto pequena. Alguns desavisados até perguntam se é "de cardã" ou se é 1000 rsrsrs. Na estada não é um canhão ou usina de força. Se quiser correr compre uma Ninja, não uma trail. Vai de 100 a 120 Km/h sem problemas. Faz muita curva e passa muita segurança. Farol, além de lindo, muito bom, painel completo, posição de pilotagem muito boa.
Contras
Banco duro e material do guarda-pó (sanfona da bengala) bem ruinzinho. O banco é meio desconfortável na estrada, principalmente depois de umas duas ou três horas rodando. Precisava falar para os projetistas da Yamaha que nosso traseiro não é de ferro!

Condição do Teste

Tempo de Uso
Mais de um ano
Ano de Fabricação
2012
Tipo de uso
Meio de transporte
Terreno testado
  • Urbano
  • Terra
  • Estrada
Quilometragem
13.000 Km
Manutenção
Fácil de encontrar
Custo de Manutenção
Baixo
Esta análise foi útil para você? 
Sim (13)Não (0)
Denunciar esta análise
XTZ 250 TENERE 2012-08-02 00:57:13 Sidney Carvalho
Satisfação Geral 
 
10.0
 
Visual 
 
10.0
Conforto 
 
10.0
Performance 
 
10.0
Dirigibilidade 
 
10.0
Consumo 
 
10.0
Custo x Benefício 
 
8.0
Sidney Carvalho Analisado por Sidney Carvalho    02 de Agosto de 2012
Analista Top 1000  -   Ver todas as minhas análises

Amaciando o motor e muito satisfeito com a moto

Eu recomendo!
Prós
Conforto, economia, dirigibilidade, visual
Contras
preço

Condição do Teste

Tempo de Uso
Menos de um ano
Ano de Fabricação
2012
Tipo de uso
Lazer
Terreno testado
  • Urbano
  • Pista
Quilometragem
509 Km
Esta análise foi útil para você? 
Sim (11)Não (2)
Denunciar esta análise
XTZ 250 TENERE 2012-07-26 23:06:28 Edson Castro
Satisfação Geral 
 
9.0
 
Visual 
 
10.0
Conforto 
 
5.0
Performance 
 
8.0
Dirigibilidade 
 
10.0
Consumo 
 
7.0
Custo x Benefício 
 
8.0
Edson Castro Analisado por Edson Castro    26 de Julho de 2012
Analista Top 500  -   Ver todas as minhas análises

Depois de 11 mese de uso, até hoje 26/07/2012, nenhum problema amanhã to levando para revisão dos 20.000 km
uso para ir ao trabalho e pequenas viagens no fim de semana

Eu recomendo!
Prós
Excelente dirigibilidade, otima pra superar obstaculos, boa autonomia, motor elastico ( gosta de ser exigido), e é linda.
Contras
O banco maltrata o piloto, após 1 hora de pilotagem fica dificil, mas existe banco opcional no mercado + ou - $ 500,00
as autorizadas aqui em Belem Pa arracam o olho em peças como patilha de freio $120,00

Condição do Teste

Tempo de Uso
Menos de um ano
Ano de Fabricação
2011
Tipo de uso
Meio de transporte
Terreno testado
  • Urbano
  • Terra
  • Estrada
Quilometragem
20.000 Km
Esta análise foi útil para você? 
Sim (10)Não (0)
Denunciar esta análise
XTZ 250 TENERE 2012-07-22 01:32:33 Jean Carlos Silva
Satisfação Geral 
 
9.0
 
Visual 
 
10.0
Conforto 
 
9.0
Performance 
 
9.0
Dirigibilidade 
 
10.0
Consumo 
 
9.0
Custo x Benefício 
 
10.0
Jean Carlos Silva Analisado por Jean Carlos Silva    22 de Julho de 2012
Analista Top 500  -   Ver todas as minhas análises

Uso diariamente no transito e a agilidade dela é ideal para a cidade... Fins de semana as vezes rola uns passeios e ela se sai muito bem na estrada e é estável em qualquer velocidade!

Eu recomendo!
Prós
Encara qualquer terreno
Mantém boa velocidade na estrada
Grande autonomia
Estabilidade em velocidades até 140 km/h
Contras
Freio dianteiro borrachudo

Condição do Teste

Tempo de Uso
Mais de um ano
Ano de Fabricação
2011
Tipo de uso
Meio de transporte
Terreno testado
  • Urbano
  • Terra
  • Estrada
Quilometragem
9.400 Km
Manutenção
Fácil de encontrar
Custo de Manutenção
Normal
Esta análise foi útil para você? 
Sim (9)Não (0)
Denunciar esta análise
XTZ 250 TENERE 2012-10-02 18:57:16 Fábio "Sapão" Pires
Satisfação Geral 
 
9.0
 
Visual 
 
10.0
Conforto 
 
10.0
Performance 
 
8.0
Dirigibilidade 
 
10.0
Consumo 
 
8.0
Custo x Benefício 
 
8.0
Fábio Analisado por Fábio "Sapão" Pires    02 de Outubro de 2012
Analista Top 1000  -   Ver todas as minhas análises

A Ténéré é uma excelente moto, possui um motor altamente confiável e, em minha opinião, é muito bonita! Fiz algumas alterações, que a deixaram com algumas características aprimoradas... troquei "guidão, alongador de guidão, pedaleiras, retrovisores, vela, cabo de vela, protetor de mãos e escapamento". Isso me conferiu uma excepcional dirigibilidade e respostas mais rápidas do motor... as pedaleiras mais largas e o guidão esportivo trouxeram mais conforto e dirigibilidade... e o escapamento aumentou minha segurança em 300%, pois agora sou notado no trânsito.

É uma "Grande Pequena Moto"! Mal posso esperar para ter uma maior...

Eu recomendo!
Prós
Dirigibilidade, segurança, conforto, agilidade, consumo... possui um ótimo motor é uma excelente moto.
Contras
Infelizmente, na minha região, o pós venda da Yamaha é sofrível e não é de confiança. Fora isso, há dificuldade de encontrar peças de reposição, bem como existe uma demora enorme para encomendas de peças novas.

Condição do Teste

Tempo de Uso
Menos de um ano
Ano de Fabricação
2011
Tipo de uso
Meio de transporte
Terreno testado
  • Urbano
  • Estrada
Quilometragem
2.400 Km
Esta análise foi útil para você? 
Sim (9)Não (1)
Denunciar esta análise
XTZ 250 TENERE 2012-07-31 22:29:23 Marcelo Borges Furin
Satisfação Geral 
 
9.0
 
Visual 
 
9.0
Conforto 
 
9.0
Performance 
 
8.0
Dirigibilidade 
 
9.0
Consumo 
 
9.0
Custo x Benefício 
 
8.0
Marcelo Borges Furin Analisado por Marcelo Borges Furin    31 de Julho de 2012
Atualizado pela última vez: 15 de Agosto de 2012
  -   Ver todas as minhas análises

Estou com a moto a pouco tempo e por enquanto estou encantado por ela. Ótima na estrada e em trajeto urbano, por ficar acima dos retrovisores. O consumo é muito bom para uma moto de 250 cilindradas. Senti falta de uma 6º Marcha ma estrada, mas compensa com a 5º marcha longa.

Eu recomendo!
Prós
Consumo, Posição pilotagem, frenagem, retomada, faróis e aceleração.
Contras
Pneu dianteiro muito fino, tanque pequeno poderia ser maior (muita carenagem) e falta 6º marcha.

Condição do Teste

Tempo de Uso
Menos de um ano
Ano de Fabricação
2012
Tipo de uso
Lazer
Terreno testado
  • Urbano
  • Estrada
Quilometragem
1.200 Km
Esta análise foi útil para você? 
Sim (7)Não (5)
Denunciar esta análise
XTZ 250 TENERE 2012-08-22 23:58:03 Jeder Gloria
Satisfação Geral 
 
9.0
 
Visual 
 
10.0
Conforto 
 
8.0
Performance 
 
8.0
Dirigibilidade 
 
10.0
Consumo 
 
10.0
Custo x Benefício 
 
9.0
Jeder Gloria Analisado por Jeder Gloria    22 de Agosto de 2012
Analista Top 500  -   Ver todas as minhas análises
Eu recomendo!
Prós
Boa autonomia (beira os 500Km), visual de moto grande e potente, boa altura e posição de pilotagem, painel completo, e bolha que reduz o vento no condutor!
Contras
banco meio duro, incomoda apos 1h de pilotagem, medidor marca reserva quando ainda restam 5lts no tanque.
apresentou pequeno vazamento de óleo no o'ring do radiador com apenas 500km, foi consertado na garantia

Condição do Teste

Tempo de Uso
Menos de um ano
Ano de Fabricação
2012
Tipo de uso
Lazer
Terreno testado
  • Urbano
  • Terra
  • Estrada
Quilometragem
2.500 Km
Esta análise foi útil para você? 
Sim (7)Não (0)
Denunciar esta análise
XTZ 250 TENERE 2012-10-03 22:15:55 Adelmo
Satisfação Geral 
 
9.0
 
Visual 
 
10.0
Conforto 
 
10.0
Performance 
 
8.0
Dirigibilidade 
 
10.0
Consumo 
 
N/A
Custo x Benefício 
 
8.0
Adelmo Analisado por Adelmo    03 de Outubro de 2012
Analista Top 500  -   Ver todas as minhas análises

Ainda não aferi o consumo. Estou ainda no primeiro abastecimento.

Eu recomendo!
Prós
Excelente altura que aumenta o campo de visão, facilitando ver sobre os carros e aumentando a segurança.
Banco confortável e não é tão duro como dizem.
A carenagem impressiona e faz a moto ser bem maior e proporciona proteção contra o vento.
Os freios não são tão ruins como dizem e conseguem parar a moto com eficiência.
Não achei o câmbio tão impreciso como costumam relatar. Tenho cambiado as marchas sem dificuldade.
E uma coisa que não vi ninguém comentar: O manual recomenda usar só gasolina aditivada.
Contras
Falta do bagageiro.
O banco tem um revestimento muito fino e o meu já furou com menos de duas semanas de uso.
O painel vibra e faz barulho e o retrovisor esquerdo sai da posição. Vou pedir para verificar na primeira revisão.

Condição do Teste

Tempo de Uso
Menos de um ano
Ano de Fabricação
2012
Tipo de uso
Meio de transporte
Terreno testado
Urbano
Quilometragem
200 Km
Esta análise foi útil para você? 
Sim (7)Não (1)
Denunciar esta análise
XTZ 250 TENERE 2012-11-19 22:46:55 FRANCISCO GOMES
Satisfação Geral 
 
9.0
 
Visual 
 
10.0
Conforto 
 
10.0
Performance 
 
8.0
Dirigibilidade 
 
10.0
Consumo 
 
10.0
Custo x Benefício 
 
10.0
FRANCISCO GOMES Analisado por FRANCISCO GOMES    19 de Novembro de 2012
Analista Top 500  -   Ver todas as minhas análises

SEGURO BARATO, TIVE UMA FAZER QUE TINHA UM SEGURO IMPRATICÁVEL NO RIO.

Eu recomendo!
Prós
CONFORTO, MUITO CONFORTO, MOTO ABSORVE A IRREGULARIDADES DO PISO DE FORMA IMPRESSIONANTE, A BOLHA DÁ UM P**A CONFORTO, SUPER ECONÕMICA!
Contras
SINCERAMENTE, ESTOU PROCURANDO ATÉ AGORA E NÃO ACHEI, DE REPENTE SE TIVESSE AMA SEXTA MARCHA.....ACHEI UM DEFEITO: A TROCA DE MARCHA PODERIA SER SER MAIS MACIO....É DURO PACAS E AS VEZES TE COMPLICA.

Condição do Teste

Tempo de Uso
Menos de um ano
Ano de Fabricação
2012
Tipo de uso
Meio de transporte
Terreno testado
  • Urbano
  • Terra
Quilometragem
5.000 Km
Esta análise foi útil para você? 
Sim (7)Não (0)
Denunciar esta análise
XTZ 250 TENERE 2012-06-27 17:49:05 Alvaro Guatura
Satisfação Geral 
 
8.0
 
Visual 
 
8.0
Conforto 
 
9.0
Performance 
 
9.0
Dirigibilidade 
 
10.0
Consumo 
 
10.0
Custo x Benefício 
 
10.0
Alvaro Guatura Analisado por Alvaro Guatura    27 de Junho de 2012
Atualizado pela última vez: 21 de Junho de 2014
Analista Top 50  -   Ver todas as minhas análises
Eu recomendo!
Prós
Economica, confiavel, painel moderno, farol excelente, conforto para piloto e garupa, excelente para viagens, grande autonomia, rede de assistencia
Contras
Nao vem com bagageiro, sanfona que cobre a bengala

Condição do Teste

Tempo de Uso
Mais de um ano
Ano de Fabricação
2010
Tipo de uso
Meio de transporte
Terreno testado
  • Urbano
  • Terra
  • Estrada
  • Pista
Quilometragem
14.900 Km
Manutenção
Fácil de encontrar
Custo de Manutenção
Normal
Esta análise foi útil para você? 
Sim (7)Não (0)
Denunciar esta análise
XTZ 250 TENERE 2013-01-28 00:47:19 Rodrigo B Ribeiro
Satisfação Geral 
 
9.0
 
Visual 
 
10.0
Conforto 
 
10.0
Performance 
 
6.0
Dirigibilidade 
 
8.0
Consumo 
 
9.0
Custo x Benefício 
 
7.0
Rodrigo B Ribeiro Analisado por Rodrigo B Ribeiro    28 de Janeiro de 2013
Analista Top 1000  -   Ver todas as minhas análises
Eu recomendo!
Prós
Depois de 27 Mil km rodados, em 9 meses aproximadamente, quase 100% deste km em rodovias, creio que o prós da moto são:
- o banco é largo, dá um bom conforto. Fiz pelo menos 4 viagens de 450 Km, e há um espaço bom para se movimentar no banco, para aliviar o cansaço;
-o farol ilumina muito bem, além de ser bonito, é bastante funcional;
- o painel é bonito e completo;
- o visual da moto é demais, chama a atenção mesmo;
- Consumo: Andando entre 90-100 Km/h, faz mais de 30 km/l (rodoviário)
Contras
- Achei que as peças são caras! Uma carenagem dianteira lateral, custa R$ 240,00, fora o adesivo que custa R$40,00; O protetor de escapamento, que é um plástico até que pequeno, custa mais de R$ 100,00! Detalhe, no dia em que entrei na concessionária pela primeira vez, o vendedor disse-me que uma das vantagens da tenere era justamente o fato de ter as carenagens por fora do tanque, dizendo" é preferivel trocar uma carenagem que custa 100 reais do que um tanque que custa 300";
- Falta motor em situações mais extremas, numa subida forte por exemplo;
- o motor grita demais... mas é mais barulho doque potencia. Parece faltar uma 6ª marcha..... Na minha troquei a coroa para reduzir esse efeito
- Na revisão da concessionária, uma troca de óleo gasta aproximadamente 1,3 Litros, mas cobra-se os 2 L, que custa em média R$ 40,00 (somente o óleo).

Condição do Teste

Tempo de Uso
Menos de um ano
Ano de Fabricação
2012
Tipo de uso
Meio de transporte
Terreno testado
Estrada
Quilometragem
27.500 Km
Esta análise foi útil para você? 
Sim (6)Não (0)
Denunciar esta análise
XTZ 250 TENERE 2012-09-14 08:36:50 Ueslei Camelo Barbosa
Satisfação Geral 
 
7.0
 
Visual 
 
8.0
Conforto 
 
8.0
Performance 
 
5.0
Dirigibilidade 
 
9.0
Consumo 
 
7.0
Custo x Benefício 
 
8.0
Ueslei Camelo Barbosa Analisado por Ueslei Camelo Barbosa    14 de Setembro de 2012
Atualizado pela última vez: 18 de Outubro de 2012
Analista Top 500  -   Ver todas as minhas análises

No geral é uma boa moto, me surpreendeu positivamente, talvez porque eu tenha vindo de uma moto street e estava morrendo de saudades de uma moto de suspensão elevada.

Eu recomendo!
Prós
- Visual moderno;
- Suspensão excelente q proporciona muito conforto na condução;
- Acabamento (percebe-se q a marca caprichou no cuidado);
- Preço justo, comparado com o da sua concorrente direta (XRE).
Contras
- O banco, já foi dito aqui por outros Motonliners e eu ratifico, a espuma é extremamente rígida e ela destoa do conjunto;
- O motor trabalha em alta rotação, daí seu consumo é relativamente alto (faz 27km/l);
- Ela não é o tipo de moto pra correr e nem viajar, pq seu motor é muito fraco de torque e de velocidade final (passa dos 120km c/ dificuldades), que exige uma tocada mais forte, com aceleração bem acentuada.

Condição do Teste

Tempo de Uso
Menos de um ano
Ano de Fabricação
2012
Tipo de uso
Meio de transporte
Terreno testado
  • Urbano
  • Terra
Quilometragem
780 Km
Esta análise foi útil para você? 
Sim (6)Não (6)
Denunciar esta análise
XTZ 250 TENERE 2012-11-13 14:19:58 Iôgo Teixeira
Satisfação Geral 
 
10.0
 
Visual 
 
10.0
Conforto 
 
10.0
Performance 
 
8.0
Dirigibilidade 
 
10.0
Consumo 
 
10.0
Custo x Benefício 
 
10.0
Iôgo Teixeira Analisado por Iôgo Teixeira    13 de Novembro de 2012
Analista Top 1000  -   Ver todas as minhas análises

Não tenho o que reclamar da moto. Jah fiz todos os testes possíveis e ela passou com louvor. Jah encarou passeios em rodovias, praias, lama, alagado, riacho só falta neve agora. Sem contar que a manutenção é relativamente barata. Resumindo, é uma moto topa tudo, pau pra toda obra. E faz presença onde chega (aparenta ter mais cc).

Eu recomendo!
Prós
Moto valente;
Confortável;
Econômica;
Visual old school e moderno ao mesmo tempo;
Contras
Banco original duro;
Aros de aço aliado ao pneu dianteiro fino amassam com facilidade;
A moto original é "pelada", não tem nem um bagageiro;
Pouco torque e potência para estrada (um pouquinho a mais não fazia mal);
Apenas 5 marchas.

Condição do Teste

Tempo de Uso
Mais de um ano
Ano de Fabricação
2010
Tipo de uso
Meio de transporte
Terreno testado
  • Urbano
  • Terra
  • Estrada
  • Pista
Quilometragem
27.000 Km
Manutenção
Dentro do esperado
Custo de Manutenção
Baixo
Esta análise foi útil para você? 
Sim (5)Não (0)
Denunciar esta análise
XTZ 250 TENERE 2012-08-24 01:04:34 Hérico Rechi
Satisfação Geral 
 
10.0
 
Visual 
 
8.0
Conforto 
 
9.0
Performance 
 
10.0
Dirigibilidade 
 
10.0
Consumo 
 
9.0
Custo x Benefício 
 
9.0
Hérico Rechi Analisado por Hérico Rechi    24 de Agosto de 2012
Analista Top 500  -   Ver todas as minhas análises

Recomendo a moto. Muito boa.

Eu recomendo!
Prós
Anda bem, é bonita e confortável.
Contras
A regulagem da altura, mesmo no mínimo, ainda é alta.

Condição do Teste

Tempo de Uso
Dei umas voltas
Ano de Fabricação
2011
Tipo de uso
Lazer
Terreno testado
Urbano
Esta análise foi útil para você? 
Sim (4)Não (0)
Denunciar esta análise
XTZ 250 TENERE 2012-09-18 16:42:35 Eric Walty
Satisfação Geral 
 
9.0
 
Visual 
 
10.0
Conforto 
 
6.0
Performance 
 
8.0
Dirigibilidade 
 
9.0
Consumo 
 
10.0
Custo x Benefício 
 
9.0
Eric Walty Analisado por Eric Walty    18 de Setembro de 2012
Analista Top 1000  -   Ver todas as minhas análises
Eu recomendo!
Prós
Consumo de 29,6 km/l dentro da cidade! Guidao alto ajuda a driblar no transito parado.
Contras
Banco duro, principalmente para quem não tem muito recheio na retaguarda!! Vou trocar a espuma para melhorar.

Condição do Teste

Tempo de Uso
Menos de um ano
Ano de Fabricação
2011
Tipo de uso
Meio de transporte
Terreno testado
  • Urbano
  • Estrada
Quilometragem
3.000 Km
Esta análise foi útil para você? 
Sim (4)Não (1)
Denunciar esta análise
XTZ 250 TENERE 2012-10-02 19:57:49 Thiago Lorencini
Satisfação Geral 
 
9.0
 
Visual 
 
9.0
Conforto 
 
10.0
Performance 
 
9.0
Dirigibilidade 
 
10.0
Consumo 
 
9.0
Custo x Benefício 
 
8.0
Thiago Lorencini Analisado por Thiago Lorencini    02 de Outubro de 2012
Analista Top 1000  -   Ver todas as minhas análises

É uma moto muito confortavel para piloto e garupa, apresenta bom rendimento de gasolina quando viaja em velocidade de cruzeiro, muito boa em acelerações e curvas.
Apesar de ser uma moto alta, ela é muito ágil para o trânsito do dia-a-dia.
Faz uma média 32km/l com ela na estrada e 22km/l na cidade.

Eu recomendo!
Prós
Confortavel para longas viagens, muito boa de curva, moto para todos os terrenos.
Contras
Só é economica quando viaja em velocidade de cruzeiro de 80 a 110 no maximo. Na cidade não é tão economica

Condição do Teste

Tempo de Uso
Menos de um ano
Ano de Fabricação
2012
Tipo de uso
Meio de transporte
Terreno testado
  • Urbano
  • Terra
  • Estrada
  • Pista
Quilometragem
3.500 Km
Esta análise foi útil para você? 
Sim (4)Não (0)
Denunciar esta análise
XTZ 250 TENERE 2012-11-26 21:03:42 Lucas Marin Cypriano
Satisfação Geral 
 
8.0
 
Visual 
 
8.0
Conforto 
 
9.0
Performance 
 
7.0
Dirigibilidade 
 
9.0
Consumo 
 
9.0
Custo x Benefício 
 
8.0
Lucas Marin Cypriano Analisado por Lucas Marin Cypriano    26 de Novembro de 2012
Atualizado pela última vez: 26 de Novembro de 2012
Analista Top 1000  -   Ver todas as minhas análises

Tenho 1,75 e a altura dela foi tranquilo de se adaptar.

Eu recomendo!
Prós
Suspensão confortável pra absorver as imperfeições do asfalto.
Consumo dentro da cidade rodando 60km diários por volta de 27~28km/l rodando em alguns a 100km/h, outros no corredor com o trânsito um pouco ruim e acelerando um pouco o acelerador, passando de marcha nos 7k rpm.
Muito boa em chuvas e terrenos alagados, já passei por trechos alagados com a água no nível de aproximadamente uns 40cm sem muitas dificuldades.
O porte da Tenere impõe respeito com os carros, noto que respeitam mais em comparação de quando estou numa 125cc.
Contras
O motor é limitado em ultrapassagens em viagens, alguns cavalos a mais faz bastante falta, mantendo 100km/h ele está tranquilo, daí pra cima é na fé e o consumo vai pro ralo.
Apenas um farol fica aceso, gostaria de ter os dois acesos, seja no baixo e no alto.
O visual eu estranhei logo de começo, hoje acho ela uma moto muito bonita.

Condição do Teste

Tempo de Uso
Menos de um ano
Ano de Fabricação
2011
Tipo de uso
Meio de transporte
Terreno testado
  • Urbano
  • Estrada
Quilometragem
10.100 Km
Esta análise foi útil para você? 
Sim (4)Não (0)
Denunciar esta análise
XTZ 250 TENERE 2013-03-23 14:35:45 Diogo Ogro
Satisfação Geral 
 
8.0
 
Visual 
 
10.0
Conforto 
 
10.0
Performance 
 
8.0
Dirigibilidade 
 
8.0
Consumo 
 
10.0
Custo x Benefício 
 
8.0
Diogo Ogro Analisado por Diogo Ogro    23 de Março de 2013
Analista Top 500  -   Ver todas as minhas análises

Moto sem frescura, encara qualquer desafio urbano ou fora de estrada com muito conforto, economia e autonomia (+ de 400km). Tem porte e moto maior, parece muito com a irmã mais cara de 1200cc. A Yamaha poderia usar o motor de 350cc do quadriciclo dela YFM 350, porte a Tenerezinha tem!
A minha maior reclamação são a balança e rodas de aço (a maior concorrente usa a excelentes rodas de DID de alumínio e balança idem) a mangueira do freio traseiro passando por baixo da balança (mais fácil de danificar) e a facilidade de oxidação de alguns parafusos, molas mas isso deve ser porque moro em Natal/RN e muito próximo da praia, maresia aqui castiga muito, por isso não passo mais de que duas semanas sem lavar a Smurfette (Tenere) sempre com vaselina.

Eu recomendo!
Prós
-Consumo
-Autonomia
-Conforto
-Visual
Contras
-Baixo torque
-Poderia usar balança e rodas de alumínio, como a principal concorrente
-A mangueira de freio traseiro passando por baixo da balança, num uso mais off road fica mais fácil danificar.
(Esses dois últimos contras que mencionei, a Yamaha poderia ter resolvido no lançamento da Tenere 250, pois era reclamação comum dos usuários e de revistas especializadas, com sua irmã mais magra e mais antiga, Lander)

Condição do Teste

Tempo de Uso
Menos de um ano
Ano de Fabricação
2012
Tipo de uso
Meio de transporte
Terreno testado
  • Urbano
  • Terra
  • Estrada
Esta análise foi útil para você? 
Sim (4)Não (0)
Denunciar esta análise
XTZ 250 TENERE 2012-12-20 23:53:37 Joel Realino
Satisfação Geral 
 
5.0
 
Visual 
 
N/A
Conforto 
 
8.0
Performance 
 
6.0
Dirigibilidade 
 
7.0
Consumo 
 
8.0
Custo x Benefício 
 
7.0
Joel Realino Analisado por Joel Realino    20 de Dezembro de 2012
Atualizado pela última vez: 20 de Dezembro de 2012
  -   Ver todas as minhas análises

Nao consegui alterar o ano. A moto é 2012/2013

Não recomendo.
Prós
Macia para pequenos trajetos. Farol excelente.
Contras
Esse barulho do motor me incomoda demais. Estou com uma moto com 500km rodados, mas parece que está com 250.000. Com o motor quase fundindo. Por isso não tenho confiança pra fazer uma viagem longa. Apesar de muito prós, vou vender a moto justamente por causa desse barulho irritante.

Condição do Teste

Tempo de Uso
Dei umas voltas
Ano de Fabricação
2011
Tipo de uso
Lazer
Terreno testado
  • Urbano
  • Terra
  • Pista
Esta análise foi útil para você? 
Sim (4)Não (49)
Denunciar esta análise
XTZ 250 TENERE 2013-02-17 22:50:43 HENRIQUE
Satisfação Geral 
 
10.0
 
Visual 
 
10.0
Conforto 
 
10.0
Performance 
 
10.0
Dirigibilidade 
 
10.0
Consumo 
 
10.0
Custo x Benefício 
 
10.0
HENRIQUE Analisado por HENRIQUE    17 de Fevereiro de 2013
Atualizado pela última vez: 17 de Fevereiro de 2013
Analista Top 50  -   Ver todas as minhas análises

MOTO FANTÁSTICA... ÓTIMA...

Eu recomendo!
Prós
ECONÔMICA... DÓCIL E FORTE.... TRABALHA MUITO BEM EM BAIXA... CICLÍSTICA FANTÁSTICA... ÓTIMA POSIÇÃO DE PILOTAGEM... UM MOTOR FANTÁSTICO COM 2 VÁLVULAS OQ EU CURTO MUITO... SOU FÃ DOS MOTORES COM 2 VÁLVULAS...
Contras
AROS EM AÇO... (FACILMENTE TROCÁVEL)...

Condição do Teste

Tempo de Uso
Menos de um ano
Ano de Fabricação
2010
Tipo de uso
Meio de transporte
Terreno testado
  • Urbano
  • Terra
  • Estrada
  • Pista
Quilometragem
12.000 Km
Esta análise foi útil para você? 
Sim (3)Não (0)
Denunciar esta análise
XTZ 250 TENERE 2012-09-01 15:31:10 André Ribeiro Gomes
Satisfação Geral 
 
9.0
 
Visual 
 
8.0
Conforto 
 
9.0
Performance 
 
10.0
Dirigibilidade 
 
10.0
Consumo 
 
7.0
Custo x Benefício 
 
8.0
André Ribeiro Gomes Analisado por André Ribeiro Gomes    01 de Setembro de 2012
  -   Ver todas as minhas análises
Eu recomendo!
Prós
Moto alta, passa fácil pelos retrovisores no corredor, boa arrancada, ágil, visual imponente.
Contras
Achei o consumo um pouco elevado. A minha tá fazendo 31Km/l. Achei que por ser injetada e não carburada o consumo fosse melhor.

Condição do Teste

Tempo de Uso
Menos de um ano
Ano de Fabricação
2011
Tipo de uso
Meio de transporte
Terreno testado
Urbano
Quilometragem
700 Km
Esta análise foi útil para você? 
Sim (3)Não (8)
Denunciar esta análise
XTZ 250 TENERE 2012-10-13 13:22:05 Ricardo Borsato
Satisfação Geral 
 
9.0
 
Visual 
 
10.0
Conforto 
 
8.0
Performance 
 
8.0
Dirigibilidade 
 
8.0
Consumo 
 
9.0
Custo x Benefício 
 
9.0
Ricardo Borsato Analisado por Ricardo Borsato    13 de Outubro de 2012
Analista Top 1000  -   Ver todas as minhas análises
Eu recomendo!
Prós
Aparência robusta e atraente. Até o momento (3.000 km) apenas revisão na cc. Boa no trânsito urbano, com torque mais que suficiente. Preço em conta, pelo conjunto que oferece.
Contras
Não espere um bom desempenho na estrada em velocidade acima de 120 km. Também sinto a espuma do banco dura depois de pilotar por mais de 1 hora no trânsito pesado.

Condição do Teste

Tempo de Uso
Menos de um ano
Ano de Fabricação
2011
Tipo de uso
Meio de transporte
Terreno testado
  • Urbano
  • Estrada
  • Pista
Quilometragem
3.000 Km
Esta análise foi útil para você? 
Sim (3)Não (0)
Denunciar esta análise
XTZ 250 TENERE 2012-08-19 23:25:40 Olavo Rodrigues Xaves
Satisfação Geral 
 
1.0
 
Visual 
 
1.0
Conforto 
 
4.0
Performance 
 
1.0
Dirigibilidade 
 
4.0
Consumo 
 
5.0
Custo x Benefício 
 
3.0
Olavo Rodrigues Xaves Analisado por Olavo Rodrigues Xaves    19 de Agosto de 2012
Analista Top 500  -   Ver todas as minhas análises

Modelo 2011, ruim. Espero que as 2012 não sejam assim.

Não recomendo.
Prós
Distancia do solo. Você pode pular até nas saliências mais altas, não tem pra ninguém.
Contras
Pós venda ruim, tenho duas 2011 e ninguém quer saber de arrumar os problemas delas.
Velocidade final péssima, torque ruim.
Consome o mesmo tanto que a COMET GT250R e não passa de 130 km/h.

Condição do Teste

Tempo de Uso
Mais de um ano
Ano de Fabricação
2011
Tipo de uso
Meio de transporte
Terreno testado
Urbano
Quilometragem
12.000 Km
Manutenção
Difícil de encontrar
Custo de Manutenção
Alto
Esta análise foi útil para você? 
Sim (3)Não (77)
Denunciar esta análise
XTZ 250 TENERE 2012-11-21 21:14:35 Filipe Donato
Satisfação Geral 
 
10.0
 
Visual 
 
10.0
Conforto 
 
10.0
Performance 
 
10.0
Dirigibilidade 
 
10.0
Consumo 
 
10.0
Custo x Benefício 
 
10.0
Filipe Donato Analisado por Filipe Donato    21 de Novembro de 2012
  -   Ver todas as minhas análises
Eu recomendo!
Prós
Perfeita!
Contras
Merecia uma traseira mais bem acertada, aros de aluminio e motor flex.

Condição do Teste

Tempo de Uso
Dei umas voltas
Ano de Fabricação
2012
Tipo de uso
Meio de transporte
Terreno testado
  • Urbano
  • Terra
  • Estrada
  • Pista
Esta análise foi útil para você? 
Sim (2)Não (2)
Denunciar esta análise
 
Ver todas as análises de usuários
 
Powered by JReviews

Postado: 11 Ago 2013 11:51 por sil.vio #640533
sil.vio's Avatar
Esse negocio de moto flex não tem vantagem nenhuma, o custo não vale a pena , minha moto é flex e testei com alcool, mas acaba rapidinho, agora só abasteço com gasolina
Postado: 11 Jun 2013 11:07 por danielmatosmarques #637055
danielmatosmarques's Avatar
Obrigado pela resposta Maysa. O seu comentário foi de grande importância no esclarecimento da minha dúvida.
Agora estou certo que comprarei uma Tenere.

Abraços.
Daniel
Postado: 11 Jun 2013 11:03 por danielmatosmarques #637054
danielmatosmarques's Avatar
Muito obrigado pela dica.
Postado: 04 Jun 2013 13:27 por alexandre.nascimento #636552
alexandre.nascimento's Avatar
Eu tbm acho esse defeito muito grave de não está na minha garagem tbm mais essa vai ser minha proxima moto.
Postado: 24 Mai 2013 11:06 por Jean_SP #635846
Jean_SP's Avatar
Sem querer desvirtuar o tópico, mas...

Nem me lembre da Bandida.... Eita saldades :S
Postado: 23 Mai 2013 18:50 por MANDRUVADOIDAO #635829
MANDRUVADOIDAO's Avatar
Recusei a fazer o "as test" na BANDIDONA e ela se foi. :(
Postado: 23 Mai 2013 13:28 por ezenecon #635804
ezenecon's Avatar
MANDRUVADOIDAO escreveu:
ezenecon escreveu:
A Ténéré 250 tem um defeito gravíssimo!!!!!










Num tá na minha garagem!!!!!! :whistle: :oops: :P


Se quiser eu te empresto a do Jean quando você precisar. :whistle: :whistle: :whistle:


Num careçe de precisão!!!!!

Ele já me emprestou para um "pequeno" passeio de 1.500 km!!!!!!


Um amigo assim agente não encontra sempre!!!!!! Serei sempre grato a Deus por Ele te-lo colocado no meu caminho!!!!!!!! :)
Postado: 23 Mai 2013 13:21 por MANDRUVADOIDAO #635801
MANDRUVADOIDAO's Avatar
ezenecon escreveu:
A Ténéré 250 tem um defeito gravíssimo!!!!!











Num tá na minha garagem!!!!!! :whistle: :oops: :P


Se quiser eu te empresto a do Jean quando você precisar. :whistle: :whistle: :whistle:
Postado: 23 Mai 2013 11:22 por ezenecon #635782
ezenecon's Avatar
Mas no ano que vem eu corrijo esse defeito!!!!!! ;)
Postado: 23 Mai 2013 11:21 por ezenecon #635781
ezenecon's Avatar
A Ténéré 250 tem um defeito gravíssimo!!!!!











Num tá na minha garagem!!!!!! :whistle: :oops: :P
Postado: 23 Mai 2013 10:02 por Jean_SP #635775
Jean_SP's Avatar
Seja muito bem vinda ao Motonline Maysa.
A moto é fantástica mesmo.
Postado: 23 Mai 2013 09:54 por MaysaBH #635774
MaysaBH's Avatar
Ola Madruva

OPA!!! Me expressei mal!!!!!!!!

Eu quis dizer que nao trocaria a compra da Tenere por outra. Não compraria outra moto de outra marca/modelo, senão uma Teneré mesmo :blush:

AMO a moto, tudo nela.
Está comigo há uns 3 meses apenas.

Ufa!!!

Desculpa ai pessoal :whistle:
Maysa
Postado: 23 Mai 2013 09:48 por MANDRUVADOIDAO #635771
MANDRUVADOIDAO's Avatar
MaysaBH escreveu:
Ola Daniel, olá todos
Esta é a minha primeira mensagem aqui.

Eu tenho 1.68 de altura e uma Tenere 250.... nao compraria outra :-)
Tudo bem que fico na ponta dos pés, mas como uso a moto mais em estrada, nao me atrapalha em nada a altura dela.
Agora se fosse para usá-la no trânsito comum de cidade, parando toda hora, talvez não fosse o ideal (para mim).

Você com 1.79 acredito que ficará muito bem acomodado :-)

Boa sorte!
Maysa

Bom dia Maysa, seja muito bem vinda.

Por que você não compraria outra TÉRÉZINHA?
Postado: 23 Mai 2013 09:04 por MaysaBH #635769
MaysaBH's Avatar
Ola Daniel, olá todos
Esta é a minha primeira mensagem aqui.

Eu tenho 1.68 de altura e uma Tenere 250.... nao compraria outra :-)
Tudo bem que fico na ponta dos pés, mas como uso a moto mais em estrada, nao me atrapalha em nada a altura dela.
Agora se fosse para usá-la no trânsito comum de cidade, parando toda hora, talvez não fosse o ideal (para mim).

Você com 1.79 acredito que ficará muito bem acomodado :-)

Boa sorte!
Maysa
Postado: 21 Abr 2013 18:33 por Sidious #633086
Sidious's Avatar
Vai que dá! experimente subir em uma na cc e sinta se é a moça que você procura. abs
Postado: 21 Abr 2013 09:12 por danielmatosmarques #633064
danielmatosmarques's Avatar
Eu pretendo comprar uma dessas mas fico com um pouco de receio devido à altura. É que eu estou acostumado com a altura da Factor. Eu tenho 1,79. Alguém aí pode me dizer se minha altura é adequada para este tipo de moto? Obrigado.
Postado: 19 Nov 2012 21:13 por FRANCISCO #620724
FRANCISCO's Avatar
Pedro,
Na faixa que você indica, o consuma fica enter 34 a 34,5, sei porque giro nessa velocidade.

SDS
Postado: 05 Nov 2012 20:25 por Sidious #619291
Sidious's Avatar
Olá, Pedro
Atualmente a minha está com mais de 10.k km. Mantendo o motor a no máximo 5.000 rpm (em 5ª marcha mantem média de 72-78 km/h, deixando o giro subir gradualmente, não ficar arrancando na frente dos carros eu já consegui fazer 34,95 km/l usando shell v-power (esta gasolina tem lubrificante na composição e acredite, faz diferença). tenho um ybr 2004 que na minha mão faz médias de 46-48 km/l e já fez 51km/l. Deu pra ver que sou sou bem econômico na pilotagem...rs
a partir dos 90km por hora a média cai, mas nunca fiz menos do que 31km/l com ela.
Um mecânico de confiança falou que dá pra fazer um ajuste fino na Injeção Eletrônica com o scanner correto, estou querendo fazer o teste.
Instalei hj uma vela ngk iridium e antes de fazer esse ajuste quero ver como a mocinha se comportará.
Rodo diariamente 100km e pelo menos uns 60km são em rodovias.
Postado: 24 Out 2012 11:10 por Professor Pedro Massari #618295
Professor Pedro Massari's Avatar
Prezado Darth,
li tua opinião - como as demais - e tenho mais interesse em consumo rodoviário que urbano. Como tu falaste em velocidade em torno de 75 km/h, o consumo parece-me bom, já que costumo andar entre 80 e 90 km/h, conforme a situação do momento, Gostaria de saber se depois de haver colocado a tua opinião houve melhorias no consumo e desempenho em geral ou não.

Obrigado, Pedro.